Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Evolução é uma piada.

191012141575

Comentários

• profetadosateus disse: Não entendi o que quis dizer. Se achas que estou perdendo meu tempo, eu lhe afirmo que não.

O que estou dizendo é que é bobagem rotular todo um grupo de pessoas como revoltados com Deus porque não é verdade.

Quem é dono do seu tempo é vc e vai fazer o que quiser com ele. Em algum momento vc vai perceber que a teoria da evolução não faz de ninguém um ateu. Da mesma forma que a Bìblia também não faz de ninguém um teísta, são processos mais complexos do que parece a primeira vista.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • PercivalPercival Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse: Já que ele gosta de questionar a evolução poderíamos questionar a bíblia um pouco.
    Quero ver qual vai ser a desculpa dele quando mostrarmos alguns erros contidos lá. Será que ele vai admitir? Ou será tão crédulo da bíblia quanto ele diz que somos crédulos da evolução?

Já foi feito isso em um topico. É só procurar o tópico A Vida de Jesus Cristo e Cristianismo iniciado por Lucifer que ele abandonou porque foi diversas vezes refutado, e vai acontecer o mesmo com este. Erivelton gosta de ficar se enganando.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• maizemaize Membro
    Boa tarde,
    sabe-se hoje a história do cavalo primitivo, cavalo que possuia quatro dedos e que "perdeu" 3 destes restando apenas 1. Isso é comprovado. Porém o sujeito da evolução continuou sendo um cavalo.

A minha pergunta é sobre os seres alados. Se a vida começou na agua, depois foi para a terra para somente depois conhecer os ares, como pode ser explicado o exemplo do morcego?
    Se existisse a evolução(das especies), seria exigido uma verdadeira revolução estrutural nos seres não-alados para o seres alados. Um ser não-alado não depende só de asas para voar, todo a estrutura óssea, sistema nervoso, sistema muscular, etc, etc, precisa mudar drasticamente.

Se a evolução é lenta e vem para aprimorar a sobrevivencia da espécie, como seria esse ser meio-alado, um ser que não é nem uma coisa nem outra? Seria um ser defeituoso, provavelmente lento e com dificuldades de locomoção,ou seja, um aleijado, uma presa fácil para seus predadores. Se a evolução vem para o desenvolvimento, o que explicaria isso? Se o mais forte sobrevive, o que explicaria isso? É isso que se entende por adaptação ao meio ambiente?

Nenhum fóssil deste ser intermediário foi achado até hoje.

Existe um peixe chamado Latimeria, com abundantes exemplares fósseis. Acreditava-se que este peixe estava extinto, porém, em 1939 esse peixe foi pescado no litoral da Africa, e pasme, ele era milimetricamente identico ao de 70 milhões de anos atrás.
    Será que ele faltou a aula sobre Darwinismo, ou não assistiu aos documentarios do R. Dawkins?

Post edited by maize on
  • profetadosateus disse: Goze o pouco tempo de vida que resta a você e a morte lhe espera no cemitério.

Todos nós morremos um dia, eu não tenho medo da morte porque sei que a vida é muito imprevisível.

profetadosateus disse: Agora se voce encontrou a sua verdade, então siga e boa sorte.

Ótimo, então fique com seu Deus e não nos encha o saco.

profetadosateus disse: Cada um escolha seu tipo de vida.

Uma criança que nasce com defeitos físicos não tem escolha.

profetadosateus disse: Eu também já fiquei revoltado contra Deus,mas depois de tanto pesquisar resolvi não questionar aquilo que não entendo e crer na justiça divina.

Ótimo, não tem ninguém assim aqui. Então vai procurar os teus.

― Winston Churchill

• PercivalPercival Membro
    salgueiro disse: Quando se quer menosprezar uma escolha, tendëncia ou uma visão normalmente se pinça determinado tipo para caracterizar todo um grupo. Se existem ateus revoltados existem sim, só que existem trocentas razões diferentes para alguém ser ateu.

É algo bem diferente Sal.

Existem Ateus e Pessoas Revoltadas. Geralmente pessoas revoltadas tem aquela dúvida (mesmo que pequena) da existência de Deus, aí chega num momento que elas vão e pimba tão numa religião. Ou mesmo acontece delas trocarem de religião ou ficar que nem Ioio (indo e voltando).

