Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Se deus existe e é realmente bom, alguma forma de inferno pode existir?

135

Comentários

• Fernando_Silva disse: Sim. Marionetes. Personagens num DVD.

fale de si mesmo, eu tenho livre arbitrio e personalidade unica, ainda bem !...he...he...he..he, ja pensou mais de um criaturo , ninguem merece...ha...ha...ha isto deveria evidenciar uma existencia da inteligencia divina.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: Personagens de um filme podem mudar suas ações?
    não somos fantoches!
    eu fiz uma comparação que a criação do mundo para Deus ja aconteceu no seu pensamento, mas que para nós ainda é o presente, de qualquer forma o que voce "optar" por fazer agora com certeza determinará o seu futuro.
    Se ja aconteceu isso para Deus, se ainda vai acontecer para nós, se Deus ja sabe isso em nada tira a responsabilidade das nossas escolhas.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Lisandro disse: Pois é, Criaturo, você já está quase lá.
    A falta do livre arbítrio está exatamente em que não importa quantos roteiros você possa escolher, um deus onisciente forçosamente tem de saber qual deles você seguirá.
    Não estou dizendo que deus aperta tais ou quais botões no seu cérebro e lhe obriga a fazer isso ou aquilo, mas, visto que você não pode escolher um roteiro diferente do que deus previu, pois aí ele não seria onisciente, o resultado é rigorosamente igual: seu futuro já está traçado.
    Você pensa que tem escolhas, todavia só está representando seu papel. Se isso lhe parece ruim, acostume-se. (risos)
    uíííí! Tô chegando lá!.....ha..ha...ha..ha!
    existe uma grande diferença em saber o que irá acontecer e ter determinado o que iria acontecer !
    Eu posso "prever" o futuro de um drogado sem antes ter determinado nenhuma das suas escolhas.
    o meu futuro realmente esta traçado por mim que faço minhas próprias escolhas e o fato de Deus ter o conhecimento do meu futuro não me isentará da responsabilidade das minhas escolhas ou seja é respeitado o meu livre arbirio, mas minha "privacidade" , não!
    A onisciência divina não anula o livre arbitrio, apenas lhe confere a ciência do resultado futuro. fruto das nossas escolhas .
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • vc fica tirando e colocando limites em seu deus, e ainda acha q tem argumentos sérios...
  • CRIATURO disse:
    uíííí! Tô chegando lá!.....ha..ha...ha..ha!

Sim. Está chegando e faz bem em comemorar. Nada mais sublime que o conhecimento...
    CRIATURO disse:
    existe uma grande diferença em saber o que irá acontecer e ter determinado o que iria acontecer !

Neste caso não. O conhecimento de deus seria absoluto. Se ele sabe que você vai morrer amanhã, pode ir comprando seu caixão: não há escolha que você possa fazer para mudar isso. Concorda? E, se você não pode de fato mudar nada, qual a diferença entre deus saber ou ter determinado?

Nenhuma? E vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
    CRIATURO disse:
    Eu posso "prever" o futuro de um drogado sem antes ter determinado nenhuma das suas escolhas.

Não pode. Há infinitas contingências das quais você não teria a mais ínfima idéia. Será que ele vai virar crente e deixar o vício amanhã? Ou a polícia vai matá-lo amanhã? Ou ele vai morrer de overdose hoje? Ou será atropelado? Ou atacado por um enxame de abelhas? Ou ele vai continuar drogado e feliz pelos próximos dois ou vinte anos?

Você aparenta se esquecer de que estamos falando sobre deus, não sobre humanos. Um deus onisciente não só pode prever com total exatidão o futuro do drogado, como também sabe, de forma indistinguível do determinismo, todas as escolhas que ele fará pelo caminho.
    CRIATURO disse:
    A onisciência divina não anula o livre arbitrio, apenas lhe confere a ciência do resultado futuro. fruto das nossas escolhas .

Eu não disse que você já estava chegando?

Você admite que deus tem “ciência do resultado futuro. fruto das nossas escolhas .”

Se você por um momento parar de tentar ganhar a discussão e procurar aprender com ela, dará o próximo passo lógico: assumirá que deus conhece também todas as escolhas, não só o resultado.

