Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Ou que espíritos mais evoluídos reencarnam em corpos estéticamente mais evoluídos?
Segundo o espiritismo, não pode haver 'retrogradação', ou seja, um recuo na evolução. A exceção seria um espírito evoluído reencarnar num povo inferior para ajudá-los a evoluir mais depressa. Os nazistas e inquisidores estão qualificados como mestres?
Fala-se por aí do vasto conhecimento autodidata do Chico Xavier, o que explicaria a alegada fidedignidade de seus livros pretensamente históricos.
Só que praticamente tudo que leio dele é de um conteúdo tão chinfrim que dá a entender que o cara só lia Almanaque e ainda não entendia direito.
1. A escravidão foi prática recorrente em quase todas as civilizações até o século XX, continuando aliás ao longo deste século, uma vez que a Arábia Saudita só aboliu legalmente a escravidão em 1962. Legalmente... entenda-se.
Ou seja, praticamente todos os povos e raças tiveram seus membros escravizados por outros povos e raças em algum período da História, bastando para isto perder uma guerra, uma batalha ou simplesmente dar bobeira na praia e ser sequestrado por um navio de mercadores de escravos que vinha passando.
Louros germânicos de olhos azuis eram escravos em Roma tanto quanto negros Núbios, além do conhecido fato que negros africanos escravizavam tribos vizinhas submetidas.
Ou seja, se precisa haver uma explicação cósmica espiritual sobre o porquê de alguns povos serem escravos, todos os povos do mundo em algum momento da História precisam ser incluídos na explicação, que deve ser criativa o suficiente para explicar porque povos que forneceram escravos em um momento da História se tornaram escravistas em outro. Isto quando as duas coisas não aconteciam simultaneamente.
A escravidão africana recebe atenção especial porque é historicamente recente, ainda provoca efeitos sociais no Ocidente e, principalmente, porque a Civilização do Ocidente é forte o bastante para fazer autocrítica moral.
Ninguém vê árabes que aboliram a escravidão ontem - e só no papel - com dores de consciência pelo que fizeram e olha que eles escravizaram gente prá dedéu por mais de um milênio.
2. Não chequei a fonte, mas se correta parece que Chico Xavier se pauta no lugar comum de que batalhadores das cruzadas, senhores feudais e padres medievais eram maus por definição. Tudo bem que uma facção bem grande dos professores de História de hoje repete esta ladainha, mas não dá prá associar este nível de simplismo com cultura.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Parece que tinha até escravas brancas. Descendentes de negros e brancos eram escravos brancos que valiam muito mais. As escravas brancas bonitinhas deveriam servir para algum senhor de engenho taradão.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
O que raramente se comenta é que existiam brancos escravos mesmo nos Estados Unidos da America, em certos lugares e épocas.
A escravidão se tornou legalmente racial com o tempo, mas a princípio seu fundamento era a imposição do mais forte sobre o mais fraco, não do mais claro sobre o mais escuro.
Nós, Indios.
Eram embarcados em navios indo para as colônias inglesas no Novo Mundo, como Jamaica ou América do Norte, e lá se tornavam praticamente escravos de algum fazendeiro.
http://forumevangelho.com.br/t1821-elevacao-espiritual-tem-ligacao-com-a-estetica-corporal-cor-raca-etc-segundo-o-espiritismo
E o cara é bom..., vai direto na veia e não aceita enrolação.
Nós, Indios.
Mauritânia terá abolido por decreto em 1981. Não obstante a abolição, o parlamento necessitou decretar a escravatura crime punível com pena de prisão de 10 anos (2007).
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/6938032.stm
E bem lembrada a proibição de que deficientes físicos se tornem ministros de Deus.
Há os espíritas ortodoxos (embora divididos em seitas...) e há um espiritismo difuso, de mistura com outras crenças, talvez com muito mais seguidores que, possivelmente, não se definem como espíritas.
Segundo o Censo 2000, os Espíritas representam 1,3% da população brasileira, mas contam muitos simpatizantes e adeptos sincréticos, principalmente entre católicos romanos e gente pretensamente sem religião.
Não tenho estatísticas confiáveis, mas não conheço jovens brasileiros espíritas, pelo menos não empolgados. Mesmo os filhos de espíritas que conheço parecem tender mais para uma religiosidade difusa ou mesmo um agnosticismo sincrético do que prá um kardecismo ortodoxo.
Se minha impressão for verdadeira, como o Brasil é o último refúgio da doutrina espírita, ela está condenada a desaparecer em uma geração.
Nós, Indios.
Fico com a segunda alternativa. Esse debatedor me pareceu muito bom.
Quanto à questão de racismo imputada a Kardec, bem... Kardec era homem do seu tempo e o racismo era CIENTIFICAMENTE e indiscutivelmente válido em tudo o que se pronunciava. TODOS as pessoas de cultura daquela época eram racistas (até que me provem o contrário). Quanto a escravos terem vivido como escravos, maltratados, etc e tal porque em existências passadas foram isso ou aquilo, é ASQ - acredite se quiser.
Porém vejo um paradoxo gozado nisso tudo. O site ultracatólico Monfort apresenta um texto do Orlando Fedelho (ops! Fedeli) apresentando Kardec como um racista brutal e grosseiro. Mas como se comportou a Santa Madre Igreja diante da escravidão? Não abençoou ela os escravagistas das nações sob sua tutela? Que oposição ela fez contra a escravidão? Ela só se opôs em escravizar os indígenas (certo Acauan?), mas NADA viu de errado na escravidão dos negros. Já houve um católico que insistiu comigo que a escravidão teve um lado bom, pois foi uma oportunidade para evangelizar... Gostaram da desculpa?