É como dizem: muitos se declaram religiosos (e bota muitos nisso), mas não frequentam missa ou culto, não se informam de sua religião e nem muito menos praticam tudo que está na Bíblia. Só pegam a mesma eventualmente ou na hora do aperto.

Ou mesmo aqueles que nunca pararam pra pensar em seguir uma religião ou não acredita porque tem dúvida quanto a existência de um ser divino, aí uma boa lábia ou algum acontecimento para relacionar a existência de uma divindade.

Talvez até possa existir Ateus revoltados, mas seria uma parcela ínfima de pessoas (porque se você pega as pesquisas a maioria acredita em Deus: seja ela em um circulo religioso ou sua crença agregada a conhecimento humano e pessoal do que é chamado divindade). O que temos mais é pessoas que não pararam pra pensar em Deus ou que passaram a frequentar a religião ou ler a Bíblia afim de se "aproximar" de Deus.

O fato é que quando os religiosos vão para fóruns céticos ou com pensamentos mais liberais não presos a seus livros sagrados eles tem um choque muito grande com as informações desencontradas o que leva a questionamento de alguns ou maior apego dos outros a fé num livro dito inspirado por Deus, mas feito pelos homens.

O que temos na maioria é os ditos sem religião ou quem nunca parou para pensar sobre Deus. E isto se manifesta muito na carência humana. Mas claro, tem gente que vê Deus de outra forma. Mas na sua maior parte é assim.

Ainda mais vendo como somos nós, Brasileiros.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Percival disse: É algo bem diferente Sal

Depois desses anos lendo ateus falando do seu ateísmo posso afirmar sim que eles existem, e que sim existem trocentas outras razões para o ateísmo além da revolta contra Deus.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • maize disse: A minha pergunta é sobre os seres alados. Se a vida começou na agua, depois foi para a terra para somente conhecer os ares, como pode ser explicado o exemplo do morcego?

Boa tarde!

Não tem aquele tipo de esquilo (não tenho certeza se é esquilo) que se joga de árvore em árvore, planando. É um indício de uma adaptação a priori que ao longo do tempo poderá gerar uma outra espécie de mamífero alado de fato.
    maize disse: Se a evolução é lenta e vem para aprimorar a sobrevivencia da espécie, como seria esse ser meio-alado, um ser que não é nem uma coisa nem outra? Seria um ser defeituoso, provavelmente lento e com dificuldades de locomoção,ou seja, um aleijado, uma presa fácil para seus predadores.

Como citado acima por mim, o fato do bicho ser semi-alado lhe conferiu vantagens em relação aos seus semelhantes e não desvantagens.
    A seleção natural eliminaria aqueles indivíduos portadores de mudanças não vantajosas.

maize disse: Nenhum fóssil deste ser intermediário foi achado até hoje.

Fósseis não são tão fáceis de existir. Dependem de muitas variáveis desde o começo de sua formação e seu enclausuramento e conservação.
    Não espere achar fósseis para todos os seres que ja passaram por esse planeta.

maize disse: Existe um peixe chamado Latimeria, com abundantes exemplares fósseis. Acreditava-se que este peixe estava extinto, porém, em 1939 esse peixe foi pescado no litoral da Africa, e pasme, ele era milimetricamente identico ao de 70 milhões de anos atrás.
    Será que ele faltou a aula sobre Darwinismo, ou não assistiu aos documentarios do R. Dawkins?

Assim como deve haver outros seres que se conservaram sem mudanças por milhões de anos.
    Uma espécie não precisa necessariamente desaparecer só porque gerou um outro ramo que deu origem à outra bem diferente.

Bem vindo! Divirta-se, aprenda, ensine...
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    maize disse: Existe um peixe chamado Latimeria, com abundantes exemplares fósseis. Acreditava-se que este peixe estava extinto, porém, em 1939 esse peixe foi pescado no litoral da Africa, e pasme, ele era milimetricamente identico ao de 70 milhões de anos atrás.
    Disseram o mesmo do celacanto, mas ele tem muitas espécies diferentes, portanto, de alguma forma, sofreu mutações. Por outro lado, a evolução não é obrigatória. Se um ser vivo está bem adaptado a seu ambiente, qualquer alteração pode lhe ser prejudicial e será descartada.
    maize disse:
    Se a evolução é lenta e vem para aprimorar a sobrevivencia da espécie, como seria esse ser meio-alado, um ser que não é nem uma coisa nem outra? Seria um ser defeituoso, provavelmente lento e com dificuldades de locomoção,ou seja, um aleijado, uma presa fácil para seus predadores. Se a evolução vem para o desenvolvimento, o que explicaria isso? Se o mais forte sobrevive, o que explicaria isso? É isso que se entende por adaptação ao meio ambiente?
    As asas surgiram aos poucos. No início, devem ter ajudado em alguma coisa que não tinha nada a ver com voar. Ou talvez permitissem voos curtos, como o da galinha. Ou voos planados, como os de alguns esquilos. Se fossem prejudiciais, sim, teriam desaparecido porque seriam um defeito.

