Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O NADA existe?

docdeozdocdeoz Membro
O NADA EXISTE?
Vi no Sky que Hawking revela que o somatório das partículas positivas e negativas que se anulam, provam que não existe um Criador e o Universo veio do NADA.

O exemplo se refere a física quântica e compara o Universo inicial a um ponto quântico do tamanho de um próton e que antes não havia NADA.

O QUE É NADA? NADA EXISTE? É MENSURÁVEL E QUANTIFICÁVEL?

Essa discussão volta aos gregos sobre o ser e o não ser.

Não ser não é portanto não existe, assim como NADA ou que seja Deus, podem ser apenas um mero jogo de palavras...

O que o Hawking disse não te o menor sentido...

Mesmo que um cientista criasse o NADA, SERIA A PARTIR DE ALGO- ELE CIENTISTA.

Portanto viola as leis da física sim e DA METODOLOGIA CIENTÍFICA TAMBÉM.

BOM PARA UM CIENTISTA QUE TEM DOIS COMPASSOS NO SEU LIVRO GRANDE PROJETO...
«13456

Comentários

• 131 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Tem um vídeo dele:
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    O conceito "nada" é metafísico e não físico. Sua natureza é objeto de estudo da Filosofia, não da ciência experimental, pelo motivo óbvio de que é impossível experimentações sobre o nada.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Quando eu, modestamente, pensei sobre o conceito de "nada", a melhor conclusão que cheguei foi que o nada é a realidade dos mortos.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Pois é....

O SH viajou...

Na verdade se o resultante do somatório de todas as cargas do Universo é NADA, apenas indica que ele não poderia ter criado a si mesmo- ALGO EXTERNO, diferente do Universo, fez com que este surgisse...

Há o problema da INFORMAÇÃO AQUI, e o SH perdeu a aposta pois nem jogando em um buraco negro a mesma INFORMAÇÃO desaparece. Resta saber se o somatório da INFORMAÇÃO no UNIVERSO é igual a NADA....

Mesmo que o UNIVERSO ORIGINAL fosse virtual, ou uma ONDA, para tornar-se realidade, segundo a escola de COPENHAGE, precisaria de um OBSERVADOR...
    docdeoz disse: Na verdade se o resultante do somatório de todas as cargas do Universo é NADA, apenas indica que ele não poderia ter criado a si mesmo- ALGO EXTERNO, diferente do Universo, fez com que este surgisse...

Não vi o vídeo, mas me parece muito estranho que Hawking confunda "nada" com "neutro".

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    E a famosa sentença "É impossível o NADA criar alguma coisa" é uma afirmação de Fé.
    A priori, a própria idéia de criação implica em algo surgido do nada, caso contrário temos transformação e não criação.

Voltamos sempre à mesma dicotomia, se Deus pode criar o Universo do nada, então é possível que do nada surja a existência, logo o problema se resume à se Deus é ou não indispensável no processo.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Não se com Deus NÃO EXISTIR O TEMPO- NADA indica um fim, o que indica TEMPO. e no início SH AFIRMA QUE NÃO havia tempo.

Quando chegamos no NADA - tudo termina, inclusive o TEMPO- portanto Deus não teve início....

Uma contradição interna...
  • Como NADA NÃO CRIA NADA, a resposta é ÓBVIA...

Aceitar ou não....
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    docdeoz disse: Não se com Deus NÃO EXISTIR O TEMPO- NADA indica um fim, o que indica TEMPO. e no início SH AFIRMA QUE NÃO havia tempo.
    Quando chegamos no NADA - tudo termina, inclusive o TEMPO- portanto Deus não teve início.... Uma contradição interna...

Nada a ver...
    Este é um dos raros pontos em que Teologia e Física Moderna concordam. Ambos defendem uma realidade em que passado, presente e futuro coexistem simultaneamente, naquilo que vulgarmente se chama Eternidade.
    Por isto os físicos não admitem tecnicamente responder o que havia "antes" do BIG BANG pois a possibilidade de um "antes" surge no instante da expansão.
    A coisa vai longe prá discutir aqui, mas caímos sempre no conceito filosófico de que a realidade vai além dos sentidos e experimentações humanas, mas qualquer coisa neste campo é domínio da Fé. Tudo mais são apenas especulações mais ou menos sustentáveis por um discurso mais ou menos convincente.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    docdeoz disse: Como NADA NÃO CRIA NADA, a resposta é ÓBVIA...
    Aceitar ou não....

Ai,ai,ai...,

E vamos ao básico.

Nada é óbvio quanto ao NADA.

Óbvio é aquilo que a lógica e a experimentação provam que não poderia se de outro modo e isto é autoevidente.

NADA é autoevidente no NADA porque não existe lógica, experimentação ou autoevidência que se lhe aplique.

