Vivemos em um mundo chamado Terra, onde agimos socialmente ou individualmente dentro de um padrão médio de consciências.
Dentro do nosso mundo existem seres como as plantas que apesar de interagirem com o meio ambiente, não possuem a consciência de quem são nem de onde estão.
Dentro de nós mesmos existem também seres vivos como as bactérias, vírus e vermes , estes seres vivos trabalham para manterem suas vidas e também a nossa, suas consciências estão longe de suspeitarem que o mundo que eles estão vivendo seja outro ser vivo com uma consciência evoluída muito superior a deles.
Antes da evolução,essa consciência do homem primitivo também não suspeitavam nem de longe, haver existência de seres vivos e invisíveis dentro de si mesmos.
Mas a nossa consciência esta ao nível de poder suspeitar da possibilidade de nós sermos micro seres vivendo dentro de um outro Ser Vivo Superior a nossa consciência atual ?
Para existir uma discussão produtiva entre divergentes primeiro é necessário estabelecermos um sentido comum as palavras, que sejam aceitáveis para ambas as partes, para que assim possam falar no mesmo idioma.
As minhas crenças eu ja conheço , objetivo agora é conhecer a opinião dos outros então vamos -la.
Qual o seu conceito de :
vida
morte
existência
Realidade
Consciência
Moralidade,bem e o mal
Vontade própria
teoria
Post edited by CRIATURO on
sinto logo existo!
sem nenhuma consciência sem existências
vida: Sistema autônomo.
morte: Mudança de configuração que ''destrói'' um sistema autônomo.
existência: Auto-explicativo.
Realidade: Aquilo que cada um consegue perceber e filtrar via sentidos.
Consciência: Um processo mental.
Moralidade: Conjunto de regras morais baseado em nossas limitações.
Vontade própria: Capacidade de decidir à partir dos próprios conceitos.
teoria: Ordenação lógica com o intuito de explicar uma hipótese.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
CRIATURO disse:
vida: Um acaso do destino, um meio para poder ver, sentir e usufruir o meio em que vivemos.
morte Encerramento das funções vitais e um retorno às origens; substancia inerte que se mistura e se torna um todo a todas as outras materias organicas e inorganicas inertes ou não.
existência Pergunta filosófica; resposta filosófica: A vida é plena de realizações e afazeres que nos dão prazer ou não, mesmo que não consigamos realizar nossos sonhos. Existencia é o fazer / reagir de forma automata. Por exemplo vida (voce sai de casa, vai pro trabalho, sai do trabalho vai pra um barzinho e se diverte com os amigos ou vai pra algum curso se profissionalizar no que voce deseja realizar no futuro. Existencia (voce vai da casa pro serviço e do serviço pra casa, sem nem pensar em desviar seu caminho ou se permitir uma outra sensação ou divertimento...não ve motivo pra isso. existencia morbida.
Realidade Tudo aquilo que voce consegue ver, sentir ou tatear. Estou sem saco pra outra resposta filosofica
Consciência É o que nos permite ver, sentir e etc.
Moralidade,bem e o mal Criação do ser humano quando este se tornou um ser racional e sociavel. Algumas sociedades utilizam-se de atos religiosos para definir o que é o bem ou o mal, mas muitas vezes transgridem essa mesma definição.
Vontade própria Somente em pequenos niveis podemos dizer que temos vontade propria, pois todos somos dependentes de tudo na sociedade. O unico lugar onde temos realmente vontade propria é a nossa mente, pois não se limita aos limites das vontades da sociedade onde vivemos.
teoria
Sobre o que, exatamente voce quer que eu teorize??
Post edited by The_Doctor on
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Lucifer disse: vida:
Um acaso do destino, um meio para poder ver, sentir e usufruir o meio em que vivemos.
em algum momento ela foi formada, ou sempre existiu?
Lucifer disse: morte
Encerramento das funções vitais e um retorno às origens; substancia inerte que se mistura e se torna um todo a todas as outras materias organicas e inorganicas inertes ou não.
esta sua origem substanciosa sempre existiu ?
Não possui nem fim nem começo seria o "todo" ao qual se refere ?
Lucifer disse: Existência: A vida é plena de realizações e afazeres que nos dão prazer ou não, mesmo que não consigamos realizar nossos sonhos.
ok! vida seria ações conscientes prazerosas ou não.
