Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Viagem no tempo é impossível,diz experimento

135

Comentários

• Fernando_Silva disse: Um crente gritaria logo: "A Bíblia não diz que foi uma maçã!".

Como assim? A Bíblia não especifíca que foi uma maçã? Então, de onde surgiu essa estória?

• Fernando_Silva disse: Adão e Eva foram punidos por terem adquirido conhecimento. E foram expulsos antes que comessem da outra árvore e se tornassem, ainda por cima, imortais.

650x201xtirinhas62.jpg.pagespeed.ic.sOjKU7WrKF.jpg

Pois é. Não era mais fácil, simplesmente, não ter criado essa árvore? A não ser que Deus quisesse testar a obediência humana. Outra incoerência, se considerarmos que fomos criados imperfeitos. Ou seja, a estória toda é absurda.

• Ayyavazhi disse: Pois é. Não era mais fácil, simplesmente, não ter criado essa árvore? A não ser que Deus quisesse testar a obediência humana. Outra incoerência, se considerarmos que fomos criados imperfeitos. Ou seja, a estória toda é absurda.

Pois é...
  • Ayyavazhi disse: A não ser que Deus quisesse testar a obediência humana.
    A idéia é essa: incentivar a obediência cega. Você não sabe o que é bom para você só Deus, você deve obedecê-lo de qualquer jeito.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Na mitologia suméria e babilônica, que os judeus distorceram, o Jardim do Eden era, na verdade, o atraso, a vida selvagem e primitiva. Ao comer pão e vinho e se vestir, o homem primitivo, Enkidu, se civiliza e vai viver na cidade com o semideus Gilgamesh.
    Por outro lado, em outras versões do mito, a árvore da vida já existia e era guardada por querubins. Os judeus não inventaram nada.
  • Fernando_Silva disse: Ao comer pão e vinho e se vestir, o homem primitivo, Enkidu, se civiliza

interessante essa parte :)
  • Ayyavazhi disse: Não quero parecer um pervertido, mas, essa história da Eva andar nua pelo paraíso, mexe com a minha imaginação. Se eu voltasse no tempo com a missão de impedir o Adão de cometer o pecado original, acho que não daria muito certo, não. Provavelmente eu comeria a Eva.

Talvez você devesse comer a maçã, pense bem, naqueles tempos de Eva pelada não havia tesoura, depilador, desodorante, sabonete, toalhas felpudas, escova e pasta para dentes, loção para o corpo, papel higiênico, absorventes higiênicos, shampoos, maquiagens e outras coisinhas mais.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Talvez você devesse comer a maçã, pense bem, naqueles tempos de Eva pelada não havia tesoura, depilador, desodorante, sabonete, toalhas felpudas, escova e pasta para dentes, loção para o corpo, papel higiênico, absorventes higiênicos, shampoos, maquiagens e outras coisinhas mais.

Credo!

Eu não havia pensado nisso. Vamos tentar ser otimistas: Talvez, naquele ambiente paradisíaco, esses problemas não existissem. Essa tragédia toda aconteceu DEPOIS que eles comeram a maçã, e eu iria chegar lá antes (pois a missão seria impedí-los, certo?).

• CameronCameron Membro
    edited agosto 2011 Vote Up0Vote Down
    Vamos colocar alguns pingos no is.

Para começar viagens no tempo não são impossíveis, são inevitáveis, viajamos no tempo o tempo todo na velocidade de um segundo por segundo, não percebemos essa viagem por falta de outro referencial, não mudamos drasticamente a nossa velocidade e nem temos contato com outros seres racionais em um planeta com a massa muito maior que a da Terra, se tivessemos perceberíamos a viagem, do mesmo modo que não percebemos o movimento da Terra por ela se manter em uma velocidade constante e os referencias estarem muito longe.

Outro ponto, nenhum cientista por mais renomado que seja pode decretar impossibilidades futuras, por um motivo simples, ele não tem os dados do futuro, como ele pode antecipar se será ou não descoberto novos princípios ou alicerces do conhecimento séculos no futuro? Vamos lembrar que já foi decretado no passado que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e hoje isso foi refutado com sub-partículas em velocidades próximas a da luz, logo, do futuro ninguém sabe.

Quanto aos viajantes do tempo (caso seja possível no futuro a viagem para o passado) não estarem entre nós, existe uma explicação para as teorias baseadas nas supercordas, vamos supor que uma máquina fosse inventada daqui a 500 anos, os viajantes do tempo só poderiam retornar até a data limite da criação da máquina, então um crononauta de 3245 só poderia retornar até 2511 e não a 2011 por não haver a saída do wormhole.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • GilghameshGilghamesh Membro
    Cameron disse: Vamos colocar alguns pingos no is.

