Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Quanto as decisões administrativas e econômicas, talvez elas não necessitem de assembleias. Basta que um grupo copie exatamente o que um outro grupo fez anteriormente de forma bem sucedida. Exemplo: Se uma cooperativa de pescado tem uma determinada estrutura administrativa, as outras cooperativas de pesca podem ter a mesma estrutura e fazer as mesmas coisas. É só copiar. Não necessita reunião.
Consumo não significa tudo numa sociedade. A palavra consumo tem origem no conceito de perder, exaurir, esgotar, acabar, apodrecer etc. Portanto ser consumido pelo consumo nem sempre é bom.
Existem vários tipos de evolução. Existe a evolução darwinista ou genética, a evolução memetica ou cultural, a evolução tecnológica, entre outras que talvez ainda não descobrimos. Entretanto, a evolução mais importante é a evolução moral. Pois é ela quem faz a vida valer a pena e é ela quem deve guiar a vida em sociedade.
Claudio, decida-se, você é comunista ou anarquista?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Não é questão de refundar a sociedade ou o indivíduo. É questão de conhecer os erros e buscar os acertos de forma racional . Se temos a razão, não precisamos ser reféns da natureza.
A sociedade que temos hoje é assim porque a história a fez assim. Se a história fosse diferente, a sociedade também seria diferente. Outras pessoas existiriam, literalmente. Não temos que ser reféns da história. Podemos escolher, dentre infinitas opções, o melhor caminho.
O Capitalismo não vai fazer deste mundo um paraíso , mas a alternativa socialista faz e fez deste mundo um pesadelo aonde foi ou é aplicado .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
E a razão de muitos, incluído eu, diz que se eu quero trabalhar de empregado ou abrir um pra rua numa peça minha e montar uma lancheria, ninguém deve me impedir. Logico que a Prefeitura e os bombeiros vão inspecionar p/ver se tem azulejos, teto de PVC, equipamentos padrão sanitário e câmara fira: isso é outra cousa!
E quanto aos assentamentos deu a resposta que eu esperava. Se necessitam de apoio externo, com construções feitas por outras e não pagas pelos interessados (não se fala em prazo com financiamentos normais ainda que a interesses subsidiados) por tempo indefinido e a fundo perdido não são viáveis. É brincar de casinha no terreno do papai. Quando se preparar um temporal, vamos pra dentro, de preferência dormir na cama do papai e da mamãe.
E uma sociedade anárquica sem chefias não tem como construir máquinas. No máximo serão aldeias de coleta com alguns pés de milho plantados e hortaliças plantadas ao redor da latrina.
Ou são produtivas ou não são. Se não são, é um desperdício de terra.
Além do quê, e isto é importante, a sociedade inteira tem que contribuir com seus impostos suados para que esse grupinho brinque de ser "independente, vivendo da terra".
A terra tem produzir o máximo possível e não pode ser desperdiçada com esses monumentos a uma ideologia improdutiva.
Tipo: Vamos dar uma olhada em Cuba (só porque é comunista) e copiar oq deu certo e vamos ignorar todo o resto do mundo não comunista. Não interessa que Cuba tenha dado menos certo do que dezenas de paises (Australia, Nova Zelandia, Canada...)
Isso é lógico e racional.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Se, Claudio. Se.
Ocorre que o SE não existe. Desde que intentaram o dinheiro, a sociedade se organizou em torno dele. Isso é um fato. Sem dinheiro ninguém vive.
Antes mesmo da invenção da moeda como conhecemos hoje, o mercado funcionava a base do escambo, porque o sujeito que produzia milho não podia viver SÓ de milho. Ele precisava de outras coisas e trocava o milho por roupas, outros tipos de alimento, etc.
Costumo sempre comparar nações com condomínios. Imagine um condomínio sem um síndico. Quem paga as contas? Quem administra os empregados? Quem põe ordem na bagunça?
Não há país sem um governo, por pior que ele seja, pois existem áreas onde o poder público se faz necessário. Na sua sociedade quem vai iluminar a rua? Quem vai asfaltar a rua? Quem vai cuidar da água que sai da sua torneira? Quem vai pagar o médico que vai consulta-lo? Quem vai pagar a professora do seu filho? Uma sociedade, para funcionar, precisa obedecer a um conjunto de leis. Quem faz as leis se não há um governo reconhecido por todos ou pela maioria? Fica assim? Ninguém manda, ninguém obedece, cada um faz o que quer, o que lhe der na telha. Vc acha mesmo que isso pode dar certo em algum lugar fora do seu devaneio?