Lucifer disse: Por exemplo vida (voce sai de casa, vai pro trabalho, sai do trabalho vai pra um barzinho e se diverte com os amigos ou vai pra algum curso se profissionalizar no que voce deseja realizar no futuro.
ok! vida para voce é ser feliz fazendo apenas o que te da prazer.
Lucifer disse: Existencia (voce vai da casa pro serviço e do serviço pra casa, sem nem pensar em desviar seu caminho ou se permitir uma outra sensação ou divertimento...não ve motivo pra isso. existencia morbida.
ok! Existência para voce seria apenas viver fazendo ações sem sentir "prazer".
Resumo caro Diabinho vermelho: seu conceito de vida é contraditório pois disse:
A vida é plena de realizações e afazeres que nos dão prazer ou não
Depois definiu que só existe vida para quem sente prazer
E apenas existência para quem não sente.
Lucifer disse: Realidade
Tudo aquilo que voce consegue ver, sentir ou tatear. Estou sem saco pra outra resposta filosofica
Isso significa dizer que seres sem esses sentido humanos não existem?
ou que não existe uma realidade para estes seres?
Lucifer disse: Consciência
É o que nos permite ver, sentir e etc.
seres sem alguns destes sentidos são inconscientes ?
Lucifer disse: Moralidade,bem e o mal
Criação do ser humano quando este se tornou um ser racional e sociavel.
Se a moralidade é apenas uma criação humana, podemos afirmar que não existe nenhum "Padrão Moral" a ser seguido, pois se toda moral é humana , Não existe nenhuma "Referencia da Perfeita Moral" a ser seguida, neste caso toda moral poderá ser considerada "igualmente" aceitável ?
Lucifer disse: Vontade própria
Somente em pequenos niveis podemos dizer que temos vontade propria, pois todos somos dependentes de tudo na sociedade. O unico lugar onde temos realmente vontade propria é a nossa mente, pois não se limita aos limites das vontades da sociedade onde vivemos.
ok! nossos pensamentos são realmente livres , voce pode pensar o que quiser, só não pode naturalmente parar de pensar.
mas, mesmo sendo coagida a nossa vontade ainda continuamos com o poder de decisão para optar para executar uma determinada ação ou outra, isto ainda continua fazendo parte da nossa vontade.
sinto logo existo!
Fernando_Silva disse: Ele quer que você confirme as crenças dele sobre um criador, sobre nossa existência ter um propósito e haver vida após a morte.
Alem de ex-cristão e ateu agora tambem passou a ser vidente, posso chama-lo de "pai silva"?
para existir uma discussão produtiva entre divergentes primeiro é necessário estabelecermos um sentido comum as palavras, que sejam aceitáveis para ambas as partes, para que assim possam falar no mesmo idioma.
As minhas crenças eu ja conheço , objetivo agora é conhecer a opinião dos outros.
sinto logo existo!
Não seria o contrario, assim como a esperteza é qualidade do que é esperto a realidade seria qualidade do que é real?
Voce acha que a minha realidade é igual a sua?
Parte especulativa de uma ciência. Conjunto de conhecimentos que explicam certa ordem de fatos.
Se ainda é especulativa, não pode ser considerada ciência.
Voce considera a teoria especulativas como uma ferramenta importante para chegarmos a ciência da realidade ainda desconhecida ?
sinto logo existo!
Conceito vago, a manutenção da vida apresenta-se de forma social em uma dependência mutua.
Só autônomo ficou estranho mesmo. Na verdade acho que vida é uma propriedade gerada em um sistema minimamente autônomo que pode interagir com seu meio de forma à se manter o máximo possível se reproduzindo o quanto puder. Geralmente esse é formado de unidades básicas que colaboram para formar sistemas maiores e mais complexos.
CRIATURO disse: Marcio disse: morte: Mudança de configuração que ''destrói'' um sistema autônomo.
destrói ou apenas transforma este seu sistema ?
''Destrói'', coloquei entre aspas né? Só o padrão é destruído colaborando com a formação de outros.
CRIATURO disse: Marcio disse: Realidade: Aquilo que cada um consegue perceber e filtrar via sentidos.
Uma infinita somatória de todas essa realidades possíveis levaria aproximação da unicidade ?
Pra mim é só mesmo uma interpretação mental individual de uma realidade universal. Nesse sentido ela é limitada à capacidade sensorial e interpretativa de cada agente.
