Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o Livre Mercado é ineficiente, já obsoleto e perigoso...

1235»

Comentários

• Peter,
    Provavelmente, o capitalismo como hoje conhecemos NÃO EXISTIRÁ no século 22. Ele será substuído por um novo modelo econômico. E daí? É inevitável. Se quiser acelerar o processo, vote no Partido Verde. Vá de bicicleta para o trabalho. Você é um homem livre. Agora, tentar IMPOR O SEU PONTO DE VISTA para outras pessoas não me parece muito sensato. Ou ético.
  • Século 22?? Conforme o andamento da carruagem, se chegarmos na metade deste já terá sido muito sorte.
    "Não é sinal de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente"
  • ENCOSTOENCOSTO Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    PeterJoseph disse: Você é que é um estúpido, vive neste fórum e não sabe que tem que ler as coisas postadas para depois comentar. LEIA o texto postado por mim chamado LIDANDO COM O MITO DA SUPERPOPULAÇÃO, lá existem cálculos. Se quiser coisas mais específicas e detalhadas, terá que ler um livro chamado "O melhor que o dinheiro não pode comprar".
    LIDANDO COM O MITO DA SUPERPOPULAÇÃO
    e dão mais valor a
    Para começar, enquanto o sistema de mercado estiver em uso e lucro for a principal motivação para se fazer qualquer coisa, o que está descrito abaixo não acontecerá (empreendedores sociais, felizmente, não são motivados pelo lucro, mas isso é uma outra discussão) . No entanto, assumindo a existência de infra-estrutura necessária para atender às necessidades essenciais de todos (comida, água, abrigo, cuidados de saúde) e luxos essenciais (transporte, energia, educação, comunicação), a população deixará de aumentar e pode até começar a diminuir (ver: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2127rank.html ).
    Só que tem coisa que não bate ai.

População de naçoes mais prosperas estao diminuindo justamente porque homens e mulheres trabalham, estudam e dao mais valor a sua carreira profissional do que procriação. Uma vez sem necessidade de trabalhar, de se qualificar, sem se preocupar com o futuro, poderiam ter mais vontade de colocar filhos no mundo.

Post edited by ENCOSTO on
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • PeterJoseph disse: Século 22?? Conforme o andamento da carruagem, se chegarmos na metade deste já terá sido muito sorte.

Até porque as testemunhas de jeová já declarama que essa porra de planeta está com os seus dias contados.
    O ENCOSTO
  • PeterJoseph disse: Não é baseado em boa vontade, mas sim na substituição da maioria dos valores socialmente predominantes: competição por cooperação, propriedade por acesso estratégico, meritocracia por livre acesso etc...

Esse papinho já rolou nas revoluçoes comunistas que ocorreram. Não deu certo.
    O ENCOSTO
  • Provavelmente, alguns setores da economia ficaria melhor em cooperativas ou até mesmo ONGs. Mas NEM TODOS! Fabricar um automóvel ou um avião é bem mais complicado do que colocar um litro de leite numa caixa longa vida. Ou frutas orgânicas nas prateleiras de um supermercado. Quem sabe? O cooperativismo nunca irá substituir o capitalismo. Mas pode haver uma COEXISTÊNCIA PACIFICA. O que é que você acha, Encosto?
  • ENCOSTOENCOSTO Membro
    O cooperativismo é uma forma de se reduzir custos obter mais lucro. Por isso os produtores rurais, por exemplo, buscam se integrar a um sistema desses. Não é favor e sim uma forma de se obter vantagens
    Post edited by ENCOSTO on
    O ENCOSTO
  • Adorei a ideia. Ficarei no piano o dia inteiro enquanto milhões de homens de boa vontade farão o resto.
  • ENCOSTO disse: O cooperativismo é uma forma de se reduzir custos obter mais lucro. Por isso os produtores rurais, por exemplo, buscam se integrar a um sistema desses. Não é favor e sim uma forma de se obter vantagens
    Exato!

Comprando insumos (adubos, sementes, pesticidas) em conjunto, os agricultores conseguem melhor preço e maior prazo. Processando produtos básicos, como o leite, e vendendo queijo, manteiga e iogurte, eles ganham mais. Estão inseridos numa sociedade capitalista, mas não tentam transformá-la ou melhorá-la...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    PeterJoseph disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    E confundindo uma situação de fartura e bem estar que talvez consigamos atingir no futuro distante, através de tecnologias que ainda não foram inventadas, com algo que só não é implementado hoje em dia porque 'capitalistas malvados preferem manter o mundo em estado de permanente escassez para poder controlar o mercado'.
    Então me diga aí qual tecnologia que não foi inventada e que inviabilizaria o que digo aqui? Não conheço, por favor, me esclareça, talvez eu esteja enganado.
    Nada do que temos hoje em dia é eficiente o bastante para permitir que a humanidade pare de trabalhar e viva da produção das máquinas.

