Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Atividade cerebral dispara logo antes da morte

.
.
.
http://super.abril.com.br/ciencia/atividade-cerebral-dispara-logo-antes-morte-573061.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
.
.
.
Atividade cerebral dispara logo antes da morte

Estudo revela que o córtex cerebral acelera logo antes do óbito. E isso pode explicar as experiências extracorpóreas.

por Bruno Garattoni

Entrar num túnel de luzes. A sensação de sair do próprio corpo. Encontrar parentes e amigos já falecidos. Muitas pessoas que estiveram perto da morte relatam ter passado por experiências como essas, que a ciência nunca conseguiu explicar. Mas um estudo impressionante, que pela primeira vez revelou o que acontece no cérebro durante a morte, parece ter começado a desvendar o mistério.

Usando um aparelho de eletroencefalograma, um grupo de médicos monitorou a atividade cerebral de 7 pessoas enquanto elas morriam. Todas eram pacientes terminais, entre 34 e 74 anos, que sofriam de cirrose, falência múltipla dos órgãos, septicemia, insuficiência cardíaca ou câncer. Os doentes estavam sob efeito de sedativos e só sobreviviam com a ajuda de aparelhos - que, a pedido de suas famílias, foram desligados.

A atividade cerebral dos pacientes ia ficando cada vez menor. Mas, nos últimos momentos antes da morte, o córtex cerebral (área responsável pela consciência) simplesmente disparava, e permanecia 30 a 180 segundos num nível muito mais alto, antes de cessar de vez. Isso acontece porque, quando os neurônios ficam sem oxigênio, perdem a capacidade de reter energia e começam a disparar em sequência - num efeito dominó que poderia provocar alucinações. "Isso pode explicar as experiências extracorpóreas relatadas por pacientes que quase morreram", afirma o estudo, assinado por 4 médicos da Universidade George Washington.
.
.
.
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
«1345

Comentários

• 103 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Nem um pouco conclusivo, observou-se um fenômeno q não necessariamente explica outro, as chamadas experiências extra corpóreas, mesmo por que tem tanto nego q diz ter todas estas alucinações, sem estar a um passo da morte. Pesquisa não diz nada, neste sentido.
  • quote]DRºFANTÁSTICO disse: Nem um pouco conclusivo, observou-se um fenômeno q não necessariamente explica outro, as chamadas experiências extra corpóreas, mesmo por que tem tanto nego q diz ter todas estas alucinações, sem estar a um passo da morte. Pesquisa não diz nada, neste sentido.[/quote]

A pesquisa conclui muito bem o estado de excitação fora do corpo. Agora alucinações como voce diz, tem outras explicações.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: A pesquisa conclui muito bem o estado de excitação fora do corpo.

Desculpe, não entendi o que seria o 'estado de excitação fora do corpo'

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Cientista1Cientista1 Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: Desculpe, não entendi o que seria o 'estado de excitação fora do corpo'

Quer dizer experiências extra corpóreas. Quando o cérebro fica excitado (no caso a atividade cerebral aumenta) a pessoa tem a sensação de se encontrar fora do corpo, na qual muitas pessoas, principalmente crentes, dizem que são o paraíso. Mas na verdade é o cérebro quem lhe diz o que voce observa.
    Post edited by Cientista1 on
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: Quer dizer experiências extra corpóreas. Quando o cérebro fica excitado (no caso a atividade cerebral aumenta) a pessoa tem a sensação de se encontrar fora do corpo, na qual muitas pessoas, principalmente crentes, dizem que são o paraíso. Mas na verdade é o cérebro quem lhe diz o que voce observa

Ok

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Sybok, como você conseguia ter esses sonhos lúcidos?
  • sybok disse: É um pouco diferente do sonho lucido pleno, onde além da consciência temos controle do corpo, e, nas raras melhores ocasiões, controle do ambiente a nossa volta, podendo "materializar" coisas, modificar o senário, voar, etc..

Quando criança eu adorava voar dentro de casa e o fazia com a melhor facilidade, era só pensar antes de dormir que eu ia voar, depois de adulta aconteceram poucas vezes, é uma sensação incrível, rs
  • sybok disse: Durante algumas tentativas com praticas meditativas para atingir sonhos lúcidos, já me ocorreram diversas experiencias "fora" do corpo.
    Parecem ser basicamente sonhos lúcidos onde não controlamos o sonho nem mesmo para onde vamos ou deixamos de ir.

No meu caso sempre ocorreu deu continuar consciente e de um "corpo onírico" sair flutuando no mundo dos sonhos descontroladamente. O interessante é que por vezes quando o corpo flutuava através do chão, eu aparecia mais "acima" no céu, num lugar quase idêntico mas com algumas diferenças, quase como um "universo paralelo" ligeiramente diferente.
    Ocorria também deu tornar a ir descendo até o chão e aparecer em outro lugar parecido, mas com mais algumas diferenças.
    Chegou até a acumularem diferenças suficientes para parecer um lugar quase totalmente novo, mas com algumas semelhanças suficientes para dizer que era um "universos paralelo" mais distante do primeiro.

Nunca me ocorreu praticar atos meditativos para ver e sentir o mesmo que você. Um dia quem sabe poderei praticar e ter, não os mesmos sonhos lúcidos, mas uma aproximação de sua observação.

