Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Para pensar: Deus existe então o Diabo também existe.

Isso é muito lógico em minha cabeça. Se a entidade Deus existe baseado em tudo o que se diz e foi escrito, então a entidade Diabo também, e isso não admite exclusão, ponto.

Agora deixo isso para os teístas iniciarem suas divagações à respeito.
«1345

Comentários

• 112 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Johnny disse: Isso é muito lógico em minha cabeça. Se a entidade Deus existe baseado em tudo o que se diz e foi escrito, então a entidade Diabo também, e isso não admite exclusão, ponto.

Se Deus possui e o é o extremo Bem não seria um ser desequilibrado entao? Pois não possui um pouco do mal para equilibra-lo?
    Johnny disse: Agora deixo isso para os teístas iniciarem suas divagações à respeito.

:D

• The_DoctorThe_Doctor Membro
    edited maio 2012 Vote Up0Vote Down
    É claro que existe. Ou eu sou o que afinal?? >:)
    Rapha, cadê o emoticom do capetinha, please?? >:)
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Se a entidade Deus existe baseado em tudo o que se diz e foi escrito, então a entidade Diabo também, e isso não admite exclusão, ponto.
    Se Deus é infinito e compreende tudo o que existe, então ele também é o Diabo.
    Ou o Diabo é uma parte dele, assim como o inferno.

Por outro lado, a existência do Diabo não é logicamente necessária. Há diabos em algumas religiões, mas não em outras. Até mesmo o do cristianismo foi uma criação gradual: no começo, ele era um empregadinho de Deus, era seu carcereiro.
  • Mig29Mig29 Membro
    Satanás é uma figura fascinante cuja a palavra significa; Acusador.

Acusador de quê e contra quem ?

Acusa deus de esconder dos homens algo (conhecimento? )...Através de Satanás o homem é expulso* do paraíso por deus. Deus amaldiçoa o homem e diz que jamais retorná ao paraíso.
    Então, o homem inicia o seu longo percurso a que chamamos de historia, talvez, tentando o retorno.
    Sem satanás, para o melhor ou pior, o homem não seria o que é.
    Tudo isto é a partir de um ponto de vista bíblico.

*fala-se em queda. Prefiro o termo expulsão, resultante da transgressão de uma regra (interdição de comer o fruto da arvore do conhecimento)
    Post edited by Mig29 on
  • sybok disse: Esse argumento só serve para quem acredita em razão do que está escrito em um livro especifico e tem uma crença de que é a escritura a fonte da "revelação".

Não existe livro específico. A bçiblia é a palavra de Deus inspirada ou não. Se não, então absolutamente nada dela tem validação.
  • Reid disse: Se Deus possui e o é o extremo Bem não seria um ser desequilibrado entao? Pois não possui um pouco do mal para equilibra-lo?

um comentario desse e depois Deus que é o "desequilibrado" !
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Lucifer disse: É claro que existe. Ou eu sou o que afinal??

Um maluco ? Talvez!...He...he...he...he! Mas voce não me parece ser um representante do mal.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Se Deus é infinito e compreende tudo o que existe, então ele também é o Diabo.

Não existe um infinito, pois tudo é Deus.
    sinto logo existo!
  • Mig29 disse: Satanás é uma figura fascinante cuja a palavra significa; Acusador.

o unico acusador a ser respeitado é nossa própria consciência.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Não existe um infinito, pois tudo é Deus.

Hã???
    Mig29 disse: Satanás é uma figura fascinante cuja a palavra significa; Acusador.

No AT, Satanás vivia no céu e era uma espécie de promotor ou advogado de acusação no tribunal celeste.
    Depois foi rebaixado a carcereiro do Inferno e depois ainda, além de recolher os condenados que Deus lhe enviava, passou a recolher quem quer lhe desse ouvidos, tornando-se aos poucos o Grande Inimigo.
    Mig29 disse: Prefiro o termo expulsão, resultante da transgressão de uma regra (interdição de comer o fruto da arvore do conhecimento)

O mito da serpente equivale ao de Prometeu ou ao de Azazel (livro do profeta Enoch), condenados por revelar segredos à humanidade.

Post edited by Fernando_Silva on
  • CRIATURO disse: Lucifer disse: É claro que existe. Ou eu sou o que afinal??

Um maluco ? Talvez

Não se esqueça que deus falou que são os loucos que tem a verdade e não os sãos...
    CRIATURO disse: Mas voce não me parece ser um representante do mal.

O mal tem varias all faces (fiquei com vontade de comer salada agora)
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • CRIATURO disse: Fernando_Silva disse: Se Deus é infinito e compreende tudo o que existe, então ele também é o Diabo.

Não existe um infinito, pois tudo é Deus.

Não vamos começar com o "Deus é tudo" de novo. Já deu no saco.

Total de Mensagens:
    CRIATURO disse:
    Um maluco ? Talvez!...He...he...he...he! Mas voce não me parece ser um representante do mal.

E quem disse que o Diabo é maligno? Além de seus inimigos, é claro?
  • sybok escreveu:
    Bobagem.

