Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ser ou não ser eis a questão ? A origem!

245

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?

O sentido que cada um de nós quiser dar.
  • ReidReid Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?
    Fernando_Silva disse: O sentido que cada um de nós quiser dar.

tentar tornar o mundo um lugar melhor e mais suportavel para viver, para si e para os outros que vierem depois?
    ou você pode escolher "tacar o foda-se" e pronto, mas cada escolha tem suas consequencias na sociedade. Pessoas muito ruins podem se dar muito bem na vida e pessoas muito boas podem ser dar muito mal, mas o inverso tbm acontece, é simples assim.

Agora so pq todas religiões tão erradas ou talvez não exista nenhum "Deus",
    significa que então podemos fazer qualquer coisa?

Mas vivemos em sociedade e a sociedade cobrara por tudo aquilo (dpendendo) que você vier a escolher fazer.

Post edited by Reid on
  • CRIATURO disse: Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?

Se você tivesse certeza da inexistência de Deus e da impossibilidade da superação da mortalidade, você seria niilista ou algo próximo disso?
  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Ja que Todos estão "fadados" ao mesmo destino de uma breve inconsciência, qual seria o sentido do que estamos fazendo agora?

O sentido que cada um de nós quiser dar.

Sim , existem muitos sentidos caminhando em um único sentido o da total falta de razão ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Reid disse: tentar tornar o mundo um lugar melhor e mais suportavel para viver, para si e para os outros que vierem depois?

Se o tempo é curto qual a importância da vida?
    sinto logo existo!
  • Reid disse: Pessoas muito ruins podem se dar muito bem na vida e pessoas muito boas podem ser dar muito mal, mas o inverso tbm acontece, é simples assim.

Se considera que o acaso rege esse caos da injustiça, qual a importância da opção, quando o destino do fim sera o mesmo para todos, bons e maus?
    sinto logo existo!
  • Reid disse: Agora so pq todas religiões tão erradas ou talvez não exista nenhum "Deus",
    significa que então podemos fazer qualquer coisa?

Fazendo qualquer coisa o final sera o mesmo para todos, justos e injustos cairão todos na inexistência do eu.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Huxley disse: Se você tivesse certeza da inexistência de Deus e da impossibilidade da superação da mortalidade, você seria niilista ou algo próximo disso?

Se eu tivesse a incerteza da inexistência de Deus, isso implicaria acreditar na breve inexistência de todos, diante disso se todos caminhos conduzissem a fatal inexistência, a vida perderia o sentido da sua razão.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Reid disse: tentar tornar o mundo um lugar melhor e mais suportavel para viver, para si e para os outros que vierem depois?

Se o tempo é curto qual a importância da vida?

Responda voce essa questão. Já que a a vida é curta, porque voce não se entrega ao esquecimento? Ao inevitavel? A morte?
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    CRIATURO disse: Se o tempo é curto qual a importância da vida?

Aquela que você quiser lhe dar.
    CRIATURO disse: Se considera que o acaso rege esse caos da injustiça, qual a importância da opção, quando o destino do fim sera o mesmo para todos, bons e maus?

Qual a importância de você estudar, conseguir um emprego, cuidar da saúde etc. se depois vai morrer e isto não vai fazer mais diferença?
    Lucifer disse: Responda voce essa questão. Já que a a vida é curta, porque voce não se entrega ao esquecimento? Ao inevitavel? A morte?
    Pessimismo é coisa de ateu!
    Eu creio que a vida seja eterna , que exista inteligencias fora da materia, que a minha consciência transcende ao meu corpo fisico, voce ainda não percebeu que eu sou um teísta ?Aprendo com o passado, vivo o presente acreditando que sempre terei um futuro, isso me anima a ser feliz, Tudo o que faço, tudo em que acredito, tudo em que coloco o meu ser concentrando minhas energias é acreditando e planejando um futuro cada vez melhor.
    sinto logo existo!
    Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Se o tempo é curto qual a importância da vida?

Aquela que você quiser lhe dar.

A sua atual opção de ateu lhe da qual tipo de importância a sua vida?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Pessimismo é coisa de ateu!

Quem disse que ateu é pessimista??
    CRIATURO disse: Tudo o que faço, tudo em que acredito, tudo em que coloco o meu ser concentrando minhas energias é acreditando e planejando um futuro cada vez melhor.