Capice?????
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Vocês não tem nada melhor para discutir? rs
    Come with me if you wanna live.
  • Oi, afirmações de HAWKING:

1-a afirmação de que NÃO HAVIA TEMPO NO PRINCÍPIO SÃO DO SH...- livro o Grande Projeto- tempo só existe quando existe MATÉRIA- pois é propriedade da MATÉRIA, ASSIM COMO ESPAÇO...

2-a afirmação do SH contradiz suas outras conclusões de que o UNIVERSO É- ver o UNIVERSO EM UMA CASCA DE NOZ...

3-o Universo inicial seria virtual, segundo o livro o GP, sem tempo, espaço, etc...

4-faço duas inferências:
    4.1- NADA não pode criar a si mesmo-NADA não preve TEMPO- NÃO EXISTINDO TEMPO RESPONDE A PERGUNTA SOBRE A ETERNIDADE DE DEUS...
    4.2- sendo o UNIVERSO INICIAL VIRTUAL- uma ONDA- só colapsaria na REALIDADE na presença de um OBSERVADOR- veja o UNIVERSO AUTOCONSCIENTE DE AMIT GOSWAMIE A experiência da dupla fenda....
  • Cameron disse: Vocês não tem nada melhor para discutir? rs

Já foi discutido o tudo:

http://religiaoeveneno.com.br/discussion/674/deus-e-tudo-simples-assim/p1
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Resume...

Eu só leio no máximo 10 linhas....
  • docdeoz disse: Resume...

Não.

docdeoz disse: Eu só leio no máximo 10 linhas....

Mas pra postar você ultrapassa esse limite.

― Winston Churchill

• docdeoz disse: Não se com Deus NÃO EXISTIR O TEMPO- NADA indica um fim, o que indica TEMPO. e no início SH AFIRMA QUE NÃO havia tempo.

Quando chegamos no NADA - tudo termina, inclusive o TEMPO- portanto Deus não teve início....

Uma contradição interna...

O Halking esta certo. Voce esta se confundindo. Antes do Big Bang (a grande expansão e nao explosao como muitos dizem) existia o nada, mas este nada significa a inexistencia do tempo e do espaço. Estamos rodeados pelas linhas do espaço-tempo (teoria da relatividade de einstein), ou seja o espaço-tempo é flexível e dimensional.
    Nada nao quer dizer fim, pois nao existia o tempo. O tempo, a nosso pono de vista, não passa de uma ilusão a nossa mente, enganados pela distorção da realidade.

docdeoz disse: Na verdade se o resultante do somatório de todas as cargas do Universo é NADA, apenas indica que ele não poderia ter criado a si mesmo- ALGO EXTERNO, diferente do Universo, fez com que este surgisse...

Errado. O universo pode ter sido criado a partir do nada, por FLUTUAÇÕES QUANTICAS. Tem um tópico onde eu expliquei o funcionamento deste fenomeno: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1041/refutando-o-design-inteligente#Item_752
    docdeoz disse: Há o problema da INFORMAÇÃO AQUI, e o SH perdeu a aposta pois nem jogando em um buraco negro a mesma INFORMAÇÃO desaparece. Resta saber se o somatório da INFORMAÇÃO no UNIVERSO é igual a NADA....

O somatorio das informações do Universo tem que dar zero, pois senão criaria um sistema com fundo de ordem aleatoria, o que feriria um dos principios da termodinamica: a lei da entropia (grau de desordem de um sistema)

docdeoz disse: Mesmo que o UNIVERSO ORIGINAL fosse virtual, ou uma ONDA, para tornar-se realidade, segundo a escola de COPENHAGE, precisaria de um OBSERVADOR..

Eu ja lhe expliquei que o Univeso nao precisa de um observador para tornar-se relidade. Leia o tópico de novo, mas por favor LEIA: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1041/refutando-o-design-inteligente#Item_752

docdeoz disse: Oi, afirmações de HAWKING:

1-a afirmação de que NÃO HAVIA TEMPO NO PRINCÍPIO SÃO DO SH...- livro o Grande Projeto- tempo só existe quando existe MATÉRIA- pois é propriedade da MATÉRIA, ASSIM COMO ESPAÇO...

2-a afirmação do SH contradiz suas outras conclusões de que o UNIVERSO É- ver o UNIVERSO EM UMA CASCA DE NOZ...

3-o Universo inicial seria virtual, segundo o livro o GP, sem tempo, espaço, etc...

4-faço duas inferências:
    4.1- NADA não pode criar a si mesmo-NADA não preve TEMPO- NÃO EXISTINDO TEMPO RESPONDE A PERGUNTA SOBRE A ETERNIDADE DE DEUS...
    4.2- sendo o UNIVERSO INICIAL VIRTUAL- uma ONDA- só colapsaria na REALIDADE na presença de um OBSERVADOR- veja o UNIVERSO AUTOCONSCIENTE DE AMIT GOSWAMIE A experiência da dupla fenda....

