Não é possível instalar 7 bilhões de seres humanos em ecovilas. Não há terra fértil suficiente para isto.
O espaço desperdiçado com moradias e a redundância de usinas elétricas, tratamento de esgoto e demais serviços deixaria muito pouco para a área cultivável, além de desmatar mais ainda.
Ecovilas não passam de uma brincadeira egoísta de uma elite que dispõe das terras e dos recursos para manter sua utopia em vez de investir no desenvolvimento de soluções que atendam a toda a humanidade.
Deveriam pesquisar espécies agrícolas que produzam mais por hectare (o que reduziria o desmatamento), com menos adubo e menos pesticidas, resistentes à seca e ao calor. É o que faz no Brasil a Embrapa (cujos laboratórios o MST e a Via Campesina insistem em destruir...)
Em Bangladesh, por exemplo, onde o arroz está presente em pelo menos três refeições por dia, foi desenvolvida uma espécie mais nutritiva. No Brasil, há espécies de trigo que crescem em regiões mais quentes e espécies de soja adaptadas ao cerrado.
Foi esta revolução agrícola, junto com avanços nos meios de transporte e técnicas de preservação e armazenagem, que permitiu que a população do planeta pulasse, em menos de 200 anos, de 1 para 7 bilhões.
As ecovilas são um retrocesso, uma fuga da realidade. Lembram-me aqueles filmes pós-apocalípticos em que grupinhos privilegiados vivem confortavelmente em locais fechados enquanto o resto do mundo tenta sobreviver em meio às ruínas da civilização.
E, pior, ecovilas iludem-se ao julgar-se independentes, embora não possam sobreviver sem a tecnologia fornecida pela civilização industrial que eles rejeitam, enquanto fingem que são iluminados ecológicos e precursores da nova era da humanidade.
Não passam de crianças brincando de casinha no quintal da casa dos pais.
Comentários
Onde houver fé, levarei a dúvida!
As ecovilas surgem para atender esta demanda por moradias e trabalhos longe do caos urbano. Nelas existe o ideal de produzir com o menor impacto possível para o meio ambiente. Cada ecovila é formada por um grupo entre 50 e 2000 pessoas. A tecnologia agrícola utilizada nelas irá depender do poder aquisitivo do grupo.
O movimento das ecovilas tende a aumentar exponencialmente no mundo todo. A medida que as tecnologias agrícolas avançam e a vida nas cidades se deteriora. A busca por uma alimentação de qualidade e uma melhor distribuição da renda e do acesso à terra, também irão contribuir para a expansão desses empreendimentos. Enquanto o latifundio concentra rendas, as ecovilas a distribuem. Além de colaborar com a diversificação da produção agrícola.
Para saber mais sobre ecovilas, sugiro o site abaixo que traz detalhes sobre uma única ecovila: a Clareando. Localizada entre as cidades de Piracaia e Joanópolis no Estado de São Paulo.
Ecovila Clareando www.clareando.com.br
As ecolovilas não possuem um formato circular porque elas abrigam poucos moradores, entre 50 e 2000, em um ambiente rural. Entretanto o Projeto Venus propõe a construção de cidades neste formato com fins econômicos.
2. Continua valendo o que disse: fugir para um paraíso privado e elitista é para poucos. E não resolve o problema. Querer não basta. É preciso haver "natureza" suficiente para abrigar 7 bilhões de pessoas. E não há.
Supondo-se que a humanidade realmente queira se afastar das cidades... Esta é a sua visão de um futuro utópico. Cidades são muito mais eficientes:
- Tudo está próximo e o transporte é mais eficiente.
- A distribuição de energia, água, alimentos e outros produtos necessários fica mais simples.
- A coleta e o tratamento de esgoto e lixo fica mais simples.
- Sobra mais espaço para produzir comida ou reflorestar o planeta. O latifúndio é a maneira mais eficiente de produzir vários tipos de alimentos, como soja, laranja ou arroz.
Outros alimentos, mais frágeis, já são produzidos nos cinturões verdes das cidades por pequenos produtores.
Já temos a diversidade necessária. O sistema funciona. Onde há uma necessidade, surgem fornecedores.
Quanto a concentrar renda, latifúndios são apenas um tipo de atividade econômica. As pessoas têm muitas outras opções nas cidades.
