Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
E como nada do que está acima se acha na natureza pronto para usar, sem fabricantes e sem comerciantes, eu não existiria como professor e pesquisador.
É claro que para você uma proposta dessas não faz sentido. Nós somos privilegiados. Somos uma elite que pode se dar a diversos luxos. Só que a grande maioria não possui privilégios. Para estes é interessante a busca de novas alternativas. Que dê a todos o direito a vida. Poder ter cultura, se divertir, sair, fazer tudo o que dá prazer.
Então quando falo em criar alternativas fora do capitalismo, falo pensando nestas pessoas que vivem em situação de miséria, ou que são super exploradas. Deve existir um espaço onde as pessoas possam viver e não apenas serem exploradas. Se o projeto é 100% ou 50% autossuficiente não importa. O que importa é se libertar da servidão mesmo que seja em parte.
Para quem vive na pobreza ou na miséria não importar poder fabricar lâminas para microscopia. A única coisa que importa é poder ter um trabalho digno e sobreviver dignamente através dele. São para estes que eu defendo os empreendimentos solidários. Não é para quem já está bem de vida. É para quem não acesso a direitos básicos.
Por enquanto, estes empreendimentos visam apenas isto: poder viver com dignidade e só. Talvez um dia, daqui há não sei quantas décadas, estas lâminas possam ser fabricadas de forma diferente da que é hoje. No momento, o que precisamos é de um ambiente que torne o ser humano mais moral. Que não o deixe refém dos vícios, do fanatismo religioso e nem da criminalidade.
Se criarem cooperativas e tiverem lucro, serão invadidos de novo porque traíram o movimento.
Onde houver fé, levarei a dúvida!