E se ele conhece as escolhas, não há escolhas. Em sua próxima ida ao banheiro, você não pode urinar um ML além ou aquém da quantidade que deus sabe.

Se tentar segurar um pouquinho de urina daqui a pouco, só para me contradizer, desde antes do seu nascimento deus já sabia que você o faria e por quê: você não mudou nada.

Entendeu? Não digo que deus controla você a todo tempo, contudo se ele sabe que você vai subir, você jamais poderá descer. E vice-versa.

Você somente pensa então que pode subir ou descer livremente por não estar ciente de qual das opções deus sabe que você escolherá. Não é um livre arbítrio muito livre...

E eu nunca disse que não seremos responsabilizados por nossas escolhas: só disse que, como a cada instante, em cada situação, deus sabe o que faremos, nós de fato não temos escolhas. Melhor ou pior, é diferente...

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Lisandro disse: Entendeu? Não digo que deus controla você a todo tempo, contudo se ele sabe que você vai subir, você jamais poderá descer. E vice-versa.

Deus não precisa nos controlar porque já criou o universo de tal forma que as coisas acontecerão deste jeito e não de outro.

Quem cria o universo para que as coisas aconteçam assim podendo criar de outra forma, já definiu tudo nos mínimos detalhes. Daí para a frente, é um DVD tocando.

O problema com esta discussão é o absurdo da premissa: um criador onisciente.
  • LisandroLisandro Membro
    Fernando_Silva disse:
    Deus não precisa nos controlar porque já criou o universo de tal forma que as coisas acontecerão deste jeito e não de outro.
    Quem cria o universo para que as coisas aconteçam assim podendo criar de outra forma, já definiu tudo nos mínimos detalhes. Daí para a frente, é um DVD tocando.

Exatamente o que eu teria dito, Fernando, se acaso eu conseguisse escrever tão bem e de forma tão sucinta. (risos)
    Post edited by Lisandro on
  • ReidReid Membro
    Lisandro disse: O problema com esta discussão é o absurdo da premissa: um criador onisciente.

é hora o "criador" tem q seguir regras, hora tem q seguir regra nenhuma, se segue uma regra n eh "deus", e se não segue nenhuma, justificativas para coisas "serem assim" são apenas desculpas ridículas e esfarrapadas
    Post edited by Reid on
  • LisandroLisandro Membro
    Reid disse:
    Lisandro disse:

é hora o "criador" tem q seguir regras, hora tem q seguir regra nenhuma, se segue uma regra n eh "deus", e se não segue nenhuma, justificativas para coisas
    "serem assim" são apenas desculpas ridículas e esfarrapadas

Uma retificação inicial: o trecho que você citou é originalmente do Fernando.

No mais, esse é um grande problema dos teístas: querer fazer deus a imagem e semelhança de suas próprias idéias e desejos. E não aceitar que, se deus existe, pode ser distinto de qualquer coisa que jamais ousamos imaginar. Quem sabe uma mãe em vez de um pai? Ou um bondoso avô, ou uma atraente loira de olhos azuis, em vez de um terribilíssimo velho barbudo.

Parece que, para muitos deles, deus só vale alguma coisa se for onisciente, onipotente, onipresente, em fim, onitudante. Ah, e ícone máximo da mais perfeita perfeição que já se aperfeiçoou no perfeccionismo do universo. Sem que sequer saibamos bem o que tudo isso significaria...

Nesta nossa discussão, é inegável que, como eu já disse:

O livre arbítrio existe e deus não é onisciente em relação ao futuro. Excetuando que “a bíblia diz”, por que ele tem de ser?

Deus é onisciente mesmo, seja lá o que isso significa, e o livre arbítrio não existe. Isso tem implicações. Por exemplo, não seria justo deus nos cobrar por nossos erros, pois não podíamos de fato agir diferentemente do que ele sabia que faríamos. Quem quiser defender o livre arbítrio tem de lidar com isso. E boa sorte.

Afirmar que deus é onisciente e mesmo assim nós somos livres nas nossas escolhas é uma contradição absurda.