O melhor sistema é o que produz mais, pelo menor preço. Danem-se as ideologias, viva a eficiência.
O estômago não distingue entre o alimento produzido num latifúndio ou numa ecovila.
Pesquisador Samy Lansky acredita que espaço urbano é opressor para as crianças
http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/pensar/2015/12/18/noticia_pensar,175307/pesquisador-samy-lansky-acredita-que-espaco-urbano-e-opressor-para-as.shtml
Entretanto, pode sair mais em conta construir uma cidade nova do que consertar uma antiga. Principalmente se for uma metrópole. Então projetos como os do Ecopolo são uma saída. Na cidade de Piracicaba em São Paulo está sendo construido o primeiro ecopolo brasileiro. Será uma cidade feita para abrigar até 100.000 habitantes. Como disse, os ecopolos são uma saída. Eles possuem uma arquitetura que permite abrigar melhor as pessoas, com um custo menor do que o das cidades brasileiras. Pois eles já são planejados para isto. O fato do planeta ter 7 bilhões de habitantes não é desculpa para as pessoas viverem mal. É possível para todos viverem com fartura com o desenvolvimento tecnológico atual. Mas, é claro que é necessário frear o crescimento populacional. A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. A melhor forma de aumentar a produção agrícola é aumentar o número de pessoas trabalhando com ela. A economia solidária permite que pequenos agricultores compartilhem todas suas máquinas e ferramentas. Tornando sua produção muito superior em quantidade e qualidade ao dos latifundios. A mesma tecnologia e os mesmos conhecimentos que são empregados no latifundio, também podem ser empregadas em pequenas propriedades rurais, se houver cooperação entre os agricultores.
"Mais gente trabalhando na agricultura" é apenas ideologia, não uma solução racional. Já ouviu falar em "economia de escala" ?
De onde você tirou esse "muito superior em quantidade e qualidade"?
O que, além da ideologia, faz alguém acreditar em que um bando de pequenos produtores produz mais e melhor que um latifúndio mecanizado? Abrigar melhor pode até ser, ignorando-se o fato de que é uma solução elitista não aplicável em grande escala.
Custo menor? Falta provar.
E, pergunto de novo: quem garante que as pessoas querem viver em ecopolos em vez de cidades? Eu não quero. Já é impossível abrigar toda a humanidade em ecopolos. Frear não basta, seria preciso reduzir radicalmente a população.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Sabe de algum grande gênio intelectual esquerdista que não faça isso? Já viu algum esquerdista que não sabia dizer outra coisa que não seja MUUUUU! quando esses grandes intelectuais se pronunciam?
Está ficando como os AIRBUS que quanto tentam pilotar fazem [CENSURADO DEVIDO AO ALTO NÍVEL DO SÍTIO]: viram o AirAsia 8501?
Abraços,
Voltando ao assunto das ecovilas. Elas são um tipo de propriedade ou organização rural, assim como existem outros. É importante que exista esta diversificação no campo. Pois é a diversidade que dá beleza a vida. Imagina quão triste seria se só existissem latifundios no campo. Ainda bem que não é assim.
Enquanto mais diversa for a alimentação humana melhor. Então existem espécies de frutas e hortaliças, com suas variedades, que só são cultivadas em pequenos espaços, pois o consumo é pouco. Mas é importante que ele exista. Então é ai que entram as ecovilas, elas podem cultivar com muito mais eficiências estas variedades do que um latifundio.
Além do mais, se um grupo de indivíduos quiser comprar coletivamente um pedaço de terra para trabalhar e viver nela da forma que quiserem, que mal há nisto? Hoje com as hortas verticais, espaço para a agricultura já não é mais problema.
Sim, claro, latifúndios não servem para plantar alface. Nestes casos, os pequenos produtores funcionam melhor.
Só que eles já existem. Sem ideologias envolvidas.
- Pare de se projetar nos outros Cláudio, eu acharia maravilhoso que só existissem latifúndios e um ou outro hotelzinho rural, só pra passar final-de-semana, esse seu romantismo campestre é muito idiota.
- Que balela, qualquer coisa pode ser plantada em latifúndio, existem empreendimentos de fruticultura no nordeste em que fazendas especializadas manejam diversas culturas de frutas de todos os tipos, usando técnicas avançadas, uma ecovila nunca competiria com isso.
