Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ecovilas - uma elite egoísta criando paraísos privados para poucos

13

Comentários

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Spider disse: - Eu acreditei nessa ladainha Marxista de proletário-chapeuzinho e burguês-lobo-mau até uns 18 anos de idade
    Não existem bons ou maus nesta história. O que existe é um sistema que produz muita coisa má devido a concentração de rendas. Até mesmo bilionários estão preocupados com esta concentração que não para de aumentar. Trata-se de um sistema irracional que está colocando em risco até mesmo a própria vida dos mais ricos.

    Nesta palestra do TED, o bilionário Nick Hanauer fala sobre isto. Nela ela fala que se a desigualdade não diminuir , teremos uma nova revolução francesa ou até pior. Pois ninguém nasce melhor do que ninguém, é tudo questão de oportunidades.

    Nota: não sou a favor de tudo que ele fala, mas achei interessante suas preocupações.



    Post edited by Claudio on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Spider disse:
    - Parece que, para você, ler algo antimarxista é trair a causa, do mesmo jeito que é pecado para um crente ler livros ateus.
    Eu já li muitos textos antimarxista. Concordo com as críticas que são feitas pelos anarquistas desde o século XIX. Na minha opinião Marx foi muito bom em apontar os problemas e indicar o ideal que seria um sociedade anarco comunista, só que o caminho proposto por ele para se chegar a esta sociedade é que mostrou-se falho.
    10394631_1400089996948333_234275475744232315_n.jpg?oh=ada15d28539b976c26dd787dd1771d23&oe=57121024&__gda__=1461328606_2ba0b7a03cca9bb87c601b9db917d6a8

  • - Procure organizar sua cabeça, você escreve coisas contraditòrias e sem nexo, primeiro descreve burgueses como monstros sem coração depois diz que não hà bons ou maus, e vem falar de um tal "sistema", outra entidade maléfica oculta que manipula tudo, você é uma princesa encantada precisando de uma madrasta malvada pra te injustiçar, sempre escapista, sempre infantil.

    Abraços,
  • Aiiii... meu deus do céu!!!

    - Décimo terceiro salário
    - INSS
    - ...

    Qual a próxima, papai noel?

    A do décimo terceiro é bem óbvia e dispensa comentários, já a da aposentadoria ficou demonstrado pelo 'Otário" que não só poderíamos estar com um rendimento bem maior findo os anos de serviço como ainda teríamos um montante gordo para deixar para os herdeiros.

    Tal sistema só favorece, adivinhe quem, o funcionalismo público... que apesar de ser uma minoria consome a maior parte da previdência.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Spider disse: você é uma princesa encantada precisando de uma madrasta malvada pra te injustiçar, sempre escapista, sempre infantil.

    Quando a gente vê um fortão batendo num fraquinho, o normal é a gente ficar do lado do fraquinho e condenar o fortão.

    Eu sou como uma formiguinha que está apenas reclamando de um elefante. Não faz sentido condenar a formiguinha é dizer: "se você está reclamando da força e do tamanho do elefante então abdique de toda sua força e tamanho, já que você não gosta disto".

    Esta formiguinha aqui apenas quer que as formigas possam viver sua vida sem serem pisadas pelos elefantes. Afinal, que mal um formiga pode fazer a um elefante? Nada. Mas o elefante pode fazer muito contra a formiga.

    tirinha1300.gif
  • - Parece que estou conversando com uma virgenzinha de 13 aninhos.

    Abraços,
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Alguns dados para comparação entre o agronegócio e a agricultura familiar.
    1236099_555355161203869_243818225_n.jpg?oh=c46bd11e88bba90b084a8470265111ef&oe=56D71186&__gda__=1456941857_915191d5154e407bfb200bbb193c4620

  • - Desconfio muito de tudo que você posta, tirou esse quadro do site do PC do B?

    Abraços,
  • Os funcionários público ficaram quietinhos.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Spider disse: - Desconfio muito de tudo que você posta, tirou esse quadro do site do PC do B?
    Tirei o quadro da página do MST no facebook.
  • Este é um grande problema. Cada vez mais os trabalhos mecânicos estão acabando e o mercado exige uma mão-de-obra cada vez mais especializada. O progresso humano aumenta numa velocidade cada vez mais inferior ao progresso tecnológico. Resultado disto é um imenso desemprego em virtude da automação.

    Pessoas pobres continuam tendo filhos porque este é a natureza. Só que isto gera problemas porque nem todos conseguem os poucos empregos que existem a disposição. O estudo exigido para conseguir tais empregos está ao alcance de poucos. A alta burguesia está pouco se lixando para isto. Eles estão protegidos em seus castelos, alheios a todo o sofrimento ao redor.