Post edited by Lisandro on
  • Lisandro disse: Neste caso não. O conhecimento de deus seria absoluto. Se ele sabe que você vai morrer amanhã, pode ir comprando seu caixão: não há escolha que você possa fazer para mudar isso. Concorda? E, se você não pode de fato mudar nada, qual a diferença entre deus saber ou ter determinado?
    De fato parabens pela perspicacia!
    Se Deus sabe que voce ira morrer, isto realmente acontecerá, visto que ele respeitou todas as suas ações e escolhas que te levaram a esta "tragica" consequencia!
    Eu mesmo não poderia ter defendido o livre arbitrio tão bem!
    Parabens por esse brilhante argumento!
    Você pode adiar ou adiantar esse evento , se esta morte em questão for devida a um cancer provocado pelo vicio do tabagismo, Deus não determinou que suas criaturas morressem precocemente tentando comer fumaça.
    isto é devido apenas ao mau uso do livre arbitrio.
    Previsão não implica necessariamente em determinismo, eu posso prever uma jogada de xadrez do meu oponente, sem determinar que ele execute a minha pré-visão ou minha vontade.
    Se ele decidir executa-la , em uma infinidade de possibilidades decidiu fazer exatamente a jogada prevista por mim, então sofrerá a consequencias da sua má escolha.
    Isso só prova que eu conheço muito bem o meu oponente, que dirá Deus das suas próprias criaturas e "Criaturos" é lógico!
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Previsão não implica necessariamente em determinismo, eu posso prever uma jogada de xadrez do meu oponente, sem determinar que ele execute a minha pré-visão ou minha vontade.

Mania dos crentes de restringir Deus à capacidade limitada dos humanos.
  • CRIATURO disse: isto deveria evidenciar uma existencia da inteligencia divina.

Tem certeza?

• CRIATURO disse: Previsão não implica necessariamente em determinismo, eu posso prever uma jogada de xadrez do meu oponente, sem determinar que ele execute a minha pré-visão ou minha vontade.

As situações não são similares. Você pode antecipar uma jogada do seu oponente usando o seu conhecimento do jogo e das variáveis existentes. Mas o seu oponente sempre poderá fazer algo diferente. Mesmo que sua previsão se confirme, a possibilidade de que ele fizesse um movimento inesperado sempre existiu, sempre esteve ali. Você apenas acertou. Essa possibilidade não existe diante da onisciência. Você nunca poderá surpreender Deus, como seu amigo de jogo poderia lhe surpreender. Não existem opções, para você, além daquilo que Deus já sabe que acontecerá. E nem estou, com este argumento, tentando te convencer que Deus não é onisciente ou que não há livre arbítrio. Só estou te demonstrando que o exemplo utilizado não é apropriado, por focalizar duas situações distintas entre si.

• Lisandro disse: No mais, esse é um grande problema dos teístas: querer fazer deus a imagem e semelhança de suas próprias idéias e desejos. E não aceitar que, se deus existe, pode ser distinto de qualquer coisa que jamais ousamos imaginar.

Exatamente. Eu devo ter umas trezentas postagens falando sobre isso. As pessoas não conseguem desvincular a idéia de existência divina de um padrão imaginado e conhecido por elas. Deus – e aqui eu poderia falar da própria Verdade, seja lá o que for a Verdade – não precisa caber no estreito horizonte conhecido ou alcançável pela mente humana. A Verdade (ou Deus) não precisa ser bonitinha e agradável para ser Verdadeira, muito embora eu concorde com a coerência das idéias que você vem defendendo em favor da lógica de um Deus necessariamente bom.

Lisandro disse: Parece que, para muitos deles, deus só vale alguma coisa se for onisciente, onipotente, onipresente, em fim, onitudante. Ah, e ícone máximo da mais perfeita perfeição que já se aperfeiçoou no perfeccionismo do universo.

Munido de minha falsa modéstia, tentei inutilmente mostrar isso ao Criaturo. Deus pode, sim, ser perfeito, e isso é algo que eu saberei quando for possível saber. Por enquanto, Ele pode ser qualquer coisa e eu não vou ficar tentando adivinhar ou, pior, criá-lO de acordo com minhas necessidades. O que o Criaturo faz, assim como quase todos os teístas, é elaborar um conceito deus que atenda a qualquer requisito de perfeição que se apresente. Assumir que não sabe é uma postura muito mais honesta, mas a verdadeira "falsa modéstia" se arvora na condição de compreender o que a nenhum humano é compreensível.

