Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Em momento algum acredito em um inferno.
Não é que o mau exista, é somente a ausência do bem.
"Se Deus perdoasse quando quer, então Ele não seria justo para com todos principalmente para com quem sofreu o mal. Mostrar arrependimento é o primeiro passo para se reabilitar mas não garante perdão. Na verdade não há perdão, mas oportunidades de resgatar o mal feito."
onlyvoxdei@gmail.com
Errado. O Bem é +1, o Mal é -1 e a ausência do Bem é apenas "0", nem Bem nem Mal.
Postado em 19/5/2003 13:28:20
Por Acauan
Se você fosse um pregador extremamente interessado em conquistar seguidores para uma nova religião, por qual destas duas abordagens você optaria:
1ª Proclamar que Deus olha apenas o coração e os atos de cada um, independente de seus rituais ou crenças; ou
2ª Anunciar que só existe uma verdadeira Fé (a que você prega, claro) e os que a abraçarem desfrutarão de infinitas recompensas, enquanto os que a negarem sofrerão indescritíveis tormentos.
Uma nova crença colocada no mercado, cujo sucesso depende de um apelo suficientemente forte para conquistar fiéis de religiões já estabelecidas, jamais lograria sucesso usando como estratégia de marketing a primeira mensagem.
O resultado óbvio deste tipo de pregação seria transmitir no público a conclusão de que “se tanto faz, fico onde estou”. A famosa lei da inércia aplicada aos consumidores.
Seria algo como lançar um novo sabonete em uma campanha publicitária tendo por slogan “lava igual aos outros e custa o mesmo preço”. Ninguém vai querer nem experimentar.
A propaganda e marketing religiosos valem-se de lógica muito semelhante, só que levada a extremos aos quais os profissionais da área jamais sonhariam, como ameaçar com um destino horrível aqueles que tomarem banho com o sabonete da concorrência.
O fato é que funciona. Cristianismo e Islamismo estão aí para provar.
A próxima vez que te oferecerem o Céu, lembre-se do sabão que lavava mais branco. E pense duas vezes.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
o céu assim como Deus representa tudo de bom.
sem nenhuma consciência sem existências
Considero o mal tudo aquilo que não for o próprio Deus, ou seja tudo que for "diferente " da perfeição Deus pode ser considerado como "mal" e imperfeito.
Deus não perdoa nem condena nem faz julgamento, como Jesus ensinou: "Quem não segue a verdadeira Lei de Deus de amar ao seu próximo ," ja esta julgado" no sentido de estar indo contra a perfeição delas o que lógicamente lhe trará maiores "necessidades".
E quando age em conformidade com a perfeição dessas leis divinas, naturalmente isto atenderá suas necessidades sem a interferência divina.
Devido ao livre arbitrio ser assegurado a todas criaturas, elas se tornam benfeitores,algozes, carrascos e juizes umas das outras sem a interferência divina.
parabens! Vejo que deixou de se limitar a pedir "provas " e ja esta arriscando a " criar" suas próprias teorias, quem sabe não começou a evoluir de aprendiz de ateu para "criaturo" ...ha...ha...ha..ha
A sua teoria só evidencia que o mal humano só é possível pela evidência da existência do Bem Deus e que sem este, o "tudo" seria "0".
Então Deus criou o mal. Então tudo o que Deus criou é mau.
Exatamente isso!
Você se contradiz:
Afinal, Criaturo de deus...Tudo que deus faz é bom....até o mal?? Quer dizer que o mal que Deus fez é bom também??
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Sim, Fernando, concordo integralmente. A onisciência, ao menos em relação ao futuro, é incompatível com o livre arbítrio, bem como você explicou.
Se deus sabe tudo, como diz Dawkins “seja lá o que tudo for”, nós não podemos alterar uma única vírgula em nossas vidas, pois seria impossível modificar o filme.
Perfeito, Criaturo. Infelizmente contra você. Os personagens jamais fazem algo diferente do que está gravado: seguem sempre o mesmo roteiro. Como se o DVD fosse onisciente...
