Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ser ou não ser eis a questão ? A origem!

135

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Qual a importância de você estudar, conseguir um emprego, cuidar da saúde etc. se depois vai morrer e isto não vai fazer mais diferença?

Como uma pessoa otimista isto não ira me acontecer de jeito nenhum, pois considero que minha consciência é eterna, me diga voce então que crê na sua "breve" inexistência.

O seu otimismo não muda os fatos, sejam eles quais forem.
    E já respondi.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    Lucifer escreveu:
    Quem disse que ateu é pessimista??

Alguem que ainda se encontra no inicio e ja preve o breve final da própria existência, pode ser considerado alguem otimista?

Aproveitar a vida enquanto dura é ser pessimista? Se auto-iludir é ser otimista?
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down

Todo processo de conservacao e propagacao de informacao a-periodica complexa. Meta-estabilidade termodinamico-informacional de um sistema em estados de relativa baixa entropia local.

morte

Interrupcao aparentemente definitiva dos processo metabolico e reprodutivo de um organismo vivo.

existência

Condicao possivel de um elemento em relacao a um dado conjunto de elementos.
    Realidade

Dominio dos fenomenos observaveis para um dado obsevador.
    Consciência

Grau de auto-referenciabilidade potencial de uma entidade.
    Moralidade, bem e o mal

Nocoes informais ou regras formais de conduta pessoal que emergem como padroes de co-operacao em sociedades atraves da experiencia e sao comunicados pelo processo de tradicao.

Vontade própria

Carater de uma escolha consciente e pre-meditada entre possiveis alternativas.
    teoria

Conjunto (geralmente incompleto) de proposicoes primitivas (hipoteses ou postulados), regras de derivacao compativeis e proposicoes derivadas a partir delas.

Post edited by ufka_Cabecao on
  • HuxleyHuxley Membro
    CRIATURO disse:
    A sua atual opção de ateu lhe da qual tipo de importância a sua vida?

Quanto menos eu me preocupo com o assunto "deus", mais tempo sobra para eu me dedicar à busca por isso:

tumblr_m9nfh4qhKS1qixedeo1_500.jpg

6421praia.jpg

20100616rock_in_rio_madrid1.jpg

Tudo que está acima é MUITO melhor do que qualquer promessa de "deus".
    Post edited by Huxley on

• Huxley disse: Tudo que está acima é MUITO melhor do que qualquer promessa de "deus".

parabens! pela sua fé , eu mesmo nem sabia que Deus havia feitos promessas?

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • quote]Huxley disse: Quanto menos eu me preocupo com o assunto "deus", mais tempo sobra para eu me dedicar à busca por isso:[/quote]
    existem varios caminhos que levam até Deus, cada um escolhe o que possui mais afinidade.
    Quem sabe tudo isso que voce procura e deseja não fazem parte de Deus?
    sinto logo existo!
  • A loirona, musica, praia ,mas de preferencia tudo isso junto eu curto muito , os shows e as muvucas eu deixo para os "malucos" se acabarem....he...he...he
    sinto logo existo!
  • HuxleyHuxley Membro
    CRIATURO disse: A loirona, musica, praia ,mas de preferencia tudo isso junto eu curto muito

Que bom que você reconhece que aprecia muito isso tudo. Assim fica mais fácil de você entender porque ateus e agnósticos veem valor ou sentido na vida, mesmo com a não-crença na: (1) superação da mortalidade e (2) existência de Deus. Caso contrário, se você disser que a loirona, a música e a praia deixam de ter valores elevados por causa de não serem eternos ou por causa da ausência de Deus, eu só tenho que lamentar o péssimo gosto. (Na última frase, eu estou considerando a situação hipotética e fictícia de que você tivesse certeza da inexistência de Deus/"imortalidade da alma")
    Post edited by Huxley on
  • Huxley disse: Que bom que você reconhece que aprecia muito isso tudo. Assim fica mais fácil de você entender porque ateus e agnósticos veem valor ou sentido na vida, mesmo com a não-crença

Ja que valoriza tanto a sua vida porque perder a esperança de poder conserva-la para sempre...amem!..he.....he...he
    sinto logo existo!
  • HuxleyHuxley Membro
    CRIATURO disse: Huxley disse: Que bom que você reconhece que aprecia muito isso tudo. Assim fica mais fácil de você entender porque ateus e agnósticos veem valor ou sentido na vida, mesmo com a não-crença

Ja que valoriza tanto a sua vida porque perder a esperança de poder conserva-la para sempre...amem!..he.....he...he

Pela mesma razão que você não tem esperança de estabelecer um diálogo com as plantas: ter esperança na veracidade de coisas que contrariam as leis das ciências naturais é injustificável. A morte cerebral ainda é o nosso destino inescapável. Onde não há consciência funcionando, não há vida humana. E para a consciência funcionar, uma CONDIÇÃO NECESSÁRIA é a camada quatro do córtex cerebral estar ativa, coisa que não ocorre quando há morte cerebral. Isso é um fato básico encontrado num livro de Biologia:

"Psicólogos cognitivos empregam a palavra MENTE para denotar as funções processadoras de informação do cérebro (Cosmides et al. 1992). Esse uso reflete a convicção, quase universal entre os psicólogos e neurobiologistas, que a mente não existe independentemente da estrutura física e da atividade do cérebro, e que todas as atividades mentais, como cognição e emoção, têm um fundamento estritamente material e físico no sistema nervoso e nos órgãos do sentido. A existência de tal fundamento físico é evidenciada porque processos emocionais e emotivos de todos os tipos podem ser afetados por danos físicos e outros tipos de disfunções cerebrais, e é também apoiada por muitas pesquisas de neurobiologia".

FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 3. ed. São Paulo: Editora Funpec, 2009, p.742.
    Post edited by Huxley on
  • Huxley disse: "Psicólogos cognitivos empregam a palavra MENTE para denotar as funções processadoras de informação do cérebro (Cosmides et al. 1992). Esse uso reflete a convicção, quase universal entre os psicólogos e neurobiologistas, que a mente não existe independentemente da estrutura física e da atividade do cérebro, e que todas as atividades mentais, como cognição e emoção, têm um fundamento estritamente material e físico no sistema nervoso e nos órgãos do sentido. A existência de tal fundamento físico é evidenciada porque processos emocionais e emotivos de todos os tipos podem ser afetados por danos físicos e outros tipos de disfunções cerebrais, e é também apoiada por muitas pesquisas de neurobiologia".

muito boa, simples e resumida definição :D
  • Marcio disse: CRIATURO disse: Quando foi criado seu sistema muito complexo, voce foi programado por ele para pensar e agir exatamente por uma personalidade pre definida por esta programação a partir da sua concepção?
    A configuração do universo todo e tudo que está nele, todos os padrões, é consequência direta do sistema primordial.
    Posso assumir que havia/ha uma consciência primordial também, por pura conveniência minha. Mas acho que não seria muito correto.
    Antes há que se saber com exatidão como funciona um sistema consciente, mesmo com consciência mínima.

QUANDO FOI CRIADO O "SEU" SISTEMA MUITO COMPLEXO, "VOCE"foi programado para agir e pensar de acordo com uma personalidade pré-programada pelo sistema "pai" primordial, ou cada pensamento seu seria uma criação própria individualizada pelo seu sistema único PERSONALIZADO E secundário ?
    Criar ilusões aos outros de fato torna-se desonesto quando provocam desilusões alheias, mas o nosso cérebro faz isso naturalmente associando-se ao subconsciente através dos sonhos criam fantasias para saciar a ansiedade e os desejos reais do nosso cotidiano consciente.
    Muitos sonhos lúcidos, possibilitam raciocínios capazes de resolverem problemas da vida real para aqueles que ja desenvolveram tal capacidade de memória.
    Então o ato de desejar e imaginar torna-se natural e necessário ao ser, sendo assim não vejo porque seria desonestidade própria,teorizar, desejar e acreditar que os nossos desejos da vida ser eterna podem ser possibilidades reais.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: CRIATURO disse: Voce considera que consciência minima seria uma minima capacidade mental ? Que portanto plantas não teriam essa capacidade minima.
    Seriam seres mecânicos pre programado para interagir inconscientemente com o meio ambiente.
    Voce concorda com René Descartes: "penso logo existo" ?
    Eu digo o seguinte:"Sinto logo existo" em outras palavras a existência de seres conscientes não implica na necessidade de possuírem sistemas nervosos gerando atividades mentais nos pensamentos.
    Os sentimentos aparecem antes dos pensamentos e são eles a formarem as primeiras consciência elementares de vidas.
    Considero a intuição como um sentimento preciso e totalmente desprovido de raciocínios lógicos para obtenção de resultados futuros.

Sim, a mente suporta a consciência, há que se ter um padrão mínimo mental para se haver uma consciência minima.
    Plantas, por não terem sistema nervoso, e certos animais simples não possuem um padrão mental suficiente para se gerar consciência. Eles interagem com o ambiente quase que mecanicamente.

Ok! Voce considera que deve haver um padrão mental minimo (de raciocínio) para gerar uma consciência minima.
    portanto seres como plantas e insetos por não possuírem esse minimo nivel de raciocinio, agem mecanicamente pelo instinto.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Descartes em seu experimento mental eliminou tudo o que havia fora dele pois poderia ser irreal e impossível de se definir com exatidão por causa dos sentidos falhos. Assim o que sobraria era a sua própria mente pensando, independente do que se pensa o ato de pensar por si só comprovaria o existir.

Teoricamente, isso comprovaria que consciência ou vida sem os sentidos sensoriais podem ser possíveis, mas de fato ele não provou isso, apenas teorizou.
    Marcio disse: Sentir por sí só não necessita de uma consciência, na evolução o sentir veio antes do pensar.
    Criaturo disse: Os sentimentos aparecem antes dos pensamentos e são eles a formarem as primeiras consciência elementares de vidas.

Marcio eu estou considerando o sentimento como o inicio da consciência, e voce parece considerar o inicio da consciência a partir de um certo nível de raciocino.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Máquinas sentem os sinais que vem dos seus sensores e acionam dispositivos. Organismos simples fazem isso também.

Voce esta querendo simplificar de mais os "organismos simples" ?
    Se eles são tão simples assim ao ponto de serem comparados com maquinas, qual seria mais facil de serem "criados" pelo homem maquinas ou organismos "simples" ?

Voce sente exatamente como eu ? Provavelmente não !
    Isso acontece porque sentimento diferentes formam consciências distintas.
    Maquinas distintas, pesar de receberem um único sinal comum a todas elas, o interpretam com níveis de intensidades diferentes, isso ocorre pela diferença da sensibilidade dos seus "sensores", é por isso que para falarem a "mesma lingua" sincronizando ações, cada maquina precisa ter um ajuste individualizado.
    No ser humano eu diria que na harmonização de consciências o ajuste se da naturalmente pela evolução no tempo.
    Maquinas mecânicas são racionalmente limitadas, associadas a uma C.P.U cérebro eletrônico ela torna-se capaz de " sentir" ,pensar, interpretar e até tomar decisões, então podemos dizer que criamos uma (I.A), ou uma consciência ?
    Observe que a maquina só possuirá essa inteligencia artificial Através de um "programas inteligente" concebido originalmente pelo pensamento "imaterial" humano.
    A questão é:
    O pensamento seria um apenas um efeito causado pela ação do sistema material cerebral, ou seria o efeito causado no sistema cerebral por uma consciência imaterial ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Marcio disse: O ato de sentir e pensar pode ser apenas devido ao sistema nervoso(um padrão específico), você deveria considerar isso ainda que pareça perturbador para sua própria consciência que não deseja morrer nunca.
    Ou pensar numa solução lógica que suporte sua afirmação.
    Apesar de ver esta possibilidade, desejar,acreditar, idealizar sempre o melhor o meu otimismo me diz que não devo me preocupar com isso, pois o medo de nascer é semelhante ao de morrer.

Inibidos por efeitos anestésicos, os sentidos sensoriais humanos, "morrem", perdem completamente sua funções da transmissão da informação da realidade externa ao cérebro.
    O cérebro pode assim permanecer em um estado da irracionalidade inconsciente.
    Este seria o caso tipico de um paciente sob efeito de uma anestesia geral.
    No entanto, comprovadamente alguns pacientes(com memórias desenvolvidas)neste estado aparente de "total" inconsciência fisica ao retoma-la afirmam ter experimentado e sentido agradáveis sensações de bem estar físico, o que contraria a lógica do seu atual estado de sofrimento.
    Algumas relatam também terem vivenciados, ações que lhes exigiam raciocínio lógico, como capacidade de fazer cálculos, manterem diálogos inteligentes como outras pessoas e trazerem soluções para problemas da sua vida física.

sinto logo existo!
  • Marcio disse: CRIATURO disse: O start dessa inteiração de sistemas possui uma fonte inteligente e intencional ?
    Qual seria a origem dessa fonte ?

Se o sistema primordial tiver padrões que suportem uma mega capacidade mental talvez haja intenção.
    A origem de tudo intencional ou não é sempre o sistema primordial que pode formar padrões dentro de padrões, sistemas dentro de sistemas.
    o sistema primordial é inteligente ou apenas mecânico como seus seres "simples", sua fonte de ações tem energia própria ou depende de energia extena?
    Ele possui personalidade própria, é único e dele foram gerados os sistemas secundários menos complexos?
    Este seu sistema primordial "contem" ou esta "contido" ?
    sinto logo existo!
    Marcio disse: CRIATURO disse: Ao passar por um processo de transformação , o novo sistema pode manter alguma memória do seu sistema anterior ?
    Dentro do seu universo de sistemas existe a "similaridade", ou seja a existência de dois sistemas complexos exatamente idênticos ?

A transformação severa destrói o padrão original, assim não haveria memória. À menos que houvesse um sistema paralelo (diferente do padrão material)que armazenasse essa memória.

R: Tipo a existência de uma "Consciência imaterial"
    Marcio disse: Quanto à similaridade. Sim, temos isso em padrões simplíssimos, as partículas dos sistemas moleculares. Elétrons, prótons e nêutrons são todos sistemas similares e aparentemente idênticos

Este seu sistema primordial seria semelhante aos elementares atômicos que pela associação ou desassociação vão criando novos padrões moleculares materiais ?
    Como podemos afirmar que partículas atômicas são "exatamente idênticas" se não possuímos instrumentos com tal capacidade de precisão, se ha tolerâncias é porque devemos assumir a falta de precisão, portanto valores "diferentes" e únicos.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: O sistema universo é amoral portanto.

Em relação a moralidade humana, sim! Mas as leis físicas e também as possíveis leis imateriais não fariam parte de uma "moralidade universal" ?
    Marcio disse: A humanidade racionalizou os instintos, eles não foram inteiramente suprimidos em nós, nossa forma de agir e ser nos fez a espécie mais adaptada ao meio por causa da capacidade cerebral única.

interessante, como é que os ditos animais "irracionais" ao preservarem seus instintos naturais sem ajuda do homem poderiam estar vivendo em um mundo bem melhor.
    podemos estar adaptados ao meio ,mas até quando o meio vai suportar as nossas "adaptações"?
    Marcio disse: Não existe nada perfeito, só existe o mais eficaz na manutenção de um sistema determinado.

Devemos então evoluirmos a busca do mais Eficaz na Manutenção Da Vida.
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Veja bem, um sistema que não pode ser atingido por nada, não pode ser destruído, sendo eterno. Não pode possuir moral alguma. Ele é necessariamente amoral.

Em outra oportunidade lhe mostrarei o porque de eu pensar assim. Verá que tem uma certa lógica.
    Como algo consegue ser amoral de si mesmo?
    Só se ele for desprovido de: vontade própria, inteligencia,consciência, razão, mas então seria apenas uma besta e poderosa maquina desenfreada?
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Se fossemos eternos e tivéssemos a absoluta certeza disso, tudo seria possível, a vida perderia a importância, morrer nada significaria.
    Talvez esta ignorância seja "intencional" para evitar estes tipo de pensamentos absurdos!

Marcio disse: A nossa existência seria apenas um teatro onde brincaríamos de ''matar'' e ''morrer'', seríamos seres eternos brincando de sentir dor ou prazer.
    Confesso que essa ideia de um teatro do existir muito me agrada, as possibilidades são praticamente infinitas!

Veja bem! Uma maquina pode raciocinar, mas não pode ter sentimentos, logo não pode ter "vida" .
    Vida sem sentimentos não é vida e sim apenas uma "existência".
    Eu digo que : "A vida inicia-se com o sentir" e o tempo gera a evolução da sensibilidade, aumentando assim uma maior consciência da vida.

