Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
São Paulo- Cientistas afirmam ter encerrado um debate de mais de 10 anos e comprovado que um único fóton não pode viajar mais rápido do que a luz.
O experimento não apenas mostraria que a teoria elaborada por Albert Einstein estava certa –e que nada viaja mais rápido do que a luz no vácuo - como poderia encerrar as esperanças de algum tipo de viagem do tempo baseada na superação dessa velocidade.
leia também
Um grupo de físicos da Hong Kong University of Science and Technology (HKUST) liderados pelo professor Shengwang Du demonstrou que um único fóton (unidade básica da luz) também obedece à teoria da Relatividade de Einstein, e não consegue viajar mais rápido do que os 2.998 x 108 m/s da luz.
Com a ajuda de lasers, os cientistas conseguiram separar um único fóton e medir sua velocidade no vácuo, encerrando um debate sobre a verdadeira velocidade da informação carregada por estas partículas.
Há cerca de 10 anos, cientistas descobriram uma propagação chamada “superluminal” – ou mais rápida do que a luz – em alguns pulsos em meios específicos. Isso abriu a possibilidade de que viagens no tempo baseadas em mecanismos que superassem a velocidade da luz fossem possíveis. A pesquisa, do NEC Research Institute, se baseava no fato que um pulso finito de luz é a soma de um conjunto de ondas em diferentes frequências. Existiria, portanto, a velocidade de cada componente e a velocidade do conjunto como um todo- sendo que a velocidade de um dos componentes poderia ser maior que a do grupo. Essa detecção, no entanto, era falsa e tratava-se apenas um efeito visual. Mesmo assim, restava ainda a esperança de que um único fóton pudesse ultrapassar essa velocidade.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
http://pt.wikipedia.org/wiki/Táquion
- Se, em qualquer momento no futuro, seja daqui 50 anos ou 300 bilhões de anos, alguém inventasse a máquina do tempo, teriam voltado ao nosso tempo, que seria o passado, e feito alguma alteração significativa.
É, existem algumas falhas na argumentação, mas é boa.
Não vamos tirar conclusões precipitadas. O experimento não diz que é impossível de todo as viagens no tempo, diz que não é possível fazê-la conseguindo-se uma velocidade maior que a da luz.
Exatamente. Eu não sei se viagens no tempo são possíveis, mas, se forem, não é difícil deduzir que viajantes do tempo se comportassem como observadores, misturando-se à multidão de anônimos, sem interferência.
Pois é me questiono sobre isso tambem... diriam que essas pessoas não se revelam para nao alterar o passado, etc... mas isso n seria desculpa para não "trazer" coisas uteis do futuro que fossem "descobertas" "agora".
Ja pensou por um pequeno erro destruir toda humanidade #-O
:-))
Eu não arriscaria retornar mais do que alguns dias.
.
Estou escrevendo um novo artigo para meu blog, onde eu falo sobre viagens no tempo e viagens à velocidade igual ou próximas a da luz.
Demonstrarei de forma simples, a total impossibilidade de tais coisas, aguardem... :-D
http://gilghamesh.blogspot.com/
Você é de uma modéstia singular.
Essa idéia apenas parece ser um grande argumento. Se eu estiver errado, corrijam-me, mas acho-a um tanto simplista e rasa.
O homem já conquistou a Lua e, nem por isso, temos hordas de turistas passeando no nosso pequeno satélite. Continuo não afirmando que viagens no tempo são possíveis, mas, tão somente, que os argumentos apresentados até agora contém falhas primárias. Se, num futuro qualquer, viagens no tempo se tornarem uma realidade, não significa que serão coisas simples e corriqueiras, acessíveis a qualquer pessoa. Além do mais, o grau de conhecimento e maturidade que a ciência terá alcançado, nessa época, sugere que trataremos o assunto com responsabilidade compatível com sua envergadura. Poucos (e mais que selecionados) cientistas ou historiadores teriam permissão para viajar no tempo sem o risco de uma interferência desastrosa.
Acumulada!
Há algo que não considerou em sua análise. TEMPO.