    Na minha opinião o sistema capitalista já não atende mais ao estágio tecnológico em que a humanidade se encontra. Vejo na criação de ecovilas e ecopolos uma saída para esta crise. Nestes espaços as pessoas poderão compartilhar as mais modernas tecnologias. A solução está em usar as maquinas para o benefício de todos. Além de investir no planejamento para que as pessoa não continuem a agir de acordo com instintos que foram importantes para nossa sobrevivência na pré-história, mas que hoje colocam a segurança de todos em risco.
    no ecopolo, haverá emprego para todo esse bando de gente aí?
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Claudio disse: Tirei o quadro da página do MST no facebook.

    - Aiai...

    Abraços,
  • hahahahaha

    Essa só não é pior daquela do não sei quantos milhões de aborto pelo Brasil e tantas centenas de mulheres mortas em decorrência.

    Lembro de uma entrevista do Lula falando que inventava números sobre mendigos no Brasil para uma platéia na França, já que segundo ele, isso impressionava e ninguém poderia verificar mesmo.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Por falar em alimentos & produção deles: enfim após longa e tenebrosa Idade de Trevas, resopra algum ar de esperança na Ilha, Sr. Claudio...

    http://www.aljazeera.com/programmes/ajeats/2015/12/havana-cuba-food-revolution-151216100722161.html

    By the way... ¿ aquelas grades nas janelas p/que são, Sr. Claudio?
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: no ecopolo, haverá emprego para todo esse bando de gente aí?
    Sim, haverá trabalho para todos. É claro que dentro de limites territoriais. Cada ecopolo é projetado para abrigar até 100.000 pessoas.

    Atualmente existem dezenas de ecovilas espalhadas pelo Brasil. São espaços utilizados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias agrícolas.

    No link abaixo está uma rápida descrição e fotos das dez mais conhecidas ecovilas brasileiras.
    https://viagem.catracalivre.com.br/brasil/roteiro-viagem/indicacao/conheca-10-ecovilas-brasileiras/


    No municipio de Piracicaba em São Paulo, está sendo contruido o primeiro ecopolo brasileiro. Nele, além da pesquisa agrícola que já é realizado nas ecovilas, também haverá pesquisas em outras áreas, tais como engenharia, arquitetura, turismo etc. Então, toda a aplicação e desenvolvimento tecnológico já serão suficientes para dar trabalho a todas as pessoas.

    Lembrando que o trabalho que estou me referindo não é aquele oito horas por dia com carteira assinada. É um trabalho que irá durar poucas horas por dia ou semana e feito de forma cooperada. Haverá mais tempo para os estudos e lazer.

    Aqui em Palmas/TO existe um grupo interessado em criar uma ecovila dentro de um assentamento rural e transformá-lo futuramente num ecopolo. Por serem terras doadas pela União, será possível trazer para estes espaços pessoas que atualmente encontram-se em situação de insegurança alimentar.

    Post edited by Claudio on
  • GorduchoGorducho Membro
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: É um trabalho que irá durar poucas horas por dia
    Leio mas não acredito (parafraseando a carta do Cantor p/o Dedekind pouco antes de ser internado...).
    Trabalharão menos que de sol a sol, sem subsídios governamentais?
    Pelo meu "raciocínio" teriam que trabalhar tanto quanto necessário para poderem sobreviver sem aportes externos, só depois sabendo quanto tempo tinha sido necessário...
    Nunca escutei dizer que nos kibbutz - no tempo da ingenuidade socialista - trabalhassem menos de 8h.
    Mas nos paraísos dos leões vegetarianos dos TJs e anarquista do Sr. Administrador tudo é possível...

    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Gorducho disse: Por falar em alimentos & produção deles: enfim após longa e tenebrosa Idade de Trevas, resopra algum ar de esperança na Ilha, Sr. Claudio...
    Cuba nunca viveu uma idade das trevas. Um país que conseguiu educar todo seu povo até a graduação e atingir uma das mais altas expectativas de vida do mundo, nunca conheceu idade das trevas.

    Assisti o vídeo e lamentei um pouco pelo Brasil. Enquanto os cubanos mantém vivas todas suas tradições culinárias, aqui no Brasil rejeitamos tudo o que é nosso e só valorizamos o que vem dos EUA. Nos shoppings facilmente encontra-se cachorro quente e hamburger, mas dificilmente encontra-se tapioca. Mesmo a última sendo muito mais deliciosa e saudável.

    As melhorias que estão ocorrendo ultimamente em Cuba devem-se principalmente ao setor de turismo. O turismo tem aumentado exponencialmente no mundo todo e Cuba é um dos países que mais se beneficiaram deste aumento. Se Cuba quiser continuar sendo um dos mais cobiçados destinos turísticos do mundo, a ilha não poderá deixar o socialismo tão cedo.