CRIATURO disse: Marcio disse: Consciência: Um processo mental
é notório a existência de vários níveis de consciência, voce considera inexistente a consciência de seres sem cérebros como as plantas por exemplo.
Deve haver um sistema nervoso pelo menos para se haver consciência, mas não sei lhe dizer qual o sistema nervoso com mínima arquitetura que possa suportar uma consciência mínima. Plantas não possuem sistema nervoso, portanto nem essa arquitetura mínima elas tem para poderem ter consciência.
CRIATURO disse: Marcio disse: Moralidade: Conjunto de regras morais baseado em nossas limitações.
Qual moral devemos seguir ?
Aquelas que nós mesmos formulamos e que impede uma desorganização humanitária, desde nosso grupo familiar até a comunidade.
CRIATURO disse: Marcio disse: Vontade própria: Capacidade de decidir à partir dos próprios conceitos.
Voce possui esta capacidade ?
Suponho que sim. Estou lhe respondendo por minha vontade.
Mas não posso fazer tudo que tiver vontade. Limitações físicas e morais me impedem de certas ações.
CRIATURO disse: Marcio disse: teoria: Ordenação lógica com o intuito de explicar uma hipótese.
O seu sistema seria uma destas teorias ?
Sim, é a minha teoria que tento formular logicamente sobre uma hipótese para a origem de tudo.
Isso não quer dizer que seja expressão máxima da realidade.
Mesmo uma teoria sendo impecável e sem paradoxos lógicos não implica que seja verdadeira absolutamente. Ela precisaria ser confirmada com experimentação e dados observacionais complementares mais apurados.
Post edited by Marcio on
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Fernando_Silva disse: Lucifer disse: Sobre o que, exatamente voce quer que eu teorize??
Ele quer que você confirme as crenças dele sobre um criador, sobre nossa existência ter um propósito e haver vida após a morte.
Ahhh!!. Bom, sobre existencia da vida após a morte, é claro que existe. Afinal, quando eu morrer eu não vou matar o restante da população mundial. Ela continuará vivendo, nascendo e morrendo.
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
CRIATURO disse: Lucifer disse: vida:
Um acaso do destino, um meio para poder ver, sentir e usufruir o meio em que vivemos.
Vou começar a responder filosoficamente...Antes de eu nascer, a vida já existia senão eu não poderia ter sido concebido. Agora se ela foi formada eu te respondo com uma pergunta. Uma arvore cai na floresta. Ela fez barulho ao cair?
Encerramento das funções vitais e um retorno às origens; substancia inerte que se mistura e se torna um todo a todas as outras materias organicas e inorganicas inertes ou não.
"Do pó viemos, do pó voltaremos!" Foi um ato natural a concepção e me alimentei dos frutos da natureza, logo quando eu morro eu "volto" para o abraço da natureza (terra)devolvendo o que me foi dado (vida).
Lucifer disse: Existência: A vida é plena de realizações e afazeres que nos dão prazer ou não, mesmo que não consigamos realizar nossos sonhos.
Lucifer disse: Por exemplo vida (voce sai de casa, vai pro trabalho, sai do trabalho vai pra um barzinho e se diverte com os amigos ou vai pra algum curso se profissionalizar no que voce deseja realizar no futuro.
Com certeza. É uma realização de seu trabalho / estudo. Um prazer pessoal
Lucifer disse: Existencia (voce vai da casa pro serviço e do serviço pra casa, sem nem pensar em desviar seu caminho ou se permitir uma outra sensação ou divertimento...não ve motivo pra isso. existencia morbida.
Correto. Vivendo como um automato sem vontade nenhuma.
Se voce usar a sua massa cinzenta, vera que não tem contradição nenhuma.
Lucifer disse: Realidade
Tudo aquilo que voce consegue ver, sentir ou tatear. Estou sem saco pra outra resposta filosofica
Ai ai. Quando eu disse voce, eu deveria ter dito o ser vivente não importa qual.
Lucifer disse: Consciência
É o que nos permite ver, sentir e etc.
Embora (e isso eu so posso teorizar), as plantas (por exemplo) não possuam um sistema nervoso, elas "sentem" o ambiente a sua volta, por exemplo o girassol que "segue" a luz do sol por "senti-la" em seu movimento. Então acredito que todo ser vivo deve ter um nivel, mesmo que pequena, de consciencia.
Lucifer disse: Moralidade,bem e o mal
Criação do ser humano quando este se tornou um ser racional e sociavel.
