Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Essa é para você responder caro Docdeoz

1356

Comentários

• Saudações Percival
    Saudações aos demais participantes
    Percival citou:

Silvana disse: Esse seu avatar é uma coruja??? hahahaha

Percival disse: Na verdade é Jake do desenho Hora da Aventura:

Bonitinho. Não consegui ver o vídeo... Enfim, ele parece uma corujinha... Muito bonitinho.

Eu amo corujas.

abraço
    Silvana
  • Saudações Fernando_silva

Fernando, volto outra hora para trocarmos ideias, frente ao que vc retrucou. estou um pouco ocupada agora.

Obrigada.
    abraço da Silvana
  • Silvana disse: Bonitinho. Não consegui ver o vídeo... Enfim, ele parece uma corujinha... Muito bonitinho.

Eu amo corujas.

Mas não é uma coruja. Jake é um menino ._.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Mas não é uma coruja. Jake é um menino ._.

Jake é um cachorro "mágico".

Finn é o menino.

• Eu sempre troco. Obrigado.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Saudações Márcio

Márcio, desculpe a demora nesta resposta. Quando passei outro dia para verificar minhas possíveis respostas, passei rápido(não vi) e por isso não havia deixado nenhuma justificativa para um retorno a ti.

Vamos conversar então...

Márcio disse: Segundo a mitologia hebraica descrita em Gênesis, Javé se arrependeu(Arrependeu?) de ter feito o homem e por isso resolveu expurga-lo simplesmente, (incluindo a maioria dos animais que nada tinham à ver com o babado) da face da Terra.
    Não me parece algo que promovesse alguma tentativa de evolução, ou desse chances para isso.

Podemos perceber que as palavras possuem determinadas paixões humanas, devemos entender as referências anteriores...

Por exemplo: no versículo 3 metade do 6

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3

Percebamos que a referência é feita a alguém que tbm é feito de carne e tem sua idade contada... Quem escreveu o livro do Genêsis ? Tinha por acaso Cento e vinte anos ?
    Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. Deuteronômio 34:7

Porém, os Judeus tbm utilizavam essa expressão de que “ os dias serão de cento e vinte anos”

Como uma espécie de bênçãos entre eles...

Ou seja, Como poderia o Senhor do Universo determinar em sua metade análoga ao “versículos complementares”, 3 metade de 6, dizendo que os dias do homem feito de carne seriam repleto de bênçãos e em seguida seria destruído pelas águas ???

Podemos então concluir que era atribuição ao homem merecedor de bênçãos para chegar a idade de cento e vinte anos e que aquela geração não chegaria por conta de uma grande atribulação que ocorreria na terra e destruiria a todos os que não conseguiriam entrar na arca...

Márcio disse: Não é o que parece quando se lê sobre Javé e seus feitos. Lembre-se que a crítica é exclusivamente em cima do que é descrito na mitologia hebraica.
    Você achou o Dilúvio Universal uma estratégia maravilhosa e boníssima vinda de um ser onipotente que poderia ter agido de outra forma?

Márcio, se seguirmos a história judaica a cerca da questão do paraíso, o homem escolheu sua própria história. Torna-se responsável pelos seus atos.

Não são uma unanimidade aqui no fórum quando falam que os “bandidos” devem “pagar” pelos seus atos... Herança da lei de talião, forjada por critérios morais construídos pelos homens... Não para utilidade de D-us, mas antes dos homens, que precisam seguir as normas morais/sociais ...

D-us não vive entre nós como entendemos, ele transcende essa figuração, ele está em nós por nossa semelhança...

Portanto, D-us não castiga(ato humano), D-us não oprime(falha própria aos seres humanos), D-us não mata(o homem escolheu morrer)...

A bíblia foi traduzida em muitas línguas, a tradução para evolução não seguiria nosso entendimento atual do mesmo significado para os nossos dias...

Márcio disse: Na estórinha descrita no Gênesis fica claro que foi Javé quem decidiu, planejou e executou o Dilúvio Universal, por puro arrependimento. Não é mencionado nada sobre qualquer "inimigo".(...)

Vamos analisar...
    E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 2 Pedro 2:5

Márcio, quem eram de fato os ímpios??? Seriam os seres humanos???

Veja essa passagem:
    Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2

Quem eram os filhos de D-us e as filhas dos homens ???

Qual o motivo dessa distinção, ora, se haviam os homens somente... Por qual motivo Moisés iria diferenciar nessa passagem, filhos de D-us(Anjos) e filhas(filhas de Eva) dos homens, por acaso não eram todos filhos de D-us???

Márcio, haviam híbridos na terra... Hibridos, entende???

Ou seja, já haviam nephilins demais para causar sua própria destruição...

Muita coisa que se lê deve-se ler pelas entrelinhas... Não havia um único povo(criação) povoando a terra antes do dilúvio...
    Márcio disse: O Dilúvio Universal (que não foi algo natural, pois foi dirigido por Javé com propósitos definidos) me parece justamente uma antítese do hipótese de elevação espiritual, pois acabou com quase tudo de uma só tacada, inocentes e culpados, fossem humanos ou animais não humanos.(...)
    Catástrofes naturais não me parecem justas de um ponto de vista humano, mas são extremamentes "democráticas" e amorais.