Eu imagino que na sua casa, no seu pequeno mundo, alguém coloca ordem na bagunça. Alguém decide o que vai fazer para o almoço, o que vai comprar na feira, alguém paga as contas, alguém leva as crianças pra escola. Que evento tecnológico pode substituir essas funções? Isso é para tudo. Você acha mesmo que uma pequena agricultura familiar pode funcionar sem alguém que a administre?
O Sr., claro, coerentemente c/seus ideias, tenta mudar a natureza humana! Me faz lembrar o Kardec - do espiritismo que foi m/formação infantil... - e os demais socialistas utópicos ridicularizados, como bem sabe, pelo Engels e pelo Marx.
É um Crente Religioso: apenas duma religiosidade diferente da judaico-islâmico-cristã à qual estamos acostumados.
Também gostaria de saber.
― Winston Churchill
As mazelas que temos hoje são possíveis de serem eliminadas, basta substituir a necessidade de consumo pela necessidade de ter uma vida mais moral e exigir um bom comportamento moral dos outros também. Dai haverá a união do progresso científico e tecnológico com o progresso moral.
Tudo isto pode ser um sonho, mas é importante que as pessoas não fiquem resignadas. Porque se ficamos resignados, perdemos as oportunidades. Mais cedo ou mais tarde, as condições para que as coisas melhorem aparecem.
Quanto ao socialismo real, ele não foi assim um pesadelo. Coisas ruins aconteceram, mas também muitas coisas boas aconteceram. Assim como no bloco capitalista. Só que o capitalismo acabou sendo mais bem sucedido do que o socialismo real.
Não existe nenhum lei disciplinando como uma fila deve ser formada. Entretanto as pessoas ordeiramente entram em filas e não as desobedecem. Não existe necessidade de leis quando as pessoas sabem agir corretamente sempre. Assim como agem em relação as filas, poderiam agir em relação a todos outros deveres.
Se todos possuíssem um alto senso de dever e de moral, não haveria necessidade alguma de governos, patrões, dinheiro e tudo o mais do capitalismo. Simplesmente , as pessoas fariam o certo . Isto pode soar como desvaneio, assim como explicar a sociedade atual para alguém do Império Romano também soaria como desvaneio.
- A piso ao redor do torno #15 está com manchas de óleo; vá lá e limpe bem.
- Não vou... aquelas manchinhas não são nada.
Aí convoca-se uma Assembleia Geral e após 5h de debates enfurecidos entre as respectivas correntes de apoiadores das duas facções (claudistas vs grassiolistas), por votação resolve-se querela... Seu mundo funciona assim?
Um exemplo de cooperativa que possui quase 75.000 cooperados e atua em vários países é a MONDRAGON. Nesta cooperativa, todos dividem igualmente o lucro e não há chefes e empregados nela. Todos que trabalham nela são donos da empresa, ou melhor são cooperados. Para saber mais sobre a MONDRAGON, é só acessar o link abaixo:
http://www.mondragon-corporation.com/pt/
LABORAL Kutxa In this scenario, LABORAL Kutxa ended the year with a balanced balance sheet, excellent liquidity levels, and a high level of capitalisation. Its income statement shows a consolidated net profit 109.2 million euros, 26.4% more than the previous year and a return on equity (ROE) of 7.56%, positioning the Basque credit cooperative as one of the most profitable organisations in the sector.
Quer dizer que os caixas, os gerentes de conta, não são empregados; e não tem gerente de sucursal?
Regarding the actual progress of the group in 2014, it should be noted that overall the year was satisfactory, with a slightly lower level of sales than the previous year but with a high level of investment and managing to maintain, and even create, a number of Jobs throughout the group.
"Jobs" cá é figurativo: não são empregados nem têm chefes lá?
Sempre pergunto isso a esquerdistas , onde estão estes exemplos de socialismo ideal caro amigo Cláudio ?
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Antes que eu me esqueça, um exemplo de país onde o socialismo deu certo é Cuba. Cujos indicadores sociais são semelhantes aos do Canadá.