Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nenhum novo modo de produção surge da noite para o dia. Surgem aos poucos e no seu início tiram recursos do modo de produção anterior. Assim foi com o capitalismo que foi surgindo nas beiradas do feudalismo até se tornar hegemônico. E o feudalismo, por sua vez, surgiu nas beiradas do Império Romano, e por ai vai. O importante é que novas tentativas continuem surgindo, pois do jeito que está, não dá para continuar. O capitalismo não deu certo e o fato dele ser hegemônico não o faz ideal.
Mas afinal, o que é este tal de !Xun?
Aldeias indígenas não têm produção - exceto, como já falei se considerar "produção" afilar varas p/fazer espetinhos p/assar as aranhas, insetos e vermes que catarem
Ou pequenas hortas de raízes & milho selvagem (já que não haverá tecnologia p/o desenvolvimento de varietais). Grãos outros, sem trocas externas, não conseguirão produzir de forma significativa.
Os !Xun foram/(são?) a única sociedade que me lembro sem chefes, como será a sua (em Cuba, se o Raúl lhe ceder uma área, suponho...).
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Fazer a mesma coisa e esperar um resultado diferente é burrice.
O que a Ciência faz é tentar outras coisas até achar uma que funcione.
Sendo que continua morando num palácio do governo com direito a avião, trocentos funcionários, salário nababesco e mil mordomias.
Tudo o que o PT negou ao Collor em 1992, dizendo até que o lugar dele era a prisão.
Se é a perfeição que você espera, desista. Nunca vai acontecer.
kkkkk
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Sempre serão um nicho. Um bando de gente fingindo que é independente.
Ou, para alguns, o prestígio, a fama, o reconhecimento público.
E, para muitos, é a ostentação.
Acontece que as pessoas são diferentes umas das outras e os resultados que elas conseguem são diferentes.
Resultados diferentes levam à inveja e ao ressentimento. Aceite isto. Por que você continua repetindo esta besteira?
Quem sou eu para propor algum novo modo de produção e detalhar todo o funcionamento dele. O que eu faço é apenas falar sobre novos caminhos. Só o futuro dirá como as coisas serão. A tecnologia esta ai para mudar a tudo e a todos. Só não sei como está mudança será. Mas o importante é ter uma visão crítica das coisas como elas são. Desperdícios, devastações ambientais, conflitos e miséria são coisas que já não fazem mais sentido e se elas existem é porque há algo de muito errado no sistema. Minha ideia é que as pessoas tenham esta visão crítica sobre o mundo e busquem novas alternativas que conduzam a emancipação humana e social.
Então vamos fazer de outro jeito. Eu e mais um meio mundo de gente, não aceitamos uma sociedade baseada no capital. Temos que continuar nossa busca por alternativas, se uma deu errado, vamos ver o que deu errado, corrigimos os erros e tentamos de novo.
Já alcançamos uma grande vitória. Hoje quem quer estudar pode viver da forma que quiser e não depender de ninguém. Pessoas autossuficientes podem se unir e forma a sociedade que quiserem.
José Eduardo Cardoso.
O capitalismo não deu certo porque não consegue lidar com problemas que estão fora da esfera mercantil. O planeta Terra está sendo destruído. Os recursos naturais estão se esgotando. Espécies animais desaparecem num ritmo cada vez maior. O fanatismo religioso toma conta dos países mais capitalistas. Novos tipos de armas são desenvolvidos e que podem aniquilar toda a vida humana na Terra. Há uma crescente concentração de rendas na mãos de um número cada vez menor de pessoas, e por ai vão os problemas.
Aliás, o processo proper nem começou!
Agora iremos ver se ela desviou ou não dinheiro de bancos públicos p/tapar buracos no orçamento causados por ela mesma... Só que teria a obrigação de perceber que é impossível haver produção significativa sem organização, i.e., chefias, e mercado de trocas de excedentes por necessidades.
A não percepção desses pontos básicos e historicamente documentados só mostra seu transtorno religiosos (visto que quero crer não seja por falta de inteligência...). A tecnologia está aí porque há milênios existem mercados. Lembra que a capital dos medas foi erguida num arraial que era uma praça comercial, i.e., um "mercado"? A devastação e a superpopulação de fato são as consequências do modelo. Podas espécies se extinguem, e com a humanidade terrícola não tem porque ser diferente.
E, de mais a mais, agora, com 7+ bn bocas a serem alimentadas é tarde demais p/reverter modelos.
