Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
O SH viajou...
Na verdade se o resultante do somatório de todas as cargas do Universo é NADA, apenas indica que ele não poderia ter criado a si mesmo- ALGO EXTERNO, diferente do Universo, fez com que este surgisse...
Há o problema da INFORMAÇÃO AQUI, e o SH perdeu a aposta pois nem jogando em um buraco negro a mesma INFORMAÇÃO desaparece. Resta saber se o somatório da INFORMAÇÃO no UNIVERSO é igual a NADA....
Mesmo que o UNIVERSO ORIGINAL fosse virtual, ou uma ONDA, para tornar-se realidade, segundo a escola de COPENHAGE, precisaria de um OBSERVADOR...
Não vi o vídeo, mas me parece muito estranho que Hawking confunda "nada" com "neutro".
Nós, Indios.
A priori, a própria idéia de criação implica em algo surgido do nada, caso contrário temos transformação e não criação.
Voltamos sempre à mesma dicotomia, se Deus pode criar o Universo do nada, então é possível que do nada surja a existência, logo o problema se resume à se Deus é ou não indispensável no processo.
Nós, Indios.
Quando chegamos no NADA - tudo termina, inclusive o TEMPO- portanto Deus não teve início....
Uma contradição interna...
Aceitar ou não....
Nada a ver...
Este é um dos raros pontos em que Teologia e Física Moderna concordam. Ambos defendem uma realidade em que passado, presente e futuro coexistem simultaneamente, naquilo que vulgarmente se chama Eternidade.
Por isto os físicos não admitem tecnicamente responder o que havia "antes" do BIG BANG pois a possibilidade de um "antes" surge no instante da expansão.
A coisa vai longe prá discutir aqui, mas caímos sempre no conceito filosófico de que a realidade vai além dos sentidos e experimentações humanas, mas qualquer coisa neste campo é domínio da Fé. Tudo mais são apenas especulações mais ou menos sustentáveis por um discurso mais ou menos convincente.
Nós, Indios.
Ai,ai,ai...,
E vamos ao básico.
Nada é óbvio quanto ao NADA.
Óbvio é aquilo que a lógica e a experimentação provam que não poderia se de outro modo e isto é autoevidente.
NADA é autoevidente no NADA porque não existe lógica, experimentação ou autoevidência que se lhe aplique.
Capice?????
Nós, Indios.
1-a afirmação de que NÃO HAVIA TEMPO NO PRINCÍPIO SÃO DO SH...- livro o Grande Projeto- tempo só existe quando existe MATÉRIA- pois é propriedade da MATÉRIA, ASSIM COMO ESPAÇO...
2-a afirmação do SH contradiz suas outras conclusões de que o UNIVERSO É- ver o UNIVERSO EM UMA CASCA DE NOZ...
3-o Universo inicial seria virtual, segundo o livro o GP, sem tempo, espaço, etc...
4-faço duas inferências:
4.1- NADA não pode criar a si mesmo-NADA não preve TEMPO- NÃO EXISTINDO TEMPO RESPONDE A PERGUNTA SOBRE A ETERNIDADE DE DEUS...
4.2- sendo o UNIVERSO INICIAL VIRTUAL- uma ONDA- só colapsaria na REALIDADE na presença de um OBSERVADOR- veja o UNIVERSO AUTOCONSCIENTE DE AMIT GOSWAMIE A experiência da dupla fenda....
Já foi discutido o tudo:
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/674/deus-e-tudo-simples-assim/p1
― Winston Churchill
Eu só leio no máximo 10 linhas....
Não.
Mas pra postar você ultrapassa esse limite.
― Winston Churchill
O Halking esta certo. Voce esta se confundindo. Antes do Big Bang (a grande expansão e nao explosao como muitos dizem) existia o nada, mas este nada significa a inexistencia do tempo e do espaço. Estamos rodeados pelas linhas do espaço-tempo (teoria da relatividade de einstein), ou seja o espaço-tempo é flexível e dimensional.
Nada nao quer dizer fim, pois nao existia o tempo. O tempo, a nosso pono de vista, não passa de uma ilusão a nossa mente, enganados pela distorção da realidade.
Errado. O universo pode ter sido criado a partir do nada, por FLUTUAÇÕES QUANTICAS. Tem um tópico onde eu expliquei o funcionamento deste fenomeno: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1041/refutando-o-design-inteligente#Item_752
O somatorio das informações do Universo tem que dar zero, pois senão criaria um sistema com fundo de ordem aleatoria, o que feriria um dos principios da termodinamica: a lei da entropia (grau de desordem de um sistema)
Eu ja lhe expliquei que o Univeso nao precisa de um observador para tornar-se relidade. Leia o tópico de novo, mas por favor LEIA: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1041/refutando-o-design-inteligente#Item_752
1- Nao sei de onde voce tirou que o tempo si existe quando existe matéria. O espaço-tempo é flexivel e dimensional. funciona como uma cama elastica na qual a gravidade distroce o espaço-tempo com a massa da matéria. Se toda matéria do mundo se dissipasse o espaço-tempo continuaria a se expandir. Voce esta se confundindo com a gravidade!!
2-Não contradiz, ele reafirma nos livros pois eu os tenho e li os mesmos.
3Certo. O universo inicial seria sem tempo e nem espaço.
4.1-Errado. Ja vi que voce nao entende de física quantica. O Universo era virtual no inicio. Virtual significa que nao tinha nada, mas existia informacões quanticas que nao podem ser perdidas. O nada pode cirar matéria atraves de flutuacões quanticas. O nada nao pode prever o tempo pois nao existia tempo. Se existia o nada isso nao quer dizer exatamente nada sobre deus.....
4.2- Estou lendo o livro agora e é muito bom. Mas eu ja expliquei isso em outro tópico eu vou REAFIMAR: NAO PRECISA DE UM OBSERVADOR PARA O COLAPSO DA REALIDADE. Amigo observar para a fisica quantica, nao é ver exatamente mas saber que algo esta ocorrendo. É mudar o ambiente de onde o fato esta acontecendo. te recomendo um livro muito bom que explica uma série de experiencias sobre estas teses: A FACE OCULTA DA NATUREZA de Anton Zellinger
Ah e recomendo a todos que leio os livros O GRANDE PROJETO de Stephen Hawking e Leonard Mlodinow e O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOS de Stephen Hawking...eu os tenho e sao muitos bons!!!!
Pois é,nem eu leio as minhas postagens que passam de dez linhas...
E quem entende os devaneios do Criaturo?
Então não peça que os outros possam resumir algo para você. Você tem olhos, sabe ler e interpretar textos é o suficiente.
― Winston Churchill
Primeiro sublinhado- ENTÃO ERA MAIS DO QUE NADA- que foi o que eu disse...
Segundo sublinhado- COMO VOCÊ MUDA O AMBIENTE EM QUE O FATO ESTÁ OCORRENDO? - por sinal essa ideia não é minha, mas vem do UNIVERSO AUTOCONSCIENTE do Amit Goswami...e a escola de Copenhage...
Não leram minhas postagens e dão pitaco...
Opa- tempo e espaço são propriedades da matéria... Isso é o que faz a CIÊNCIA OBJETIVA...MENSURÁVEL... QUANTIFICÁVEL... VERIFICÁVEL... SUJEITA A LEIS QUE PODEM SER EXARADAS... através do que se chama MÉTODO CIENTÍFICO.
Como o PARADOXO DOS GÊMEOS...
Errado...
Nós, Indios.
― Winston Churchill