    Gorducho disse: By the way... ¿ aquelas grades nas janelas p/que são, Sr. Claudio?
    Não sei.
    Post edited by Claudio on
  • Mas não esqueça que é cousa artificial, imposta pela ditadura.
    Também acho deplorável ver as novas gerações indo p/a comida americanizada: xís basicamente já que cá hamburger ainda é raro, hot-dogs...
    Agora também veja a realidade da vida moderna: feijão c/arroz & carne frita não é muito prático p/comer rapidamente.
    E pão com manteiga (que no Brasil agora significa margarina) é bem pior do que a dieta matinal americana.
  • Silvana disse: Uma Bruxa com um Ateu ???

    Isso nunca daria certo...rs

    Ah! A magia do amor e da amizade superam quaisquer diferenças!
    01111944682116.jpg?w=1040
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Saudações Leandro

    Leandro disse: Silvana, tem gente (se é que é gente) que discorda de você. : )

    Leandro, estou com problemas em minha mídia, de forma que não consigo(consegui) assistir... Mais pelo que percebi, nesse caso fui poupada de alguma idiotice que provavelmente deve estar no tal vídeo. :)

    Pois se uma pessoa pública(Eleita pelo povo(creio), discorde(creio que foi isso que refere o vídeo), da palavra de ordem de nossa Pátria... Creio então que desconheça o motivo pelo qual tenha sido eleita pelo povo para qualquer que seja o cargo público ao qual se elegeu.... rs


    Abraços fraternos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Cláudio

    Cláudio disse: Pessoas pobres continuam tendo filhos porque este é a natureza. Só que isto gera problemas porque nem todos conseguem os poucos empregos que existem a disposição. O estudo exigido para conseguir tais empregos está ao alcance de poucos. {...}

    Na verdade este é o grande problema de SISTEMAS SOCIALISTAS QUANDO A FRENTE DO GOVERNO... Só reproduzem nas pessoas seus sistema de ensino socialista/assistencialista, onde as mesmas só sabem buscar EMPREGOS... :)


    Procure entender o sistema de educação da Finlândia, Noruega, etc... :)

    Cláudio disse: Na minha opinião o sistema capitalista já não atende mais ao estágio tecnológico em que a humanidade se encontra.

    Exatamente, é nesse ponto que os engenhosos(habilidosos) se destacam... O problema é que são poucos. :(

    Cláudio disse: Vejo na criação de ecovilas e ecopolos uma saída para esta crise. Nestes espaços as pessoas poderão compartilhar as mais modernas tecnologias. A solução está em usar as maquinas para o benefício de todos. Além de investir no planejamento para que as pessoa não continuem a agir de acordo com instintos que foram importantes para nossa sobrevivência na pré-história, mas que hoje colocam a segurança de todos em risco.

    Claúdio, concordo que o sistema de educação não contribua para a emancipação das mentes EMPREENDEDORAS em nosso País...
    Aos poucos com algumas instituições de iniciativa privada e de cunho social, temos visto o desenvolvimento de mais empreendedorismo consciente em nosso País.

    Estamos caminhando para o sistema mais especializado, ou seja, quanto mais automação, em alguns setores, em outros abrirão oportunidades.

    Isso significa por exemplo: Que se um trocador perde sua vaga na empresa de ônibus, ele tem três opções:

    - Evoluir e se tornar também um motorista;
    - Trocar de área e procurar novo emprego;
    - Montar seu negócio.

    Perceba, que a última opção só surge quando o mesmo consegue juntar economias e descobre em si uma outra aptidão que ele saiba fazer muito bem, dessas que nos dão prazer...

    Estive assistindo ao último programa do ano: Pequenas Empresas Grandes Negócios.
    Gosto de assistir a esse tipo de programa, pois além de ser uma gestora nata(isso está em meu DNA), já trabalhei em pequena empresa familiar gerenciando a empresa de meu pai.

    Então...

    O programa trouxe números(dados oficiais), informando que, apesar da crise, esse ano se comparado com os últimos três anos foi o ano em que mais empresas foram abertas, claro, que, isso não é sinônimo de lucro ou de que os empreendedores terão êxito em seus empreendimentos, pois para esse tipo de investimento é necessário muita especialização e preparo do investidor para a nova situação, pois de empregado passamos a ser o patrões... :)

    Cláudio, perceba que ficar com discursos proféticos(apocalípticos) falando sobre lutas de classe, sobre concentração de renda, sobre pequenos e grande burgueses(então sou uma pequena burguesa...rs). "Chorar" o tempo todo sobre as diferenças sociais, etc, etc...

