Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Animais fazem luto...

docdeozdocdeoz Membro
O livro da antropóloga Barbara J. King mostra como alguns animais sofrem com a morte de outros, de uma maneira muito semelhante aos humanos
Aos animais também sofrem com a morte de outros e fazem luto. Essa é pela menos a conclusão do livro “How Animals Grieves” (“Como fazem os animais o luto”), da antropóloga Barbara J. King, que mostra casos em que emoções tradicionalmente atribuídas exclusivamente aos humanos, como o afecto, o amor e a dor da perda, estão também presentes em animais, desde o gato doméstico que mostra o seu pesar pela irmã que morreu ao elefante que faz o luto junto dos ossos dos seus ancestrais.

Em entrevista à estação de rádio norte-americana “NPR”, a cientista diz que apesar de existir pouca investigação em torno destas questões, esse cenário está a começar mudar.

“É um momento muito entusiasmante para estudar as emoções nos animais, porque há uma vaga imensa de mudança a acontecer. Os cientistas começam a prestar atenção ao sofrimento psicológico dos animais, tanto num contexto selvagem, como em zoos e em parques”, explica Barbara J. King.

A investigadora acredita que as pesquisas mais recentes permitem contrariar a perspectiva antropomórfica resultante das primeiras observações de comportamentos emotivos em animais, registadas por Charles Darwin, no século XIX, em que se pensava que as emoções evidenciadas tinham a ver com uma projecção mental humana sobre os animais, e que estes na realidade não possuiam sentimentos.

Barbara J. King diz que agora há uma base de dados que permite chegar a conclusões diferentes e perceber que várias espécies, desde chimpanzés a golfinhos, passando por pássaros e girafas exibem comportamentos que traduzem a dor da perda, por exemplo.

O próximo passo, segundo a cientista, é alargar o estudo aos animais domésticos e que vivem em quintas.

“Se observarmos os seus comportamentos com uma mente aberta concluímos que são os próprios animais que nos dizem o quão profundamente se sentem nas suas vidas”, defende a antropóloga.

Para uma investigação científicas das emoções dos animais é preciso estabelecer definições credíveis, observações cuidadosas e excluir o que não conta como dor da perda na perspectiva da resposta dos animais à morte. “Mas o primeiro passo é recusar assumir o princípio de que as emoções humanas são únicas no reino animal”.
http://www.ionline.pt/artigos/mundo-iciencia/animais-tambem-fazem-luto
«13456

Comentários

• 130 Comentários sorted by Votes Date Added
  • docdeoz disse: A investigadora acredita que as pesquisas mais recentes permitem contrariar a perspectiva antropomórfica resultante das primeiras observações de comportamentos emotivos em animais, registadas por Charles Darwin, no século XIX, em que se pensava que as emoções evidenciadas tinham a ver com uma projecção mental humana sobre os animais, e que estes na realidade não possuiam sentimentos.

Beleza!
    Assim sendo a Teoria da Evolução está totalmente errada.

Ou será que isso reforça ela?
    Comportamento, emoção, cérebro.
    Evolução mental acompanhando a evolução cerebral.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • docdeoz disse: contrariar a perspectiva antropomórfica resultante das primeiras observações de comportamentos emotivos em animais, registadas por Charles Darwin, no século XIX, em que se pensava que as emoções evidenciadas tinham a ver com uma projecção mental humana sobre os animais, e que estes na realidade não possuiam sentimentos.

os sentimentos dos animais são evidentes , amor, raiva, tristeza , alegria , afinidades e adversidades.
    Marcio disse: Não importa se você faz um pacto com um deus ou um demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

abrir mão da personalidade é deixar de ser
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: abrir mão da personalidade é deixar de ser

Isso no mundo Persônico se chama Anulação de Persona: tal processo pode ser feito natural tanto quanto artificialmente através de indução a Persona.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Isso no mundo Persônico se chama Anulação de Persona: tal processo pode ser feito natural tanto quanto artificialmente através de indução a Persona.

de exemplos de um exemplo natural e um artificial induzidos ?
    sinto logo existo!
  • Exemplo natural: quando o controlador cansa de sua Persona e a anula criando outra.

Exemplo artificial: caso a Persona seja deletada ou banida do Círculo Persônico existente por Personas de nível superior.
    ― Winston Churchill

• Eu acho que a sua persona ta começando a bater pinos
    sinto logo existo!
  • rfrigotto disse: Elefanta faz vigília para corpo de amigo morto e emociona grupo de turistas

ta hora de dar uma bota nesta elefanta, que a hiena ta fila do almoço!
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Eu acho que a sua persona ta começando a bater pinos

Pode me chamar de louco, mas minha tese de universo Persônico é mais concreta que a sua. E acredito que irás aderir a ele muito em breve...

― Winston Churchill

• Só estou explicando porque não como mais carne de animais via sistema digestório (antes que alguém solte alguma piada idiota...)
  • docdeoz disse: Só estou explicando porque não como mais carne de animais via sistema digestório (antes que alguém solte alguma piada idiota...)