Márcio, não existe moralidade ou imoralidade em ciclos da natureza, o que existe é a natureza seguindo o seu curso, neste plano(orbe), o ciclo segue como vida e morte, passagem, estágio, aqui não é o paraíso... A bíblia fala bem claramente isso.

“Caímos”( Nachash/cobra/queda) nesta orbe(plano)...

Teria uma história para falar sobre a questão simbólica da nachach... rs

Como podemos descobrir esse mistério, creio que o Sybok deve saber, este mistério encontra-se nas escolas orientais... rs Sobre o mistério de Kundalini... rs

Super interessante de se ler...

Abraço Cordiais a ti tbm, prezado Márcio.
    Da Silvana
  • Saudações Percival / Saudações Leandro

Leandro, obrigada por avisar.

Percival, não importa, esta mulher de meia idade que vos fala... rs
    Já anda enxergando cada vez menos, por isso vai continuar a olhar para o menino como uma corujinha.

Eu até vi dois bichinhos na capa do desenho(vídeo) que vc colocou, mas estava sem meus óculos... rs

hahaha.

abraços meninos
    Silvana
  • Saudações Fernando_silva

Silvana cita:

Silvana disse:
    Mas, que a possibilidade de glaciação é possível, é sim... E não foi eu quem disse, foi Einstein... rs

Tudo o mais que vc refutar sobre a teoria da glaciação, posso tbm dizer que é tosco...rs

Fernando_silva disse; Muitas coisas são possíveis, mas algumas são mais prováveis.

Exemplo: você está em frente a uma padaria e nota um mendigo olhando para um bolo dentro da vitrine. Perto dele há um tijolo. Você se distrai, ouve um ruído de vidro quebrado e, quando olha de novo, a vitrine está arrebentada, com o tijolo dentro. O bolo sumiu e você vê um sujeito correndo e virando a esquina.

Sim, podemos falar em alienígenas com raio trator, viajantes do tempo, poder psicocinético etc., mas há uma hipótese mais provável.

hahhahaha. Bem, vou exemplificar tbm.. posso ???

Esqueça os alienígenas, esqueça os viajantes do tempo a lá Cavalo de Tróia( J J Benitez), esqueça o mesmerismo... rs

Falemos do exemplo simplificado: Um homem chamado Fernando_silva, que leu sobre uma possibilidade teórica de Charles Hapcook(apoiada por Einstein), e ainda insiste em falar sobre vidraças e tijolos... hahahaha.

Vou te dizer quem pode ser o possível mendigo de teorias do exemplo acima citado...

Darwin e o elo perdido até hj... Tá bom pra vc... rs

abraço
    Silvana
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 2014 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse:

Muita coisa que se lê deve-se ler pelas entrelinhas... Não havia um único povo(criação) povoando a terra antes do dilúvio...
    Daí ele matou culpados e inocentes? Sem distinção? Quando poderia facilmente ter removido apenas quem merecia?
    "Tipo assim", explodir um prédio cheio de gente para matar um bandido que se escondeu lá?
    Post edited by Fernando_Silva on
    Silvana disse:
    Darwin e o elo perdido até hj... Tá bom pra vc... rs
    Não vou discutir sobre elos perdidos de novo. Já há trocentos tópicos no RV sobre isto. Além do quê, a experiência mostra que não leva a nada.
    Silvana disse:
    Marcio escreveu:
    Catástrofes naturais não me parecem justas de um ponto de vista humano, mas são extremamente "democráticas" e amorais.
    Márcio, não existe moralidade ou imoralidade em ciclos da natureza, o que existe é a natureza seguindo o seu curso, neste plano(orbe), o ciclo segue como vida e morte, passagem, estágio, aqui não é o paraíso... A bíblia fala bem claramente isso.
    A Bíblia fala claramente que o Dilúvio não foi um fenômeno natural e sim uma intervenção arbitrária dos deuses.

• Silvana disse: Porém, os Judeus tbm utilizavam essa expressão de que “ os dias serão de cento e vinte anos”

Como uma espécie de bênçãos entre eles...

Ou seja, Como poderia o Senhor do Universo determinar em sua metade análoga ao “versículos complementares”, 3 metade de 6, dizendo que os dias do homem feito de carne seriam repleto de bênçãos e em seguida seria destruído pelas águas ???

Podemos então concluir que era atribuição ao homem merecedor de bênçãos para chegar a idade de cento e vinte anos e que aquela geração não chegaria por conta de uma grande atribulação que ocorreria na terra e destruiria a todos os que não conseguiriam entrar na arca...

Sei lá, eu entendo que 120 anos seria o tempo de vida de um ser humano qualquer, ou seja, a autonomia de vida para o homem naquele tempo. Não o tempo de existência do pós-paraíso.

Silvana disse:
    Márcio, se seguirmos a história judaica a cerca da questão do paraíso, o homem escolheu sua própria história. Torna-se responsável pelos seus atos.

Não são uma unanimidade aqui no fórum quando falam que os “bandidos” devem “pagar” pelos seus atos... Herança da lei de talião, forjada por critérios morais construídos pelos homens... Não para utilidade de D-us, mas antes dos homens, que precisam seguir as normas morais/sociais ...

