Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

"a pobreza e a riqueza tendem a prejudicar o produto de nossas atividades".

13

Comentários

• Acauan disse: Mais eficiente é por definição o mesmo que mais produtivo, o que implica necessariamente em redução de custos.

Eu sei que odeia a wikipédia...todavia.
    Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento.

Eficiência é a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los. A capacidade de “fazer as coisas direito”.

Prove para mim que o tempo não pode ser um dos recursos empregados na fabricação de um bem.
  • Zero Hora
    10 de junho de 2010 | N° 16362

Mudança de patamar

O início das obras de ampliação da GM em Gravataí, com investimentos de R$ 1,4 bilhão apenas nessa unidade, significa uma expansão considerável do polo automotivo no Estado e um novo ciclo de investimentos, com resultados positivos para a geração de empregos, de impostos e aumento no patamar tecnológico. O impacto dessa ampliação, a começar pelo montante dos recursos a serem aplicados, é equivalente ao de uma nova montadora, contribuindo, assim, para diversificar a indústria gaúcha, reduzindo a dependência do agronegócio, e para fortalecer a economia de maneira geral. Em termos objetivos, o parque automotivo de Gravataí passará de uma produção anual atual de 230 mil para 380 mil automóveis a partir de 2012.

Para um Estado que precisa diversificar sua matriz econômica, fortalecendo a indústria ao lado da histórica vocação agropecuária, a decisão de ampliar a planta da GM representa um fato auspicioso. Os efeitos positivos do complexo automotivo mostram-se singelamente na evolução do PIB de Gravataí, o município que abriga a montadora, que era de R$ 1 bilhão em 1996 e uma década depois, em 2007, já superava R$ 4,6 bilhões. E a renda per capita passava no mesmo período de R$ 5,1 mil para R$ 18,6 mil. Além disso, o número de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, que em 1997 era de 16 mil, em 2009 subira para 31 mil.

A ampliação dessa importante indústria abre um novo ciclo de investimentos no Estado, não apenas nos setores tradicionais, mas especialmente nas unidades de alta tecnologia necessárias ao atendimento das demandas da montadora e das sistemistas. Os gaúchos ganham, com isso, empregos de qualidade e perspectivas de um crescimento industrial sustentado.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Acauan disse: vide Olívio Dutra indo praticamente implorar na sede da Ford nos Estados Unidos para que a empresa reconsiderasse a decisão de não mais se instalar no RS.

Ele fez isso porque foi malhado. O desejo dele era perder a montadora. Ele dava entrevistas falando que fabrica de carros é coisa da decada de 50, que não gera emprego, etc.

E quem não daria um centavo para construir a infraestrutura necessária, rasgando o contrato do governo anterior.

100 milhões de reais, reservados para essas obras, entraram no caixa unico do governo e sumiram
    O ENCOSTO
  • A GM estava prestes a deixar o RS também, depois de quase 1 anos de espera para concluir a construção dos acessos, por exemplo.
    O ENCOSTO
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse:
    Eu sei que odeia a wikipédia...todavia.

Uai... Eu disse que odiava a Wikipedia alguma vez?
    Neuromancer disse:
    Prove para mim que o tempo não pode ser um dos recursos empregados na fabricação de um bem.

Não tenho a menor idéia do porque eu tentaria provar uma afirmação que não fiz, que não tem nada a ver com o que eu eu disse, sendo que o que eu disse está plenamente de acordo com a definição da Wikipedia.
    Acauan disse: Mais eficiente é por definição o mesmo que mais produtivo, o que implica necessariamente em redução de custos.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    ENCOSTO disse: O desejo dele era perder a montadora. Ele dava entrevistas falando que fabrica de carros é coisa da decada de 50, que não gera emprego, etc.

É bem provável que tudo não passasse de um blefe.
    Olívio Dutra queria sim a montadora, mas nos termos dele, prá poder depois cantar de galo junto à Esquerdalha. Trucou achando que a Ford ia fugir, mas aí eles bateram na mesa e gritaram SEIS!

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Nasci e sempre morei em São Caetano, cidade que vi se transformar de subúrbio operário em modelo de sucesso social.
    Falo com conhecimento de causa e tenho dados suficientes para demonstrar.
    Demonstrar o que? Que sua cidade se tornou em modelo de sucesso social ou que isso se deve exclusivamente à GM?
    Quanto a ser um sucesso social até agora ninguém demostrou dúvidas, mas quanto a ser mérito de uma empresa só...

Neuromancer disse: Demonstrar o que? Que sua cidade se tornou em modelo de sucesso social ou que isso se deve exclusivamente à GM?
    Quanto a ser um sucesso social até agora ninguém demostrou dúvidas, mas quanto a ser mérito de uma empresa só...

Posso demonstrar ambos, mas só me darei ao trabalho se você disser que leu o artigo do Thomas Sowell. De que adianta postar evidências objetivas prá quem as pede e depois não lê?