Sendo deus onisciente, o que há no “cérebro” dele, ou seja lá onde ele armazena informações, é uma espécie de superfilme onde aparece cada instante da existência de qualquer ser ou coisa no universo.
É inútil a discussão:
“está gravado por que vamos fazer?” – deus simplesmente sapiente
“vamos fazer por que está gravado?” – deus controlador.
Pois, seja como for, a impossibilidade de mudar o roteiro permanece.
Assim, poderíamos ter o seguinte diálogo:
Lisandro – Deus, o que farei aos 3600 segundos do dia 13/09/2011?
Deus – Tu acordarás para ir ao banheiro, meu filho.
Lisandro – E aos 3615 segundos, senhor?
Deus – Tu correrás para trocar as calças, meu filho, pois não terás tempo de chegar ao banheiro.
Não adianta pensar que há escolhas. O máximo que poderíamos ter é a ilusão de livre arbítrio. Como eu não sei o que deus sabe, vou pensar que talvez eu pudesse ter acordado um minuto mais cedo, mas essa possibilidade nunca existiu: lembre-se do filme gravado no “cérebro” de deus.
Mas convenhamos: se não existe julgamento e castigo, essa ilusão de livre arbítrio é bastante razoável. E daí que deus já saiba o que você vai fazer a todo instante, se de qualquer forma você está condenado a aprender e ser feliz no final?
E convenhamos também: se eu fosse onipotente e onisciente a primeira coisa que eu faria é um milagre para acabar com minha onisciência. Deve ser muito chato não se surpreender com nada...
Na verdade, nem Deus tem livre arbítrio: se ele já sabe de tudo o que vai acontecer, ele também não pode fazer nada de diferente. Está preso a um destino pré-determinado.
É nisso que dá inventar conceitos absurdos: chega-se a conclusões absurdas.
É que as coisas reveladas são para nós, irmão. As ocultas são para deus. (risos)
Bem, se deus não é, ou desejamos que não fosse, onicastigante, onirroubante, onimatante e onidestruinte, como pregam os livros e muitos religiosos acreditam, vai ver então ele não é onisciente também. Onisciência parece mesmo tão chata...
Ou até pode ser que realmente deus não tenha livre arbítrio. E eu não vejo onde estaria o problema. Quando seu filho chora de fome, em condições ótimas você, sendo bom pai, também não teria escolha se não lhe dar comida...
Sei que um deus preso a um plano determinado parece absurdo. Mas estou tentando dizer que mesmo que deus possa fazer o que ele quiser, significando que ele não conhece o futuro, ele provavelmente costumaria seguir algum roteiro também. Embora você tenha o livre arbítrio de colocar soda cáustica no aquário, por motivos óbvios você não o faria...
PS – Vai dizer que aquele deus da bíblia não veio para roubar, matar e destruir?
pois é, um ser ilimitado baseia-se no que para criar leis (limites) se nem ele "sabe" o que é isso?
acho que qualquer coisa "ilimitada" é absurda...
1o O mal da criação ou seja a imperfeição não tem o mesmo sentido pejorativo humano, e sim representa algo com uma "personalidade diferente" da perfeição Deus.
2o Eu não não sou o filósofo Brandon.
Perfeitamente ! porem confira a explicação que eu resumi para o sr. Fernando pag. 2, se quiser estudar minha teoria na integra, para uma melhor compreensão, vai ter que ler no meu blog uns trés posts , justificando tal afirmação, se der ao trabalho não seja maliciosos como o judas que foi la apenas com a intenção de denegrir, não estudou a fundo apenas pegou umas linhas postou aqui, mas se deu muito mal ao tentar denegrir , pois só expôs sua ma interpretação em umas poucas linhas de texto , superficialidade e pura falta de argumento com sua critica vazia e infundada.
Perfeito, Criaturo. Infelizmente contra você. Os personagens jamais fazem algo diferente do que está gravado: seguem sempre o mesmo roteiro. Como se o DVD fosse onisciente...
Volto a dizer se o livre arbítrio não existe somos apenas robô-bos ? he...he...he...he
Vamos supor que existam infinitas possibilidades de roteiros a seguirmos, todos com resultados futuros diferentes, embora todos sejam conhecidos por Deus.
