Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O fato de que a veracidade de certa crença não é impossível não é suficiente sequer para torná-la moderadamente plausível. Aquilo que é implausível de acordo com as leis da natureza deve ser rejeitado, salvo alguma aparição de evidência extraordinária que confirme o extraordinário. Caso contrário, teremos que considerar que a existência das coisas abaixo também é plausível só por estas não serem impossíveis:
a) Mula-Sem-Cabeça
b) Dragão Invisível de Carl Sagan
c) Bule Voador de Bertrand Russell que, entre a Terra e Marte, gira em torno do Sol em uma órbita elíptica
d) Monstro do Espaguete Voador
Aqui você misturou alhos com bugalhos. A disfunção cerebral que define o autismo não tem nada a ver com a ausência de consciência. Psicólogos cognitivos definem a consciência como os conteúdos da memória de curto prazo (Steven Pinker, 1998. Como a Mente Funciona, Editora Cia das Letras). No geral, os estudos não apontam alterações nas memórias de curto prazo dos autistas:
files.autistaespecial.webnode.com.br/200000141-91425923c1/Luana.pptx
Faz décadas que cientistas testam cientificamente as alegações de “percepção extrasensorial” e de “em experiências extracorpóreas (que é um fenômeno verdadeiro segundo os cientistas, porém é somente uma ilusão), a consciência das pessoas deixam os corpos", mas até hoje todas elas fracassaram perante o escrutínio científico:
http://books.google.com.br/books?id=HwhZwSs8ev8C&pg=PA1&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false
Tudo isso só reforça os outros estudos que sugerem que todas as atividades mentais, como cognição e emoção, têm um fundamento estritamente material e físico no sistema nervoso e nos órgãos do sentido.
são evidencias aliadas a sensibilidade e intuição que constróem a fé dos crentes, mas por não serem fenomenos ciêntificos são rejeitados por ateus.
sem nenhuma consciência sem existências
R: só faltou uma cebolinha...mas no tópico eu pedi que cada um definisse os seu consceitos de consciência, para que pudessemos discutir na mesma lingua,eu pensei que falta de memória fosse mal de alzheimer, voce postou a opinião dos psicólogos a respeito da consciência, se for possivel gostaria de conhecer o seu conceito?
Voce concorda comigo que existe a possibilidade de um autista introspectivamente ser consciênte de si mesmo e do mundo externo ?
sem nenhuma consciência sem existências
Existem relatos de medicos atestando tais fenômenos,então como ilusões da incosciência conseguem concatenar fatos reais ?
sem nenhuma consciência sem existências
Ou seja, “evidências” que não são muito superiores as da existência da Mula-Sem-Cabeça.
Consciência inclui tanto o sentimento de percepção* como os conteúdos da memória de curto prazo, parte da qual pode estar sob o foco da atenção.
* Percepção é o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais.
E quanto ao autismo, nem vou perder meu tempo com essa discussão, essa síndrome em nada se relaciona com o assunto “fundamento estritamente físico e material de todas as atividades mentais”.
Para haver perda de consciência, é necessário o esvaziamento total dos conteúdos da memória de curto prazo. No mal de Alzheimer, não é isso o que acontece:
“A maioria das formas de memória não declarativa é preservada no mal de Alzheimer até o fim de sua evolução.”
STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. 5. ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010.
Fato é uma coisa, alegação de fato através de testemunho é outra:
“[…] nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a não ser que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa do que o fato que tenta demonstrar.”
David Hume, “Dos Milagres” (1748)
Ademais, um punhado de adivinhações não é suficiente para dizer que alguém é “sobrenatural”. Existem rigorosos testes estatísticos necessários para dizer que um conjunto de adivinhações significa um fenômeno de clarividência, mas aparentemente ninguém jamais conseguiu passar pelo escrutínio científico nesse assunto.
negativo! Fatos observados que foram considerados bastante significativos para estas pessoas.
sem nenhuma consciência sem existências
Os cientistas afirmam que o conhecimento instintivo do animais é passado geneticamente sendo sua memória perpetuado pela especie.
o mesmo ninho feito pelo engenhoso e remoto ancestral do joão de Barro a milhares de anos , continua sendo feito pelo seu parente atual com a mesma tecnologia.
este conhecimento só pode ser perpetuado pela transmissão da memória genética, de onde veio o conhecimento do primeiro "adão de barro" ja que teoricamente não veio de uma mãe de barro?