Claro que hordas de turistas é algo exagerado, mas grupos de cientistas é mais plausível.
E quem pode garantir que num futuro não teremos hordas de turistas visitando nosso pequeno satélite, o preço hoje seria algo para pouquíssimos, mas já há casos de turismo espacial.
Mas sua observação é algo interessante, tem muita gente que diz que se tivéssemos ido realmente a Lua, haveriam hoje viagens constantes para lá. Engraçado eles nunca considerarem o custo e a relação custo/benefício dessa empreitada, acham que se tem como fazer é só fazer, como se os diretores da Nasa não tivessem que convencer os representantes do governo americano a ceder quantias estratosféricas para algo que muitos consideram inútil.
Claro que se poderia fazer um projeto multinacional, mas acho que eles acreditam ter algo muito melhor em mente, o grande reator de fusão nuclear.
Nunca saberíamos o que poderia ser desastroso ou não. É só você mesmo puxar na memória. Por certo deve conhecer alguém que encontrou alguém que se tornou esposo(a) por um acidente do destino, conheceram-se em alguma festa ou foram colegas de mesma classe, pegaram o mesmo ônibus em um dia qualquer. Qualquer interferência poderia causar uma mudança imensa no futuro.
Tome o caso dos brincalhões que falam em voltar para ganhar na mega-sena. Existe uma boa possibilidade de conhecerem pessoas diferentes e se casarem com pessoas diferentes (caso já não sejam), mas ainda que não se casem com pessoas diferentes, provavelmente seus filhos terão uma educação diferente, podendo fazer coisas que agora não poderiam e vindo a conhecer outras pessoas e eventualmente casando-se com elas, mudando todo o futuro. O que ninguém sabe é como esse desenrolar afetará o mundo.
Alguns dizem que se pudessem voltariam no tempo para matar Hitler enquanto ainda criança (isso dá margem a muita discussão ética, o que não é caso de estudo aqui), mas não pensam que se pudessem realmente voltar no tempo, bastaria evitar que o pai de Hitler se encontrasse e/ou casasse com a mãe dele. Neste caso não teríamos Hitler e por extensão, segundo alguns, nem 2ª grande guerra nem extermínio de judeus.
Alguns momentos no tempo são como um desvio de trem: um pequeno esforço numa alavanca e você desvia um trem pesadíssimo. Outros momentos são irrelevantes diante da inércia da história. Se você matar o responsável por um acontecimento, outro tomará seu lugar e as coisas acontecerão do mesmo jeito ou muito parecidas.
Mas isso é extremamente díficil de se discutir. Ainda que Einstein não tivesse existido, acredito que alguém já teria desenvolvido a teoria da relatividade, mas quem, quando e que consequências teria é algo díficil de imaginar e dar uma resposta satisfatória.
Se a bomba atômica não tivesse sido dsenvolvida a tempo para ser usada para o fim da 2ª grande guerra ainda assim teriam sido os EUA os vencedores, mas muita gente que está viva hoje certamente estaria morta.
É verdade. Eu não considerei o fator tempo. Viagens à Lua, hoje, custam uma verdadeira fortuna, mas não significa que, no futuro, possam vir a ser corriqueiras como qualquer outra viagem de turismo.
No caso específico de viagens no tempo, há ainda o componente risco. Lendo seus comentários (e outros) fica claro que o tema tem muito a ser explorado (mesmo que viagens no tempo nunca venham a acontecer). É difícil definir o que seria uma interferência desastrosa, embora a razão acuse sua possibilidade. Creio que até uma certa ética histórica inibiria o ímpeto de interferir no curso dos acontecimentos passados. Sei lá. Ainda não estou convencido que esse tipo de viagem se tornasse acessível a qualquer um ou que o custo fosse o único fator seletivo.
Só se eles forem malucos. Uma alteração no passado tem efeitos difíceis de prever. Os tais terroristas, ao direcionar a História do jeito que lhes parece mais certo, poderiam gerar um futuro (o presente deles) totalmente diferente do esperado. Um futuro onde eles nem existiriam.