Claro, isso se chama de liberdade de escolhas, para o bem ou mal.
    E eu creio que apenas os seres humanos podem definir as regras de vivência sociais e morais e as penas para quem as violar. Afinal são os próprios humanos que vivenciam tais ações de acordo com suas limitações.
    Um deus onipotente não pode ser atingido por não ter limitações, então o que lhe da direito de definir regras para quem é limitado? Ainda que ele possa impor-nos o que bem entender, ele seria incapaz de vivenciar nossas limitações por motivos óbvios.

Silvana disse: D-us não vive entre nós como entendemos, ele transcende essa figuração, ele está em nós por nossa semelhança...

Portanto, D-us não castiga(ato humano), D-us não oprime(falha própria aos seres humanos), D-us não mata(o homem escolheu morrer)...

Ai, ai, ai. No mito judaico Javé EXECUTOU por puro arrependimento uma catástrofe universal que destruiu de forma VIOLENTA quase toda a vida do planeta.
    Duvido que todos, TODOS tenham escolhido morrer daquela forma.
    E duvido que não havia inocentes, bebês, crianças tenras e grávidas, para não mencionar outros, vivendo naquela humanidade pré-diluviana. E os animais? Mereciam morrer tão cruelmente?

Silvana disse: Vamos analisar...
    E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 2 Pedro 2:5

Desconsidere o Novo Testamento, ele não faz parte do mito judaico, que é a fonte dessa discussão.

Silvana disse: Márcio, quem eram de fato os ímpios??? Seriam os seres humanos???

Veja essa passagem:
    Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2

Quem eram os filhos de D-us e as filhas dos homens ???

Qual o motivo dessa distinção, ora, se haviam os homens somente... Por qual motivo Moisés iria diferenciar nessa passagem, filhos de D-us(Anjos) e filhas(filhas de Eva) dos homens, por acaso não eram todos filhos de D-us???

Você afirma então que os anjos contaminaram a criação de Javé, geraram esses híbridos que deviam ser umas ''pestes'' de maus?
    Todos eram híbridos então, menos a família de Noé?
    Suponho que você queira dizer que Javé se arrependeu da sua criação porque ela fora contaminada pelos anjos?"
    Por que Javé não proibiu e impediu esses anjos de fazerem baderna com as filhas do homem?

Silvana disse: Márcio, não existe moralidade ou imoralidade em ciclos da natureza, o que existe é a natureza seguindo o seu curso, neste plano(orbe), o ciclo segue como vida e morte, passagem, estágio, aqui não é o paraíso... A bíblia fala bem claramente isso.

Foi o que eu disse, e também disse que o Dilúvio Universal não foi natural, pois foi planejado e executado por Javé.
    Ele violou essa propriedade amoral da natureza ao verter água em abundância sobre nossa orbe.
    Aqui não é o paraíso(seja lá o que isso for, pois é tão relativo quanto os desejos de cada um de nós) mas é o palco que temos para atuar, e seria bom se nada e nem ninguém externo interferisse com as regras do jogo.

Silvana disse: “Caímos”( Nachash/cobra/queda) nesta orbe(plano)...

Se ''caímos'' é porque isso ja estava nos planos de Javé.

Cá entre nós, só pra nós aqui. Pelas estórias que contam de deuses cheios de poderes e ilimitados, eu concluo que eles tem na verdade uma baita de uma inveja de nós, seres limitados e falíveis. Justo por sermos assim é que nossas emoções, nossas dores e alegrias são tão diversas. Eles não tem isso. Eles NÃO PODEM SENTIR como nós podemos.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
    Silvana disse: “Caímos”( Nachash/cobra/queda) nesta orbe(plano)...

Segundo o livro do profeta Enoch (que era respeitado pelo menos até o século III, mas foi excluído da Bíblia), alguns anjos, liderados por Azazel, transmitiram aos homens os segredos do céu. Os outros anjos os denunciaram e eles foram expulsos. Semelhante à lenda de Prometeu, que ensinou os homens a fazer fogo e foi punido pelos outros deuses.

Por falta deste livro, a lenda da queda dos anjos não mais aparece na Bíblia.
  • Sobre o tiranossauro supostamente carnívoro ter de comer 70 toneladas de carne para atingir 7 toneladas- algum comentário??????????????????????????
  • Vou postar aqui e na refutação o porque de NICHOS ECOLÓGICOS não explicarem nada e a NECESSIDADE DE ENERGIA para manter os seres vivos- brontossauros e outros dinossauros viveram em um BIOTA INCONCEBÍVEL para os termos atuais, pois demandavam MUITO ALIMENTO- o maior carnívoro atual terrestre- carnívoro e não onívoro é o LEÃO DE uns 200 quilos!!!

Prestem atenção nesta tabela na National Geographic
    graphic_calories.png
    Isto que o Salmão está no NÍVEL TRÓFICO 4- carnívoro e os demais podem ser considerados prioritariamente herbívoros (eu sei que galinha come insetos e minhocas...)
  • http://ecologiaemfoco.blogspot.com.br/2010/10/o-peixe-correto-para-uma-alimentacao.html
    Tudo de mão beijada.