sem nenhuma consciência sem existências
http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2011/06/03/david-hume-x-questiona-perfeicao-divina/
sem nenhuma consciência sem existências
Não é razoável alguém estar seguro de que o ninho de barro em forma de forno é uma novidade que surgiu com a aparição do "adão" do joão-de-barro, já que ela é uma característica compartilhada com muitas outras espécies da família Furnariidae (ver Wikipédia). Logo, pode ter existido uma espécie ancestral comum da qual essas espécies-descendentes herdaram o instinto da construção do ninho de barro. Se esse for o caso, essa espécie ancestral obviamente deve ter surgido há muito mais tempo do que o primeiro joão-de-barro.
ele vai dizer q um ser colocou isso na cabeça dos "primeiros passaros" dessa espécie como se cada "ser" unico n tivesse capacidade de "pensar" por si :/
A questão não é quais especies possuem este conhecimento e sim qual foi sua origem, se foi nata ou adquirida com o tempo.
Se foi nata no primeiro pássaro então ele foi criado ou formado ja com esse conhecimento.
Se este conhecimento originariamente foi adquirido com o tempo ele não é nato , nem instintivo, tratasse então de um aprendizado pela evolução do raciocínio que naturalmente com o tempo e para acelerar o processo da evolução, esse repasse do conhecimento tornou-se naturalmente mecanizado pela memória genética a qual chamamos de raciocínio instintivo.
Acredito que animais não sejam apenas maquinas programadas por uma seleção natural transmitindo conhecimento através de suas memórias genéticas, assim alem deste instinto natural eles tambem possuem uma personalidade ,inteligencia e sentimentos próprios capazes de o individualizar alem do instinto da sua espécie, ou seja esta individualização personalizada do seu "eu", é que permiti a sua evolução ir alem da limitação do seu instinto, sendo esse novo conhecimento agregado e repassado por todos da sua espécie.
sem nenhuma consciência sem existências
Voce ja disse não acreditar na origem da existência através da criação, ou formação do pai "adão de barro" nem na sua perpetuação através dos milênios casando-se com uma parte da sua própria costela a mãe "eva de barro".
Neste caso só resta acreditarmos na evolução dos micro seres ou a composição direta do primeiro ovo macho e do segundo ovo fêmea.
sem nenhuma consciência sem existências
Mas alguns conhecimentos são adquiridos pela observação como o falar e o andar, o sentar, comer usando as mãos, pois crianças criadas convivendo com animais de outras espécies, acabam adquirindo as culturas deles.
sem nenhuma consciência sem existências
Mas quem foi que colocou isso dentro da sua cabeça ?
sem nenhuma consciência sem existências
Não existiu o “conhecimento complexo original” do primeiro proto-joão-de-barro ou da primeira ave. O conjunto complexo de comportamentos foi construído cumulativamente pela seleção natural ao longo de centenas de milhões de anos em diferentes linhagens ancestrais, alguns dos quais tiveram origem nas pré-aves (alguns sistemas emocionais, por exemplo).
“Aprendido” não significa “desprovido de origem instintiva/evolutiva” ou “que é de origem cultural”. As fobias (como o transtorno do estresse pós-traumático) são exemplos de traços aprendidos fortemente moldados pela evolução. As alterações fisiológicas nos traumatizados são ativadas de modo muito rápido e involuntário ao menor estímulo condicionado, e isso é tão somente o reflexo de um mecanismo herdado que armazena informações escritas no DNA e que direciona o comportamento. Ernst Mayr, zoólogo, distinguiu entre programas genéticos abertos e fechados. Em um programa fechado, nada pode ser inserido pela experiência enquanto um programa aberto “permite a entrada adicional durante a vida de seu proprietário”. Certos comportamentos animais podem ser melhor explicados com referência à história evolutiva da criatura, enquanto que outros comportamentos podem ser melhor explicado com referência à história de reforço da criatura. Porém, a maioria dos comportamentos precisam de ambas as histórias para uma explicação completa.