Se é você que dentro desta infinitas opções, escolhe e "determina" qual futuro gostaria de ter, onde é que esta a injustiça divina ? ou a falta do do livre arbitrio ?
outro detalhe contra o argumento de voces:
Voces podem modificar algo que ja fizeram ontem ? pois é embora voces tambem "ja saibam " o que fizeram não poderão modificar "sua escolhas passadas" apenas colheram os frutos das sementes plantadas.
Eu disse que as vezes me sinto como estivesse vivendo um filme que ja foi rodado e que de de vez em quando alguem consegue deixar de ser um "ator" e passa a ser um "tele expectador"
quando volta a fazer parte do filme consegue prever o futuro do filme que ja assistiu e agora esta "vivenciando".
Ou seja se o "filme das nossas vidas" ja rodou e só Deus foi o unico tele expectador ?
Se o que agora chamamos de presente, passado e futuro para Deus o tempo não existir ?
De qualquer forma mesmo que o tempo da criação resuma-se apenas ao pensamento de Deus, ou seja não existe! Isto em nada contraria a lei do livre arbitrio pois como expliquei somos nós que fazemos nossas escolhas , escolhemos o tipo de semente a plantar e os tipos de frutos que colheremos no futuro, mesmo que este futuro ainda esta acontecendo ou ja tenha acontecido no pensamento divino, para nossos sentidos sensoriais imperfeitos a memória nos ilude apontando um passado, presente e um futuro enquanto que para a Deus só existe o presente.
Concordo! eu ja defendi essa teoria num post no meu blog e aqui tambem argumentando que
a ignorância dada por Deus, é algo tão bom que só Deus sendo o pai perfeito nos deu algo que ele mesmo não possui:" O prazer de não se conhecer o futuro."
ha....ha...ha...ha.....ha...ha
Realmente! concordo com voce um verdadeiro absurdo!
No principio Deus não pode fazer nada de diferente por falta de referencias, então fez a lógica que eu defendo algo diferente dele , ou seja imperfeitos humanos.
Mas fez isso por vontade própria, como eu ja te disse porque isso é o melhor para nós, ignorancia humana em desconhecer o futuro é um prazer que o próprio Deus só pode realizar criando seres imperfeitos diferentes da perfeição dele.
Não poste citações suas como se fossem minhas.
Mas citou o cara como se o que ele disse fosse bom.
Cabe a você definir o que é imperfeição?
Você sabe o que significa imperfeição para o seu deus? Você lê os pensamentos dele?
Sim. Marionetes. Personagens num DVD.
Personagens de um filme podem mudar suas ações?
Pois é, Criaturo, você já está quase lá.
A falta do livre arbítrio está exatamente em que não importa quantos roteiros você possa escolher, um deus onisciente forçosamente tem de saber qual deles você seguirá.
Não estou dizendo que deus aperta tais ou quais botões no seu cérebro e lhe obriga a fazer isso ou aquilo, mas, visto que você não pode escolher um roteiro diferente do que deus previu, pois aí ele não seria onisciente, o resultado é rigorosamente igual: seu futuro já está traçado.
Você pensa que tem escolhas, todavia só está representando seu papel. Se isso lhe parece ruim, acostume-se. (risos)
É essa a conseqüência de um deus onisciente em relação ao livre arbítrio e você terá de lidar com ela, sem retórica.
1. Deus é onisciente e o livre arbítrio de fato não existe: apenas uma ilusão dele para nós que não somos oniscientes. Se não há castigo eterno, nem é tão mal assim;
2. Deus não é onisciente. Afinal, quem garante que é...
Os conceitos são mesmo absurdos:
Sendo deus onipotente, ele poderia criar uma pedra tão grande que ele mesmo não pudesse levantar?
É até engraçado...
Eu digo que o Perfeito Bom pai é aquele que da aos seus filhos algo que ele mesmo não possui , no caso o prazer da ignorancia , alem do mais não podemos querer humanizar Deus.
essa é facil: o que não for Deus é a imperfeição! Não leio, mas o que me impede de tentar descobri-lo ?