Agora a questão do nicho ecológico:
    1109395291.jpg

O biota apresentado onde o suposto peixe evoluído é MAIS RICO QUE O ANTERIOR?- ou seja O NICHO ECOLÓGICO fornece quase o dobro da energia necessária para esse passo? Que parece o desenho???
  • docdeoz disse: Sobre o tiranossauro supostamente carnívoro ter de comer 70 toneladas de carne para atingir 7 toneladas- algum comentário??????????????????????????

Onde está o absurdo disso?
    Ele comia dinos tão grandes quanto ele. Uai, sô!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando_silva
    Saudações Márcio

Falo aos dois participantes do tópico num mesmo post, por entender que as respostas se complementam. Obrigada pela compreensão de todos. Pois o post vai ficar(ficou) grande... rs

Fernando_silva disse: Daí ele matou culpados e inocentes? Sem distinção? Quando poderia facilmente ter removido apenas quem merecia?
    "Tipo assim", explodir um prédio cheio de gente para matar um bandido que se escondeu lá?

Sim. Isso segue uma lógica, e que te digo, seria a mais correta segundo nossa moral e entendimento humano...
    Mas, quem pode realmente afirmar que nesse caso especifico D-us salvou somente a semente a ser preservada...

Lembremos que o homem escolheu vir para esta orbe, e na mesma D-us não é o único a influenciar, o anjo descrito no livro de Jó que "é o responsável pela aniquilação na terra"...

Observemos esta passagem...

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7

Perceba que enquanto o homem estava no paraíso ele era o eleito de D-us, ninguém podia dominar o homem, mas quando ele veio para a terra, ele tomou para si as rédeas de sua “liberdade” em busca do conhecimento...
    Satanás que “por causa” do homem havia tbm caído... Tornou-se assim seu maior adversário... Inveja do ser humano.

O homem passou a buscar o conhecimento que era próprio aos anjos, mas que sempre tropeça na possibilidade da “injúria”...

Enfim, o que percebemos é que os homens estão entre duas forças opostas, uma a criação e a outra a morte, e ambas impõem suas influencias de forma a conservar sua presença e manifestação...

Ao homem resta a adaptabilidade, que vem como um recurso ofertado pela natureza para a manutenção da raça humana na terra...

Fernando_silva disse: Não vou discutir sobre elos perdidos de novo. Já há trocentos tópicos no RV sobre isto. Além do quê, a experiência mostra que não leva a nada.

Sim. Concordo. Isso só prova que existem possibilidades científicas para argumentação de ambos os lados...

Fernando_silva disse: A Bíblia fala claramente que o Dilúvio não foi um fenômeno natural e sim uma intervenção arbitrária dos deuses.

Fernando, me explique, quem escreveu a bíblia e te direi de quem são as interpretações... rs

Fenômenos são naturais, intervenção seria antinatural, já que D-us não se manifesta na terra senão por influencia humana...

Quando vimos Moisés e suas “pragas”(manifestações) no Egito, vimos somente um homem que manifestou sua fé incondicional, poucos seres humanos conseguem isso...

Percebamos que poucos grupos de homens na terra conseguem ou conseguiram influenciar sobre os elementos... Essa capacidade é possível, mas poucos conseguem...

Vou parar de falar sobre isso senão alguns já entram dizendo que fico falando sobre o impossível... rs

Márcio disse: Sei lá, eu entendo que 120 anos seria o tempo de vida de um ser humano qualquer, ou seja, a autonomia de vida para o homem naquele tempo. Não o tempo de existência do pós-paraíso.

Interessante essa colocação. Tempo do pós-paraíso... Vou pesquisar melhor sobre isso e depois se achar que devo retorno o comentário.

Márcio disse: Um deus onipotente não pode ser atingido por não ter limitações, então o que lhe da direito de definir regras para quem é limitado? Ainda que ele possa impor-nos o que bem entender, ele seria incapaz de vivenciar nossas limitações por motivos óbvios.

Sim. Por isso venho dizendo por muito tempo, desde que entrei aqui no RV, que D-us não opera malefícios aos homens, são os homens responsáveis pelas regras... rs

Márcio disse: Ai, ai, ai. No mito judaico Javé EXECUTOU por puro arrependimento uma catástrofe universal que destruiu de forma VIOLENTA quase toda a vida do planeta.
    Duvido que todos, TODOS tenham escolhido morrer daquela forma.
    E duvido que não havia inocentes, bebês, crianças tenras e grávidas, para não mencionar outros, vivendo naquela humanidade pré-diluviana. E os animais? Mereciam morrer tão cruelmente?

Márcio, me responda, por favor...

Quem é responsável pelos ciclos da gestação e das marés ? É D-us??? (Satélite: lua criação divina)

Quem é responsável pelo aquecimento global ??? É D-us ??? (Homem e sua intervenção na natureza)

Quem é responsável pela captação da luz artificial ??? É D-us??? (Homem e sua intervenção...)

