Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Índio Velho é ateu convicto. Deuses não existem. A não ser que sejam Monã, Mayra e Tupã.
Ainda acredito que ele perdeu pelo menos uma parte dos fiéis.
Teísta sem religião?
Uns emoticons rindo, iam bem agora. Faça de conta...
Você já viu algum ateu protestando contra os deuses gregos e egípcios? Pouco provável. Talvez porque não temos seguidores desses deuses enchendo nosso saco em casa, no trabalho, na rua, na TV ou no rádio. Nem existe uma bancada grega ou egípcia tentando nos impor leis baseadas em suas crenças.
Lembrei do Samael: era deísta, no início.
Samael, Rapha, entre outros... Quando eu cheguei aqui, já eram ateus. Cheguei tarde. Talvez eu pudesse contribuir para salvar essas pobres almas do fogo do inferno.
O Espiritismo Kardecista tem um dogma fundamental que é a existência do espírito, como definido pela doutrina. Também são dogmas a reencarnação e a Lei do Progresso dos Espíritos.
A razão sempre precisou e sempre precisará de defensores pelo simples fato de que inimigos da razão sempre existiram e existirão.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
O dogma como é entendido hoje, seria uma verdade religiosa revelada de forma sobrenatural por Deus e proposta a crer, normalmente pela Igreja. Se for assim, nada há de repugnante, p.ex., no dogma da existência de Deus. Os espíritas não rejeitam essa afirmativa e todos tem convicção dessa verdade, senão os espíritas seriam ATEUS. Veja que contradição seria!!!
Dei uma pesquisada e vi que, antigamente, dogma não tinha essa conotação desastrosa que tem hoje, pois antes, Dogma, que vem do verbo grego «dokein» (pensar), significa, etimologicamente: pensamento, convicção. E por esse raciocínio, até os ateus teriam aquilo que eles mais repudiam : O Dogma da inexistência de Deus, pois eles pensam e têm convicção de que Deus não existe. Taí um dogma ateísta.... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs............
Portanto, analisando o significado mais usado hoje de "dogma", que é algo que não admite contestação pois veio de um Papa infalível e, sendo assim, tratem de engolir, pode se concluir que a Reencarnação e evolução espiritual não são dogmas, pois esses princípios são muito discutidos. Dei uma googada e aprendi que o Espiritismo Inglês aceita a existência do Espírito, mas não aceita a Reencarnação. Ora, mas eles tem Kardec como o codificador, mas nada de Reencarnação. É bem contraditório, porém, se Reencarnação fosse dogma, os ingleses teriam que engolir sem reclamar. O estranho é que a Federação Espírita inglesa ( BUSS - British Union of Spiritist Societies - http://www.buss.org.uk ) aceita a reencarnação, mas a maioria dos adeptos não aceita, não engolem a reencarnação. Repito : Se fosse um Dogma hermético, os ingleses teriam que aceitar sem reclamar e pronto, igual acontece com os católicos!!
Quando alguém se arroga defensor da razão, já dá motivo pra desconfiar. Se for assim, os católicos e espíritas e até evangélicos ( argh ) tem todo o direito de dizer que estão defendendo a razão. Ou seja, os religiosos podem dizer que os inimigos da razão são os ateus. É como se alguém dissesse : "Eu me proclamo dono da razão e a defendo de todos os inimigos do bom senso e do equilibrio". Isso cheira a fundamentalismo, fanatismo, radicalismo, etc ..................
Não protestamos contra Deus, o que seria o mesmo que protestar contra o pato Donald.
Protestamos contra os que acham que temos que acreditar em Deus e obedecer a suas leis.
Acreditam cada um no seu deus específico. Desacreditam dos deuses dos outros e os condenam e até perseguem por acreditar neles..
Pode até ser uma convicção, assim como a convicção de que duendes não existem, mas isto não governa nossa vida e nem nos leva a agir desta ou daquela forma. Só nos definimos como ateus porque existem os religiosos e eles nos enchem o saco, caso contrário nem pensaríamos no assunto.
É um dogma para algumas seitas espíritas, não para outras, mas ainda assim é um dogma.
Isto significa apenas que o espiritismo, assim como as seitas protestantes, não tem uma autoridade central que lhes defina em que acreditar. Cada um define seus dogmas.