A própria Bíblia afirma que cada palavra, em cada parte sua, ela é inspirada por Deus (I Coríntios 2:12-13; II Timóteo 3:16-17)
  • CRIATURO disse: o unico acusador a ser respeitado é nossa própria consciência.

Satanás é parte da nossa consciência, assim como deus.

• CRIATURO disse: um comentario desse e depois Deus que é o "desequilibrado" !

se somos feitos a imagem e semelhança de Deus e tudo é Deus, logo sou Deus?
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Lucifer disse: Não se esqueça que deus falou que são os loucos que tem a verdade e não os sãos...
    TEM RAZÃO.....

Lucifer disse: Não vamos começar com o "Deus é tudo" de novo. Já deu no saco.

OK! VAMOS MUDAR DE ASSUNTO, FALANDO DO DIABO! ...HE...HE..HE
    Fernando_Silva disse: E quem disse que o Diabo é maligno? Além de seus inimigos, é claro?

E desde quando voce acredita em diabos ?
    Mig29 disse: Satanás é parte da nossa consciência, assim como deus.

Eu diria que nós é quem somos uma pequenina parte da consciência divina: "sois deuses".
    Reid disse: se somos feitos a imagem e semelhança de Deus e tudo é Deus, logo sou Deus?

Sim! voce é uma parte reduzida da consciência divina apresentando tendencias a voltar para para a maior parte.
    Um ateu de si mesmo? Quanta ironia não ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sybok disse: A religião e o cristianismo não dependem da crença na palavra revelada.

O cristianismo depende da crença na Bíblia. Se ela pode ser contestada, cria-se uma nova religião, que deveria ter outro nome para se evitar confusão.

Da mesma forma, aquele que diz "sou católico, só que..." deixou de ser católico.
    sybok disse: O cristianismo depende da bíblia enquanto fonte de informação e conhecimento, não na interpretação de que ela é a palavra revelada.

Se a Bíblia pode ser interpretada conforme a conveniência de cada um, não precisamos da Bíblia. Cada um que diga o que pensa e pronto, sem apelar para um livro que nunca diz o que está escrito e sim o que cada um acha que ele diz.

"A Bíblia diz que 'A', portanto 'B'".
  • Fernando_Silva disse: Se a Bíblia pode ser interpretada conforme a conveniência de cada um, não precisamos da Bíblia. Cada um que diga o que pensa e pronto, sem apelar para um livro que nunca diz o que está escrito e sim o que cada um acha que ele diz.

"A Bíblia diz que 'A', portanto 'B'".

Perfeito! A Biblia está mais para um livro de contos e lendas do que qualquer outra coisa. A única diferença é que alguns pegaram o livro Senhor dos Anéis e aplicaram na vida real.
    sybok disse: Qualquer defensor do livre mercado vai citar Mises, Hayek ou Smith, bem como livros como a riqueza das nações.
    Quando se discute economia, estas são as fontes, isso não significa que estejam acima de qualquer critica ou interpretação.

A diferença é que os livros ditos 'sagrados' são atribuídos aos deuses, enquanto que os autores acima descreveram fenômenos visíveis e tiraram conclusões, e isto pode ser verificado e analisado por outros.

Já os livros sagrados devem ser aceitos com casca e tudo e não precisam ser entendidos e sim obedecidos, já que são a palavra de algum deus. Se podem ser questionados e relativizados, ficam sem valor exceto o histórico, filosófico e cultural.

Se houver um deus e ele tiver algo a nos dizer, falará com cada um de nós pessoalmente e claramente, em vez de se esconder atrás de enigmas enviados através de 'iluminados' que se contradizem.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Se houver um deus e ele tiver algo a nos dizer, falará com cada um de nós pessoalmente e claramente, em vez de se esconder atrás de enigmas enviados através de 'iluminados' que se contradizem.

[2]

mas os religiosos adoram complicar, enrolar, inventar desculpas do pq isso não acontece.

Se deus eh um Deus tudo pra ele eh simples ateh fazer isso.
  • Estive pensando com meus ziperes enquanto lia o comentario de vocese tive um corrimento de ideia.

As pessoas, no geral, quando lêem alguma coisa de que gostam, ou são condicionadas a gostar, no caso da biblia, começam a agir e a pensar se relacionando com o que vêem ou lêem.

Para ficar mais facil essa minha interpretação, é só pegar os kardecistas, os budistas ue tiveram acesso ao conteúdo de seus mestres e procuram, de alguma forma, se relacionar com eles ou com o seu modo de pensar.

Para ficar ainda mais facil essa minha visão, peguem, por exemplo, os fãs de Star Wars, Star Treck, Senhor dos Anéis, Elvis Presley,etc. Os fãs desses ícones da cultura pop se tornaram verdadeiros idólatras e, em alguns casos, até formaram seitas, como no caso de Star Wars e Elvis Presley.

Penso que foi a mesma coisa com o cristianismo, assim como foi com os outros deuses. As pessoas se condicionam em algo que gostam ou se identificam com elas.

Total de Mensagens:
  • Lucifer disse: As pessoas se condicionam em algo que gostam ou se identificam com elas.

Acho que ha o mais diversos tipos de pesquisa sobre isso :D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.