Ouço dizer (nunca estive lá...) que na Indonésia não tem mais lugar pra plantarem arroz.
Quando vejo as beiras de rios e campos cobertos de sacos, garrafas e demais entulhos plásticos, lembro daqueles Titans que foram punidos por ensinarem metalurgia aos humanos. É... abocanharam mais do que podiam digerir na tentativa de controlar a natureza!
Realmente, propor um mundo sem hierarquias é ir contra o que já está consolidado há mais de 70 milhões de anos entre todos os primatas. Como ir contra algo que vem evoluindo há tanto tempo?
Esta evolução que trouxe a hierarquia é a evolução genética. Entretanto, hoje convivemos com dois outros tipos de evolução: a evolução tecnológica e a evolução cultural. Elas ocorrem num ritmo muito mais acelerado do que a evolução genética. Elas estão moldando o nosso mundo e trazendo novas formas de organização e relacionamento entre os seres humanos.
Eu acredito no trans-humanismo, penso que a humanidade deve superar as condições impostas pela genética e buscar seguir outros rumos traçados pela tecnologia e pela evolução moral. Nestes novos rumos possibilitados por estas evoluções, acredito que a hierarquia terá um fim. Os humanos poderão se organizar sem a necessidade de relações de subordinação.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Nem os "espíritas" brasileiros acreditam mais nisso: o mundo deles vai ser transformado em 2057 mas é pela vinda de almas de planetas próximos a Alcyone, mais evoluídos; não por "melhora moral" dos terrícolas.
A "evolução moral" que temos tido é o aparecimento do IS, entenda...
O Sr. é um RELIGIOSO kardecista!
Como alguém já cá falou: é a vingança de D•us que se abateu sobre este Sítio!
Jesus também está voltando, tenha fé.
O que se tem é micro-sociedades fechadas em redomas, mas sustentadas pelo mundo exterior, embora finjam ser auto-suficientes.
É uma situação nova na história da Humanidade e terá que ser enfrentada com tecnologias novas.
Repetindo pela milésima vez:
"Concentração de renda" é quando o dinheiro sai das mãos de muitos, que vão empobrecendo, para se acumular nas mãos de poucos, que ficam cada vez mais ricos.
O que a livre empresa faz é permitir que os mais capazes gerem muita riqueza e se tornem muito mais ricos que a maioria de incapazes que, no entanto, não fica mais pobre, pelo contrário, se beneficia de toda essa riqueza criada por uma minoria.
Mas um bando de invejosos e ressentidos se recusa a admitir a própria falta de talento, ambição e capacidade gerencial e fica rosnando pelos cantos.
Para o desespero dos opressores existem pessoas que se revoltam, inspiradas unicamente pelo senso de justiça e não por estas mesquinharias que os fracos carregam.
Quando um macaco queria chefiar um bando usando de violência. Existiam sempre outros macacos pronto para matar o macaco opressor e dar nova liderança ao bando.
Hoje há pessoas corajosas que enfrentam o sistema. Que tem a coragem de dizer o que está errado. Que possuem a grandeza de poder falar em nome daqueles que não tem voz e nem vez. Que não medo de nada. Que não abaixam a cabeça para servir os poderosos.
Estas pessoas são os verdadeiros vencedores. Possuem muita grana e muita independência. São autossuficientes e estão acima de tudo. Por isto podem falar contra as injustiças, pois não possuem rabo preso com nada. Não possuem medo de nada. Mas muitos tem medo dessas pessoas e procuram difamá-las. Mas estas pessoas não estão nem ai porque elas lutam pela verdade e a verdade é a única coisa que importa.
Explique melhor porque você considera o IS (Islamic State) como exemplo da moral dos nossos dias.
Dê exemplos que demonstrem que a moral está regredindo ou pelo menos parada no tempo.
A natureza humana é a natureza humana: ela não "evolui" nem "regride"; exceto geneticamente ao longo de milhões de anos, claro. Não é nessas escalas de tempo que estamos a cogitar, até porque a extinção está bem próxima sem tempo pros gens se ajustarem ao seu desiderato.
Note que o cristianismo ortodoxo e o islamismo são mais sensatos que vocês. Eles não postulam que os terrícolas "evoluam" moralmente. Cada um é o que é em cada geração, aceita ou não as ordens do respectivo sacerdote e vai pro paraíso ou céu consequentemente. Sem essa da humanidade "progredir moralmente".
No fim dos tempos, quem foi pro inferno foi; quem foi pro paraíso foi e fim de papo.