Da mesma forma que os ateus e os seguidores de outras denominações.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_Silva disse: Qual a importância de você estudar, conseguir um emprego, cuidar da saúde etc. se depois vai morrer e isto não vai fazer mais diferença?

Como uma pessoa otimista isto não ira me acontecer de jeito nenhum, pois considero que minha consciência é eterna, me diga voce então que crê na sua "breve" inexistência.
    sinto logo existo!
  • Lucifer disse: Quem disse que ateu é pessimista??

Alguem que ainda se encontra no inicio e ja preve o breve final da própria existência, pode ser considerado alguem otimista?
    sinto logo existo!
  • Lucifer disse: CRIATURO disse: Tudo o que faço, tudo em que acredito, tudo em que coloco o meu ser concentrando minhas energias é acreditando e planejando um futuro cada vez melhor.

Da mesma forma que os ateus e os seguidores de outras denominações.

Voce seria um seguidor de qual denominação?
    Existe uma grande diferença nós os teistas acreditamos na vida eterna, enquanto voces vivem a espera de um breve fim.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Quando foi criado seu sistema muito complexo, voce foi programado por ele para pensar e agir exatamente por uma personalidade pre definida por esta programação a partir da sua concepção?
    A configuração do universo todo e tudo que está nele, todos os padrões, é consequência direta do sistema primordial.
    Posso assumir que havia/ha uma consciência primordial também, por pura conveniência minha. Mas acho que não seria muito correto.
    Antes há que se saber com exatidão como funciona um sistema consciente, mesmo com consciência mínima.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • CRIATURO disse: Voce considera que consciência minima seria uma minima capacidade mental ? Que portanto plantas não teriam essa capacidade minima.
    Seriam seres mecânicos pre programado para interagir inconscientemente com o meio ambiente.
    Voce concorda com René Descartes: "penso logo existo" ?
    Eu digo o seguinte:"Sinto logo existo" em outras palavras a existência de seres conscientes não implica na necessidade de possuírem sistemas nervosos gerando atividades mentais nos pensamentos.
    Os sentimentos aparecem antes dos pensamentos e são eles a formarem as primeiras consciência elementares de vidas.
    Considero a intuição como um sentimento preciso e totalmente desprovido de raciocínios lógicos para obtenção de resultados futuros.

Sim, a mente suporta a consciência, há que se ter um padrão mínimo mental para se haver uma consciência minima.
    Plantas, por não terem sistema nervoso, e certos animais simples não possuem um padrão mental suficiente para se gerar consciência. Eles interagem com o ambiente quase que mecanicamente.
    Descartes em seu experimento mental eliminou tudo o que havia fora dele pois poderia ser irreal e impossível de se definir com exatidão por causa dos sentidos falhos. Assim o que sobraria era a sua própria mente pensando, independente do que se pensa o ato de pensar por si só comprovaria o existir.
    Sentir por sí só não necessita de uma consciência, na evolução o sentir veio antes do pensar. Máquinas sentem os sinais que vem dos seus sensores e acionam dispositivos. Organismos simples fazem isso também.
    Eu imagino que todos esses processos existem por causa dos padrões físicos que os formam. Em resumo, a consciência só existe porque ha um padrão específico para suporta-la.
    Para a consciência existir fora do padrão material que a suporta deveríamos considerar padrões não materiais coexistindo paralelamente, e há que se considerar também as interações entre esses padrões tão diferentes.

Sobre essa sua declaração:
    ''Eu digo o seguinte:"Sinto logo existo" em outras palavras a existência de seres conscientes não implica na necessidade de possuírem sistemas nervosos gerando atividades mentais nos pensamentos.''

O ato de sentir e pensar pode ser apenas devido ao sistema nervoso(um padrão específico), você deveria considerar isso ainda que pareça perturbador para sua própria consciência que não deseja morrer nunca.
    Ou pensar numa solução lógica que suporte sua afirmação.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • CRIATURO disse: O start dessa inteiração de sistemas possui uma fonte inteligente e intencional ?
    Qual seria a origem dessa fonte ?