Se a moralidade é apenas uma criação humana, podemos afirmar que não existe nenhum "Padrão Moral" a ser seguido, pois se toda moral é humana , Não existe nenhuma "Referencia da Perfeita Moral" a ser seguida, neste caso toda moral poderá ser considerada "igualmente" aceitável ?
Creio que já respondi a essa questao em um topico passado, então vou resumir colocando em evidencia a sociedade e suas leis:
MORAL: Conhece as leis e costumes de determinada sociedade e não as transgride.
IMORAL: Conhece as leis e costumes de determinada sociedade e, mesmo assim, as transgride.
AMORAL: Não conhece as leis e costumes de determinada sociedade e pode acontecer de transgredi-las por inocencia, sem culpa.
Lucifer disse: Vontade própria
Somente em pequenos niveis podemos dizer que temos vontade propria, pois todos somos dependentes de tudo na sociedade. O unico lugar onde temos realmente vontade propria é a nossa mente, pois não se limita aos limites das vontades da sociedade onde vivemos.
ok! nossos pensamentos são realmente livres , voce pode pensar o que quiser, só não pode naturalmente parar de pensar.
mas, mesmo sendo coagida a nossa vontade ainda continuamos com o poder de decisão para optar para executar uma determinada ação ou outra, isto ainda continua fazendo parte da nossa vontade.
Não necessariamente. Nem tudo executamos por livre e exontanea vontade. As vezes executamos determinada ação cego por alguma reação emotiva, por exemplo, raiva que, em condições normais, não agiriamos. Ou seja, agimos contra a nossa vontade "consciente", enforcando o ego e passando por cima do superego e agimos "inconscientes" dando liberdade ao nosso ID.
Total de Mensagens:
Estou curioso pra ver as respostas do Encosto. Se fosse o Aurelio até ja saberia quais seriam as respostas. hehehe!!
Total de Mensagens:
O período de tempo que decorre desde o nascimento até à morte dos seres.
Antes de voce ter nascido ja existia vida ?
ENCOSTO ON: Claro que existia vida! Meus pais tavam muito vivos quando me fizeram!! - ENCOSTO OFF
Total de Mensagens:
ENCOSTO ON: Claro!! A nao ser que o mundo acabe no dia que eu morreer!! ENCOSTO OFF!
Total de Mensagens:
Total de Mensagens:
Marcio disse: Na verdade acho que vida é uma propriedade gerada em um sistema minimamente autônomo que pode interagir com seu meio de forma à se manter o máximo possível se reproduzindo o quanto puder.
O start dessa inteiração de sistemas possui uma fonte inteligente e intencional ?
Qual seria a origem dessa fonte ?
sinto logo existo!
Marcio disse: CRIATURO disse: Marcio disse: morte: Mudança de configuração que ''destrói'' um sistema autônomo.
''Destrói'', coloquei entre aspas né? Só o padrão é destruído colaborando com a formação de outros.
Ao passar por um processo de transformação , o novo sistema pode manter alguma memória do seu sistema anterior ?
Dentro do seu universo de sistemas existe a "similaridade", ou seja a existência de dois sistemas complexos exatamente idênticos ?
sinto logo existo!
Marcio disse: CRIATURO disse: Marcio disse: Moralidade: Conjunto de regras morais baseado em nossas limitações.
Aquelas que nós mesmos formulamos e que impede uma desorganização humanitária, desde nosso grupo familiar até a comunidade.
Esta se referindo as leis sociais e os bons costumes adotados como o "padrão social" pela media humana.
considerando as culturas mundiais, esses padrões padecem de uma relativa amoralidade, como no caso da pena de morte.
Dentro deste relativismo amoral a imoralidade torna-se também relativa perdendo seu sentido pois, considerando nossas limitações, por falta da existência de uma Referência em um "Padrão Moral Perfeito" a ser seguido é justo considerarmos que toda moral possua o mesmo valor, devendo ser respeitadas e consideradas naturais?
Observando os resultados causados pela adoção destes padrões de morais que atualmente estão sendo seguidos voce considera naturalmente importante a humanidade buscar por um "PADRÃO MORAL" mais perfeito ?
sinto logo existo!
Marcio disse: Marcio disse: Vontade própria: Capacidade de decidir à partir dos próprios conceitos.
Mas não posso fazer tudo que tiver vontade. Limitações físicas e morais me impedem de certas ações.