Ok! Vamos!

Cameron disse: Para começar viagens no tempo não são impossíveis, são inevitáveis, viajamos no tempo o tempo todo na velocidade de um segundo por segundo, não percebemos essa viagem por falta de outro referencial, não mudamos drasticamente a nossa velocidade e nem temos contato com outros seres racionais em um planeta com a massa muito maior que a da Terra, se tivessemos perceberíamos a viagem, do mesmo modo que não percebemos o movimento da Terra por ela se manter em uma velocidade constante e os referencias estarem muito longe.

Sim, viajamos no tempo, mas o tempo só viaja em uma direção: para o futuro.

E, o que é que tem há ver, um planeta com massa maior, com o tempo?

Sem contar o lance de seres de outro planeta, fazendo contato...

Cameron disse: Outro ponto, nenhum cientista por mais renomado que seja pode decretar impossibilidades futuras, por um motivo simples, ele não tem os dados do futuro, como ele pode antecipar se será ou não descoberto novos princípios ou alicerces do conhecimento séculos no futuro? Vamos lembrar que já foi decretado no passado que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e hoje isso foi refutado com sub-partículas em velocidades próximas a da luz, logo, do futuro ninguém sabe.

Estou justamente escrevendo um artigo sobre isso, ele será longo, por esse motivo lhe pediria para aguardar o término do texto, que publicarei futuramente no meu Blog.

E, pelo que eu sei, dois corpos continuam não podendo ocupar o mesmo lugar no tempo e no espaço, de onde você tirou tal informação?

Cameron disse: Quanto aos viajantes do tempo (caso seja possível no futuro a viagem para o passado) não estarem entre nós, existe uma explicação para as teorias baseadas nas supercordas, vamos supor que uma máquina fosse inventada daqui a 500 anos, os viajantes do tempo só poderiam retornar até a data limite da criação da máquina, então um crononauta de 3245 só poderia retornar até 2511 e não a 2011 por não haver a saída do wormhole.

Existe um pequeno problema com os wormholes, aliás, um problema literalmente pequeno, os buracos de minhoca, são uma teoria atrelada à mecânica quântica, só que a teoria prevê que, se tais buracos existirem, ele terão um tamanho tão pequeno, que mesmo fótons de massa quase nula, teriam dificuldade para entrar neles.
    Mais detalhes sobre isso, você verá no texto que estou escrevendo...

Ah, e a teoria das supercordas, já foi substituida, pela Teoria M, mais conhecida como: Teoria das Branas...

Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
  • Gilghamesh disse: Mais detalhes sobre isso, você verá no texto que estou escrevendo..
    Tente escrever de modo que um leigo ( eu ) possa entender. Quando terminar divulgue.
  • CameronCameron Membro
    Gilghamesh disse: Sim, viajamos no tempo, mas o tempo só viaja em uma direção: para o futuro.

E, o que é que tem há ver, um planeta com massa maior, com o tempo?

Sem contar o lance de seres de outro planeta, fazendo contato...
    O tempo passa mais devagar perto de uma grande quantidade de massa, como eu disse antes, nós não percebemos isso por falta de referenciais.

Imagine dois relógios cronometrados, um com alguém que vive no nível do mar e outro que vive em uma montanha, como a diferença de massa é muito pequena o relógio de quem vive na montanha levaria cerca de 10 anos para atrasar em um segundo em relação aquele que está no nível do mar.

Gilghamesh disse:
    1- Estou justamente escrevendo um artigo sobre isso, ele será longo, por esse motivo lhe pediria para aguardar o término do texto, que publicarei futuramente no meu Blog.

2- E, pelo que eu sei, dois corpos continuam não podendo ocupar o mesmo lugar no tempo e no espaço, de onde você tirou tal informação?
    1- No aguardo.

2- Partículas atômicas quando aceleradas a velocidades próximas a da luz conseguem atravessar (o termo mais preciso é tunelar) uma as outras, imagine que seu carro pudesse chegar a uma velocidade próxima a da luz, ele conseguiria entrar na sua garagem sem que você abrisse a porta.

Gilghamesh disse: 1- Existe um pequeno problema com os wormholes, aliás, um problema literalmente pequeno, os buracos de minhoca, são uma teoria atrelada à mecânica quântica, só que a teoria prevê que, se tais buracos existirem, ele terão um tamanho tão pequeno, que mesmo fótons de massa quase nula, teriam dificuldade para entrar neles.
    Mais detalhes sobre isso, você verá no texto que estou escrevendo...