Se o sistema primordial tiver padrões que suportem uma mega capacidade mental talvez haja intenção.
    A origem de tudo intencional ou não é sempre o sistema primordial que pode formar padrões dentro de padrões, sistemas dentro de sistemas.
  • CRIATURO disse: Ao passar por um processo de transformação , o novo sistema pode manter alguma memória do seu sistema anterior ?
    Dentro do seu universo de sistemas existe a "similaridade", ou seja a existência de dois sistemas complexos exatamente idênticos ?

A transformação severa destrói o padrão original, assim não haveria memória. À menos que houvesse um sistema paralelo (diferente do padrão material)que armazenasse essa memória.
    Quanto à similaridade. Sim, temos isso em padrões simplíssimos, as partículas dos sistemas moleculares. Elétrons, prótons e nêutrons são todos sistemas similares e aparentemente idênticos.
    Não sei dizer se para sistemas muito complexos ha essas similaridades.
    Em minha tese nada proibiria um sistema não material coexistindo com sistemas materiais. Padrões paralelos parecem ser possíveis nesse sistema primordial de elementos mínimos informacionais.
  • CRIATURO disse: Esta se referindo as leis sociais e os bons costumes adotados como o "padrão social" pela media humana.
    considerando as culturas mundiais, esses padrões padecem de uma relativa amoralidade, como no caso da pena de morte.
    Dentro deste relativismo amoral a imoralidade torna-se também relativa perdendo seu sentido pois, considerando nossas limitações, por falta da existência de uma Referência em um "Padrão Moral Perfeito" a ser seguido é justo considerarmos que toda moral possua o mesmo valor, devendo ser respeitadas e consideradas naturais?
    Observando os resultados causados pela adoção destes padrões de morais que atualmente estão sendo seguidos voce considera naturalmente importante a humanidade buscar por um "PADRÃO MORAL" mais perfeito ?

Já disse isso antes, a moral se refere às limitações nossas , são inerentes à nós, também daí surgiram os conceitos de bem e mal, perfeito e imperfeito. Existem como regras de sobrevivência dos nossos padrões passíveis de mutações. A própria evolução ajudou a formação do nosso instinto moral.
    Moral não é uma energia ou substância que se distribui entre os seres conscientes dando-lhes capacidades de interação com o meio. Em certo sentido a moral é até uma programação, é um refinamento dos instintos.
    O sistema universo é amoral portanto.
    A humanidade racionalizou os instintos, eles não foram inteiramente suprimidos em nós, nossa forma de agir e ser nos fez a espécie mais adaptada ao meio por causa da capacidade cerebral única.
    Há sim um padrão moral humano e ele privilegia a espécie humana como um todo ainda que uns e outros fujam desse padrão. Não existe nada perfeito, só existe o mais eficaz na manutenção de um sistema determinado.

Veja bem, um sistema que não pode ser atingido por nada, não pode ser destruído, sendo eterno. Não pode possuir moral alguma. Ele é necessariamente amoral.

Em outra oportunidade lhe mostrarei o porque de eu pensar assim. Verá que tem uma certa lógica.

Abraços!
  • MarcioMarcio Membro
    Criaturo.
    Quanto à importância da vida.
    Se ela é efêmera, delicada, um padrão único para cada ser. Ela se reveste de toda a importância, pois é algo raro.
    Se fossemos eternos e tivéssemos a absoluta certeza disso, tudo seria possível, a vida perderia a importância, morrer nada significaria. A nossa existência seria apenas um teatro onde brincaríamos de ''matar'' e ''morrer'', seríamos seres eternos brincando de sentir dor ou prazer.
    Confesso que essa ideia de um teatro do existir muito me agrada, as possibilidades são praticamente infinitas!

Abraços!
    Post edited by Marcio on
  • muito bons posts marcio :D
    CRIATURO disse:
    A sua atual opção de ateu lhe da qual tipo de importância a sua vida?

Grande importância. Tenho coisas a realizar, a experimentar, a desfrutar. Só tenho essa vida e não vou desperdiçá-la com superstições. Por outro lado, quando acabar, acabou.

Mas, não, não optei por ser ateu. Apenas descobri que tinha me tornado ateu. Não é uma escolha (a não ser para quem tem o poder da auto-ilusão...)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.