Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Desde o surgimento dos primatas, mata-se para conquistar recursos naturais e mercado consumidor. Ou seja riquezas e poder. As cruzadas não foram feitas para a expansão da fé, foram feitas para expandir as terras dos senhores feudais. As duas grandes guerras foram feitas apenas para garantir controle de recursos naturais. E por ai vai. Tudo é feito em nome do poder e do dinheiro.
Se o mercado pode provocar inúmeras tragédias na busca pelo lucro. O Estado também pode provocar as mesmas tragédias na busca pelo poder. Portanto, nem Estado , nem Mercado. Enquanto houver poderes de uns sobre outros haverá tragédias. Seja no capitalismo ou no socialismo.
Claudio sera q e tao difícil assim aceitar que não somos iguais ?
Não foi a toa que tais tentativas só poderiam ser feitas a forca e dão em sangrentas ditaduras.
Ditadura do Proletariado , já ouviu falar certo? Quanto o extermínio em massa :
http://www.olavodecarvalho.org/semana/brincar.htm
http://www.olavodecarvalho.org/semana/080228jb.html
O mundo não e cor de rosa e nunca vai ser.Podemos tentar melhorar isso mas a via e democrática.
Defina pra mim mercado segundo a sua visão maluca de mundo.
O Estado sempre estará mais sujeito a provocar isso , logo somos pelo Estado Minimo .
Que raios você propõe anarquia?
Anarquia?
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Ótimo exemplo, Claudio.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Não se for uma anarquia comunista, onde todos na sociedade se comprometem a não possuir propriedade privada e nem permitir que alguém a tenha.
Claudio é a contradição encarnada, em uma postagem defende uma utopia onde ninguém seja obrigado a nada e em outra fala em proibir as pessoas de ter propriedade privada.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Se ninguém possui nenhum pedaço de terra, então todo o planeta Terra passa a pertencer a todos. Cada habitante do planeta passa a ser o dono dele na sua totalidade. Mas para isto é necessário que todos tenham um senso moral elevado para cuidar bem do que é de todos.
Se todos abrem mão de possuírem propriedades, então tudo o que existe no planeta passa a pertencer a todos. Todos ficam ricos e donos de tudo.
Você realmente não percebe os absurdos que fala, não...
Primeiro e definitivo, posse de bens não implica em geração de renda. Propriedade é uma coisa, renda é outra.
Se a propriedade sumisse, o que geraria renda?
Por conta desta perguntinha simples, que nenhum socialista respondeu a contento, que os regimes comunistas sumiram e os que não sumiram condenaram suas populações à escassez perpétua.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Aliás, "esqueceu" de apresentar seu modelo na outra rubrica, não?
E quanto a grupos anárquicos, sem liderança, os únicos que me lembro foram uns na atual Namíbia - não me lembro do nome deles agora. Coletores, claro.
Mas, como S/Pessoa e seus companheiros pretendem viver como pássaros, faz todo sentido. Até com o tempo poderão desenvolver uma habilidade semelhante à das galinhas - usando unhas longas nas mãos já que bicos não têm, claro - para cavocar o solo na cata das formigas ou vermes/minhocas.
Só não fale em tecnologia.
Ficam malucos ,fanáticos.Um amigo de mais de 30 anos de amizade ,acabou com ela ,por eu discordar de sua sandice esquerdista, ontem .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Mas, contraditoriamente ao que afirma, você quer impor um único modo de agir e pensar a todos.
Aliás, faz dias que foge de apresentar o modelo sem possibilidade de trocas ("mercado")...
A exceção (i.e., a única proposição logicamente coerente) que confirma a regra é relativa à ausência de propriedade na sociedade dele; por impossibilidade intrínseca.
A coisa é religiosa mesmo , só se sustenta por fé .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Imigrantes italianos tentaram criar comunidades anárquicas em todos os países onde se instalaram. Fracassarm em todos.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Se a propriedade sumisse, ela deveria ser substituída por outro tipo de incentivo para estimular as pessoas ao trabalho e a geração de renda. Seres humanos precisam de incentivos para buscarem progredir na vida.
Os países do bloco socialista falharam em não oferecer estes incentivos aos trabalhadores. A produção lá só fez cair porque as pessoas não se viam estimuladas a buscar o melhor no trabalho. Já nos países capitalistas as pessoas se viam estimuladas ao trabalho como forma de aumentar suas propriedades ou pelo menos ter alguma.
Toda vida quer se expandir e possuir propriedade é uma forma de fazer isto. O problema todo acontece quando alguém quer se expandir a custa da diminuição dos outros. É quando há o acumulo de propriedades nas mãos de poucos, o que deixa os outros sem possibilidade de expansão e ocasiona diversos problemas sociais.
Então é necessário encontrar uma formula para dar a todos os estímulos e as chances para progredir. Sem que exista exploração de uns sobre outros.
A possibilidade da existência de renda sem propriedade pode ser vista por exemplo no Estado. Ninguém possui o Estado Brasileiro. Ele é de todos (pelo menos de todos os mais ricos). No entanto, o Estado funciona e oferece diversos serviços aos seus cidadãos.
Tudo bem que o exemplo acima não foi o melhor. Mas a solução para o problema exposto precisa ser encontrada. Já que o modelo capitalista não agrada muita gente.
Mas a ideia desses empreendimentos é que todos possam produzir e simplesmente ter acesso a tudo o que precisam. Por exemplo, eu faço meu trabalho sem pedir nada em troca. Quando preciso de algo é só pegar este algo onde ele é produzido sem precisar dar nada em troca. Simples assim.
É isso, não? Claro, como eu mesmo disse lá, dentro duma aldeia sim é possível não haver mercado, todos partilhando tudo.
Então seu modelo de mundo é coerente até o ponto em que propõe uma sociedade semelhante à dos !Xun; mas não fale em tecnologia nessa situação!