2- Ah, e a teoria das supercordas, já foi substituida, pela Teoria M, mais conhecida como: Teoria das Branas...
    1- Novamente no aguardo.

2- Thank you for explaining.

Cameron disse: O tempo passa mais devagar perto de uma grande quantidade de massa, como eu disse antes, nós não percebemos isso por falta de referenciais.

Ah, você está fazendo uma pequena confusão em relação a tempo e velocidade da luz.

A luz se curva próximo a regiões de grande massa: estrelas.

A massa afeta a luz, e não o tempo.
    Cameron disse: Imagine dois relógios cronometrados, um com alguém que vive no nível do mar e outro que vive em uma montanha, como a diferença de massa é muito pequena o relógio de quem vive na montanha levaria cerca de 10 anos para atrasar em um segundo em relação aquele que está no nível do mar.

Essa é uma interpretação errônea de um evento natural muito comum.

O exemplo do relógio é muito simples de se explicar.

A comunicação para a verificação da sincronização de dois relógios, se dá por meio de propagação de ondas de rádio.

As ondas de rádio viajam na mesma velocidade que a velocidade da luz.

O sol, por exemplo, emite a luz, essa luz demora oito minutos para chegar até nós, devido a distância que separa a terra do sol.

Da mesma forma, ondas de rádio viajando a velocidade da luz, demoram um certo tempo para ir de A até B.

É isso o que acontece por exemplo, com os satélites de comunicação que estão em órbita da terra, e mais precisamente, com os satélites de GPS.

Quando você emite uma informação para o satélite, para verificar qual a hora que o relógio dele está marcando, essa mensagem leva determinado tempo para ir até o satélite, o satélite recebe a pergunta e envia a resposta.

Entre o envio e a resposta, existe um determinado tempo de propagação, e é esse tempo que nos ilude, e tiramos a conclusão que o relógio do satélite está mais lento.

Para corrigir esse problema de sincronização, Einstein criou uma fórmula, que corrige essa defasagem de tempo e é ela que sincroniza hoje, os satélites de GPS.

Assim, se o relógio que está no topo da montanha, parece atrasar em relação ao relógio no nível do mar, o relógio no nível do mar, parecerá atrasado em relação ao relógio no topo da montanha.
    Tudo depende de qual observador será eleito para a verificação.

Um teste fácil, para se compreender isso é o seguinte: Os dois relógios estão distantes um do outro, por esse motivo, um deles parece atrasar, em relação ao outro, mas, ao colocarmos esses dois relógios que estavam antes distântes, um ao lado do outro, perceberemos que ambos estarão marcando a mesma hora, pois, foram sincronizados ao mesmo tempo antes de serem separados.

Cameron disse: 2- Partículas atômicas quando aceleradas a velocidades próximas a da luz conseguem atravessar (o termo mais preciso é tunelar) uma as outras, imagine que seu carro pudesse chegar a uma velocidade próxima a da luz, ele conseguiria entrar na sua garagem sem que você abrisse a porta

Primeiramente, não são partículas atômicas, partículas atômicas são aquelas que estão formando os átomos.
    São as partículas livres, ou partículas sub-atômicas, aquelas que não estão formando átomos, que podem ser aceleradas à velocidades próximas a da luz.

Em relação ao tunelamento, pergunto eu, em que isso está relacionado, a dois corpos poderem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo?

Se dois corpos pudecem ocupar o mesmo lugar no mesmo tempo, o colisor ou colisionador, um tipo de acelerador de partículas, que faz com que, feixes de partículas colidam em velocidades próximas a da luz, jamais teria utilidade, pois ele existe justamente, para provocar a colisão de partículas em velocidades próximas a da luz.

Se as partículas pudecem ocupar o mesmo lugar, no mesmo tempo, tais colisões não aconteceriam, elas "atravessariam" umas as outras.

E, um carro, ou uma nave, jamais poderia alcançar uma velocidade próxima ou igual a da luz, pois, o que define a grandeza da velocidade é a pequenez da massa.

Einstein, explica isso muito bem, na sua teoria da relatividade restrita.

O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

Cabula disse: Tente escrever de modo que um leigo ( eu ) possa entender. Quando terminar divulgue.

