Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Se quisessem realmente proteger a vida eles se prontificariam a gerar crianças que hoje são óvulos fecundados que não serão usados em clínicas de inseminação artificial .
Vê algum fazendo isso? Por que? Os embriões dentro do corpo de uma mulher são mais humanos que aqueles congelados em clínicas?
Vou tentar explicar o meu ponto de vista e a razão pela qual não o acho incoerente.
Matar é errado, mas existem ocasiões em que tal é moralmente válido (e essa discussão é moral e não legal) como por exemplo um exercito invasor que queira exterminar ou escravizar a nação da qual você faça parte ou em legítima defesa de sua vida e de família.
De modo similar, a vítima de estupro teve sua liberdade violada, não é alguém fazendo essa opção só para fugir da responsabilidade de seus atos.
Daí eu dizer que não sou totalmente a favor do aborto.
Exato.
Quando a gravidez é resultante de decisões voluntárias da mulher, ela é responsável junto com o pai pelas consequências deste ato.
No caso de estupro não existe ato voluntário, logo não se pode cobrar responsabilidade.
Quem é contra o aborto não deixa de sê-lo em caso de estupro.
Apenas reconhece que neste caso a sociedade não pode cobrar da mulher a responsabilidade, pois o fato gerador da gravidez foi um ato de violência e não uma opção.
Assim, resta à sociedade renunciar à cobrança de responsabilidade à mulher e deixar para ela a decisão. A decisão pelo aborto continua violando o Princípio admitido, mas sem o argumento da responsabilidade se esvai a autoridade do Estado para impor a proteção ao indefeso.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Ou seja, você não é contra o aborto sob estas circunstâncias? É isso mesmo?
Resumindo, para vencer a barreira natural da empatia humana ou se desumaniza os fetos ou tenta convencer as pessoas que se estaria sacrificando vidas para salvar vidas.
Algo eu tenho a agradecer ao movimento abortista, me ajudou muito a esclarecer pontos em uma questão que não é tão cinzenta como parece.
E não são mesmo.
Masssss tem sempre um mas nessa história, defendo o aborto de estupradas somente até a formação do sistema nervoso, depois disso é assassinato.
No caso do aborto em caso de estupro valores morais fundamentais estão em conflito.
A preservação da vida inocente.
A liberdade e a responsabilidade dela derivada. (Liberdade sem responsabilidade pelos atos é libertinagem e não liberdade)
O que não invalida o que eu disse sobre ditadura da maioria. Onde isso foi refutado na passagem acima?
Uma postagem não tem que ser obrigatoriamente uma refutação de outra...
Independente disto, a mobilização política dos evangélicos é uma reação tardia há anos de ataques ideológicos empreitados por minorias organizadas.
Se minorias podem se organizar e ser ativas politicamente, por que não os religiosos, que são a esmagadora maioria da população e por que não os evangélicos, que são parcela expressiva?
O exemplo do RéV apenas insiste na comparação de que a intolerância e incapacidade de conviver com a opinião contrária não vem dos evangélicos.
Como tenho repetido, se este fórum chamasse Viadagem é Veneno, haveria militantes às dúzias pedindo nossas cabeças, o fechamento deste espaço e a prisão de seus responsáveis.
Quantas vezes você vê evangélicos partindo prá este tipo de chantagem?
Enquanto a atuação deles se dá dentro da ordem institucional democrática, quem reclama é porque só gosta da democracia quando lhe convém.
Temos uma constituição que impede a tal ditadura da maioria, que é justamente o que desagrada as minorias que não aceitam a ideia de que em uma sociedade democrática certos limites se aplicam a todos.
Nós, Indios.
O Princípio Fundamental da santidade da vida humana inocente é inviolável.
Mas em uma realidade imperfeita, alguns dilemas morais são insolúveis e o máximo que se pode fazer é almejar o mal menor.
Não se pode admitir que o Estado viole o Princípio Fundamental citado, mas também não se pode admitir que o monopólio estatal da violência seja aplicado para punir uma vítima de violência pelas consequências de um ato pelo qual não lhe cabe responsabilidade.
Neste impasse, o máximo moral que se pode admitir é isentar a mãe de punição pela decisão tomada, o que não implica em autorizar a decisão.
Nós, Indios.
Há o risco, mas experiências conhecidas permitem alguma tranquilidade.
Nos Estados Unidos, no chamado Cinturão da Bíblia, os fundamentalistas cristãos formam uma força muito mais numerosa proporcionalmente, mais organizada e rica que os evangélicos do Brasil.
Mesmo assim, acumulam derrota após derrota nas tentativas deles de desafiar o Estado Laico.
Isto porque lá as instituições falam mais alto sempre.
Nossa luta deve ser pelo fortalecimento das instituições e contra TODOS os que tentam subvertê-las em proveito próprio.
Safados há em todos os campos do espectro ideológico e nenhum deles está acima de suspeita quando o prêmio é o poder.
Nós, Indios.
Ele defende a liberdade de expressão porque estão tentando calar a boca dele. Uma vez que ele se torne maioria, esse discurso muda para qualquer coisa do tipo "devemos calar o demônio" ou qualquer coisa que o valha.
O histórico de Silas Malafaia é conhecido e inclui falcatruas do tipo vender bíblias por quinhentos dólares prometendo maravilhas na vida de quem comprar, mas há alguma evidência no histórico amplamente conhecido dele de que Silas Malafaia condena a liberdade de expressão quando o prejudica?
Nós, Indios.
Malafaia é um político igual a Lula.
E por isto previsível, o que é bom.
Tanto Lula quanto Malafaia tem projetos pessoais de construir uma biografia sacrificando princípios pelo caminho, conforme necessário.
Também é evidente que ambos tem limites claramente demarcados, mesmo porque são espertos demais e ousados de menos para tentar ultrapassá-los.
Nós, Indios.
Isto responde sua pergunta?
Ele muda o discurso conforme muda a situação e o interesse. Não tenho razão alguma para acreditar que ele será fiel ao discurso de liberdade de expressão.
Do contrário todas as pessoas deveriam ser consideradas assassinas pois potencial para matar quase todas as pessoas tem.
Silas pode ser acusado de ser contra a liberdade de expressão mesmo sendo um efetivo defensor dela pelo potencial de não ser no futuro? Não.
Não se condena ninguém por crimes ou ações imorais em potencial e sim efetivas.
Vida loka, rs.
Qualquer político muda o discurso conforme a situação de interesse.
Isto apenas define genericamente Silas Malafaia como político.
O que não responde - nem um pouco - à minha pergunta: "há alguma evidência no histórico amplamente conhecido dele de que Silas Malafaia condena a liberdade de expressão quando o prejudica?"
Se você tem uma resposta do tipo "sim, em tal declaração Silas Malafaia disse isto ou aquilo que contradiz sua defesa da liberdade de expressão", então cite.
Se não tem, não tem.
Nós, Indios.
Logo devemos acreditar que ele sempre defenderá a liberdade de expressão? Tal como ele sempre condenou a teoria da prosperidade?
Isto é uma falácia Non sequitur, eu sei, mas não estou tentando convencer ninguém aqui, estou afirmando baseado em minhas convicções pessoais que para mim são suficientes.
Sim e sempre considero sensato não confiar em políticos.
Eu estou afirmando que ele vai mudar de posição assim que convier. Agora, se você quiser acreditar que não vai ser assim, boa sorte.
Interessante notar que ele esbraveja de forma muitíssimo semelhante ao que ele faz agora sobre a liberdade de expressão.
Como diz Acauan: