Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Gay cai na real depois de muitas humilhações e gastos de 60 mil reais tentando a 'cura'

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/2012-09-23/gay-conta-ter-gasto-mais-de-r-60-mil-em-conversao-a-heterossexualidade.html
Gay conta ter gasto mais de R$ 60 mil em 'conversão' à heterossexualidade

Até aceitar a homossexualidade, Peteson Toscano enfrentou três tentativas de conversão e um casamento fracassado para aceitar que era gay; luta durou 17 anos

bovjqyacq7ofrtvfi4zf02ezs.jpg

Peteson Toscano viveu conflitos entre sua orientação sexual e sua fé, nos Estados Unidos

O americano Peteson Toscano conta ter gasto USS$ 30 mil (cerca de R$ 60.500), recorrido a três tentativas de exercismo e passado por um casamento fracassado até conseguir superar seus dilemas pessoais e aceitar que era gay. O processo durou 17 anos e Toscano hoje milita contra tratamentos que atendem por com nomes como ''conversão'' ou ''terapia reparadora'', voltados para gays que querem mudar sua orientação sexual.

Tais práticas contam com o apoio de Igrejas fundamentalistas cristãs. E alguns dos que se submeteram a elas asseguram sua eficácia e se definem como ex-gays. Mas Toscano, de 47 anos, afirma que não só estes processos não funcionam como também causam danos psicológicos.

Ele é de uma tradicional família ítalo-americanda do Estado de Nova York. Cristão devoto e evangélico, Toscano teve dificuldades em aceitar o que via como um conflito entre sua orientação sexual e sua fé.

'Desespero terrível'

''Eu estava fazendo algo errado pelo qual eu seria punido na outra vida. E por isso sentia muito medo e um desespero terrível'', afirma, em entrevista à BBC. Como um adolescente que cresceu nos Estados Unidos da década de 80, Toscano viveu em uma época em que o termo ''gay'' era um sinônimo de Aids. Até 1973, psiquiatras americanos classificavam homossexuais como sendo insanos.

''Eu somei dois mais dois e cheguei ao que me parecia ser uma equação lógica, a de dizer 'isto é errado, é ruim, eu preciso consertar isso'. E 17 anos depois eu finalmente acordei e retomei a razão'', afirma. Os anos de tratamento são uma lembrança dolorosa. Após ter entrado em depressão depois de uma entrevista à rádio pública dos Estados Unidos na qual relatou os processos a que se submeteu, ele agora evita entrar em pormenores.

Experiência traumática

Mas ele relata que um dos incidentes mais sombrios ocorreu durante seu internamento por dois anos no centro Love in Action (Amor em Ação), hoje rebatizado como Restoration Path (Caminho da Restauração), na cidade de Memphis, no Estado americano do Tennessee.

Lá, ele foi instruído a registrar todos os encontros homossexuais que já havia tido. Em seguida, pediram que ele relatasse o mais constrangedor destes encontros para sua família. Tais terapias não se limitam, no entanto, aos Estados Unidos. Toscano visitou a Inglaterra na década de 90 a fim de se submeter a um exorcismo. Ele já tinha se submetido a dois exorcismos fracassados nos Estados Unidos.

De acordo com Peterson, esse tipo de prática ''é danosa psicologicamente especialmente para os jovens. Se você acredita nisso, você fará qualquer coisa para rasgar a sua alma''.

Nos Estados Unidos, já estão sendo tomadas medidas para proibir parcialmente as terapias de conversões para gays no Estado da Califórnia. E o governador Jerry Brown está avaliando um projeto de lei que torna ilegal a terapia reparadora para crianças. Se aprovada, será a primeira medida nesse sentido tomada no país.

Toscano tem um blog e um canal de YouTube e usa sua experiência como ator de teatro realizando apresentações nas quais procura consicentizar pessoas sobre os danos causados aos que se submetem a tratamentos para suprimir ou mudar suas orientações sexuais.
Post edited by Fernando_Silva on
«1345

Comentários

• 111 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_Silva disse: ''Eu somei dois mais dois e cheguei ao que me parecia ser uma equação lógica, a de dizer 'isto é errado, é ruim, eu preciso consertar isso'. E 17 anos depois eu finalmente acordei e retomei a razão''

A verdadeira doença dele é (ou era)a religião.

Uma "gota" de raciocício lógico é o bastante pra começar a se curar.
    Espero que ele tenha raciocinado cada vez mais e mais até se livrar 100% dessa praga.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse:
    Nos Estados Unidos, já estão sendo tomadas medidas para proibir parcialmente as terapias de conversões para gays no Estado da Califórnia.

Estes tratamentos de desbaitolagem podem não ser mais que um tipo especializado de voodoo, mas fico mais preocupado quando vejo o governo interferindo nas liberdades individuais.
    A decisão deve ser do indivíduo homossexual, o único que sabe o que é melhor prá ele.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    sybok disse: Essa é uma questão delicada, se por um lado ninguém é obrigado a se submeter a tais "tratamentos" e a intervenção estatal abre um precedente perigoso, por outro lado isso beira o exercício ilegal da medicina praticado por charlatões, algo sujeito a tal intervenção.

A coisa é mais complicada.
    Duvido que aqueles que defendem ardorosamente a proposta de proibição dos tratamentos de desbaitolagem sejam tão entusiasmados assim em defender também a proibição dos programas de "apoio a gays com dificuldades em aceitar sua orientação sexual".

Se a regra é proibir programas que induzem indivíduos a determinada orientação sexual, tal regra deveria valer em ambos os sentidos.

O problema é que se alguém se declara transexual e prisioneiro em um corpo do sexo que não é o seu verdadeiro, encontrará bandos de gente que defenderão o direito deste cara mutilar o próprio corpo irreversivelmente, aqueles mesmos bandos que mandariam para forca se pudessem um grupo de aconselhamento que apenas sugerisse a homossexuais que eles podem deixar de sê-lo, mesmo que o homossexual em questão apresente a mesma insatisfação com sua sexualidade que a do transexual com seu corpo.

Botar a força bruta do Estado neste angu de caroço é piorar o que por si só já é muito ruim.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Fernando_Silva disse: voltados para gays que querem mudar sua orientação sexual.

Neste caso não basta querer e mudar? Ou "ser gay" é uma dependência química? :)

"Quero sem macho de novo mas quando vejo um bofe... uuuuiii!!!!"

"Estou há 6 meses sem queimar a rosca. Apesar da agonia da abstinência,tenho fé que vou suportar."

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    lepiso74 disse: Neste caso não basta querer e mudar? Ou "ser gay" é uma dependência química? :)

A cultura e a doutrinação religiosas são influências poderosas.
    Passei minha adolescência me sentindo um pervertido até mesmo quando tinha pensamentos 'sujos'. A Bíblia diz que 'quem olha para uma mulher com desejo, já praticou adultério em seu coração'. Eu era um adúltero ...

Pelo menos, eu tinha uma solução autorizada: me casar.

O caso dos gays deve ser muito pior, já que eles não têm nenhuma opção. Nem as religiões e nem a sociedade os aceitam.
  • Acauan disse: A decisão deve ser do indivíduo homossexual, o único que sabe o que é melhor prá ele.

Concordo, mas vejo problema nessa parte aqui:
    E o governador Jerry Brown está avaliando um projeto de lei que torna ilegal a terapia reparadora para crianças. Se aprovada, será a primeira medida nesse sentido tomada no país.

Como saber se uma criança é ou não gay?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Como saber se uma criança é ou não gay?

Tem criança que desde cedo já demonstra.

Conheci uma menina de +/-10 anos que detestava boneca e vestido mas adorava jogar futebol e usar short e dizia que estava a fim]de uma menina na escola.

Já vi um menino também +/- 8 anos vendendo chocolate na praça. Chamou mais atenção por seu jeito de bicha histérica do que pelo produto à venda.

• lepiso74 disse: Conheci uma menina de +/-10 anos que detestava boneca e vestido mas adorava jogar futebol e usar short e dizia que estava a fim]de uma menina na escola.

Já vi um menino também +/- 8 anos vendendo chocolate na praça. Chamou mais atenção por seu jeito de bicha histérica do que pelo produto à venda.

Guiar-se por esteriótipos é um caminho incerto muitas vezes, não diria no segundo caso citado, mais no primeiro mesmo sem contar do detalhe final que já entrega a opção do ser.

― Winston Churchill

• Tentar "consertar" um gay é como antigamente, quando se obrigavam as crianças canhotas a escrever com a mão direita. Eles até podiam aprender a fazer isso, mas nunca deixariam de ser canhotos.
    Para mim, além de um desrespeito pela natureza pessoal de cada um, é uma tremenda perda de tempo.
  • Acho que aprender a criar repulsa para um gosto adquirido é complicado, mas a sexualidade não é tão imutável quanto muitos pensam não.
    O sexo lida com gostos que podem ser apreendidos como qualquer outro gosto e estão sujeitos a mudanças, muito embora a maioria prefira ignorar isso.

Sybok, concordo em parte com você. É possível ter prazer sexual de várias formas. Muitos heterossexuais adotam comportamento homossexual em presídios ou coisas assim. Mas creio que isso é a exceção, não a regra. Como você explica aquela criança, que jamais teve contato sexual com ninguém e desde pequeno/a manifesta comportamento que revela atitudes características do sexo oposto? Eu conheci um menino assim, desde pequeno todo mundo sabia que ele era gay. Não foi uma questão de gosto ou aprendizado, e sim de algo inerente àquela pessoa.
    Um gay pode "mudar" e se tornar hetero em seu gosto e pensamento? Talvez, mas duvido muito. Na verdade, nunca soube de algo assim. Mas todos conhecemos vários que se diziam héteros e mais tarde "viraram" gays. Será que eram héteros mesmo? Ou apenas tentavam iludir aos outros ou a si mesmos?
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador

Voces concordariam com a seguinte frase?

"Obeso cai na real depois de muitas humilhações e gastos de 60 mil reais tentando a 'cura' "

Ou voces concordariam que o Estado fechasse operacoes de academias de ginastica com base na "baixa taxa de sucesso" desses procedimentos?

A obesidade e a consequencia de disfuncoes comportamentais comuns na sociedade moderna, e do modo de vida sedentario, abundante, preguicoso, patetico, hedonista e imoral que nela prevalece.
    Em outras epocas, quando a mera sobrevivencia dependia de muita disciplina, essa era uma degeneracao rara.

O carater patologico da homossexualidade e essencialmente identico ao da obesidade. O homossexualismo e uma forma de obesidade moral. E a falta de criterios elevados de comportamento e respeito proprio que levam a uma triste condicao persistente e destrutiva de auto-sabotagem.

Certamente existem pessoas com propensoes naturais (geneticas) para engordar, e alguns acreditam que existam pessoas com propensoes naturais para coduta sexual transviada.

Mas isso nao quer dizer que elas nao possam fazer nada a respeito disso e que devam se sujeitar a essas aflicoes.

De certo, e muito dificil reeducar os vicios presentes ha muito tempo em um adulto. E muito mais facil instalar disciplina em criancas.

Mas existem diversos exemplos contrarios mostrando que embora dificil, esse e um objetivo alcancavel.

Acreditar na possibilidade de redencao do obeso, e permitir a ele de buscar se tornar uma pessoa melhor atraves da sua aplicacao em uma disciplina pessoal intensa nao e ser intolerante. Ao contrario, e a forma mais verdadeira de tolerancia.

E a crenca de que por mais degradada, por mais repulsiva que seja a forma atual de um individuo, ele e feito da mesma substancia que voce, e dentro dele esta o mesmo potencial para a dignidade. Ele nao e uma abominacao da natureza, uma tragedia inevitavel da existencia, mas um ser humano capaz de buscar seus objetivos.

Desmotivar pessoas e forca-las a aceitar seus comportamentos de segunda classe e uma das maiores crueldades possiveis. E a relegacao do homem a condicao de um animal escravo de instintos e a abolicao do seu espirito. Porque o que caracteriza o homem e a superacao de si mesmo.
    Post edited by ufka_Cabecao on
    ufka_Cabecao disse:Voces concordariam com a seguinte frase?

"Obeso cai na real depois de muitas humilhações e gastos de 60 mil reais tentando a 'cura' "

A obesidade e a consequencia de disfuncoes comportamentais comuns na sociedade moderna,...

O carater patologico da homossexualidade e essencialmente identico ao da obesidade. O homossexualismo e uma forma de obesidade moral.

Cabeça,

Só vejo um problema no seu raciocínio.
    O termo "homossexualidade" abrange uma gama tão variada de comportamentos sexuais díspares entre si que seu uso tem mais sentido sócio-político do que científico.
    Concordo que baitolagem é um comportamento sexual decadente, mas também há uma variedade imensa de comportamentos decadentes heterossexuais, talvez predominantes hoje.

A questão é como distinguir homossexualismo de baitolagem, distinção esta feita pela própria Igreja Católica Romana - que ninguém há de chamar de gayzista:

§2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada...

§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta.

Ou seja, uma coisa é "inclinação objetivamente desordenada" (e é mesmo, viu seus Politicamente Corretos pé no saco) e outra coisa é promiscuidade e opção por relacionamentos degradantes.
    As estatísticas comportamentais sobre o grupo dão uma idéia quantitativa do que por lá abunda, mas estatísticas não calçam os sapatos do outro, o que torna este assunto sempre muito complicado, para além da farsa da dicotomia héteros malvados x gays coitadinhos que a militância baitolista quer impor.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Ou seja, uma coisa é "inclinação objetivamente desordenada" (e é mesmo, viu seus Politicamente Corretos pé no saco) e outra coisa é promiscuidade e opção por relacionamentos degradantes.
    As estatísticas comportamentais sobre o grupo dão uma idéia quantitativa do que por lá abunda, mas estatísticas não calçam os sapatos do outro, o que torna este assunto sempre muito complicado, para além da farsa da dicotomia héteros malvados x gays coitadinhos que a militância baitolista quer impor.

É muito complexo isto, por isto acho errado submeter crianças a tipo de cura. Elas não tem a noção de sexualidade definida e somente por esteriótipos se deduzir a sexualidade das mesmas.

― Winston Churchill

ufka_Cabecao disse: Mas isso nao quer dizer que elas nao possam fazer nada a respeito disso e que devam se sujeitar a essas aflicoes.

De certo, e muito dificil reeducar os vicios presentes ha muito tempo em um adulto. E muito mais facil instalar disciplina em criancas.

Ser gordo faz mal à saúde e é esteticamente ruim.
    Ser gay só é ruim para o indivíduo porque os outros não aceitam.

Portanto, faz sentido considerar a obesidade como uma doença e tentar emagrecer, mas, tirando os problemas causados pela rejeição social, por que um gay deveria tentar se curar?
    Percival disse:
    É muito complexo isto, por isto acho errado submeter crianças a tipo de cura. Elas não tem a noção de sexualidade definida e somente por esteriótipos se deduzir a sexualidade das mesmas.

Muita gente ainda acredita na tese Freudiana da sexualidade infantil, nunca provada cientificamente, assim como tem gente que se baseia no trabalho de alguns charlatões pervertidos como Alfred Kinsey sobre o assunto.
    O bom senso e a vergonha na cara mandam proteger as crianças deste tipo de gente (como Kinsey, não como Freud) e deste tipo de idéias.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Isto me lembrou um video excelente do Pirulla no Youtube. Acho que o título era Homossexualidade ponto final. Se alguém puder disponibilizar o mesmo neste tópico, seria muito legal que assistissem.
    ― Winston Churchill

Acauan disse: Muita gente ainda acredita na tese Freudiana da sexualidade infantil, nunca provada cientificamente
    Eu já gostava de mulher aos 5 anos, mas reconheço que não tinha a mínima noção do que fazer a respeito.
    As crianças de hoje já têm mais acesso à informação e algumas já estão sexualmente ativas aos 9 anos.

• O carater patologico da homossexualidade e essencialmente identico ao da obesidade. O homossexualismo e uma forma de obesidade moral. E a falta de criterios elevados de comportamento e respeito proprio que levam a uma triste condicao persistente e destrutiva de auto-sabotagem.

Putz, parece o Silas Malafaia falando. Chamar a homossexualidade de patologia é o mesmo que rotular o ateísmo ou o sexo oral como algo doentio e errado. Cabeção, você é da TFP?
    Fernando_Silva disse:
    Acauan disse: Muita gente ainda acredita na tese Freudiana da sexualidade infantil, nunca provada cientificamente.

Eu já gostava de mulher aos 5 anos, mas reconheço que não tinha a mínima noção do que fazer a respeito. As crianças de hoje já têm mais acesso à informação e algumas já estão sexualmente ativas aos 9 anos.

O que pouco ou nada diz sobres as teorias Freudianas que davam conotação sexual até ao ato de o bebê mamar.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Percival disse: Isto me lembrou um video excelente do Pirulla no Youtube. Acho que o título era Homossexualidade ponto final. Se alguém puder disponibilizar o mesmo neste tópico, seria muito legal que assistissem.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador
    Acauan

E claro que distincoes de comportamento podem ser estabelecidas dentro do que se entende por homossexualismo.

Existem certamente muitos homossexuais cuja conduta geral e relativamente normal, e cujo unico caracter atipico seria seu apetite sexual privado. Eu conheci pessoalmente algumas dessas pessoas.

Pessoas disciplinadas em varios aspectos das suas vidas e altamente dignas.

Assim como existem varios obesos que, executando sua forma fisica morbida, sao individuos da melhor qualidade.

Obesidade e homossexualismo nao sao fatores exclusivos determinantes de carater ou de dignidade. Eles contribuem para um todo complexo.

Como tambem nao sao a falta de higiene e asseio, de modos ou de organizacao pessoal, a preguica cronica, a mitomania, o egocentrismo, a falta de compostura, a covardia.

Todos sao consequencias de deficiencias na educacao moral do individuo, mas nenhum desses aspectos determinam o carater como um todo.

Nenhuma dessas caracteristicas constitui crime ou deve necessariamente ser corrigida na idade adulta quando tais vicios ja estao profundamente enraizados na identidade do individuo, embora seja sempre indicado tentar conserta-las na infancia. Porem algumas pessoas adultas consideram essas condicoes como partes da sua personalidade, e compativeis com a visao que elas formam do seu papel no mundo.

E nenhuma pessoa e perfeita a ponto de nao incorrer em alguma dessas ou outras patologias morais. Algumas pessoas certamente tem melhor disciplina, ou pelo menos desvios mais aparentes. Mas isso e o maximo que da para dizer.

O meu ponto nao e esse. O meu ponto e que num dado momento podemos nos tornar conscientes da insalubridade de certos comportamentos nossos e o impeto de melhorar e o que nos diferencia de animais.
    Post edited by ufka_Cabecao on

• O fato de uma determinada condicao ser de natureza majoritariamente moral nao a torna facil de ser corrigida.

O habito de tomar decisoes certas consistentemente e algo bastante complicado de se estabelecer.

Qualquer um que ja tenha sofrido para manter um orcamento domestico sob controle ou para se alimentar de coisas mais saudaveis sabe o quanto estamos propensos a sabotar nossas metas em troca de gratificacao imediata.

Ninguem esta falando que e facil para o obeso se tornar magro, bastando comer menos acucar e gordura.
    O seu cerebro transforma o consumo exagerado de acucar e gordura numa necessidade cuja o nao atendimento e incrivelmente agonizante, agonia que nao pode ser compreendida por uma pessoa que sempre teve bons habitos de alimentacao.

Muitos nao sao capazes de superar o desafio que lhes e imposto por essa triste condicao e passam a aceita-la como um fato inescapavel.

Porem outros tantos estao dispostos a lutar e continuar lutando. Caindo e se levantando. Porque por mais arduo que possa ser o caminho, sua vontade de melhorar e implacavel.

• ufka_Cabecao disse:O carater patologico da homossexualidade e essencialmente identico ao da obesidade.
    Discordo desse ponto por achar que você não está em condições de fazer uma declaração tão taxativa sobre o assunto do mesmo modo que discordo daqueles que dizem taxativamente que homossexuais não tem qualquer escolha, que eles nascem homossexuais e pronto.

Pode até ser verdade mas as declarações partem de pressupostos cujas as evidências não estão tão claras assim.

Outro ponto é chamar de patologia qualquer comportamento sexual que não seja o mais comum em uma sociedade, por esse critério podemos considerar que a opção pela castidade antes do casamento que antes era comum e agora não é como patológico também.

Come with me if you wanna live.
  • HuxleyHuxley Membro
    O mito dinossáurico da tábula rasa continua vivo no RV. Acontece que dizer que todo gosto está sujeito à mudança e ao aprendizado é uma proposição ANTICIENTÍFICA. A tábula NÃO É rasa. QUERER nem sempre é PODER. QUERER aprender não implica PODER aprender.

