O livro da antropóloga Barbara J. King mostra como alguns animais sofrem com a morte de outros, de uma maneira muito semelhante aos humanos
Aos animais também sofrem com a morte de outros e fazem luto. Essa é pela menos a conclusão do livro “How Animals Grieves” (“Como fazem os animais o luto”), da antropóloga Barbara J. King, que mostra casos em que emoções tradicionalmente atribuídas exclusivamente aos humanos, como o afecto, o amor e a dor da perda, estão também presentes em animais, desde o gato doméstico que mostra o seu pesar pela irmã que morreu ao elefante que faz o luto junto dos ossos dos seus ancestrais.
Em entrevista à estação de rádio norte-americana “NPR”, a cientista diz que apesar de existir pouca investigação em torno destas questões, esse cenário está a começar mudar.
“É um momento muito entusiasmante para estudar as emoções nos animais, porque há uma vaga imensa de mudança a acontecer. Os cientistas começam a prestar atenção ao sofrimento psicológico dos animais, tanto num contexto selvagem, como em zoos e em parques”, explica Barbara J. King.
A investigadora acredita que as pesquisas mais recentes permitem contrariar a perspectiva antropomórfica resultante das primeiras observações de comportamentos emotivos em animais, registadas por Charles Darwin, no século XIX, em que se pensava que as emoções evidenciadas tinham a ver com uma projecção mental humana sobre os animais, e que estes na realidade não possuiam sentimentos.
Barbara J. King diz que agora há uma base de dados que permite chegar a conclusões diferentes e perceber que várias espécies, desde chimpanzés a golfinhos, passando por pássaros e girafas exibem comportamentos que traduzem a dor da perda, por exemplo.
O próximo passo, segundo a cientista, é alargar o estudo aos animais domésticos e que vivem em quintas.
“Se observarmos os seus comportamentos com uma mente aberta concluímos que são os próprios animais que nos dizem o quão profundamente se sentem nas suas vidas”, defende a antropóloga.
Para uma investigação científicas das emoções dos animais é preciso estabelecer definições credíveis, observações cuidadosas e excluir o que não conta como dor da perda na perspectiva da resposta dos animais à morte. “Mas o primeiro passo é recusar assumir o princípio de que as emoções humanas são únicas no reino animal”.
http://www.ionline.pt/artigos/mundo-iciencia/animais-tambem-fazem-luto
Comentários
Beleza!
Assim sendo a Teoria da Evolução está totalmente errada.
Ou será que isso reforça ela?
Comportamento, emoção, cérebro.
Evolução mental acompanhando a evolução cerebral.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
os sentimentos dos animais são evidentes , amor, raiva, tristeza , alegria , afinidades e adversidades.
abrir mão da personalidade é deixar de ser
sem nenhuma consciência sem existências
Isso no mundo Persônico se chama Anulação de Persona: tal processo pode ser feito natural tanto quanto artificialmente através de indução a Persona.
― Winston Churchill
Elefanta faz vigília para corpo de amigo morto e emociona grupo de turistas
de exemplos de um exemplo natural e um artificial induzidos ?
sem nenhuma consciência sem existências
Exemplo artificial: caso a Persona seja deletada ou banida do Círculo Persônico existente por Personas de nível superior.
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
ta hora de dar uma bota nesta elefanta, que a hiena ta fila do almoço!
sem nenhuma consciência sem existências
Pode me chamar de louco, mas minha tese de universo Persônico é mais concreta que a sua. E acredito que irás aderir a ele muito em breve...
― Winston Churchill
E por qual via andas comendo carne agora?! :D
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
― Winston Churchill
Vacas saltam de alegria ao serem libertadas em um campo
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Cada um faz sua escolha, de acordo com a sua consciência, ou no seu caso, provavelmente de ex-crente revoltado com sua denominação, a falta dela...
http://www.scientificamerican.com/article/the-startling-intelligence-of-the-common-chicken/
Os animais reconhecem triângulo, trapaceiam, tentam ferrar os adversários...
Pelos olhos percebe-se o estresse do animal.
só dá para comer ovo orgânico ou caipira...
sem nenhuma consciência sem existências
Coma então frangos caipiras!
Gado criado solto no pasto à moda antiga!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
só consigo comer carne ainda habitada pelo espirito!
sem nenhuma consciência sem existências
Qualquer frango tem olhos arregalados.
Ainda se diz conhecedor de Biologia.
Pobre Dorothy nunca voltará para o Kansas.
― Winston Churchill
Saudações aos demais participantes
Docdeoz, achei interessante este tema, amo os animais, destaco porém que não faço o tipo ativista, tenho somente amor incondicional oriundo de minha infância cercada por cachorros de várias raças. Meu tio era Criador de raças especiais ótimos cães de caça e guarda.
Então devido a essa minha convivência com os cães, posso dizer que mesmo entre as raças percebemos que existem diferenças de personalidade.
Bem, mais o que eu queria mesmo falar é sobre uma parte do texto que chamou minha atenção, sobre a abordagem da autora citada...
Segundo Darwin defendia: Que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns tanto ao homem quanto a outros animais.
Então se observemos o que a Doutora Barbara J. King diz...
Herança genética é uma questão complexa...
E é justamente esses genes que nos difere dos nossos semelhantes os animais “inferiores”....
Projeções mentais humanas, podem sim, fazer associações entre os comportamentos humano e animal, agora, afirmar que os animais não possuem emoções e que Darwin determinou esse aforismo...
Oliver Saks aborda esse tema em seu livro...
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10946
Mas, o que eu queria mesmo falar....
Percebamos que uma coisa é a atividade consciente e a lógica associada as funções cerebrais de nossa constituição orgânica e biológicas, outra as complexas formações das emoções.
Enfim, posso eu ter entendido errado, mas, os animais assim como nós são dotados dos mesmos sentidos dos nossos, na constituição biológica funcional(matriz), por tanto, eles podem apresentar capacidade emotiva e de empatia, o que pode diferenciar essas representações, parte da forma como percebem e associam os estímulos que os cercam, além claro, da genética e da falta das peculiaridades inerentes ao homem.
[*]http://formacaodocente.files.wordpress.com/2012/09/a_atividade_consciente_do_homem_e_suas_raizes_historico-sociais_texto_2.pdf
Abraços a todos
Silvana
E o que isso tem a ver com religião?
Jon 4:10 Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;
Jon 4:11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?
Segundo a tradição judaico-cristã, o homem não foi feito para comer carne... Não era o plano original...
Consumir carne consome dez vezes mais biomassa do que o necessário...