Resumindo:

"O sentido da vida é Sentir"

he...he...he..he

sds
    sinto logo existo!
  • Huxley disse: Ja que valoriza tanto a sua vida porque perder a esperança de poder conserva-la para sempre...amem!..he.....he...he

Pela mesma razão que você não tem esperança de estabelecer um diálogo com as plantas

Para você o que seria mais difícil , estabelecer contatos com coisas materiais ou imateriais ?
    Voce não acredita na evolução dos seres passando por todos os reinos mineral, vegetal e animal?
    Embora plantas não possuam uma consciência desenvolvida elas possuim capacidade para sentir o meio externo, alguns acreditam que elas morrem ao sentirem energias negativas do seres humanos, dai nasceu a expressão "seca até pimenteiras".
    sinto logo existo!
  • Huxley disse: ter esperança na veracidade de coisas que contrariam as leis das ciências naturais é injustificável.

por que não posso acreditar que a ciência ainda não descobriu tudo ? Se ainda existem coisas a serem descobertas, então porque acreditar que são impossíveis?
    injustificável é querer limitar-se a ciência natural apenas do seu conhecimento.

Huxley disse: Onde não há consciência funcionando, não há vida humana. E para a consciência funcionar, uma CONDIÇÃO NECESSÁRIA é a camada quatro do córtex cerebral estar ativa, coisa que não ocorre quando há morte cerebral. Isso é um fato básico encontrado num livro de Biologia:

A questão é: O cérebro contem a consciência ou esta contido nela ?
    Se tiver contido nela é natural que ela sobreviva sem ele, mas de forma alguma ele sobreviverá sem ela.
    Em um caso de autismo o sistema nervoso cerebral encontra-se danificado o que impossibilita a interpretações dos dados recebidos pelos órgãos sensoriais, como tambem a coordenação de comandos eletroquímicos dos músculos, por exemplo da fala.
    Apesar da visível incapacidade do cérebro danificado em se comunicar com o meio externo, podemos afirmar que dentro dele não exista um ser consciente do seu meio externo ? Pois é bom ter essa "consciência" ao falar algo perto de autistas e tambem dos pacientes em coma.
    voce ja ouviu essa frase: "Fingindo de morto para tentar sobreviver"
    Conheci uma senhora que em estado de coma ouviu seus parentes falando mal dela e discutindo com quem iam ficar todos os seus bens, quando eles foram embora ela levantou chamou a enfermeira e disse: "estou curada"...he...he...he..he

CRIATURO disse: O cérebro pode assim permanecer em um estado da irracionalidade inconsciente.

A questão é se a consciência pode permanecer no estado irracional da inconsciência ?

sinto logo existo!
    Huxley disse: Esse uso reflete a convicção, quase universal entre os psicólogos e neurobiologistas, que a mente não existe independentemente da estrutura física e da atividade do cérebro

Convicção sem provas é a fé cientifica! he...he...he..he
    Huxley disse: e que todas as atividades mentais, como cognição e emoção, têm um fundamento estritamente material e físico no sistema nervoso e nos órgãos do sentido.

ótimo! estão a um passo de inventarem o remédio do amor, do bom caráter, da generosidade este é essencial no combate a doença emocional do "egoismo", da inteligencia, da sensibilidade este sera especialmente dedicado aos ateus.
    É uma pena que os cientistas materialistas não acreditem na intuição, pois um remédio para este sentido, desvendaria um universo infinitas possibilidades.
    sinto logo existo!
    Huxley disse: A existência de tal fundamento físico é evidenciada porque processos emocionais e emotivos de todos os tipos podem ser afetados por danos físicos e outros tipos de disfunções cerebrais, e é também apoiada por muitas pesquisas de neurobiologia".

Basta observarmos o efeito do álcool no cérebro evidenciando mudanças nas emoções e na coordenação motora, mas isso me fez lembrar uma reportagem sobre o "santo D´aime".
    Um dos seguidores deu seu testemunho que havido parar de beber, pois havia visto ele mesmo em um estado deplorável de embriaguez, humilhado e sentindo vergonha de si mesmo resolveu acabar com o próprio vicio.
    ok! concordo que exista uma influencia mutua entre o cérebro material e a consciência imaterial,mas isso não pode provar a inexistência desta ultima.
    analogamente uma C.P.U com defeito também não consegue processar adequadamente o programa inteligente que lhe da a Vida.
    A consciência humana seria como um programa inteligente dando vida a uma maquina, se esta parar de funcionar o programa continuará memorizado de alguma forma a espera de um novo cérebro para pode se manisfestar novamente, pois a consciência imaterial não permite a função delete.

sds
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.