O mesmo aconteceu com o olho: ele não surgiu pronto e complexo. Começou com células sensíveis à luz e foi se tornando complexo. O processo, inclusive, aconteceu 'trocentas' vezes em espécies diferentes, dando origem a vários tipos de olhos, uns melhores, outros piores.

Não, não é o mais forte que sobrevive e sim o mais adaptado a sobreviver e se reproduzir num determinado momento e ambiente. Os dinossauros eram poderosos e desapareceram, dando lugar a espécies minúsculas e fracas que então puderam se desenvolver. O que ajuda numa época, atrapalha em outra.

A evolução não tem um plano de longo prazo. Ela apenas reage às mudanças e pode ir e voltar várias vezes se for necessário. É vantagem voar? Pois alguns pássaros perderam essa capacidade quando encontraram todo o sustento no chão. É vantagem ver? Alguns peixes perderam a visão quando foram viver no escuro.

Em resumo: a evolução é um fato. O que ainda está em discussão é como ela ocorreu em cada caso, já que há vários mecanismos diferentes, e quais caminhos seguiu.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • profetadosateus disse: Descrença não prova que ele não existe.

E a crença não prova que existe.
    profetadosateus disse: Queres um duelo a parte?

Não tenho tempo nem disposição para isso, sem dizer que acredito que seria inútil.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Fernando_Silva disse: Disseram o mesmo do celacanto, mas ele tem muitas espécies diferentes, portanto, de alguma forma, sofreu mutações. Por outro lado, a evolução não é obrigatória. Se um ser vivo está bem adaptado a seu ambiente, qualquer alteração pode lhe ser prejudicial e será descartada.

Sem dizer que podemos comparar somente a forma destes animais. Qualquer mutação que crie um animal mais escuro ou mais claro (ou algo do tipo) para se adaptar em um ambiente que pode mudar não será percebida somente pelo estudo de fósseis. Parecer que são iguais não significa que são iguais.
    Post edited by Neuromancer on
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    Neuromancer disse: Parecer que são iguais não significa que são iguais.

Homens negros que são mais adaptados à maior incidência solar vão ter o mesmo fóssil de um homem branco que é mais suscetível ao câncer de pele. Se no futuro estudarem fósseis humanos teriam a impressão de que são tudo a mesma coisa (brancos e negros) mas não são.
    Post edited by Neuromancer on
  • Me desculpe, mas a evolução está longe de ser um fato. Mesmo os evolucionistas renomados concordam com isso. Ela é uma das vias estudadas, mas não um fato.

As improbabilidades são enormes, apesar de farto banco de dados que a atual sociedade dispõe, o evulocionismo(principalmente o Darwinismo) não está nem perto de ser um fato.
    Existem vários estudos de probabilidade que inviabilizam a simples formação de um olho humano, tamanha a complexidade.

Por outro lado, fato mesmo é a importância política e a maneira em que o Darwinismo encaixou como uma luva para doutrinas políticas e dessa forma está sendo usado. Isso é realmente inegável. Isso percebe-se pelo ensino(principalmente no Brasil, onde de fato a coisa é mais grave) que é passado para as crianças. E principalmente a desconstrução da imagem da Igreja Católica, sendo apresentada como uma inimiga da ciência. Obviamente que nenhum historiador sério acredita mais nisso.
  • Erivelton,

Sei que você gosta muito de usar a Internet em suas "pesquisas", então aqui vai um texto tirado da Wikipedia. Se considera a teoria da evolução uma piada, sinta-se livre para editar o texto na Wikipedia e contribuir para a informação de outros internautas...