Enfim... Existe uma grande diferença entre criar e intervir o tempo inteiro... rs

Está aí a maior das mazelas humanas, atribuir a D-us pelo sofrimento de nossas capacidades intelectuais, sendo que fomos nós que batalhamos por isso... rs

É, o homem foi meio enganado nessa história, “Eva ” é a grande culpada.. hahaha.

Digamos que ela “foi” a inteligência por trás da busca do conhecimento... rs

Não são os que os homens gostam de dizer, quando não estão culpando a D-us, culpam as mulheres e as serpentes... rs

Vocês são tão bonzinhos... rs

Márcio disse: Você afirma então que os anjos contaminaram a criação de Javé, geraram esses híbridos que deviam ser umas ''pestes'' de maus?
    Todos eram híbridos então, menos a família de Noé?
    Suponho que você queira dizer que Javé se arrependeu da sua criação porque ela fora contaminada pelos anjos?"
    Por que Javé não proibiu e impediu esses anjos de fazerem baderna com as filhas do homem?

Não disse isso... Disse que haviam híbridos naquela época e que por conta de suas manifestações e influencia na terra segundo o ciclo da natureza...

Vc sabe o que um hibrido era capaz de fazer ???

Pergunte ao Fernando_silva, ele parece ter lido escritas do livro de Enoch... rs

Toda a herança escrita e oral de manipulação sobre os elementos e elementais, veio dos anjos caídos... rs

Eles ensinaram as mulheres(filhas de Eva) toda essa arte... rs

Agora quanto a questão dos anjos desejarem as mulheres humanas, bem...

Como já falei(não eu mais os livros dizem), D-us não manifesta ira, não impede quando tudo está junto e misturado(frase popular nos dias de hj/haha), pois estamos na orbe da transformação pelos elementos... rs

Pelo simples fato de uma coisa chamada livre-arbítrio às criaturas...

Mas então vc vai indagar: Os anjos não são criaturas, os mesmos não seriam passivos de “repreensão divina”(consequência de seus atos na manipulação dos elementos naturais na terra) assim como os seres humanos ???

Respondo: Sim. E não foram todos “penalizados” por suas inconseqüências ???

Por exemplo: As previsões para daqui a uns 50 anos é de que a água na terra vai ficar tão escassa que será muito difícil a sobrevivência na mesma... Entendes ???

Te pergunto: - A culpa e do criador e sua liberdade excessiva(livre-arbitrio), ou do homem que abusa da mesma... Acreditando que nenhum recurso natural é passivo de se extinguir ???

Pois é...

Ou seja, antes por inundação agora por falta do elemento principal a água...
    Isso lembra: “O pacto foi selado”, agora como dizem uns por aí (profetas ???), virá o fogo... rs

Márcio disse: Se ''caímos'' é porque isso já estava nos planos de Javé.

Cá entre nós, só pra nós aqui. Pelas estórias que contam de deuses cheios de poderes e ilimitados, eu concluo que eles tem na verdade uma baita de uma inveja de nós, seres limitados e falíveis. Justo por sermos assim é que nossas emoções, nossas dores e alegrias são tão diversas. Eles não tem isso. Eles NÃO PODEM SENTIR como nós podemos.

Márcio, vc tocou numa questão muito, mas, muito interessante para mim...

Apesar de que tenho as respostas para te dar que fariam sentido. Enfim... Prefiro seguir aqui conversando sobre essa ideia ao invés de te dar possíveis “respostas” plausíveis...

Realmente: Por qual motivo haveria na divisão dos quatro rios, duas árvores que seriam tão distintas entre si?

Uma era a árvore da vida e a outra da morte(permitam-me)...

Falemos depois sobre a árvore da vida... Só para entendimento da questão da existência da mesma...

Ora se o homem estava no Paraíso e não sentia fome, para que uma árvore da vida com frutos da vida se ele(homem) já estava vivo???

Bem, mas voltemos a falar sobre a outra árvore que é o fruto da queda...

Morte da ignorância pelo conhecimento, mas se o conhecimento elevaria o homem ao status de conhecedor, o homem deixaria de ser criatura para ser D-us, certo, ou pelo menos elevar-se em conhecimento...

Seria D-us um ser vaidoso, todos deviam ficar abaixo dele em conhecimento ?

Mas, então para que ele colocaria uma árvore dessa magnitude, disponível num local onde o homem poderia facilmente ter acesso ? Seria para matar(destruir sua criação?)...

Pouco provável, pois mesmo sendo ela uma árvore que destruiria o homem naquele habitat, ele(o ser humano matriz) foi segundo consta, levado a outra orbe para começar seu novo ciclo...

Ou seja, D-us não matou, o homem escolheu conhecer seu novo destino na epopéia em busca de seu conhecimento...
    Pensemos: seria muito cansativo ficar eternamente no mesmo estado(estagnado)
    "imaterial" para manter-se estável e integral, porém sem as oportunidades de viver tudo intensamente...

Louca, alguém diria?!

Respondo que não: Imagine poder sentir dor, sabor, poder sentir o calor do sol no corpo, a chuva, poder chorar, poder amar, poder gerar outro ser... Poder assumir suas próprias conquistas e envelhecer(a maior das bênçãos)...

Então, não acham bem mais provável que a curiosidade humana tenha sido uma grande oportunidade e a maior das coragens que os pobres anjos não podiam ter...