E o comportamento de aprendizagem por observação não surgiu primeiramente nos hominídeos, já que ratos, pombos, corvos e macacos também carregam esse traço (especialmente os grandes primatas não-humanos). Essa aprendizagem tem origem evolutiva. O sistema de neurônios-espelho estimula a imitação. E ela é facilitada pelo fato de que animais não-humanos complexos também apresentam representações do conhecimento, tal como os mapas cognitivos de relações espaciais. Ademais, os organismos tendem a seguir os modelos conforme obtém reforços (recompensas e punições) do modelo ou do imitador. Isto é, esse modelo de aprendizagem é posto em funcionamento com a ajuda das formas mais simples de aprendizagem mais comumente encontrada em animais: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
Muitos animais complexos têm personalidades e ideias únicas, mas não existe algo como “traço comportamental de origem cultural”. Como já disse Steven Pinker em Como a Mente Funciona:
“Os modelos de transmissão cultural de fato permitem um insight de outras características da mudança cultural, particularmente sua demografia – como os memes populares ou impopulares. Mas a analogia é mais com a epidemiologia do que a evolução: idéias como doenças contagiosas que causam epidemias e não como genes vantajosos que causam adaptações. Eles explicam como as idéias se tornam populares, mas não de onde eles vêm. (...)
Um grupo de mentes não precisa recapitular o processo de seleção natural para ter uma boa idéia. A seleção natural projetou a mente para ser um processador de informações, e agora a mente percebe, imagina, simula e planeja. Quando se transmite idéias, elas não são meramente copiadas com erros tipográficos ocasionais; são avaliadas, discutidas, aperfeiçoadas ou rejeitadas. De fato, a mente que aceitasse passivamente os memes do ambiente seria presa fácil para exploração por outras e seria rapidamente eliminada por seleção.
Nada na biologia tem sentido se não for à luz da evolução, foi a célebre frase do geneticista Theodosius Dobzhansky. Podemos acrescentar que nada na cultura tem sentido exceto à luz da psicologia. A evolução criou a psicologia, e é assim que ela explica a cultura. A mais importante relíquia dos primeiros humanos é a mente moderna.”
O DNA e o seu “programa de afeto aberto” (ver explicação anterior). Comportamentos instintivos complexos podem ser decompostos em pequenos passos. Portanto, não há porque pensar que eles não evoluíram:
Claim CB401:
Instincts are too complex to have evolved. Scientists have no way of explaining complex instincts, such as migrations and nest building.
Source:
Watchtower Bible and Tract Society, 1985. Life--How Did It Get Here? Brooklyn, NY, pp. 160-167.
Response:
1. This claim is an example of the argument from incredulity. One's inability to envision circumstances that lead to complex instincts does not preclude such circumstances.
2. Not all instincts are complex. Some phobias, for example, are no more than a basic emotional response to a simple stimulus, such as loud sudden noise. And there is nothing to prevent the complex instincts from arising gradually. For example, some bees only communicate information about flower species to others in the hive (Dornhaus and Chittka 1999). Complex instincts could arise via small steps such as this.
References:
Dornhaus, A. and L. Chittka, 1999. Evolutionary origins of bee dances. Nature 401: 38.
Further Reading:
Gould, James L. and Carol G. Gould, 1995. The Honey Bee. New York: Scientific American Library.
Weiner, Jonathan, 1999. Time, Love, Memory: A great biologist and his quest for the origins of behavior. New York: Knopf.
Fonte: http://www.talkorigins.org/indexcc/CB/CB401.html
o medo é um instrumento naturaL de preservação para todas as espécies, principalmente para as mais evoluidas.
sem nenhuma consciência sem existências
tipo "gato escaldado" ,mas não se esqueça que toda regra tem suas exceções e são estas que colocam os seres acima das maquinas.
Possibilitando a eles a individualidade.
sem nenhuma consciência sem existências
isto serve tambem para nós os humanos.
sem nenhuma consciência sem existências
Quais seriam os comportamentos emocionais herdado de aves?
Ter pena ? Ser uma mãe coruja ? Ficar mudo com o bico fechado ou Cantarolar ?
sem nenhuma consciência sem existências
Programas fechados são egoístas tipo os da Microsoft.
os abertos seriam tipo linux
para falar no aprendizado das criaturas eu na posição de Criaturo possuo alguma autoridade para comentar o assunto, mas acho que ja concordei com isso com outras palavras:
sem nenhuma consciência sem existências
podemos então afirmar que comediantes especializados em imitações possuem um maior numero de "neurônios espelhos" em relação aos outros artistas ?
sem nenhuma consciência sem existências
Bom! Se entendi bem, concordo que existe uma personalidade individualizada do traço cultural da espécie ou seja alem do instinto cultural repassado pela memória do D.N.A.
sem nenhuma consciência sem existências
só uma inteligencia intencional possui o dom de projetar algo raciocinando um objetivo pre definido, voce considera a seleção natural um ser com tais características ?
sem nenhuma consciência sem existências