Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
- Já ouvi falar de estudos científicos que dizem isso também.
Abraços,
Saudações aos demais participantes
Fernando, vc falou uma coisa muito interessante.
Uns são naturalmente "religiosos", outros o são por "comodismo" criação.
abraço
Silvana
Muitos precisam apenas do sentimento de pertencer a um grupo que lhe dará apoio emocional e de se tornar importante e útil ao ter um objetivo, uma missão, independente da religião ou seita.
Tenho certeza de que um bando de gente acabou numa determinada seita por acaso: estava passando por uma fase difícil, recebeu o apoio de seus membros e acabou ficando por lá. Em nenhum momento essas pessoas analisaram a doutrina da seita para verificar se concordava com ela.
- Há uma situação pior, gente infantilizada que foge da obrigação de tomar suas grandes decisões morais e das grandes sinucas-de-bico ético-existênciais, e se entrega ao caminho fácil do livro/pastor com todas as respostas prontas de antemão, é uma saída fácil para a ansiedade e o stress de viver seus dilemas e indecisões.
Abraços,
Isso me lembra quando nós jovens queremos pertecer a um grupo. Uma necessidade do ser humano se encaixar, como no caso dos Otakus cujo tenho amigos (sadios) até hoje dessa época.
― Winston Churchill
A Bíblia é uma simbologia sofisticada, o que não implica que crenças transcendentes necessitem se fundamentar nela, mesmo que tais crenças sejam de orientação cristã.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
- Mais que isso, os escritos da bíblia refletem milhares de anos de história, por mais que os defensores da Solla Scriptura digam o contrário, não confio em interpretações bíblicas sem base em conhecimentos de história, linguas e crítica textual.
- Li um livro outro dia que demonstrava como a religião judaica se desenvolveu a partir de uma religião tribal, passasndo para uma religião nacional até chegar a uma religião individual, uma visão muito boa do VT, inacessível à maioria dos pastores que se vê por aí, por pura falta de formação.
Abraços,
Olá, Spider. Você poderia, por favor me informar o nome do livro?
Quando Javé diz "Não terás outros deuses diante de mim", fica claro que os judeus eram politeístas, mas Javé exigia exclusividade em troca de proteção.
- Vou olhar minhas velharias, acho que ainda encontro, e te passo, o autor é francês, se não me engano.
Abraços,
Eu li um livro que até alguns pastores Americanos tem acesso a esse conhecimento: algumas faculdades de teologia analisam essa história da religião Cristã. Mas eles não tem a preocupação de passar isso aos fiéis.
― Winston Churchill
Os judeus eram originalmente monólatras, adoravam um único deus, mas acreditavam na existência de outros.
Posteriormente se tornaram monoteístas, acreditando na existência de um único Deus.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
- É mais ou menos o que eu acho também, pelo que entendi, houve períodos mais e menos tolerantes com o politeísmo, ele foi ora aceito, ora duramente rechaçado, até que a ele foi atribuído as quedas e as dominações estrangeiras, então passou a ser questão de estado destruí-lo.
- Além disso, o VT também sofreu revisões, há alguns indícios que nessas revisões as referências politeístas foram apagadas, a história de Balaão, por exemplo, parece incompleta, ele passa de profeta a vilão sem maiores explicações, ele era obviamente um feiticeiro referenciado tanto por Israelistas quanto Moabitas.
Abraços,
O que leva a probabilidade deles mesmos entrarem e desacordo e causar conflitos devido a esse politeísmo.
― Winston Churchill