Leonardo da Vinci concebeu o avião, o helicóptero, o submarino etc., mas levou séculos até que fosse possível construí-los.
    Post edited by Fernando_Silva on
    PeterJoseph disse:
    ENCOSTO escreveu:
    E um sistema com base na boa vontade das pessoas resolveria tudo.
    Não é baseado em boa vontade, mas sim na substituição da maioria dos valores socialmente predominantes: competição por cooperação, propriedade por acesso estratégico, meritocracia por livre acesso etc...
    Não é simples? Basta trocar o povo, já que as pessoas atuais não vão mudar tão cedo.

A velha obsessão pelo "homem novo" das tiranias de esquerda...

Não funciona. As pessoas QUEREM competir. Querem ser as melhores, as mais bonitas, mais fortes, mais admiradas, mais desejadas etc.
    Isto não vai mudar.

Aliás, a tecnologia avança muito mais rápido em épocas de guerra.
    Como já disse alguém, povos felizes não têm história.

Post edited by Fernando_Silva on
    sybok disse: Você tem alguma solução para esse problema?
    Só fala contra a meritocracia que não faz a menor ideia do que isso seja. Por isso chegam sempre batendo em espantalhos e falando sobre "igualdade de competição", coisa que não tem nada a ver com o tema em questão.
    Exatamente.
    Mesmo porque a igualdade não existe na natureza e não tem como ser imposta à força.
    Deficientes físicos e mentais sempre estarão em desvantagem, por exemplo.
    E não é culpa de ninguém.

Ainda bem que nem todo mundo é deficiente.
  • Pra você ver, Judas, como a "ideia revolucionária" do PeterJoseph é APENAS UMA das "ideias brilhantes que não deram certo":
    - o computador de menos de 100 dólares;
    - a busca por supercondutores;
    - a fusão a frio;
    - o exoesqueleto que permitiria a um tetraplegico dar o pontapé inicial na Copa do Mundo.
    - etc. e tal.
    A "sociedade maravilhosa baseada no trabalho voluntário" é mais uma utopia...
    Nyarlathotep disse: A "sociedade maravilhosa baseada no trabalho voluntário" é mais uma utopia...
    O trabalho voluntário existe, mas não tem como ser a única força sustentando a sociedade.
    É algo que se faz a mais ou em paralelo, por prazer, por sentimento de culpa, pelo desejo de ajudar os outros, pela vontade de aparecer, em troca de fama e reconhecimento etc.
  • CameronCameron Membro
    Há espaço na sociedade para o trabalho voluntário e esse está longe de ser irrelevante, o problema dos entusiastas é criar expectativas absurdas do modelo.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Vou dar minha “contribuição” teísta ao tópico, por menos bem vinda que ela possa ser:

A crença na igualdade humana só pode nascer e sobreviver nos abismos da ignorância. O ateu tem todo o direito de ignorar um funcionamento que, para ele, não existe, é mera fantasia. Para o ateu, ainda há a realidade, esmagadora realidade, mostrando com clareza inequívoca que a igualdade é uma impossibilidade humana. Para um teísta, como eu, mesmo com pouco conhecimento, soma-se à observação dessa realidade uma certeza que não pode ser compartilhada. Uma certeza que me fala de um certo funcionamento que não será alterado por esforços políticos. Nem os sérios, muito menos os tolos.

• Judas disse: Criticas ao capitalismo são bem vindas. Eu mesmo em certa medida acho certos aspectos do consumismo uma estupidez tremenda. O melhor exemplo pra mim e o tal de trocar de carro todo ano pra "não desvalorizar demais"

Veja por outro lado. Muitas pessoas não possuem dinheiro para comprar um carro novo, e se valem exatamente dessas oportunidades para adquirir o bem. Esse aspecto do consumismo, que você qualificou de estúpido, é responsável por uma grande fatia do mercado e, a menos que a fantasia de igualdade milagrosamente se realize, ele será necessário para que pessoas diferentes conquistem bens diferentes. Minha opinião.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.