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Não tenho a menor idéia do porque eu tentaria provar uma afirmação que não fiz, que não tem nada a ver com o que eu eu disse, sendo que o que eu disse está plenamente de acordo com a definição da Wikipedia.

Você rebateu quando eu disse que mais eficiência não quer dizer obrigatoriamente mais barato.
    Neuromancer disse:
    E mais eficiente não quer dizer obrigatoriamente mais barato, pode ser mais rápido.

Acauan disse:
    Mais eficiente é por definição o mesmo que mais produtivo, o que implica necessariamente em redução de custos.

Falhei em não definir para quem fica mais barato. Fica mais barato para quem produz, não necessariamente para quem compra.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Acauan disse: Posso demonstrar ambos, mas só me darei ao trabalho se você disser que leu o artigo do Thomas Sowell. De que adianta postar evidências objetivas prá quem as pede e depois não lê?

Relendo
    Post edited by Acauan on
  • Lido
    Há alguma parte ou observação que queira fazer sobre o artigo?

Tendo lido, te adianto alguns dados que demonstram porque São Caetano do Sul é o maior IDH do país e segunda renda per capita exclusivamente devido à GM:

1. São Caetano do Sul existe como município autônomo em função da fábrica da General Motors lá instalada desde quando a cidade era um distrito de Santo André;

2. O projeto de autonomia visava exatamente aproveitar os recursos gerados pela montadora em um município de pequena extensão territorial - 15 Km2 - criando uma relação ótima entre arrecadação e área;

3. Esta relação ótima de arrecadação/ km2 é a ÚNICA razão de a cidade ostentar o maior IDH do país, dado que o custo de montagem da infra-estrutura que ao longo do tempo garantiu a evolução deste IDH era facilmente sustentada pela renda proveniente da montadora, o que permitiu que em pouco tempo após a emancipação a cidade apresentasse 100% das residências servidas por rede de água tratada e esgotos, ruas pavimentadas e iluminadas, erradicação das favelas, escolas públicas e postos de saúde em todos os bairros entre outras realizações notáveis para o Brasil dos anos 60;

4. Hoje a GM sozinha responde por um terço da arrecadação de ICMS da cidade. Considerados os demais impostos e taxas pagos diretamente pela GM mais as recolhidas pelas empresas satélites (como a Delphi), tem-se que mais de 50% da arrecadação do município vem da montadora;

5. São Caetano atualmente é uma cidade residencial de classe média, mas dos anos 60 aos 80 possuia uma grande concentração de pequenas e médias indústrias e algumas grandes como a própria GM, a ZF (fabricante de embreagens) e a Villares. Sem o peso da montadora, entretanto, a pulverização industrial seria insuficiente para construir o padrão de vida criado, como evidencia o município vizinho de Diadema, que possui concentração industrial análoga e pequena extensão territorial, mas luta há décadas contra seus graves problemas sociais.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Engraçado, moro em São Bernardo do Campo onde temos: Volkswagen, Ford, Mercedes Benz, Scania... isso sem falar em outras industrias e o que eu vi nos últimos 15 anos foi um aumento de, não digo favelas mas "comunidades",absurdo.
    Saraiva disse: Engraçado, moro em São Bernardo do Campo onde temos: Volkswagen, Ford, Mercedes Benz, Scania... isso sem falar em outras industrias e o que eu vi nos últimos 15 anos foi um aumento de, não digo favelas mas "comunidades",absurdo.

Como dito, o diferencial de São Caetano é a pequena extensão territorial que permitiu que a um custo baixo as favelas fossem eliminadas ainda no final da década de sessenta. O surgimento de novas favelas tornou-se impossível pela simples indisponibilidade de terreno livre.
    Tais políticas não eram aplicáveis em São Bernardo, com suas imensas áreas livres e uma geografia que vem da serra do mar até a divisa com São Paulo,

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Neuromancer disse: Há alguma parte ou observação que queira fazer sobre o artigo?

Eu é que pergunto.
    Entendeu como dados do tipo "os 1% mais ricos isso ou aquilo" omitem fatos que considerados alteram sua mensagem ideológica potencial?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Sobre Diadema, sei que algumas empresas estão retirando parte de suas operações dessa cidade por causa dos sindicatos. Uma ou outra pretende mudar totalmente.

Numa determinada fabrica, o pessoal para a qualquer momento para ouvir anuncios relacionados aos sindicato, pronunciado pelos funcionarios representantes.

ha alguns meses, estive lá a trabalho e meu grupo foi acompanhado dentro da fabrica por um peão sindicalizado para verificar oq estava fazendo.

O ENCOSTO
    ENCOSTO disse: Sobre Diadema, sei que algumas empresas estão retirando parte de suas operações dessa cidade por causa dos sindicatos. Uma ou outra pretende mudar totalmente.

