Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Racional ou Irracional, eis a questão ?

135

Comentários

• PercivalPercival Membro
    edited fevereiro 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse:
    o homem mata, do tipo "matei por amar de mais"...he..he...he...he se isto não for o cumulo da ação irracional" então meu conceito de racionalidade ou em se ter razão é mesmo diferentes do seu.

Estamos falando de sobrevivência. Não de desvios comportamentais.

CRIATURO disse: ja concordei com isso:

Então está desobedecento o mandamento cristão Não Matarás.

CRIATURO disse: até gostaria de ser mais ingenuo, mas neste caso quem esta sendo ingenuo é voce.

aham.jpg

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Marcio disse: Ao contrário, eu acho a lingua portuguesa muito rica.
    Só se ela estiver com muitos piercing de diamantes, se for assim quando eu precisar de algum dinheiro vou pedir a ela....he..he..he...he
    Marcio disse: É desejável que as palavras tenham um significado padronizado sem muitas nuances que dêem margem à interpretações diversas.
    Um bom debate só flui se os debatedores tiverem concordância sobre o estrito significado de cada palavra. Senão se perde mais tempo tentando discernir o que o interlocutor quer dizer com determinada palavra.

concordo, porem a filosofia tenta buscar um significado mais amplo das palavras que "tentam" expressar pensamentos.
    é por isso que filosoficamente eu procuro encontrar um sentido mais racional para as palavras poderem expressar uma maior verdade.
    Marcio disse: Nesse sentido a racionalidade não faz juízo de valores à princípio.
    A ética e a moral, construídas coletivamente, é que podem impedir o uso de certas soluções danosas à coletividade ou à certos indivíduos.

mas se a moral não é fruto da racionalidade, só pode ser fruto dos sentimentos.
    Marcio disse: A capacidade racional de cada um tenta encontrar a solução, pode não conseguir e o problema proposto continua.

exatamente é isso que acontece com a incógnita da razão Deus.
    Marcio disse: Conjecturas filosóficas sobre a origem de tudo são produzidas pela racionalidade, podem ter uma lógica impecável, mas isso não significa que sejam reais e concretas. São à principio hipóteses que aguardam a comprovação ou não com o avanço tecnológico.

muito obrigado!

Mas complemento dizendo que a realidade Deus não precisa do aval da ciência humana para existir.
    Caso contrario a bem pouco tempo atras por falta de ciência humana os micro-seres não existiam ?Nem raios ultravioletas ? Nem a eletricidade estática?
    por exemplo o fato do homem não ter ainda criado uma ferramenta capaz de identificar ou mensurar uma matéria mais sutil como as dos espíritos, então isso prova que eles não existem ?

Marcio disse: Moral e ética são produtos coletivos, e variam ao longo da história humana, cada indivíduo absorve tais conceitos do meio em que vive.
    Paralelamente, a racionalidade os instintos as preferências, intuição, etc. ajudam o individuo à construir seus valores próprios.

como disse existem crianças falando como se fossem adultas enquanto seu pais falam como se fossem crianças, isto prova que o meio pode influenciar mas não determiná a personalidade ou moralidade do ser"eu", pois esta nasce nos sentimentos que personificam alma, é delas que saem as intuições instintivas morais e espirituais.
    Marcio disse: Oscila porque a racionalidade em essência não é boa e nem má. É só uma ferramenta da mente. Pode ser usada para o bem ou para o mal.
    Exatamente, pois antes da racionalidade o ser é formado apenas por ações mecânicas não intencionais e a partir da experimentação os sentimentos reagidos dessas ações mecânicas, é que ele passou a existir a racionalidade na suas futuras ações, propositalmente tentando produzir apenas reações de sentimentos "desejáveis ou prazerosos".
    Mas como isso pela lei do Desequilíbrio Divino que separa Criador das criaturas,tanto os sentimento agradáveis (o bem), como os desagradáveis (o mal) são necessários a formação ou a individualização do ser"eu" do criador, assim tambem como dos dos seus semelhantes, por isso que este estado parasidiaco não pode tornar-se uma constante, pela lei da compensação o prazer próprio gerado por esse tipo de egoismo, também acaba gerando sentimentos desagradáveis a si mesmo e aos outros seres,é isto que a humanidade denota como sendo o bem e o mal.