Pode deixar Cabula, serei o mais sucinto possível! :)

Fiz algumas atualizações e melhoramentos no texto das respostas acima! :)

• ReidReid Membro
    Gilghamesh disse: Fiz algumas atualizações e melhoramentos no texto das respostas acima! :)

Quanto a explicaçao dos relogios acho q pode se dizer tbm que se compara a latencia/ping essa "diferença" :)

Post edited by Reid on
  • Reid disse: Quanto a explicaçao dos relogios acho q pode se dizer tbm que se compara a latencia/ping essa "diferença" :)

É exatamente o mesmo princípio, Reid.

• Gilghamesh, por acaso você está afirmando que o tempo é absoluto?

Independente de qualquer fator ele não se altera?
  • ReidReid Membro
    Cameron disse: Gilghamesh, por acaso você está afirmando que o tempo é absoluto?

Diria algo equivalente a "distorcer" o Tempo?
    Post edited by Reid on
  • Reid disse: Diria algo equivalente a "distorcer" o Tempo?
    Quero saber se o tempo é uma dimensão igual ao espaço, sujeito a alterações ou se é um conceito absoluto como se acreditava.

• CameronCameron Membro
    Reid disse: Diria algo equivalente a "distorcer" o Tempo?
    Explicando melhor, antes de Einstein se acreditava que existiam três dimensões de espaço (latitude, longitude e altura) com o tempo sendo uma constante absoluta.

Einstein propôs o universo com quatro dimensões, três de espaço e uma de tempo, e que esse não era absoluto e que estaria condicionado a outros fatores.

Daí, as primeiras especulações de viagens no tempo para o futuro, se conseguissemos construir uma nave que viajasse em uma velocidade próxima a da luz bastaria que fizessemos uma viagem nela, o tempo para os viajantes passaria de forma diferente em relação aqueles que ficassem aqui na Terra, quando retornassem depois de alguns meses dessa viagem aqui na Terra haveria passado anos.

Mas li isso em uma revista direcionada a leigos chamada Superinteressante, talvez a fonte não seja uma das melhores.

• Cameron disse: Gilghamesh, por acaso você está afirmando que o tempo é absoluto?

Einstein postulou que o tempo é relativo, mas, ao final de sua vida, ele mesmo começou a desconfiar que as suas teorias sobre a relatividade do tempo, poderiam não ser corretas.

Eis um trecho da última carta dele, escrita poucos meses antes de falecer, para seu maior amigo, Michele Besso:

“Caro Michele, acho que você entendeu muito bem a relatividade e o que você não
    entendeu é o que eu também não entendi, o que não está funcionando na minha teoria. Pode ser que em todos esses 30 anos que tentei estudar para fazer com que a teoria da relatividade vencesse a mecânica quântica e chegasse a uma teoria mais unificada, pode ser que a física que eu trabalhei não seja a física certa; pode ser que o mundo não seja feito de espaços contínuos, com campos magnéticos; pode ser que eu trabalhei a vida inteira num castelo no ar e que a minha própria teoria da gravitação vá cair ao chão no futuro”.

Se o próprio Einstein começou a duvidar de suas teorias, devemos então, buscar explicações sobre elas, verificarmos sem sombra de dúvida, se estão ou não corretas.

A postulação de que o tempo é absoluto, foi proposta por Newton, Einstein acreditava que a gravitação de grandes massas afetava o tempo e dessa forma, não era absoluto.

Eu pessoalmente acredito que ambos estavam corretos em determinadas partes de suas teorias.

Quando Einstein falava de grandes massas afetando o tempo, ele se referia a Grandes massas, mesmo! Aquelas massas das estrelas supergigantes e buracos negros, e não massas irisórias como o do nosso planeta ou mesmo do nosso sol.

São esses tipos de massa que afetariam o tempo, e ainda assim, afetariam somente o tempo em suas cercanias e não em todo o universo.

E, não existe nenhuma comprovação efetiva da massa e da gravitação, afetando o tempo dos relógios aqui na terra, como eu te expliquei, o que pensamos ser um efeito de gravitação, nada mais é que um efeito de propagação das ondas de rádio.

Várias postulações de Einstein estão sendo debatidas, por exemplo, ele acreditava que o Fóton não tinha massa, hoje os pesquisadores postulam que o fóton, tem massa sim, pois a própria equação de Einstein : E=M.c2, demonstra que energia e massa são a mesma coisa, se são a mesma coisa, o fóton não pode ter massa zero, pois, emite energia.

Como eu te disse antes, estou escrevendo um longo artigo, tenha paciência, nele eu explicarei tudo, ok?