O Movimento Sindical Metalúrgico do ABC está bem mais civilizado após o grande êxodo de empresas nos anos 80 e 90. Hoje a maioria das empresas que se mudam procuram terrenos maiores a preço baixo, isenções fiscais, conveniência logística e mão de obra barata, mas de qualidade. A pressão sindical conta, mas não é o motivo principal como já foi.
    ENCOSTO disse: Numa determinada fabrica, o pessoal para a qualquer momento para ouvir anuncios relacionados aos sindicato, pronunciado pelos funcionarios representantes.

Conheço esta turma...
    ENCOSTO disse: ha alguns meses, estive lá a trabalho e meu grupo foi acompanhado dentro da fabrica por um peão sindicalizado para verificar oq estava fazendo.

Me avise quando estiver pela vizinhança.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Entendeu como dados do tipo "os 1% mais ricos isso ou aquilo" omitem fatos que considerados alteram sua mensagem ideológica potencial?
    Sim. Ele demonstra que esse grupo não é constante, isto é, poucos permaneceram lá por muito tempo. Donde se pode concluir que a riqueza está mais bem distribuída, permitindo que várias pessoas, em momentos diferentes estejam na lista dos mais ricos.
    Neuromancer disse:
    Acauan disse: Entendeu como dados do tipo "os 1% mais ricos isso ou aquilo" omitem fatos que considerados alteram sua mensagem ideológica potencial?

Sim. Ele demonstra que esse grupo não é constante, isto é, poucos permaneceram lá por muito tempo. Donde se pode concluir que a riqueza está mais bem distribuída, permitindo que várias pessoas, em momentos diferentes estejam na lista dos mais ricos.

Excelente conclusão.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • guicnguicn Membro
    sybok disse: Puxa, para quem nunca estudou inglês eu até que não costumo ter problemas em entender o idioma... mas esse cara me pegou.

O argumento básico dele foi de que as estatísticas se baseiam em dados que distorcem a realidade? Calculo com base em rendimento familiar médio?
    O correto segundo ele seria Renda per capita, pois existe uma alteração no numero de pessoas médio dessas famílias?

Entendi direito?

É que usando a renda familiar (household income) se tem distorções pois o tamanho das famílias mudam com o passar do tempo. Por exemplo, atualmente, diferentemente de tempos passados, temos muitas famílias com apenas uma mãe e filho ou pai e filho, dessa maneira a renda "cai" pois não se tem mais aquela família tradicional, com no mínimo 3 pessoas por residência.

PS: Catei uns dados U.S Census. Em 1970, a média de pessoas por família numa mesma casa era de 3.1 . Em 2010, era de 2.58 . Seria interessante se tivesse no site também o desvio padrão e a distribuição desses dados, pra saber como está a distruibuição das pessoas nas famílias (qual percentual de pessoas morando sozinhas, por exemplo).

http://www.marketingcharts.com/topics/demographics/census-data-average-us-household-size-declines-to-26-10679/

http://www.census.gov/newsroom/releases/archives/2010_census/cb11-cn144.html

EDIT: Achei a distribuição das pessoas nas famílias:

http://www.marketingcharts.com/wp/wp-content/uploads/2009/10/census-bureau-households-by-type-1970-2007.jpg

http://www.marketingcharts.com/wp/wp-content/uploads/2009/10/census-bureau-households-by-size-1970-2007.jpg
    Post edited by guicn on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: Prove para mim que o tempo não pode ser um dos recursos empregados na fabricação de um bem.

O tempo é um dos recursos. E tem um custo, portanto mais unidades de produto numa mesma unidade de tempo tornam o produto mais barato. E mais acessível.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Fernando_Silva disse: O tempo é um dos recursos. E tem um custo, portanto mais unidades de produto numa mesma unidade de tempo tornam o produto mais barato. E mais acessível.

Foi o que eu disse lá atrás. Quando alguém, com ferramentas mais adequadas consegue produzir mais rapidamente algo, o processo se torna mais eficiente. Mas não significa que o custo final (preço em dinheiro ao consumidor) do produto vai se tornar menor.
    Post edited by Neuromancer on
  • Por outro lado, não haveria qualquer problema moral ou ético se fosse possível criar e acumular riqueza sem jamais distribuí-la.

Ou alguém vê isso?
    O ENCOSTO
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: Foi o que eu disse lá atrás. Quando alguém, com ferramentas mais adequadas consegue produzir mais rapidamente algo, o processo se torna mais eficiente. Mas não significa que o custo final (preço em dinheiro ao consumidor) do produto vai se tornar menor.

Não significa, mas permite que o fabricante diminua o preço e se torne mais competitivo em relação aos concorrentes - que terão que baixar o preço também.

• Fernando_Silva disse: Não significa, mas permite que o fabricante diminua o preço e se torne mais competitivo em relação aos concorrentes - que terão que baixar o preço também.

Tem a questão da oferta x procura e concorrencia.

Esses fatores são os responsaveis pela possivel baixa do preço final.

Uma mepresa pode perfeitamente melhorar seus processos, reduzir custos e não repassar nada ao consumidor final porque o mercado, no momento, paga pelo preço antigo.

O ENCOSTO
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.