    Só serve como discurso de políticos antes das eleições, na verdade esse blá, blá, blá, está ficando cada vez mais cansativo de se ouvir... Perdoe-me :(

    Eu sei que vc traz o sonho dos que se auto intitulam herdeiros de Ícaro, mas convenhamos... Tentar voar em direção ao Sol com asas construídas de um material sem nem ao menos trabalhar uma engenharia reversa ?!!

    Creio que até vc uma hora vai concordar que, nos dias de hj não é nem mais questão de ser MILITANTE DA CAUSA DOS OPRIMIDOS, mas de ser extremamente ingênuo em todo o seu discurso...

    Como diria Cazuza: - Ideologia eu quero uma para viver - Ideologia, pra viver...

    Percebes que podes ter uma ideologia sem que a mesma te torne um Ícaro perante teus pares ?!!

    Vc é extremamente inteligente, então pensemos:

    - Valorizar a minoria é importante, pois a nação que despreza os menores não merece respeito; Mas sem o pieguismo e o falso socialismo, que renega todos esses ao assistencialismo pelo assistencialismo como uma massa a ser sustentada...

    - Distribuir renda é pensar em distribuir os lucros com os empregados, fazendo assim a economia crescer;

    - Investir recursos de forma consciente e ambiental de forma que pensar o futuro é respeitar o agora...

    Vejamos o exemplo do Bill Gates, do Mark Zuckerberg, só para citar os grandes da tecnologia digital que pensaram no social e na distribuição de riqueza...

    Então... Gosto do seu discurso de Ícaro(sonhador), mas seja mais como Dédalo, se é que me fiz entender... :)

    Seja um engenheiro de projetos possíveis e defenda ideologias sem torná-las em uma MILITÂNCIA desconexa e desafinada com a realidade humana.

    As Ecovilas são muito legais(idílicas), mas ainda estão distantes da realidade da maioria da população, detesto ter de concordar com o racionalismo do Fernando Silva. :)

    Melhorar a qualidade de vida das pessoas é respeitar suas realidades e não querer criar novas realidades socioambientais, onde vens defendendo que a maioria dos seres humanos devem SIMPLESMENTE SUMIR, pois por princípio nem todos caberão nas tais ecovilas... rs

    hahahahahaha


    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Saudações Márcio

    Márcio, fiquei tocada com o coração.


    bj
    Silvana
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Assisti o vídeo e lamentei um pouco pelo Brasil. Enquanto os cubanos mantém vivas todas suas tradições culinárias, aqui no Brasil rejeitamos tudo o que é nosso e só valorizamos o que vem dos EUA.
    Não dá para afirmar muita coisa no caso de um povo sujeito a tantas restrições de consumo.

    Há algum McDonald em Cuba?

    Por outro lado, o baseball, esporte característico da cultura americana, faz muito sucesso em Cuba.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited dezembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: - Distribuir renda é pensar em distribuir os lucros com os empregados, fazendo assim a economia crescer;
    E quando a firma der prejuízo? Deve ser distribuído também?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Saudações Fernando
    Fernando disse: E quando a firma der prejuízo? Deve ser distribuído também?

    Fernando, empresas(corporativas/colaborativas) que fazem esse tipo de incentivo aos funcionários, normalmente possuem um fluxo de caixa totalmente equacionado, onde já preveem essa possibilidade, aplicando em investimentos com retorno em fundos calculados...

    Mas, se o problema persistir por mais de um trimestre, ou seja, se os balancetes ficarem no vermelho por um semestre... A princípio a distribuição dos lucros ocorre no final do ano(Anual), ou seja, se um dos trimestres ou bimestre for ruim, pode haver a possibilidade de recuperação nos próximos(períodos sazonais), e então, na divisão final, a mesma será feita proporcional ao montante do lucro salvo o período de perdas...

    Porém, vc falou sobre prejuízos a longo prazo, creio ...

    Nesse caso a empresa normalmente corta custos(desempregando ou remanejando despesas), ou seja, reavaliando seu fluxo de caixa.

    Existem projetos atualmente para que frentes de trabalho não sejam eliminadas, onde os horários de trabalho(jornada de trabalho), diminuam e assim os funcionários conseguam manter seus empregos.

    Porém, creio ainda que essa não seja a prerrogativa ao qual tu falastes...rsrs

    Tu estás falando sobre se a empresa estiver em sucessivo processo de declínio em seu fluxo de caixa, de forma que esteja falindo...

    Fernando, na economia participativa... Os lucros geram estimulo aos funcionários para que os mesmos sigam valorizando a empresa em que trabalham... Ou seja, se houverem perdas, os funcionários já perdem logo de inicio, pois veem seus empregos em risco...

    Acho que foi isso que vc se referiu...

    Além das empresas em que os lucros são por participação em cotas de investimento na própria empresa, exemplo: As ações.

    Nesse caso a perda já é paulatinamente compulsória... :)


    abraços fraternos a ti
    Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.