- Mal algum, tô pouco me lixando, mas vender isso como a salvação da raça humana é piada que só otários levam a sério.
Abraços,
Pois é, então eu sou um idiota. Só que não sou o único. Que culpa tenho eu se meu sangue é vermelho e o meu coração fica a esquerda?
Há pessoas como eu que valorizam a agricultura familiar e a vida no campo. Quem quiser ter seu pedaço de terra para plantar e colher deve ter este direito. Pois a terra pertence as futuras gerações.
- Conhecimento super legal que não serve pra porra nenhuma, e a única coisa que você compartilhou e divulgou foi seu FRACASSO, culminado com os peixes no rio, espero que nenhum incauto te imite, desista e depois despeje espécies estranhas em nossos rios, ao menos aconselhe seus improváveis seguidores a jogar os peixes na privada ou na panela se desistirem.
- Você provou que não é, pois NEM VOCÊ que é um entusiasta desta bosta segurou a onda de mantê-la e abandonou na primeira dificuldade, espero que a divulgação de seu FRACASSO feche o caixão da aquapônia de vez para todo o sempre.
Abraços,
Andar pelado na rua é certo ou errado? Falar palavão é feio ou bonito? Comer carne é moral ou imoral? Pirataria é legal ou ilegal? Enfim, poderia fazer um monte dessas perguntas. Não existe uma resposta certa para elas. Cada um tem a sua. Pois elas fogem do campo das Ciências Exatas. Assim são a política e a economia. São Ciências Sociais, sujeitas a inúmeras variáveis que mudam o tempo todo.
Portanto, não queira me julgar mal por não ter a mesma ideologia sua. Eu simplesmente tenho outras ideias. O que é lógico para você, pode não ser para mim. Eu não leio as revistas ou livros que você lê. Nem vivo a sua vida. Por isto, sou diferente de você e todas as pessoas também o são e temos que tolerá-las.
Milhares de pessoas trabalham com aquaponia no Brasil. Eu só quis conhecer o equipamento a fundo, pois me encantei com ele. Sobre meu fracasso, irei citar o mestre Darcy Ribeiro.
Foi isto o que ocorreu na Revolução Francesa. Os nobres se sentiam no direito de explorar todo o povo. Até que este se revoltou e muito sangue correu. Um novo regime foi imposto: a República. Para sua defesa foi empossado um tirano chamado Napoleão. Muitas cabeças rolaram. Enfim, seria bom se nada disto tivesse ocorrido, mas foi o preço que o mundo pagou para o desenvolvimento da República.
Então, para que não exista violência, é necessário que um grupo não oprima o outro. Eu particularmente procuro ser pacifico, mas se me derem um soco na cara, terei que revidar. Bem assim são os povos.
- Pobre Darcy Ribeiro, embora seja um apologista do fracasso, não merecia ser comparado com um cara que desiste de tudo na primeira dificuldade, admite sua hipocrisia e é fanático por uma ideologia idiota.
- Uma coisa é fracassar depois de muita luta e dedicação a causa, outra coisa é desistir de algo que considera importante por uma frescura qualquer, tipo porque estava enjoadinho ou cansadinho ou chateadinho, ou porque "não quer perder a internetinha" ou "preciso fazer minha viagenzinha", uiuiui....
- Essa militância cheia de frescuragem é típica de burguesinho pseudo-revoltadinho precisando se sentir revolucionário pra preencher um vazio existencial, quer um conselho? - Ao vez de ficar se envolvendo nessas bobagens, vai caçar mulher, arruma uma família, uns filhos pra criar.
Abraços,
Ainda bem que ele fracassou em salvar os Índios. Detestaria viver em uma realidade na qual fui salvo por aquele babaquara.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Educada - pois que sabemos lá todos serem...-, por definição afinada ideologicamente, e bonita (o menos importante, mas será também).
E como se apresentará a sempre difícil decisão de quem vai morar no país de quem, ele, tendo a oportunidade de se tornar um cidadão do Paraíso lá radicar-se-á;
e apresentará a Raúl um projeto de ecovila com aquaponia integrada,
e ajudarão a combater a reinvasão americana que se avizinha,
e viverão felizes para sempre gerando muitos cubaninhos.
Mas fundar uma ecovila e combater e eminente reinvasão americana ao lado duma bela cubana lhe agrada, não?