Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A Internet causou o aumento de pessoas sem religião?

124»

Comentários

• Acauan disse: Spider disse:
    - Há que diga que alguns nascem com mais aptidão a crer.

Este é o fundamento do predestinismo Calvinista.

- Já ouvi falar de estudos científicos que dizem isso também.

Abraços,
  • Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes
    Fernando_silva disse: Não tenho como dizer se teria alguma crença espontânea se tivesse sido criado sem religião.

Fernando, vc falou uma coisa muito interessante.

Uns são naturalmente "religiosos", outros o são por "comodismo" criação.

abraço
    Silvana
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse:
    Uns são naturalmente "religiosos", outros o são por "comodismo" criação.
    Uns precisam da muleta psicológica das religiões, outros não.

Muitos precisam apenas do sentimento de pertencer a um grupo que lhe dará apoio emocional e de se tornar importante e útil ao ter um objetivo, uma missão, independente da religião ou seita.

Tenho certeza de que um bando de gente acabou numa determinada seita por acaso: estava passando por uma fase difícil, recebeu o apoio de seus membros e acabou ficando por lá. Em nenhum momento essas pessoas analisaram a doutrina da seita para verificar se concordava com ela.

• Fernando_Silva disse: Uns precisam da muleta psicológica das religiões, outros não.

Muitos precisam apenas do sentimento de pertencer a um grupo que lhe dará apoio emocional e de se tornar importante e útil ao ter um objetivo, uma missão, independente da religião ou seita.

Tenho certeza de que um bando de gente acabou numa determinada seita por acaso: estava passando por uma fase difícil, recebeu o apoio de seus membros e acabou ficando por lá. Em nenhum momento essas pessoas analisaram a doutrina da seita para verificar se concordava com ela.

- Há uma situação pior, gente infantilizada que foge da obrigação de tomar suas grandes decisões morais e das grandes sinucas-de-bico ético-existênciais, e se entrega ao caminho fácil do livro/pastor com todas as respostas prontas de antemão, é uma saída fácil para a ansiedade e o stress de viver seus dilemas e indecisões.

Abraços,
  • Fernando_Silva disse:

Isso me lembra quando nós jovens queremos pertecer a um grupo. Uma necessidade do ser humano se encaixar, como no caso dos Otakus cujo tenho amigos (sadios) até hoje dessa época.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Não sou ateu, nem agnóstico, nem religioso.
  • Já eu me defino como alguém que acredita em Deus, mas alguém que também gosta de questionar. O fato de acreditar em Deus não me faz acreditar em absolutamente tudo do que está escrito na Bíblia - em MUITA coisa eu não acredito...
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Luiz_Brown disse: Já eu me defino como alguém que acredita em Deus, mas alguém que também gosta de questionar. O fato de acreditar em Deus não me faz acreditar em absolutamente tudo do que está escrito na Bíblia - em MUITA coisa eu não acredito...

A Bíblia é uma simbologia sofisticada, o que não implica que crenças transcendentes necessitem se fundamentar nela, mesmo que tais crenças sejam de orientação cristã.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: A Bíblia é uma simbologia sofisticada, o que não implica que crenças transcendentes necessitem se fundamentar nela, mesmo que tais crenças sejam de orientação cristã.

- Mais que isso, os escritos da bíblia refletem milhares de anos de história, por mais que os defensores da Solla Scriptura digam o contrário, não confio em interpretações bíblicas sem base em conhecimentos de história, linguas e crítica textual.

- Li um livro outro dia que demonstrava como a religião judaica se desenvolveu a partir de uma religião tribal, passasndo para uma religião nacional até chegar a uma religião individual, uma visão muito boa do VT, inacessível à maioria dos pastores que se vê por aí, por pura falta de formação.

Abraços,
  • Spider disse: - Li um livro outro dia que demonstrava como a religião judaica se desenvolveu a partir de uma religião tribal...

Olá, Spider. Você poderia, por favor me informar o nome do livro?
    Spider disse:
    - Li um livro outro dia que demonstrava como a religião judaica se desenvolveu a partir de uma religião tribal, passasndo para uma religião nacional até chegar a uma religião individual, uma visão muito boa do VT, inacessível à maioria dos pastores que se vê por aí, por pura falta de formação.
    A própria Bíblia diz que o deus de Abraão se tornou o deus da tribo de Abraão e, com o tempo, de todos os judeus.
    Quando Javé diz "Não terás outros deuses diante de mim", fica claro que os judeus eram politeístas, mas Javé exigia exclusividade em troca de proteção.
  • Leandro_ disse: Olá, Spider. Você poderia, por favor me informar o nome do livro?

- Vou olhar minhas velharias, acho que ainda encontro, e te passo, o autor é francês, se não me engano.

Abraços,
  • Spider disse: - Li um livro outro dia que demonstrava como a religião judaica se desenvolveu a partir de uma religião tribal, passasndo para uma religião nacional até chegar a uma religião individual, uma visão muito boa do VT, inacessível à maioria dos pastores que se vê por aí, por pura falta de formação.

Eu li um livro que até alguns pastores Americanos tem acesso a esse conhecimento: algumas faculdades de teologia analisam essa história da religião Cristã. Mas eles não tem a preocupação de passar isso aos fiéis.

― Winston Churchill

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Quando Javé diz "Não terás outros deuses diante de mim", fica claro que os judeus eram politeístas, mas Javé exigia exclusividade em troca de proteção.

Os judeus eram originalmente monólatras, adoravam um único deus, mas acreditavam na existência de outros.

Posteriormente se tornaram monoteístas, acreditando na existência de um único Deus.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Acauan disse: Os judeus eram originalmente monólatras, adoravam um único deus, mas acreditavam na existência de outros.

Posteriormente se tornaram monoteístas, acreditando na existência de um único Deus.
    O AT está cheio de relatos de destruição de "lugares altos", onde eram cultuados outros deuses, e execução de seus sacerdotes. Os profetas vivem ameaçando o povo com tragédias por causa dos infiéis. Eu diria que, oficialmente, os judeus eram monólatras, mas, na prática, adoravam a vários deuses.
  • SpiderSpider Membro
    edited junho 2014 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: O AT está cheio de relatos de destruição de "lugares altos", onde eram cultuados outros deuses, e execução de seus sacerdotes. Os profetas vivem ameaçando o povo com tragédias por causa dos infiéis. Eu diria que, oficialmente, os judeus eram monólatras, mas, na prática, adoravam a vários deuses.

- É mais ou menos o que eu acho também, pelo que entendi, houve períodos mais e menos tolerantes com o politeísmo, ele foi ora aceito, ora duramente rechaçado, até que a ele foi atribuído as quedas e as dominações estrangeiras, então passou a ser questão de estado destruí-lo.

- Além disso, o VT também sofreu revisões, há alguns indícios que nessas revisões as referências politeístas foram apagadas, a história de Balaão, por exemplo, parece incompleta, ele passa de profeta a vilão sem maiores explicações, ele era obviamente um feiticeiro referenciado tanto por Israelistas quanto Moabitas.

Abraços,
    Post edited by Spider on
  • Fernando_Silva disse: O AT está cheio de relatos de destruição de "lugares altos", onde eram cultuados outros deuses, e execução de seus sacerdotes. Os profetas vivem ameaçando o povo com tragédias por causa dos infiéis. Eu diria que, oficialmente, os judeus eram monólatras, mas, na prática, adoravam a vários deuses.

O que leva a probabilidade deles mesmos entrarem e desacordo e causar conflitos devido a esse politeísmo.
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.