Quando foi criado seu sistema muito complexo, voce foi programado por ele para pensar e agir exatamente por uma personalidade pre definida por esta programação a partir da sua concepção?
sinto logo existo!
Marcio disse: Marcio disse: Consciência: Um processo mental
é notório a existência de vários níveis de consciência, voce considera inexistente a consciência de seres sem cérebros como as plantas por exemplo.
Deve haver um sistema nervoso pelo menos para se haver consciência, mas não sei lhe dizer qual o sistema nervoso com mínima arquitetura que possa suportar uma consciência mínima. Plantas não possuem sistema nervoso, portanto nem essa arquitetura mínima elas tem para poderem ter consciência.
Voce considera que consciência minima seria uma minima capacidade mental ? Que portanto plantas não teriam essa capacidade minima.
Seriam seres mecânicos pre programado para interagir inconscientemente com o meio ambiente.
Voce concorda com René Descartes: "penso logo existo" ?
Eu digo o seguinte:"Sinto logo existo" em outras palavras a existência de seres conscientes não implica na necessidade de possuírem sistemas nervosos gerando atividades mentais nos pensamentos.
Os sentimentos aparecem antes dos pensamentos e são eles a formarem as primeiras consciência elementares de vidas.
Considero a intuição como um sentimento preciso e totalmente desprovido de raciocínios lógicos para obtenção de resultados futuros.
sinto logo existo!
Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?
sinto logo existo!
Lucifer disse: Ué?? Cade o Criaturo de deus? Debandou??
Me chamou ?
Vida para voce = prazer e diversão
Existência = seres infelizes
Conceito do caso pessoal relativo...he...he..he...he
Mas concordo em partes "Sinto logo existo" mas acredito que para isso ser possível não seja necessariamente a existência de sistemas nervosos pensantes, considero que neste conceito filosófico o René Descartes tenha se equivocado quando disse: "penso logo existo".
sinto logo existo!
CRIATURO disse: Se a origem da vida se deus por um acaso, então por um acaso não importa o que faremos com ela?
Importa, sim. E cada um dá uma importância diferente à própria vida. Alguns acham até melhor se matarem.
Como vivemos em comunidade, surgem leis para limitar o que podemos fazer, de modo a uns não prejudicarem os outros.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
morte: Mudança de configuração que ''destrói'' um sistema autônomo.
existência: Auto-explicativo.
Realidade: Aquilo que cada um consegue perceber e filtrar via sentidos.
Consciência: Um processo mental.
Moralidade: Conjunto de regras morais baseado em nossas limitações.
Vontade própria: Capacidade de decidir à partir dos próprios conceitos.
teoria: Ordenação lógica com o intuito de explicar uma hipótese.
Conceito vago, a manutenção da vida apresenta-se de forma social em uma dependência mutua.
Uma infinita somatória de todas essa realidades possíveis levaria aproximação da unicidade ?
O seu sistema seria uma destas teorias ?
Total de Mensagens:
Ele quer que você confirme as crenças dele sobre um criador, sobre nossa existência ter um propósito e haver vida após a morte.
O período de tempo que decorre desde o nascimento até à morte dos seres.
morte
O fim da vida.
existência
Ato de existir; estado do que é ou do que existe.
Realidade
Qualidade do que é real.
Consciência
Estado do sistema nervoso central que permite pensar, observar e interagir com o mundo exterior.
Moralidade,bem e o mal
bem - O que é bom, lícito e recomendável.
mal - Tudo o que é oposto ao bem.
Vontade própria
Liberdade moral ou intelectual.
teoria
Parte especulativa de uma ciência. Conjunto de conhecimentos que explicam certa ordem de fatos.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
ja teorizou!
para existir uma discussão produtiva entre divergentes primeiro é necessário estabelecermos um sentido comum as palavras, que sejam aceitáveis para ambas as partes, para que assim possam falar no mesmo idioma.
As minhas crenças eu ja conheço , objetivo agora é conhecer a opinião dos outros.
Antes de voce ter nascido ja existia vida ?
Após a sua morte a vida vai continuar existindo ?
Existem coisas que fogem a nossa razão , para nós é como se não existissem, voce concorda com essa afirmação ?
Não seria o contrario, assim como a esperteza é qualidade do que é esperto a realidade seria qualidade do que é real?
Voce acha que a minha realidade é igual a sua?
