.
.
.
http://super.abril.com.br/ciencia/atividade-cerebral-dispara-logo-antes-morte-573061.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
.
.
.
Atividade cerebral dispara logo antes da morte
Estudo revela que o córtex cerebral acelera logo antes do óbito. E isso pode explicar as experiências extracorpóreas.
por Bruno Garattoni
Entrar num túnel de luzes. A sensação de sair do próprio corpo. Encontrar parentes e amigos já falecidos. Muitas pessoas que estiveram perto da morte relatam ter passado por experiências como essas, que a ciência nunca conseguiu explicar. Mas um estudo impressionante, que pela primeira vez revelou o que acontece no cérebro durante a morte, parece ter começado a desvendar o mistério.
Usando um aparelho de eletroencefalograma, um grupo de médicos monitorou a atividade cerebral de 7 pessoas enquanto elas morriam. Todas eram pacientes terminais, entre 34 e 74 anos, que sofriam de cirrose, falência múltipla dos órgãos, septicemia, insuficiência cardíaca ou câncer. Os doentes estavam sob efeito de sedativos e só sobreviviam com a ajuda de aparelhos - que, a pedido de suas famílias, foram desligados.
A atividade cerebral dos pacientes ia ficando cada vez menor. Mas, nos últimos momentos antes da morte, o córtex cerebral (área responsável pela consciência) simplesmente disparava, e permanecia 30 a 180 segundos num nível muito mais alto, antes de cessar de vez. Isso acontece porque, quando os neurônios ficam sem oxigênio, perdem a capacidade de reter energia e começam a disparar em sequência - num efeito dominó que poderia provocar alucinações. "Isso pode explicar as experiências extracorpóreas relatadas por pacientes que quase morreram", afirma o estudo, assinado por 4 médicos da Universidade George Washington.
.
.
.
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!
http://gilghamesh.blogspot.com/
Comentários
A pesquisa conclui muito bem o estado de excitação fora do corpo. Agora alucinações como voce diz, tem outras explicações.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Desculpe, não entendi o que seria o 'estado de excitação fora do corpo'
Quer dizer experiências extra corpóreas. Quando o cérebro fica excitado (no caso a atividade cerebral aumenta) a pessoa tem a sensação de se encontrar fora do corpo, na qual muitas pessoas, principalmente crentes, dizem que são o paraíso. Mas na verdade é o cérebro quem lhe diz o que voce observa.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Ok
Quando criança eu adorava voar dentro de casa e o fazia com a melhor facilidade, era só pensar antes de dormir que eu ia voar, depois de adulta aconteceram poucas vezes, é uma sensação incrível, rs
Nunca me ocorreu praticar atos meditativos para ver e sentir o mesmo que você. Um dia quem sabe poderei praticar e ter, não os mesmos sonhos lúcidos, mas uma aproximação de sua observação.
Existe uma planta que te faz "voar" ate se acabar...hehehe
De 'cara limpa' é melhor
Nunca saía de casa nesses sonhos então ficava voando de um lado para o outro, rs, eu 'acordava' no sonho e sabia que estava sonhando então era hora de voar.
Eu sempre tinha uns sonhos malucos, e pouco prestava atenção se estava realmente sonhando. Mas já senti esta sensação, muito poucas vezes, mas senti.
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
― Winston Churchill
Mas para sonhar você tem que querer, "se induzir" a isso, certo?
Não corro o risco de estar dirigindo um carro e começar a sonhar, né? hehehehe
Posso criar uma realidade em meu sonho, algo que eu mesmo contruí e fazer o que quiser nele?
algumas pessoas ja vivem voando sem uso de plantas...ha.ha.ha.ha
sem nenhuma consciência sem existências
e qual conclusão ?
Suponhamos que este estado seja o da morte, como voce pode afirmar que não é o real ? ou então um Mixer oscilando entre duas realidades?
algumas vezes como unica solução para fugir de uma perseguição saio voando, outras tento flutuar mais não é nada fácil quando perco a concentração o corpo começa pesar e eu começo descer lentamente,o mais incrível disso tudo é o prazer que se sente ao conseguir vencer a gravidade.
Isso é verdade!! Conheço muitas pessoas assim..hehehehe
Talismã do Carneiro do desenho As Aventuras de Jackie Chan permite projeção astral: algo como a alma sair do corpo.
― Winston Churchill
É sonho ou saída do espírito do corpo ? , rs
depende do nível da realidade quando muito intenso é como se a sua consciência de fato esteve distante do corpo
É como eu vejo também mas a pergunta ao sybok é para saber como vai as andanças dele nessa área, o que me chamou a atenção é o uso somente do termo sonho, rs
Achei inconclusivo as luz do q foi exposto, ao menos. Não creio q detectar q a excitação cerebral, próximo ao óbito, não implicaria q este seja a causa das experiências extra corpóreas, na medida q nem todas pessoas q chegaram tão próximo dizem tê-lo e q a proximidade de um fenômeno a outro não implica obrigatoriamente numa relação de causalidade entre eles.
Sim é o que estamos discutindo aqui. Algumas pessoas tem experiencias extra corporeas sem estar em situações de quase óbitos. Acho que o estudo em si só explica uma parte do problema, ou seja, existem experiencias que a pesquisa não conclui. Um delas é as experiencias de sonhos lúcidos explicados no debate.