Márcio, isso que falou é sim muito provável, somos os filhos amados do criador, e alguns anjos perceberam isso e sentem inveja sim...

Vou parar por aqui, disse que falaria sobre a árvore da vida, mas tbm é legal que aqueles que quiserem reflitam sobre ela... rs

Fernando_silva disse: Segundo o livro do profeta Enoch (que era respeitado pelo menos até o século III, mas foi excluído da Bíblia), alguns anjos, liderados por Azazel, transmitiram aos homens os segredos do céu. Os outros anjos os denunciaram e eles foram expulsos. Semelhante à lenda de Prometeu, que ensinou os homens a fazer fogo e foi punido pelos outros deuses.

Por falta deste livro, a lenda da queda dos anjos não mais aparece na Bíblia.

Sim. O que a meu ver é uma pena...

Muitos livros foram ou perdidos ou retirados por conveniência da história bíblica.

É aquela velha história, hoje ainda temos de lidar com a mania do ser humano de tentar brincar de esconder sua própria origem...

Seria alguma herança do criador em nosso DNA, essa mania do ser humano em ficar escondendo nossa origem... rs

Abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
    Silvana disse:
    Fenômenos são naturais, intervenção seria antinatural, já que D-us não se manifesta na terra senão por influencia humana...
    A Bíblia está cheia de intervenções divinas diretas.
    Silvana disse:
    Uma era a árvore da vida e a outra da morte(permitam-me)...
    Uma era a árvore do conhecimento, que Javé quis proibir aos homens, e a outra era a árvore da vida, que nos daria vida eterna (e, para que Adão e Eva não se tornassem imortais, os expulsou do Paraíso).
    Silvana disse:
    Sim. Por isso venho dizendo por muito tempo, desde que entrei aqui no RV, que D-us não opera malefícios aos homens, são os homens responsáveis pelas regras... rs
    A Bíblia diz claramente que Deus criou o Mal e há vários trechos em que ele mente e engana.
    No livro de Jó, Deus e seu amigo Diabo torturam um homem bom por causa de uma aposta entre eles.
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Daí ele matou culpados e inocentes? Sem distinção? Quando poderia facilmente ter removido apenas quem merecia?
    Sim. Isso segue uma lógica, e que te digo, seria a mais correta segundo nossa moral e entendimento humano...
    Só temos a nossa lógica e temos que julgar as coisas segundo ela. Fora dela, teríamos que aceitar sem entender, por imposição de uma entidade mais poderosa e que pode nos castigar. Uma entidade que nem sabemos se existe ou como pensa.
    Silvana disse: Pensemos: seria muito cansativo ficar eternamente no mesmo estado(estagnado)
    "imaterial" para manter-se estável e integral, porém sem as oportunidades de viver tudo intensamente...
    Mas ... Deus não é o mesmo? Eternamente imutável?
    Silvana disse:
    Fernando, me explique, quem escreveu a bíblia e te direi de quem são as interpretações... rs
    O Gênesis se baseia na mitologia suméria e babilônica, reinterpretada pelos judeus.
    Por exemplo: os deuses criaram Enkidu para ser como um irmão para Gilgamesh. Ele era um selvagem que vivia no mato com os animais e comia o mesmo que eles. A prostituta do templo o seduziu e o levou para a civilização. Ao se vestir como gente e comer e beber comida de gente, civilizou-se. Para os sumérios, sair do meio do mato e civilizar-se era evoluir.
    Os judeus inverteram o sentido: quando Adão e Eva saíram do Jardim do Éden, onde viviam com os animais, degeneraram.

Grande parte do Pentateuco não passa de um monte de historinhas isoladas que foram, ao longo das gerações e devido à transmissão oral, se juntando para formar uma narrativa maior, o que alterou completamente seu significado original. Ou deu a historinhas banais um significado transcendental que não tinham.
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Não vou discutir sobre elos perdidos de novo. Já há trocentos tópicos no RV sobre isto. Além do quê, a experiência mostra que não leva a nada.
    Sim. Concordo. Isso só prova que existem possibilidades científicas para argumentação de ambos os lados...
    Não foi isto que eu quis dizer. De um lado, teorias baseadas em fatos e que mudam se novas evidências surgem.
    De outro lado, interpretações de um livro de mitologia primitivo que descartam ou distorcem os fatos quando conflitam com eles.
    Silvana disse: E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7
    O Diabo do AT era uma espécie de promotor de justiça e não o Inimigo. Viva no céu, com Deus.
    Ao surgir o conceito de inferno, provavelmente por influência de persas, gregos e egípcios, tornou-se o guardião, o carcereiro. Um empregado de Deus.
    Foram os católicos que, aos poucos, o transformaram no Poderoso Senhor das Trevas.
    Isto pode ser visto nas suas representações gráficas ao longo dos milênios.

Um inimigo assustador era necessário para criar uma dualidade, uma luta entre o Bem e o Mal. Inventaram um Bicho-Papão para assustar as criancinhas.
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando_silva
    Fernando_silva disse: Uma era a árvore do conhecimento, que Javé quis proibir aos homens, e a outra era a árvore da vida, que nos daria vida eterna (e, para que Adão e Eva não se tornassem imortais, os expulsou do Paraíso).