========>>>>> aguardando!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Percival disse: Então está desobedecento o mandamento cristão Não Matarás.

até que emfim voce falou algo exemplar, mas esses seus desenhos são totalmente desnecessários.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: até que emfim voce falou algo exemplar, mas esses seus desenhos são totalmente desnecessários.

Algo exemplar que você dificilmente segue e que assumiu aqui.

Não, até que são bem necessários.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: A questão em pauta é o consumo da vida de outro ser apenas por um prazer egoísta e não "ironicamente" pela desculpa que esta necessidade seja "animal", pois esses sim podem justificar sua irracionalidade por uma imposição divina, o ser humano não! caso contrario não existiriam os vegetarianos sobrevivendo muito bem , sem a necessidade nem o desejo de matar apenas para saciar um prazer egoísta.

Não há prazer egoísta em matar para sobreviver. Egoísmo é se eu matar por prazer.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: Não há prazer egoísta em matar para sobreviver.

Este são os animais
    Cientista1 disse: Egoísmo é se eu matar por prazer.

Estes somos nós
    sinto logo existo!

• CRIATURO disse: Estes somos nós

Fale isto para os donos da Sadia e Perdigão e vire um ativista da causa Vegan então.

― Winston Churchill

• Percival disse: Matar para comer é um prazer egoista muitas vezes.

concordo! é isto oque a maioria das pessoas fazem ou aprovam.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: concordo! é isto oque a maioria das pessoas fazem ou aprovam.

Então vai contra o que você prega, deixe de comer carne. Resolvido seu problema.

― Winston Churchill

• rui disse: criaturo Escreveu:
    Se voce entender o significado da palavra "mal" apenas no sentido padronizado humano, nunca entendera que do ponto de vista da criação isto não passa de uma referencia humana, tentando diferenciar Deus da sua criação.
    rui disse: Para mim, mal é tudo o que causa sofrimento.
    no sentido padronizado para o indivduo:
    Mal = sentimentos indesejáveis ao ser
    Bem = sentimentos desejáveis ao ser

Mas na pratica as pessoas possuem sentimentos e interpretações diferentes o que resulta em divergências no sentido de uma mesma palavra.
    existem masoquists que confundem sofrimento com prazer. os que consideram o trabalho um grande sofrimento, pra outros isso é um grande prazer, por isso na pratica o sentido das padronizado das palavras divergem na interpretação pessoal, se pensarmos em termos de sentimentos a coisa desanda mais.

Assim é que o que voce considera um bem para voce , o outro pode considerar um mal para ele.

é por isso que eu digo que o Mal e o bem são apenas referencias humanas de sentido variáveis conforme a percepção de cada um.
    De forma alguma podemos atribuir tais convenções humanas a Deus, principalmente porque são variáveis em alguns casos perdem o sentido comum.
    Deus não é nem bom nem mal, ele simplesmente é diferente da sua criação.
    rui disse: Se Deus ordenar que vc mate um familiar, Vc o faria?

Se deus ordenasse que eu matasse minha familia, ele não seria Deus.
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Então vai contra o que você prega, deixe de comer carne. Resolvido seu problema.

ja faz muitos anos que resolvi este problema.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: ja faz muitos anos que resolvi este problema.

Ok.

CRIATURO disse: Se deus ordenasse que eu matasse minha familia, ele não seria Deus.

Será mesmo?
    ― Winston Churchill

• CRIATUROCRIATURO Membro
    oK! Rui!
    Deus nos deu um juízo para podermos usa-lo livremente.
    Tai os ateus que confirmam isto o tempo todo fazendo uso do seu juízo, sentenciaram a "inexistência" divina.
    aquilo que voce entende como o mal eu entendendo como: "apenas diferente de Deus" ou a criação divina, ou a raça humana.
    rui disse: Se Deus ordenasse, Vc mataria um familiar?
    Deus não manda matar, não é da minha natureza matar outros seres vivos, só faria isso como um ultimo recurso quando eles desrespeitarem o meu direito a vida.
    A morte faz parte da vida, é uma transformação natural, só os materialista que acaba se revoltando contra ela.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Enrolou e não respondeu.

― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Se deus ordenasse que eu matasse minha familia, ele não seria Deus.

No outro tópico, você disse, sobre o idiota que preferiu ver a família ser morta a renegar sua fé:
    CRIATURO escreveu:
    pois e´ a moral desta história é : "amar Deus sobre todas as coisas", pois outros tipo de paixões levam ao sofrimento.
    provavelmente eu morreria junto tentando salva-los.
    Em alguns casos convém agir pela fé e ignorar a razão.

Isto é praticamente o mesmo que matar a família porque Deus mandou.
  • Fernando_Silva disse:

acho que ainda não foi desta vez.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: acho que ainda não foi desta vez.

Foi desta vez sim, vc não esta sabendo argumentar.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
    Fernando_Silva disse: CRIATURO Escreveu:
    pois e´ a moral desta história é : "amar Deus sobre todas as coisas", pois outros tipo de paixões levam ao sofrimento.
    provavelmente eu morreria junto tentando salva-los.
    Em alguns casos convém agir pela fé e ignorar a razão.

Cientista1 disse: CRIATURO disse: acho que ainda não foi desta vez.

Foi desta vez sim, vc não esta sabendo argumentar.

o autor dessa história provavelmente baseou-se na passagem do profeta Daniel que duas vezes, recusou-se a renegar sua fé em Deus, uma foi atirado dentro de uma fornalha, outra na covas dos leões, tendo a intenção de exaltar a sua fé.
    Voces ateus tentam desvirtuar a fé insinuando que ela seja irracional e que essa história é um tiro no próprio pé dos crentes,mas este vento pode soprar para os dois lados:

Deus não mandou matar ninguém, nesta questão quem deseja matar minha família, são os que "não acreditam em Deus", neste caso são eles que perderam razão devido a suas descrenças.
    Eu mesmo repito: "provavelmente eu morreria junto tentando salva-los."
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Deus não mandou matar ninguém, nesta questão quem deseja matar minha família, são os que "não acreditam em Deus", neste caso são eles que perderam razão devido a suas descrenças.
    Eu mesmo repito: "provavelmente eu morreria junto tentando salva-los."

Agora quem comete crimes são aqueles que não acredita. Preconceito destilado aqui.

― Winston Churchill

Percival disse: Agora quem comete crimes são aqueles que não acredita. Preconceito destilado aqui

como voce disse no discussão sobre Jó, isto é apenas a situação do "contexto" da questão imposta.
    E "Cientista" obrigado por ter me ajudado a ver a situação dessa forma, pois eu ainda não tinha olhado por esse angulo que compromete os ateus, transformando suas artimanhas descrentes em um belo tiro no pé.
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: como voce disse no discussão sobre Jó, isto é apenas a situação do "contexto" e obrigado por ter me ajudado a ver a situação dessa forma, pois eu ainda não tinha olhado por esse angulo.

Contexto não é uma visão diferente e sim uma visão única. Volte a sala de aula e aprende a interpretar textos.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Amigo essa sua agressividade não te dará mais razão nesta questão, relaxa cara! aproveite o carnaval!
    sinto logo existo!
  • quote]CRIATURO disse:Amigo essa sua agressividade não te dará mais razão nesta questão, relaxa cara! aproveite o carnaval! [/quote]

E quem te disse que estou agressivo?

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: E "Cientista" obrigado por ter me ajudado a ver a situação dessa forma, pois eu ainda não tinha olhado por esse angulo que compromete os ateus, transformando suas artimanhas descrentes em um belo tiro no pé.

Não há de que, mas felizmente amigo quem esta dando tiro no pé é você mesmo.

• seus
    Percival disse: quote]CRIATURO disse:Amigo essa sua agressividade não te dará mais razão nesta questão, relaxa cara! aproveite o carnaval!

E quem te disse que estou agressivo?[/quote]

Seus comentarios, basta suas suposições serem contrariadas pela lógica, voce fica alterado e solta comentários agressivos.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.