E por qual via andas comendo carne agora?! :D
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Certamente não a digestória...
  • Ah então você ta que nem o pessoal do South Park num episódio que eles comiam pelo rabo e defecavam pela boca.
    ― Winston Churchill

• http://www.voobys.com/video/videoViral.php?id=kUZ1YLhIAg8

Vacas saltam de alegria ao serem libertadas em um campo
  • Ele está apenas seguindo dicas da seitinha dele que deve pregar o vegetarianismo.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Não. apenas estou demonstrando que o animal é senciente.

Cada um faz sua escolha, de acordo com a sua consciência, ou no seu caso, provavelmente de ex-crente revoltado com sua denominação, a falta dela...
  • gruresponde_07.jpg

Pelos olhos percebe-se o estresse do animal.

só dá para comer ovo orgânico ou caipira...

• concordo, carne de animal estressado temperado com hormônio do crescimento, não deve fazer muito bem .
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: concordo, carne de animal estressado temperado com hormônio do crescimento, não deve fazer muito bem .

Coma então frangos caipiras!
    Gado criado solto no pasto à moda antiga!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    docdeoz disse:
    Pelos olhos percebe-se o estresse do animal.
    Frango caipira também tem olhos arregalados.
  • Marcio disse: Coma então frangos caipiras!
    Gado criado solto no pasto à moda antiga!

só consigo comer carne ainda habitada pelo espirito!
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Frango caipira também tem olhos arregalados.

Qualquer frango tem olhos arregalados.

Ainda se diz conhecedor de Biologia.

Pobre Dorothy nunca voltará para o Kansas.

― Winston Churchill

• Saudação Docdeoz
    Saudações aos demais participantes

Docdeoz, achei interessante este tema, amo os animais, destaco porém que não faço o tipo ativista, tenho somente amor incondicional oriundo de minha infância cercada por cachorros de várias raças. Meu tio era Criador de raças especiais ótimos cães de caça e guarda.
    Então devido a essa minha convivência com os cães, posso dizer que mesmo entre as raças percebemos que existem diferenças de personalidade.

Bem, mais o que eu queria mesmo falar é sobre uma parte do texto que chamou minha atenção, sobre a abordagem da autora citada...

Segundo Darwin defendia: Que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns tanto ao homem quanto a outros animais.

Então se observemos o que a Doutora Barbara J. King diz...
    “A investigadora acredita que as pesquisas mais recentes permitem contrariar a perspectiva antropomórfica resultante das primeiras observações de comportamentos emotivos em animais, registadas por Charles Darwin, no século XIX, em que se pensava que as emoções evidenciadas tinham a ver com uma projecção mental humana sobre os animais, e que estes na realidade não possuiam sentimentos.

Herança genética é uma questão complexa...
    E é justamente esses genes que nos difere dos nossos semelhantes os animais “inferiores”....
    Projeções mentais humanas, podem sim, fazer associações entre os comportamentos humano e animal, agora, afirmar que os animais não possuem emoções e que Darwin determinou esse aforismo...

Oliver Saks aborda esse tema em seu livro...
    http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10946

Mas, o que eu queria mesmo falar....
    Luria dizia que
    Por suas peculiaridades fundamentais a atividade consciente do homem difere acentuadamente do comportamento individualmente variável dos animais.[*]

Percebamos que uma coisa é a atividade consciente e a lógica associada as funções cerebrais de nossa constituição orgânica e biológicas, outra as complexas formações das emoções.

Enfim, posso eu ter entendido errado, mas, os animais assim como nós são dotados dos mesmos sentidos dos nossos, na constituição biológica funcional(matriz), por tanto, eles podem apresentar capacidade emotiva e de empatia, o que pode diferenciar essas representações, parte da forma como percebem e associam os estímulos que os cercam, além claro, da genética e da falta das peculiaridades inerentes ao homem.

[*]http://formacaodocente.files.wordpress.com/2012/09/a_atividade_consciente_do_homem_e_suas_raizes_historico-sociais_texto_2.pdf

Abraços a todos
    Silvana
  • Silvana disse: Enfim, posso eu ter entendido errado, mas, os animais assim como nós são dotados dos mesmos sentidos dos nossos, na constituição biológica funcional(matriz), por tanto, eles podem apresentar capacidade emotiva e de empatia, o que pode diferenciar essas representações, parte da forma como percebem e associam os estímulos que os cercam, além claro, da genética e da falta das peculiaridades inerentes ao homem.

[*]http://formacaodocente.files.wordpress.com/2012/09/a_atividade_consciente_do_homem_e_suas_raizes_historico-sociais_texto_2.pdf

Abraços a todos
    Silvana

E o que isso tem a ver com religião?

Jon 4:10 Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;
    Jon 4:11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

Segundo a tradição judaico-cristã, o homem não foi feito para comer carne... Não era o plano original...

Consumir carne consome dez vezes mais biomassa do que o necessário...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.