Cameron disse: Daí, as primeiras especulações de viagens no tempo para o futuro, se conseguissemos construir uma nave que viajasse em uma velocidade próxima a da luz bastaria que fizessemos uma viagem nela, o tempo para os viajantes passaria de forma diferente em relação aqueles que ficassem aqui na Terra, quando retornassem depois de alguns meses dessa viagem aqui na Terra haveria passado anos.

Mas li isso em uma revista direcionada a leigos chamada Superinteressante, talvez a fonte não seja uma das melhores.

Um dos grandes problemas dos repórteres e mesmo de alguns professores que escrevem sobre ciência, é que eles confundem: "Experimento Mental", com "Teoria"

O caso da nave espacial é um exemplo.

Einstein, quando postulou sua Teoria da dilatação do tempo, fez isso através de fórmulas matemáticas.

O problema com fórmulas matemáticas, é que elas só são entendidas, por uma pequeníssima quantidade de pessoas.

Dessa forma, se faz necessário, arranjar um tipo de explicação sobre a teoria, que seja assimilável pelas pessoas que não entendem fórmulas matemáticas (A grande e esmagadora maioria das pessoas).

Então, criam-se experimentos mentais para explicar uma teoria matemática.

O que os repórteres e professores não entendem, é que esses experimentos, são apenas uma tentativa de se colocar em termos simples, o que é a teoria, e não, a teoria em sí e de fato.

Por exemplo: Para explicar a teoria da dilatação do tempo e como ela agiria, criou-se uma estória, chamada: paradoxo dos gêmeos:

Nela, um homem que faz uma viagem ao espaço numa nave com velocidade próxima a da luz, voltará para casa mais novo que o seu gêmeo que ficou aqui na Terra.

Ok, ao ouvir a estória, as pessoas começam a entender um pouco melhor, o que é dilatação do tempo, mas, passam a acreditar também, que a estória inventada para explicar a teoria, seja algo possível e que faz parte da teoria.

Mas a estória não faz, a estória é apenas um experimento mental para explicar de forma não matemática, o que é a teoria.

E por não entenderem a diferença, começa-se a acreditar em viagens próximas a da luz, viagens no tempo e etc.

• NeuromancerNeuromancer Membro
    Nunca entendi direito o paradoxo dos gêmeos. Se o movimento é relativo, como eu posso determinar para qual deles o tempo passará mais rápido?
    Não se pode dizer que quem está na nave está parado e quem está em movimento é quem ficou na Terra, afinal não é isso que quer dizer relativo? Qualquer um pode dizer que ficou parado e quem se movimentou foi o outro, mas sendo assim, como determinar para quem o tempo passa mais rápido?
    Uma coisa interessante me ocorreu. Se o movimento é relativo então a energia cinética também tem que ser, e não estou falando de velocidades próximas da luz. Se um corpo vem em minha direção, então em relação a mim ele possui energia cinética, porém para qualquer outro corpo que esteja na mesma direção e sentido ele possuirá energia cinética nula.
    Post edited by Neuromancer on
    Neuromancer disse: Nunca entendi direito o paradoxo dos gêmeos. Se o movimento é relativo, como eu posso determinar para qual deles o tempo passará mais rápido?

Não é o movimento que é relativo, segundo a teoria da dilatação, é o tempo que é relativo. E é justamente isso, que faz com que eu levante dúvidas a respeito da validade da teoria da dilatação do tempo.

Um dos princípios da teoria da relatividade de Einstein é que:

"Não existe um observador privilegiado."

Se não existe um observador privilegiado, podemos então dizer, que o viajante dentro da nave, não ficará mais jovem, manterá a mesma idade do irmão que ficou na terra, pois ele também pode ser um obsevador, para ele, é a terra que está se afastando da nave numa velocidade próxima a da luz.

Alguns teóricos tentam sair dessa enrrascada, dizendo que o observador só pode ser aquele que fica na terra, pois está parado, e a nave onde o outro está, é que está em movimento.

Mas isso contradiz o principal enunciado da teoria: "Não existe um observador privilegiado."

Além do mais, pense no seguinte, se o tempo andar mais devagar na nave, logicamente, os batimentos cardíacos do tripulante, obrigatoriamente, também iriam diminuir, para sobreviver, ele teria então que usar um marca-passo para regular as batidas do seu coração, mas isso não iria adiantar, porque o marca-passo, também diminuiria seu ritmo e o tripulante morreria de insuficiência cardíaca.

Opa, sinuca de bico.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.