Fernando, observemos estas passagens:

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Gênesis 2:16

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerá Gênesis 2:17

Proibida somente a árvore do conhecimento, a da vida estava liberada.

Fernando_silva disse: A Bíblia está cheia de intervenções divinas diretas.

Fernando, creio que essas intervenções são todas manifestadas pelo homem, e não por D-us que se apresentou e demonstrou as mesmas.

Fernando_silva disse: A Bíblia diz claramente que Deus criou o Mal e há vários trechos em que ele mente e engana.

Fernando, na bíblia não há o apontamento de D-us criando o mal. Coloque as citações por favor, me ajudaria a entender seu apontamento afirmativo...

Fernando_silva disse: No livro de Jó, Deus e seu amigo Diabo torturam um homem bom por causa de uma aposta entre eles.

Fernando, quem era o Diabo(daemon) ou o citado no livro de Jô conhecido Satanás(inimigo). Para ti são a mesma personalidade ?

Como D-us faria uma aposta com o inimigo do homem sabendo que o mesmo iria lhe destruir ???

Podemos passar vários capítulos e versículos e vamos achar muitas coisas ocultas do entendimento comum por lá...

Fernando_silva disse: Só temos a nossa lógica e temos que julgar as coisas segundo ela. Fora dela, teríamos que aceitar sem entender, por imposição de uma entidade mais poderosa e que pode nos castigar. Uma entidade que nem sabemos se existe ou como pensa.

Fernando, eu disse que segundo a “nossa lógica” é comum(falho) dizer que o inimigo deve ser destruído...

Quanto a entidade, a mesma pode existir para mim como um D-us a ser reverenciado...

Já para outro como aquele que serve de escudo para matar o inimigo e assim provar que “ele” estava certo... isso te parece a representação de criação ou representa somente as paixões de homens egoístas...

Fernando_silva disse: Mas ... Deus não é o mesmo? Eternamente imutável?

Não sei... Se ele se “estagnar” na eternidade, não estará em condições de ser D-us, vc não acha ???

O que é eternidade para vc, seria o mesmo que ser imutável ???

Fernando_silva citou:

Silvana disse: Fernando, me explique, quem escreveu a bíblia e te direi de quem são as interpretações...
    Fernando_silva disse: O Gênesis se baseia na mitologia suméria e babilônica, reinterpretada pelos judeus...

Sim. Entendi sua proposição quanto a uma possível inspiração dos céus...

Bem, no final te digo... Escritas pelo homem, certo ???

Vc já deve ter visto ou conhece a brincadeira do telefone sem fio... Pois é... hahahaha.

Imagine a “agonia” tamanha de D-us que teve de mandar uns celestiais(Jesus e de outras escolas...) próximos a ele para tentar arrumar a casa... rs

Fernando_silva disse: Não foi isto que eu quis dizer. De um lado, teorias baseadas em fatos e que mudam se novas evidências surgem.
    De outro lado, interpretações de um livro de mitologia primitivo que descartam ou distorcem os fatos quando conflitam com eles.

Por qual motivo vc não aceitou minha proposição de igualdade científica por imparcialidade, então partiu logo para a exclusão ???

Por qual motivo o Elo perdido de Darwin para a origem determinante do homem é imperativa até que outra entre em “vigor”, o que sabemos tropeçam sempre em dificuldades além das explicações acadêmicas formais e de certa forma desonestas intelectualmente(sim, desonestas, pois deturpam e não aceitam nada mais...)

Por conta de que a teoria de glaciação de Charles Hapcook foi ao que me referi e não somente ao livro citado...

Já pensastes que o “elo perdido” pode estar embaixo de um monte de gelo glacial... hahaha

Ou então a absoluta prova de que Darwin tbm pode ter se equivocado...

Daí te pergunto: Quem criou o macaco??? Darwin ???

Fernando, as vezes não basta querer que uma verdade exista, ela pode ser plausível, correta, mas não é a única e não faz com que "um dos lados"(não estamos disputando), seja mais fidedigno que o outro, só demonstra que precisamos de mais provas para determinarmos verdades absolutas...

Fernando_silva disse: O Diabo do AT era uma espécie de promotor de justiça e não o Inimigo. Viva no céu, com Deus.
    Ao surgir o conceito de inferno, provavelmente por influência de persas, gregos e egípcios, tornou-se o guardião, o carcereiro. Um empregado de Deus.
    Foram os católicos que, aos poucos, o transformaram no Poderoso Senhor das Trevas.
    Isto pode ser visto nas suas representações gráficas ao longo dos milênios.

Um inimigo assustador era necessário para criar uma dualidade, uma luta entre o Bem e o Mal. Inventaram um Bicho-Papão para assustar as criancinhas.

Sim. Muitos conceitos ruins foram construídos ao longo dos tempos...