Voce considera que um vegetal ou mesmo um inseto possua este tipo de consciência ?
Voce acredita existir um "Padrão Moral" recomendável a ser seguido por todos ?
Voce possui essa liberdade ?
teoria
Se ainda é especulativa, não pode ser considerada ciência.
Voce considera a teoria especulativas como uma ferramenta importante para chegarmos a ciência da realidade ainda desconhecida ?
Só autônomo ficou estranho mesmo. Na verdade acho que vida é uma propriedade gerada em um sistema minimamente autônomo que pode interagir com seu meio de forma à se manter o máximo possível se reproduzindo o quanto puder. Geralmente esse é formado de unidades básicas que colaboram para formar sistemas maiores e mais complexos.
Pra mim é só mesmo uma interpretação mental individual de uma realidade universal. Nesse sentido ela é limitada à capacidade sensorial e interpretativa de cada agente.
Sim, é a minha teoria que tento formular logicamente sobre uma hipótese para a origem de tudo.
Isso não quer dizer que seja expressão máxima da realidade.
Mesmo uma teoria sendo impecável e sem paradoxos lógicos não implica que seja verdadeira absolutamente. Ela precisaria ser confirmada com experimentação e dados observacionais complementares mais apurados.
Ahhh!!. Bom, sobre existencia da vida após a morte, é claro que existe. Afinal, quando eu morrer eu não vou matar o restante da população mundial. Ela continuará vivendo, nascendo e morrendo.
Total de Mensagens:
Total de Mensagens:
Total de Mensagens:
ENCOSTO ON: Claro que existia vida! Meus pais tavam muito vivos quando me fizeram!! - ENCOSTO OFF
Total de Mensagens:
ENCOSTO ON: Claro!! A nao ser que o mundo acabe no dia que eu morreer!! ENCOSTO OFF!
Total de Mensagens:
Total de Mensagens:
Qual seria a origem dessa fonte ?
Ao passar por um processo de transformação , o novo sistema pode manter alguma memória do seu sistema anterior ?
Dentro do seu universo de sistemas existe a "similaridade", ou seja a existência de dois sistemas complexos exatamente idênticos ?
Esta se referindo as leis sociais e os bons costumes adotados como o "padrão social" pela media humana.
considerando as culturas mundiais, esses padrões padecem de uma relativa amoralidade, como no caso da pena de morte.
Dentro deste relativismo amoral a imoralidade torna-se também relativa perdendo seu sentido pois, considerando nossas limitações, por falta da existência de uma Referência em um "Padrão Moral Perfeito" a ser seguido é justo considerarmos que toda moral possua o mesmo valor, devendo ser respeitadas e consideradas naturais?
Observando os resultados causados pela adoção destes padrões de morais que atualmente estão sendo seguidos voce considera naturalmente importante a humanidade buscar por um "PADRÃO MORAL" mais perfeito ?
Quando foi criado seu sistema muito complexo, voce foi programado por ele para pensar e agir exatamente por uma personalidade pre definida por esta programação a partir da sua concepção?
Voce considera que consciência minima seria uma minima capacidade mental ? Que portanto plantas não teriam essa capacidade minima.
Seriam seres mecânicos pre programado para interagir inconscientemente com o meio ambiente.
Voce concorda com René Descartes: "penso logo existo" ?
Eu digo o seguinte:"Sinto logo existo" em outras palavras a existência de seres conscientes não implica na necessidade de possuírem sistemas nervosos gerando atividades mentais nos pensamentos.
Os sentimentos aparecem antes dos pensamentos e são eles a formarem as primeiras consciência elementares de vidas.
Considero a intuição como um sentimento preciso e totalmente desprovido de raciocínios lógicos para obtenção de resultados futuros.
Se a origem da vida se deus por um acaso, então por um acaso não importa o que faremos com ela?
Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?
Vida para voce = prazer e diversão
Existência = seres infelizes
Conceito do caso pessoal relativo...he...he..he...he
Mas concordo em partes "Sinto logo existo" mas acredito que para isso ser possível não seja necessariamente a existência de sistemas nervosos pensantes, considero que neste conceito filosófico o René Descartes tenha se equivocado quando disse: "penso logo existo".
Importa, sim. E cada um dá uma importância diferente à própria vida. Alguns acham até melhor se matarem.
Como vivemos em comunidade, surgem leis para limitar o que podemos fazer, de modo a uns não prejudicarem os outros.