Referi-me especificamente ao espiritismo kardecista, que prega que seus fundamentos foram ditados do além por espíritos superiores. Nestes termos, o kardecismo se esfacelaria em pó caso os dogmas do espírito-individual-imortal, da reencarnação e da lei do progresso fossem negados.
Note que católicos romanos também discutem muito a Santíssima Trindade, mas apenas para tentar confirmá-la e explicá-la.
A Razão é juíza de si própria.
Se muitos a defendem, melhor. Os falsos defensores, mais cedo ou mais tarde, são tragados pela contradição.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E como você chegou à conclusão acima?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Veja :
Talvez tivesse mais efeito e repercutisse mais se vocês se reunissem num passeata contra Pato Donald. Muito provavelmente o CQC ou o Casseta e Planeta abririam espaço para esse tipo de protesto e daria muita audiência e provocaria boas risadas nos telespectadores.
Não. O Deus é o mesmo e sempre foi. O problema é que os líderes religiosos moldam Deus aos seus interesses. Todos os religiosos acreditam num Deus, mas é da natureza humana esperar que Deus satisfaça a interesses particulares. Problema de cada um.
Mais um engano e está mais do que provado que é engano. Justamente por não acreditarem em Deus faz com que façam propaganda ridícula nos ônibus de Londres e daqui também. Talvez fosse mais adequado comparar a inexistência de Duendes a inexistência de Unicornios amarelos nos satelites de saturno. E quem está começando a imitar os religiosos enchendo o saco, são os ateus com seus cartazes ridículos. Ganhou tanta notoriedade que a "encheção" de saco dos ateus parece que vai aumentar com novos cartazes e outros modos de passar a idéia de que Deus não existe, como se isso fosse resolver o problema deles de discriminação.
Dogma só existe como conceito quando vale incondicionalmente para todos os seguidores de uma religião e não admite o mínimo de contestação. A reencarnação ou existência dos Espíritos são amplamente debatidas em todos os seguimentos do Espiritismo, o que derruba esse conceito clássico de Dogma enfiado goela abaixo.
Tem sim. A FEB e a BUSSS são exemplos disso, mas são independentes. Assim como os ateus dos EUA e do Brasil tem meios próprios e distintos de veicularem seus pensamentos na mídia.
MASSSSSSSSS foi isso que Eu disse em post anterior, ou seja, a razão não precisa de ninguém para ser defendida no sentido de que ela se impoem por si própria. Essa de defender a razão é uma forma utopica de se achar dono dela. Tanto que, como vc mesmo diz, os falsos defensores serão tragados pela contradição, o que prova que ela não precisa de ninguém para continuar existindo. Ninguém se acha errado a ponto de abandonar a defesa da "sua própria razão", pois no fundo é isso que acontece : Ateus defendendo razão atéia, Católicos defendendo razão católica, Espíritas defendendo razão espírita. E pior : Dessa forma cada segmento nunca vai entrar em contradição, em vista de que a cada "razão" passa a ser circunscrita aos interesses e convicções próprias de cada corrente.
Bom, estou saíndo de férias. Todos Vocês vão descansar da minha "encheção" ( é assim que se escreve?) de saco. Podem deixar suas respostas por último, e sentir que ficaram com a última palavra, o que pode causar uma expectativa de que estavam com a razão, mesmo iludidos. Eu não ligo não. Aliás, nem vou ler....
:-)) :-)) :-)) :-))
Adios muchachos, compañeros de mi vida...
:-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-))
:-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-))
:-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-))
:-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-)) :-))
Leia de novo o que eu disse.
Não protestamos contra Deus, o que seria idiota, protestamos contra os que querem nos obrigar a crer em Deus. Ou a viver de acordo com suas leis.
Deuses que dizem coisas diferentes são deuses diferentes.
Qual a finalidade de protestar contra o pato Donald?
Mais um que debocha quando fica sem argumentos...
Que tal você ler o que está escrito em vez de ler aquilo que você gostaria que estivesse escrito?
Existe algo sobrenatural que possa ser embasado racionlamente e confirmado com um fenomeno real?
Minha pergunta se referia ao seu mecanismo de conclusão.
Você afirmou: "A razão sem confirmação com os fenomenos que nos cercam é pura metafísica. Pode ser até um excelente exercício mental, mas nada mais que isso."
Tomando sua afirmação como premissa, podemos derivar duas possibilidades:
1. Sua afirmação é confirmada por fenômenos que nos cercam;
2. Sua afirmação é pura metafísica.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!