Abraços
    Da Silvana
    Post edited by Silvana on
    Silvana disse:
    "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerá Gênesis 2:17"

Proibida somente a árvore do conhecimento, a da vida estava liberada.
    "Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado".
    Gênesis 3:22-23
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    disse: A Bíblia está cheia de intervenções divinas diretas.
    Fernando, creio que essas intervenções são todas manifestadas pelo homem, e não por D-us que se apresentou e demonstrou as mesmas.
    Vale o escrito.
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    A Bíblia diz claramente que Deus criou o Mal e há vários trechos em que ele mente e engana.
    Fernando, na bíblia não há o apontamento de D-us criando o mal. Coloque as citações por favor, me ajudaria a entender seu apontamento afirmativo...
    Isaías 45:7 - "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."

Outros trechos: Lam. 3:38, Jer. 26:3, Jer. 36:3, Ezeq. 20:25-26, Provérbios 16:4, Isaías 54: 16, Exo 4:11, 1 Reis 22:19-23, Isaías 31:2, 1 Reis 14:10-12, 1 Samuel 16:14-15
    Silvana disse:
    Fernando, quem era o Diabo(daemon) ou o citado no livro de Jô conhecido Satanás(inimigo). Para ti são a mesma personalidade ?

Como D-us faria uma aposta com o inimigo do homem sabendo que o mesmo iria lhe destruir ???

Podemos passar vários capítulos e versículos e vamos achar muitas coisas ocultas do entendimento comum por lá...
    Não sei se são a mesma pessoa ou se havia várias, mas parece-me evidente que, no livro de Jó, são dois amigos conversando e não o Bem lutando contra o Mal.

Jó pergunta várias vezes a Deus: "Por quê?". Deus só responde: "Eu sou Deus e faço o que eu quiser". Jó percebe que a comunicação não é possível e desiste.

Coisas ocultas? Por que a salvação de nossas almas dependeria de estudarmos línguas mortas e a cultura de povos desaparecidos para tentarmos resolver enigmas atribuídos a um ou mais deuses antigos?

Por que uma coisa tão importante quanto a vontade de Deus não é clara o suficiente para que sobreviva a todas as traduções e esquisitices culturais?

Por que temos que acreditar na mitologia confusa e contraditória de um povo primitivo da Idade do Bronze em vez de recebermos, a cada geração, a mensagem direta desse deus?
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Mas ... Deus não é o mesmo? Eternamente imutável?
    Não sei... Se ele se “estagnar” na eternidade, não estará em condições de ser D-us, vc não acha ???

O que é eternidade para vc, seria o mesmo que ser imutável ???
    Não acho nada, não tenho como achar nada. Apenas repito o que me enfiaram na cabeça sobre Deus.
    Silvana disse:
    Bem, no final te digo... Escritas pelo homem, certo ???

Vc já deve ter visto ou conhece a brincadeira do telefone sem fio... Pois é... hahahaha.
    Do que resulta que nenhum livro dito 'sagrado' é minimamente confiável.
    Do que resulta que, se algum deus tiver alguma coisa a me dizer, que venha me dizer pessoalmente.
    Enquanto isto não acontecer, não tenho nenhum motivo para me agarrar a esta ou aquela maluquice que tentam me impingir loucos e charlatães de todo o tipo. Contradizendo uns aos outros, ainda por cima.
    Silvana disse:
    Por qual motivo o Elo perdido de Darwin para a origem determinante do homem é imperativa até que outra entre em “vigor”, o que sabemos tropeçam sempre em dificuldades além das explicações acadêmicas formais e de certa forma desonestas intelectualmente(sim, desonestas, pois deturpam e não aceitam nada mais...)
    A biologia evolutiva não é vista como "verdade definitiva", mas explica satisfatoriamente TODAS as evidências encontradas até agora. Não há outra teoria, no momento, que o faça.
    Silvana disse:
    Daí te pergunto: Quem criou o macaco??? Darwin ???
    A sua pergunta deixa claro porque eu prefiro não debater mais com criacionistas.
    Silvana disse: Fernando, as vezes não basta querer que uma verdade exista, ela pode ser plausível, correta, mas não é a única e não faz com que "um dos lados"(não estamos disputando), seja mais fidedigno que o outro, só demonstra que precisamos de mais provas para determinarmos verdades absolutas...
    A biologia evolutiva não é a "verdade absoluta". Ela é uma teoria validada pelos fatos. Continuará sendo a teoria aceita até que surjam fatos que mostrem que ela está errada. Neste momento, ela será, ou descartada e substituída por outra, retificada em algum detalhe ou expandida para acomodar as novas descobertas.
  • SenhorSenhor Membro
    Fernando_Silva escreveu:
    Coisas ocultas? Por que a salvação de nossas almas dependeria de estudarmos línguas mortas e a cultura de povos desaparecidos para tentarmos resolver enigmas atribuídos a um ou mais deuses antigos?

Por que uma coisa tão importante quanto a vontade de Deus não é clara o suficiente para que sobreviva a todas as traduções e esquisitices culturais?

Por que temos que acreditar na mitologia confusa e contraditória de um povo primitivo da Idade do Bronze em vez de recebermos, a cada geração, a mensagem direta desse deus?
    Pode ser uma linguagem metafórica para dizer que a salvação está na busca do saber, e mais importante que a chegada é a jornada. "Procure o conhecimento", já diria o ET Bilú.
    Post edited by Senhor on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.