Evolução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Evolução

Mecanismos e Processos
    Adaptação
    Deriva genética
    Fluxo gênico
    Mutação
    Seleção natural
    Especiação

Pesquisa e história

Introdução
    Evidência
    História evolutiva da vida
    História
    Síntese moderna
    Efeito social
    Teoria e fato
    Objeções / Controvérsia

Campos da biologia evolucionária

Cladística
    Genética ecológica
    Desenvolvimento evolucionário
    Psicologia evolutiva
    Evolução humana
    Evolução molecular
    Filogenia
    Genética populacional

Portal Biologia · v • e

Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica), no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.

Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração no número de genes ou na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

A selecção natural é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Isto ocorre porque indivíduos com características vantajosas tem mais sucesso na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdam estas características.1 2 Ao longo de muitas gerações, adaptações ocorrem através de uma combinação de mudanças sucessivas, pequenas e aleatórias nas características, mas significativas em conjunto, em virtude da seleção natural dos variantes mais adequados - adaptados - ao seu ambiente.3 Em contraste, a deriva genética produz mudanças aleatórias na frequência das características numa população. A deriva genética reflete o papel que o acaso desempenha na probabilidade de um determinado indivíduo sobreviver e reproduzir-se.

Espécie pode ser definida como o agrupamento dos espécimes capazes de compartilhar material genético - usualmente por via sexuada - a fim de reproduzirem-se gerando descendência fértil. No entanto, quando uma espécie é separada em várias populações que por algum motivo não mais se possam cruzar, mecanismos como mutações, deriva genética e a selecção de características novas provocam a acumulação de diferenças ao longo de gerações, diferenças que, acumuladas, podem implicar desde curiosidades biológicas como os denominados aneis de espécies até a emergência de espécies novas e distintas.4 As semelhanças entre organismos sugere que todas as espécies conhecidas descenderam de um ancestral comum (ou pool genético ancestral) através deste processo de divergência gradual.1

Estudos do registro fóssil permitem reconstruir de forma satisfatoriamente precisa o processo de evolução da vida na Terra, desde os primeiros registros de sua presença no planeta - que datam de 3,4 mil milhões de anos atrás - até hoje 5 . Tais fósseis, juntamente com o reconhecimento da fabulosa diversidade de seres vivos atrelada - a grande maioria hoje extinta - já em meados do século dezanove mostravam aos cientistas que as espécies encontram-se cronologicamente relacionadas, e que essas mudam ao longo do tempo.6 7 Contudo, os mecanismos que levaram a estas mudanças permaneceram pouco claros até o reconhecimeno científico de que o próprio planeta tem uma história geológica muito rica - implicando mudanças ambientais constantes - e até a publicação do livro de Charles Darwin - A Origem das Espécies - detalhando a teoria de evolução por selecção natural.8 O trabalho de Darwin levou rapidamente à aceitação da evolução pela comunidade científica.9 10 11 12

Na década de 1930, a seleção natural darwiniana foi combinada com a hereditariedade mendeliana 13 em uma síntese moderna, onde foi feita a ligação entre as unidades de evolução - os genes - e o mecanismo central de evolução - fundado na deriva genética e selecção natural. Tal teoria, denominada Síntese Evolutiva Moderna e detentora de um grande poder preditivo e explanatório, por oferecer uma unificadora e inigualável explicação natural para toda a diversidade da vida na Terra, tornou-se o pilar central da biologia moderna.
  • maize disse: Me desculpe, mas a evolução está longe de ser um fato. Mesmo os evolucionistas renomados concordam com isso. Ela é uma das vias estudadas, mas não um fato.

Por isso que se chama teoria da evolução. Teoria.
    Está longe de ser um fato? Sim, está longe, mas está a frente de todas as religiões, com certeza, MUITO a frente.
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Erivelton,

Tirei este post do debate "A vida de Jesus Cristo e o cristianismo". Eu não queria jogar pesado com você, mas depois que você acusou o Fernando Silva de receber moedas pelas coisas que ele fala/escreve, NÃO DÁ: o cara é um intelectual e cada um de nós aprende com ele. Veja o que você escreveu:
    profetadosateus disse: Tenho 53 anos.
    Eu jogo video game ps2 com meus netinhos. Teu espírito de jovem e vou ficar velhinho tendo atitude pura de criança. Jesus disse: Quem não aceitar o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrareis nele. Isto tudo parece brincadeira de criança, não é mesmo? Mas é assim mesmo. Nós somos criancinhas perante Deus.
    O que poderíamos pensar de um "adulto" como você? A tua colocação foi inconveniente e perigosa, e abre sérias dúvidas... Acho que o que eu pensei acabou de passar pela tua cabeça. Ou não?
    Post edited by Nyarlathotep on
  • profetadosateus disse: Se a nossa língua fosse maior ou menor como seria a linguagem humana?