1- Nao sei de onde voce tirou que o tempo si existe quando existe matéria. O espaço-tempo é flexivel e dimensional. funciona como uma cama elastica na qual a gravidade distroce o espaço-tempo com a massa da matéria. Se toda matéria do mundo se dissipasse o espaço-tempo continuaria a se expandir. Voce esta se confundindo com a gravidade!!

2-Não contradiz, ele reafirma nos livros pois eu os tenho e li os mesmos.

3Certo. O universo inicial seria sem tempo e nem espaço.
  • docdeoz disse: 4-faço duas inferências:

4.1-Errado. Ja vi que voce nao entende de física quantica. O Universo era virtual no inicio. Virtual significa que nao tinha nada, mas existia informacões quanticas que nao podem ser perdidas. O nada pode cirar matéria atraves de flutuacões quanticas. O nada nao pode prever o tempo pois nao existia tempo. Se existia o nada isso nao quer dizer exatamente nada sobre deus.....

4.2- Estou lendo o livro agora e é muito bom. Mas eu ja expliquei isso em outro tópico eu vou REAFIMAR: NAO PRECISA DE UM OBSERVADOR PARA O COLAPSO DA REALIDADE. Amigo observar para a fisica quantica, nao é ver exatamente mas saber que algo esta ocorrendo. É mudar o ambiente de onde o fato esta acontecendo. te recomendo um livro muito bom que explica uma série de experiencias sobre estas teses: A FACE OCULTA DA NATUREZA de Anton Zellinger

Ah e recomendo a todos que leio os livros O GRANDE PROJETO de Stephen Hawking e Leonard Mlodinow e O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOS de Stephen Hawking...eu os tenho e sao muitos bons!!!!
  • Se não consegue resumir infere-se que não entendeu...

Pois é,nem eu leio as minhas postagens que passam de dez linhas...

• docdeoz disse: Se não consegue resumir infere-se que não entendeu...

E quem entende os devaneios do Criaturo?

docdeoz disse: Pois é,nem eu leio as minhas postagens que passam de dez linhas...

Então não peça que os outros possam resumir algo para você. Você tem olhos, sabe ler e interpretar textos é o suficiente.

― Winston Churchill

• Cientista disse: 4.1-Errado. Ja vi que voce nao entende de física quantica. O Universo era virtual no inicio. Virtual significa que nao tinha nada, mas existia informacões quanticas que nao podem ser perdidas. O nada pode cirar matéria atraves de flutuacões quanticas. O nada nao pode prever o tempo pois nao existia tempo. Se existia o nada isso nao quer dizer exatamente nada sobre deus.....

4.2- Estou lendo o livro agora e é muito bom. Mas eu ja expliquei isso em outro tópico eu vou REAFIMAR: NAO PRECISA DE UM OBSERVADOR PARA O COLAPSO DA REALIDADE. Amigo observar para a fisica quantica, nao é ver exatamente mas saber que algo esta ocorrendo. É mudar o ambiente de onde o fato esta acontecendo. te recomendo um livro muito bom que explica uma série de experiencias sobre estas teses: A FACE OCULTA DA NATUREZA de Anton Zellinger

Primeiro sublinhado- ENTÃO ERA MAIS DO QUE NADA- que foi o que eu disse...

Segundo sublinhado- COMO VOCÊ MUDA O AMBIENTE EM QUE O FATO ESTÁ OCORRENDO? - por sinal essa ideia não é minha, mas vem do UNIVERSO AUTOCONSCIENTE do Amit Goswami...e a escola de Copenhage...

• docdeoz disse: Há o problema da INFORMAÇÃO AQUI, e o SH perdeu a aposta pois nem jogando em um buraco negro a mesma INFORMAÇÃO desaparece. Resta saber se o somatório da INFORMAÇÃO no UNIVERSO é igual a NADA....

Não leram minhas postagens e dão pitaco...

• Cientista disse: O Halking esta certo. Voce esta se confundindo. Antes do Big Bang (a grande expansão e nao explosao como muitos dizem) existia o nada, mas este nada significa a inexistencia do tempo e do espaço. Estamos rodeados pelas linhas do espaço-tempo (teoria da relatividade de einstein), ou seja o espaço-tempo é flexível e dimensional.
    Nada nao quer dizer fim, pois nao existia o tempo. O tempo, a nosso pono de vista, não passa de uma ilusão a nossa mente, enganados pela distorção da realidade.

Opa- tempo e espaço são propriedades da matéria... Isso é o que faz a CIÊNCIA OBJETIVA...MENSURÁVEL... QUANTIFICÁVEL... VERIFICÁVEL... SUJEITA A LEIS QUE PODEM SER EXARADAS... através do que se chama MÉTODO CIENTÍFICO.

• Como mensurar o TEMPO é sujeito a variações interpretativas relativísticas...

Como o PARADOXO DOS GÊMEOS...
    docdeoz disse: Opa- tempo e espaço são propriedades da matéria...

Errado...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • eat-popcorn-3D.gif
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.