Propôs-se a expressão “programa de afeto” para se referir a um mecanismo herdado que armazena informações escritas no DNA e que direciona o comportamento. Ernst Mayr, zoólogo e maior ícone do Neodarwinismo do século XX, distinguiu entre programas genéticos abertos e fechados. Em um programa fechado, nada pode ser inserido pela experiência enquanto um programa aberto “permite a entrada adicional durante a vida de seu proprietário”. Portanto, existem SIM traços psicológicos que NÃO PODEM ser modificados pela experiência, embora existam aqueles que podem.

Se fosse possível aprender todos os gostos, então por que um gênio ainda não teve a ideia de fazer os indigentes africanos subnutridos a aprenderem a gostar das sensações de um longo período de inanição e fome? A resposta é simples. Acreditar que isso é possível é negacionismo puro e simples da Genética Neurobiológica e do Neodarwinismo. Portanto, é perfeitamente possível que ter um gosto seja uma questão de SER e não de SE TORNAR. Esse é o caso da homossexualidade? Não se sabe ao certo. Mas essa é uma questão irrelevante. Relevante é que podemos estar absolutamente seguros da validade de uma proposição que refuta completamente os discursos que o forista Cabeção pôs aqui neste tópico. Se o que define uma orientação é um FATO, uma causa NECESSÁRIA E SUFICIENTE, então ela não é algo que tem implicações morais. Isso torna irrelevante a discussão "modificável x imutável" acerca da homossexualidade. Explicarei isso mais detalhadamente no próximo post.
    Post edited by Huxley on
  • HuxleyHuxley Membro
    ufka_Cabecao disse:
    Voces concordariam com a seguinte frase?

[...]
    A obesidade e a consequencia de disfuncoes comportamentais comuns na sociedade moderna, e do modo de vida sedentario, abundante, preguicoso, patetico, hedonista e imoral que nela prevalece.
    Em outras epocas, quando a mera sobrevivencia dependia de muita disciplina, essa era uma degeneracao rara.

O carater patologico da homossexualidade e essencialmente identico ao da obesidade. O homossexualismo e uma forma de obesidade moral. E a falta de criterios elevados de comportamento e respeito proprio que levam a uma triste condicao persistente e destrutiva de auto-sabotagem.

Certamente existem pessoas com propensoes naturais (geneticas) para engordar, e alguns acreditam que existam pessoas com propensoes naturais para coduta sexual transviada.

Analogia falaciosa. Mostrarei as diferenças nas situações.

Obesidade

Mesmo que um obeso não tenha como evitar as emoções negativas por adiar a gratificação pela satisfação com comida, ainda assim ele tem controle voluntário excelente sobre os músculos corporais (esqueléticos): sem essa capacidade não poderíamos nos envolver em todas as ações complexas e hábeis necessárias para a nossa sobrevivência. Por outro lado, a obesidade provoca doenças, dores e morte precoce. A não-reorientação alimentar pode causar coisas que um obeso típico considera ruins.

Homossexualidade

Qualquer pessoa que não seja estúpida concorda que a satisfação sexual por si só não é algo ruim. Se ficar demonstrado que a satisfação para um estado neurobiológico específico não é uma questão de escolha, então também fica demonstrado que é non-sense dizer que uma determinada orientação sexual é imoral.

A orientação sexual é a atração física por um gênero qualquer. Consiste na capacidade de sentir emoções positivas de sensações sexuais por alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto. Como colocou Daniel Goleman no livro Inteligência Social, emoções em decorrência de sensações sexuais surgem primariamente do sistema biológico, e não do sistema cognitivo. Estar prontamente preparado para associar um evento à satisfação sexual é só um reflexo disso:

“[...] grande parte do processamento emocional dos eventos da vida permanece não-cognitiva – automática, inconsciente e mediada por estruturas subcorticais.”

REEVE, Johnmarshal. Motivação e emoção. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2011, p.193.

Portanto, falar em “implicações morais da homossexualidade” faz tanto sentido quanto falar em “implicações morais da sinestesia”. A hipótese de que se poderia aprender a sair de uma percepção sinestésica para uma percepção normal não tornaria imoral o ato de permanecer na sinestesia. E nem faria da sinestesia algo que poderia ser considerado imoral.
    Post edited by Huxley on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.