Não sei. Por que voce não pergunta pra esse cara??
    gene_simmons_narrowweb__300x4530.jpg
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • profetadosateus disse: Mentira farrapada.

existem cruzamento de raças diferentes como coelhos e gatos veja só os gatelhos:

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • profetadosateus disse: Fernando_Silva disse: Já que é tão fácil, mostre o cálculo.

Acredito que você não seja tão burro assim

Resumindo: Não sabe mesmo fazer o tal calculo.
    profetadosateus disse: Neuromancer disse: Já que ele gosta de questionar a evolução poderíamos questionar a bíblia um pouco.
    Quero ver qual vai ser a desculpa dele quando mostrarmos alguns erros contidos lá. Será que ele vai admitir? Ou será tão crédulo da bíblia quanto ele diz que somos crédulos da evolução?

Queres um duelo a parte?

Vai querer mais uma lavada? Nao se contentou com o topico sobre Jesus Cristo e o Cristianismo?

Erivelton, os outros deuses existem? Zeus? Odin? Horus? Etc? Se voce responder não, como voce sabe que os outros não existem? Se existem, como voce sabe que existem?
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    maize disse: A minha pergunta é sobre os seres alados. Se a vida começou na agua, depois foi para a terra para somente depois conhecer os ares, como pode ser explicado o exemplo do morcego?
    Se existisse a evolução(das especies), seria exigido uma verdadeira revolução estrutural nos seres não-alados para o seres alados. Um ser não-alado não depende só de asas para voar, todo a estrutura óssea, sistema nervoso, sistema muscular, etc, etc, precisa mudar drasticamente.

julho
    1994
    A evolução do morcego: ele voa na ponta dos dedos
    A evolução deste mamífero transformou em asas o que antes eram mãos. Os dedos se alongaram e, entre eles, uma pele muito fina se formou. Agora é assim. Para alçar vôo, basta abrir bem os braços e depois bater palmas.

Charada: o que o Batman e os verdadeiros morcegos têm realmente em comum? Muita gente talvez saiba que os morcegos são mamíferos, como o herói da história em quadrinhos, mas a semelhança mais importante é bem menos conhecida. É que tanto o Batman como os seus inspiradores têm mãos quase iguais. Os dedos têm a mesma forma, são cinco em cada mão e ficam na mesma posição.

Entre todos os mamíferos, porém, os morcegos são os únicos que voam. E fazem isso com os dedos. Incrivelmente longos, os dedos ganharam uma cobertura de pele que se estica a partir do corpo e das pernas do animal. A explicação para a semelhança é que a ordem dos primatas (à qual pertence o ser humano) é muito próxima na história da evolução animal à dos quirópteros (nome dado à ordem dos morcegos e que significa “mão alada”). Na conformação da mão que vira asa, o único dedo que fica de fora é o polegar, tão curto que quase não se vê. Ele é o único dedo que tem unha, e geralmente é usada para coçar.

Algo parecido aconteceu durante a evolução dos pássaros, segundo o professor de Zoologia dos vertebrados da Universidade de Campinas (Unicamp), Ivan Sazyma. Mas, diferentemente dos pássaros, a habilidade de voar não é adquirida com rapidez. O morcego jovem não é ágil como o adulto.

O problema é que as asas demoram até atingir o tamanho final — por isso, o bicho apanha muito no aprendizado. A primeira tentativa de voar acontece perto da quarta semana de vida. Mas é uma espécie de pastelão aéreo. Desengonçados, os jovens logo se cansam e despencam no chão — e a comédia vira tragédia. Os aprendizes de vôo, ainda sem brevê, são presas boas e fáceis para gambás, cobras e coiotes. Com isso, a maioria não passa nem do primeiro ano de vida. Os sobreviventes, porém, só vão morrer 10 anos depois.

Há mesmo algumas espécies que alcançam os 30 anos — uma longevidade impressionante para um animal tão pequeno. Em algumas espécies, incluída a maioria das que se alimentam de insetos, os morcegos mais jovens possuem apenas 20% da capacidade das asas dos adultos. Segundo os pesquisadores americanos Rick Adams e Scott Pedersen —— que escrevem sobre o assunto na revista americana Natural History —, esse é um dado intrigante. Na idade de quatro semanas o corpo do pequeno morcego já alcança 60% do tamanho de um adulto. É essa desproporção (apenas 20% de asas para 60% de corpo) que deixa os mais novos numa situação precária.