• Ayyavazhi disse: Por enquanto, Ele pode ser qualquer coisa e eu não vou ficar tentando adivinhar ou, pior, criá-lO de acordo com minhas necessidades.

O pior é nem saber criar um e ficar adicionando atributos absurdos mais atributos humanos, deus deve ser bipolar ou esquisofrenico então...
  • Reid disse: O pior é nem saber criar um e ficar adicionando atributos absurdos mais atributos humanos, deus deve ser bipolar ou esquisofrenico então...

Existem trocentos deuses criados pelos homens. E cada religião, grupo, comunidade, civilização, seja lá o que for!, têm a plena convicção de que o deus ‘certo’ é o deles. Esta gritante e óbvia realidade não é suficiente para fazer esse povo acordar de tão infantil ilusão.

• Fernando_Silva disse:

mania dos ateus quererem restrigir deus a criação da "Matrix".
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Por enquanto, Ele pode ser qualquer coisa e eu não vou ficar tentando adivinhar ou, pior, criá-lO de acordo com minhas necessidades. O que o Criaturo faz, assim como quase todos os teístas, é elaborar um conceito deus que atenda a qualquer requisito de perfeição que se apresente.
    que atenda a todas necessidades das suas criaturas, isso caracteriza um Deus perfeito

Ayyavazhi disse: Assumir que não sabe é uma postura muito mais honesta, mas a verdadeira "falsa modéstia" se arvora na condição de compreender o que a nenhum humano é compreensível.

isto tem outro nome " arrogancia", se voce considerar que defender uma ideia na qual se acredita possuir alguma "coerência" , seja apenas "arrogancia", contudo sempre me coloquei como um especulador de teorias com bases na minhas experiências próprias, mas reconheço que elas podem estar equivocadas. com tudo naõ me recrimino por acreditar e defender minhas teorias como se fossem verdadeiras, pois ter personalidade "própria" é minha condição natural.
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: que atenda a todas necessidades das suas criaturas, isso caracteriza um Deus perfeito

Mas ele não atende.
    CRIATURO disse: Fernando_Silva disse:

mania dos ateus quererem restrigir deus a criação da "Matrix".

São os crentes que definem Deus. Nós apenas usamos a lógica para mostrar em que implicam suas afirmações absurdas.
  • Fernando_Silva disse: São os crentes que definem Deus. Nós apenas usamos a lógica para mostrar em que implicam suas afirmações absurdas.

Pior é aqueles que se colocam acima do próprio "Deus" e nunca estão errados
  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: que atenda a todas necessidades das suas criaturas, isso caracteriza um Deus perfeito

Mas ele não atende.

Vai ver deus esqueceu de pagar a conta do telefone; atualizou o seu endereço (se for pelo correio); cortou os fios do telegrafo e esqueceu o significado dos sinais de fumaça. >:-)
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATURO disse: mas reconheço que elas podem estar equivocadas

Eu perdi essa parte.

CRIATURO disse: naõ me recrimino por acreditar e defender minhas teorias como se fossem verdadeiras, pois ter personalidade "própria" é minha condição natural.

Eu já sei. Isso é uma idéia fixa. Você realmente acredita que ter personalidade própria significa inventar sua própria realidade e lutar por ela. Pessoas com personalidade própria já acreditaram que a Terra era plana. Pessoas com personalidade própria adoravam o Sol, trovões, crocodilos, como se deuses fossem. Não importa que exista uma Verdade a ser descoberta, matenha sua personalidade própria e continue aferrado à 'realidade' que você idealizou.

Ter personalidade própria não é o mesmo que se agarrar a uma hipótese sem prova e se achar o máximo porque não tem mais dúvidas.

Ter fé no que não pode ser provado é um defeito. Duvidar é uma virtude.
  • Fernando_Silva disse: Duvidar é uma virtude.

Ensinaram-me, muito cedo, que eu não podia questionar, que era pecado. Graças a Deus, eu não levei isso muito a sério e fiz da dúvida o melhor alicerce para o meu aprendizado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.