• salgueiro disse: uando criança eu adorava voar dentro de casa e o fazia com a melhor facilidade, era só pensar antes de dormir que eu ia voar, depois de adulta aconteceram poucas vezes, é uma sensação incrível, rs

Existe uma planta que te faz "voar" ate se acabar...hehehe

• Cientista1 disse: Existe uma planta que te faz "voar" ate se acabar...hehehe

De 'cara limpa' é melhor

• sybok disse: Em meus sonhos lúcidos favoritos de quando era criança, não gostava exatamente de voar, mas de "flutuar" até o chão.
    Eu sonhava que estava em algum lugar alto e como sabia que era um sonho, me atirava lá de cima, mas descia lentamente flutuando.

Nunca saía de casa nesses sonhos então ficava voando de um lado para o outro, rs, eu 'acordava' no sonho e sabia que estava sonhando então era hora de voar.
  • sybok disse: Poxa, mas nem quando criança você nunca sonhou sabendo que estava sonhando?
    Quando eu era criança eu tinha isso o tempo todo de modo absolutamente espontâneo, parou conforme eu fui ficando mais velho.

Eu sempre tinha uns sonhos malucos, e pouco prestava atenção se estava realmente sonhando. Mas já senti esta sensação, muito poucas vezes, mas senti.

• PercivalPercival Membro
    O Sybok falando essas coisas sempre me lembra disso:

789851_1312079177742_full.jpg

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Eu até hoje muitas vezes sei que estou sonhando e faço um monte de besteira por saber que é só um sonho.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Pior e tu sonhar que se arruma e vai pegar o trem pra trabalhar e tu acorda do sonho atrasado pro trabalho (já aconteceu comigo).
    ― Winston Churchill

• Valeu, sybok.

Mas para sonhar você tem que querer, "se induzir" a isso, certo?

Não corro o risco de estar dirigindo um carro e começar a sonhar, né? hehehehe

Posso criar uma realidade em meu sonho, algo que eu mesmo contruí e fazer o que quiser nele?
  • Cientista1 disse:
    Existe uma planta que te faz "voar" ate se acabar...hehehe

algumas pessoas ja vivem voando sem uso de plantas...ha.ha.ha.ha

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Só que eu medito a minha vida inteira...

e qual conclusão ?
    sybok disse: Sonhos lúcidos são somente sonhos onde você sabe que está sonhando, e por saber que se trata de um sonho, passa a ter algumas vezes controle ilimitado desse mundo irreal.

Suponhamos que este estado seja o da morte, como voce pode afirmar que não é o real ? ou então um Mixer oscilando entre duas realidades?
    sybok disse: Em meus sonhos lúcidos favoritos de quando era criança, não gostava exatamente de voar, mas de "flutuar" até o chão.
    algumas vezes como unica solução para fugir de uma perseguição saio voando, outras tento flutuar mais não é nada fácil quando perco a concentração o corpo começa pesar e eu começo descer lentamente,o mais incrível disso tudo é o prazer que se sente ao conseguir vencer a gravidade.
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: algumas pessoas ja vivem voando sem uso de plantas...ha.ha.ha.ha

Isso é verdade!! Conheço muitas pessoas assim..hehehehe

• sybok disse: Sem imagens aqui... Não abriu.

romoz_11.jpg

Talismã do Carneiro do desenho As Aventuras de Jackie Chan permite projeção astral: algo como a alma sair do corpo.
    ― Winston Churchill

• sybok disse: O problema é que nunca da pra fazer muita coisa, os sonhos em geral são curtos

É sonho ou saída do espírito do corpo ? , rs
  • salgueiro disse: É sonho ou saída do espírito do corpo ? , rs

depende do nível da realidade quando muito intenso é como se a sua consciência de fato esteve distante do corpo
    sinto logo existo!
  • salgueirosalgueiro Membro
    CRIATURO disse: depende do nível da realidade quando muito intenso é como se a sua consciência de fato esteve distante do corpo

É como eu vejo também mas a pergunta ao sybok é para saber como vai as andanças dele nessa área, o que me chamou a atenção é o uso somente do termo sonho, rs

Post edited by salgueiro on
  • Cientista1 disse: Quer dizer experiências extra corpóreas. Quando o cérebro fica excitado (no caso a atividade cerebral aumenta) a pessoa tem a sensação de se encontrar fora do corpo, na qual muitas pessoas, principalmente crentes, dizem que são o paraíso. Mas na verdade é o cérebro quem lhe diz o que voce observa.

Achei inconclusivo as luz do q foi exposto, ao menos. Não creio q detectar q a excitação cerebral, próximo ao óbito, não implicaria q este seja a causa das experiências extra corpóreas, na medida q nem todas pessoas q chegaram tão próximo dizem tê-lo e q a proximidade de um fenômeno a outro não implica obrigatoriamente numa relação de causalidade entre eles.
    DRºFANTÁSTICO disse: Achei inconclusivo as luz do q foi exposto, ao menos. Não creio q detectar q a excitação cerebral, próximo ao óbito, não implicaria q este seja a causa das experiências extra corpóreas, na medida q nem todas pessoas q chegaram tão próximo dizem tê-lo e q a proximidade de um fenômeno a outro não implica obrigatoriamente numa relação de causalidade entre eles.

Sim é o que estamos discutindo aqui. Algumas pessoas tem experiencias extra corporeas sem estar em situações de quase óbitos. Acho que o estudo em si só explica uma parte do problema, ou seja, existem experiencias que a pesquisa não conclui. Um delas é as experiencias de sonhos lúcidos explicados no debate.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.