“Não é incomum observar pequenos morcegos com um jeito de fracassados, voltando a pé para seu poleiro, depois de uma tentativa frustrada de voar”, contam os dois cientistas. Suas asas só alcançam o tamanho máximo depois de um mês e meio de vida. Elas são formadas por finas e flexíveis membranas, irrigadas de sangue por capilares; são extremamente elásticas e têm uma grande capacidade de cicatrização. Sem isso, um simples ferimento deixaria os animais incapacitados para caçar.

Bons caçadores, eles têm olhos bem abertos. Ao contrário da crença popular, os morcegos não são cegos. Todas as espécies enxergam muito bem. A maior parte delas ainda conta com a ajuda de um sonar, ou ecolocalização. Sons emitidos pelo morcego se refletem em obstáculos: o eco é captado pelo animal que, assim, identifica com mais rapidez o que está a sua volta.

As asas demoram para se formar, mas começam a ser fabricadas antes do nascimento. Ao se concentrarem no crescimento desses mamíferos voadores, Adams e Pedersen encontraram novas informações em uma área que não tinha sido ainda bem estudada: “Nós estamos interessados em descobrir o que transforma um embrião comum de mamífero em um acrobata voador”.

Para observar as várias fases e as diferenças na estrutura anatômica dos embriões, eles usaram certos produtos químicos coloridos, que migram para determinados tecidos do organismo e “tingem” as partes internas do corpo. Com isso, obtiveram uma espécie de radiografia do embrião. O azul, por exemplo, combina-se com o açúcar presente nas cartilagens, enquanto o vermelho adere ao cálcio dos ossos. Depois de colorir um embrião morto, limpam o que não foi tingido, usando uma enzima que digere a maior parte do que sobrou de pele, músculos e tecidos.

Nos mamíferos, a maioria dos elementos do esqueleto surgem como modelos em cartilagem, ou precursores da estrutura óssea adulta. À medida que o animal se desenvolve, a cartilagem vai absorvendo sais de cálcio e se transformando lentamente em ossos cada vez maiores, até um ponto em que pára de crescer.

Na maioria dos morcegos, a gestação dura de 50 a 60 dias. Mas já dá para ver desenvolvimentos significativos no esqueleto apenas 35 dias depois da fertilização. Nesse estágio, o modelo cartilaginoso do esqueleto está formado. Por isso mesmo, é possível ver claramente as mãos cartilaginosas com o modelo de cada dedo. A mão tem um terço do tamanho da cabeça, proporção normal na maioria dos mamíferos com a mesma idade. Até aí, nada indica que o embrião vai se transformar em um animal voador.

Somente quando se aproxima dos quarenta dias de gestação é que o feto começa a virar morcego. A partir de então, os dedos crescem a uma velocidade que ultrapassa a do resto do corpo, indicando pela primeira vez a futura formação das asas. Ao fim do segundo mês, os pés já estão quase totalmente desenvolvidos, inclusive com pequenas garras; elas servirão para que o recém-nascido se prenda no pêlo da mãe.

Ainda antes de desmamar, os pequenos morcegos já têm dentes e asas com tamanho suficiente para começar a caçar insetos, voando. Uma semana depois do primeiro vôo, a dieta muda completamente para moscas, besouros e mariposas. Seus dentes já podem mastigar.

O problema é mesmo aprender a voar. As asas crescem em tamanho e conformação toda vez que o animalzinho tenta voar, modificando constantemente sua performance. É como se alguém alterasse toda hora a potência e tamanho de um carro enquanto você estivesse aprendendo a dirigir. Sem dúvida, seria difícil evitar um desastre.

A coisa é ainda mais grave quando se sabe que os jovens morcegos precisam de uma grande quantidade de insetos para alimentar um coração que ultrapassa os 1100 batimentos por minuto, durante um vôo.

Apesar de toda a precariedade para desenvolver a habilidade de voar, mais de 900 espécies de morcegos se reproduzem em todo o planeta, o equiva-lente a cerca de 25% de todas as espécies de mamíferos existentes. Batman pode ser um só, mas os bichos de quem ele copiou o visual são incontáveis. E se o herói aprendeu a se esgueirar pela noite na ponta dos edifícios, eles ganharam os céus noturnos na ponta dos dedos.

Para saber mais:

Vida noturna (SUPER número 3, ano 3)

Precioso líquido (SUPER número 11, ano 3)

Urubu. O novo patinho feio (SUPER número 6, ano 10)

http://super.abril.com.br/mundo-animal/evolucao-morcego-ele-voa-ponta-dedos-441011.shtml

Post edited by The_Doctor on

Total de Mensagens:
  • Para que um ateu quer saber quem criou Deus. Mesmo que soubessemos muitos ainda iriam perguntar quem criou este mais este mais este mais este e assim nunca se contentariam com as respostas
    Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
    http://eriveltonoprofeta.blogspot.com.br/
  • profetadosateus disse: Para que um ateu quer saber quem criou Deus. Mesmo que soubessemos muitos ainda iriam perguntar quem criou este mais este mais este mais este e assim nunca se contentariam com as respostas

Você não entendeu mesmo o porque desses questionamentos, certo?
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fala Lucifer!

Lembrei de um livro muito interessante, "After man - a zoology of future", de Dougal Dixon. O autor especula sobre as novas formas de vida, que surgirão na Terra por volta do ano 50.000.000 d.C.. o homem terá desaparecid, pelo esgotamento dos recursos naturais. A descrição de cada espécie, os desenhos, a forma como novos seres ocuparam "nichos ecológicos" deixados por espécies extintas... muito legal mesmo. Você pode comprá-lo pela amazon.com, ou então ler no seu monitor: www.sivatherium.narod.ru/library/Dixon/main_en.htm. Você verá como os descendentes dos coelhos ocuparão o lugar dos Ungulados... e o mapa mundi totalmente novo, pela deriva das placas tectônicas. Vale a pena!
  • Dá-se a nítida impressão de que esse pessoal que critica a Teoria da Evolução realmente imagina que, por exemplo, uma ratinha dá à luz uma filhote que sofreu alguma mutação que lhe deu asinhas nas costas. Essa filhote cresce, acasala e dá à luz bichinhos com asinhas maiorzinhas e assim por diante, até que lá pela quinta ou sexta geração teremos ratos voadores cortando os ares atras de pardais.
    Pobres ratinhos-voadores, nem sequer imaginam que a farra vai durar pouco, pois teremos também gatos-voadores logo, logo.
    Extrapolando, a maravilhosa evolução produzirá, quiça, profetas voadores.

Zeus me proteja! Não se trata dessa infantilidade elevada ao cubo.
  • Fernando_Silva disse: Então me responda qual o sentido da vida sem apelar para livros de mitologia.
    O sentido da vida está estacionado e sincronizado dentro da nossa inteligência. Se não fosse ela seríamos como os irracionais que não sabe definir se a vida tem sentido ou não. O sentido da vida em si e tudo que nos cerca não teria sentido se não tivéssemos a nossa inteligência. Se ela está dentro de nosso computador cerebral, então tudo indica a criação de projeto inteligente devido a sua tamanha complexidade. É através da inteligência que damos ou não sentido a vida e se alguém julga que a vida não tem sentido terá que provar que a nossa complexa inteligência foi fruto de um acaso burro.
    O acaso não pensa e a seleção natural também não, a ponto de criar um cérebro que processa todos os comandos enviados para ser processados. Como já disse anteriormente que o nosso cérebro tem a mesma função de um processador de computador e evidencias revelam a criação de um projetista no cérebro humano. O acaso burro não estava nem aí para estruturar tamanha complexidade e quantos caminhos mais curto e menos complexo a evolução poderia tomar.
    Se o processador de um PC fosse substituído por células quem acreditaria que o acaso colocaria suas células nos seus devidos lugares a ponto de acertar em sequencia algo que nunca pensou. Isto é inaceitável.
    Sendo assim podemos diante disto acreditar num design inteligente e afirmar que a vida tem ou não sentido.
    Enquanto o ateu diz que isto foi obra do acaso, muitos cientistas acreditam num criador. Fica a cargo do pensamento de cada um. Eu não acredito que um macaco ganhe uma partida de xadrez de um campeão do mundo.
    Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
  • Fernando_Silva disse: Complexidade não significa que houve um criador.
    Da forma como nosso cérebro é comparado a um processador de um computador a complexidade evidencia sim que pode ter sido alvo de um projetista. Queira você ou não, mas muitos acreditam num design e até em ETs que nos criaram.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.