Mas o tal racismo de Kardec NÃO TEVE eco dentro do Espiritismo. Suas falas em nada nos influenciaram. Tanto assim que em 1908, na cidade em que moro (São Carlos), a educadora espírita Anália Franco deu as caras e montou algumas escolinhas para crianças pobres. Ela quase foi expulsa desta catolicíssima cidade. Não por ser espírita, mas por ter cometido uma indecência inadimissível numa cidade tão cristã e temente a Deus: colocou crianças brancas e negras para estudarem JUNTAS. Pode uma coisa tão absurda assim?
E aí? O pessoal cético ou cristão por aqui pode me explicar essa posição cristã que reputo ser racista em detrimento da atitude da madame espírita, que apesar disso não deu trela ao Kardec neste aspecto?
Ei Acauan, não sei como se fazem para postar mensagens particulares por aqui. Eu queria saber se você ainda tem como me passar ao meu email a minha antiga senha do www.forumnow.com.br.
Grato
interessante dizer o conhecimento não seria "auto didata" ja que ele atribui o conhecimento a espíritos. (de tal forma que familiares de autores falecidos até ja entraram na justiça para pleitear direitos autorais).
Isto supostamente explicaria sua gama de conhecimentos na área medica , psiquiátrica, filosófica, histórica e principalmente morais.
considerando isto verdadeiro, ninguém melhor para contar uma história do que as que tenham vivenciada na pratica.
Recomendo então a leitura da Gênese Espirita ou a Serie pós morte do medico André Luiz como em "Um mundo Maior", onde o medico Andre Luiz através da psicografia de Xico Xavier confronta seu conhecimento cientifico com o espiritual, indo da medicina até a psiquiatria, onde termina a doenças do corpo e começa as da alma, onde termina a esquizofrenia, as convulsões e começa de fato as pertubações espirituais.
"Lei cármica ou ação e reação" cometa um injustiça e aguarde que no momento certo esta lei te ensinará qual o caminho mais certo a seguir.
pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado é amando que se é amado e morrendo que se vive.
sem nenhuma consciência sem existências
Kardec recebeu revelações de espíritos que no final compuseram uma doutrina filosófica muito sensata, que resolvia questões que a fé cristã e as outras não resolviam. Entusiasmado com isso, Kardec supôs que tais ótimas revelações teriam vindo de ESPÍRITOS SUPERIORES, ou seja, aqueles no nariz da fila para ingresso na condição de Espíritos Puros.
Só que o tempo, as pesquisas, os estudos e a própria evolução espiritual da Humanidade acaba por revelar coisas que na época não se perceberam. Então o Livro dos Espíritos, supostamente revisado por Espíritos Superiores, não resolve questões que a Ciência em pouco tempo resolveu (geração espontânea) e outras tantas coisinhas mais, que não eram essenciais para a estruturação da Doutrina Espírita, mas que são erros que desmentem a atuação dos ESPÍRITOS SUPERIORES.
Assim então os espíritas (os babacas fanatizados, pois para mim tá resolvido) terão de admitir a verdade: os "Espíritos Superiores" que revelaram coisas a Kardec eram apenas ESPÍRITOS COMUNS, eventualmente pouco acima do nosso nível moral e intelectual, mas não o suficiente para serem donos da suprema sabedoria e moralidade.
Daí então revelarem o ESSENCIAL para a construção da DE e deixar que o resto o tempo resolvesse. É bom para que os espíritas não percam o seu horizonte de humildade.
É como acontece com a Bíblia. Um verdadeiro cristão deve crer que ela é a PALAVRA DE DEUS, exata e infalível e absolutamente verdadeira sobre tudo o quanto se manifesta. Isso é afiançado pelos teólogos cristãos, certo? Só que a Bíblia diz que a Terra é plana, está situada no centro do Universo; que o céu é sólido, que o Universo foi criado em seis dias há 6.000 anos e que houve um Dilúvio que inundou todo o planeta até 10 metros acima do cume do Everest. Coisas essas que a Ciência já desmentiu. O que podemos dizer então da "revelação divina" da Bíblia? Que ela na verdade foi escrita por médiuns animados por espíritos tribais, ligados ao povo hebreu. Daí então seus erros científicos e a questionável moralidade bíblica...
É isso.
voce deve ter assistido "a escrava izaura" de mais! he...he...he
existe possibilidades para que possam atender as necessidades individuais, no caso regras tornariam as lógicas limitadas.
Apesar de ser simpatico a doutrina espirita , fui induzido por um forista negro a pesquisar e sendo obrigado a concordar que de fato Allan kadec era um racista influenciado pela sua época.
Ele concluiu equivocadamente que cérebros de negros indígenas seriam inferiores aos dos brancos, mas disse que isto não era nenhum demérito ja que todos inclusive ele mesmo ja teria sido um "selvagem" em vidas passadas.
Disseram: "deixe o homem pregar sua doutrina",pois antes dele ja apareceram outros, se de fato esta doutrina for divina permanecera caso contrario desaparecera assim como as outras.
Crenças são criadas a partir de observações de fatos, de modo que se estes persistirem por si mesmo, também permaneceram as crenças.
Se os fatos são comuns a crenças de diversas origens culturais é natural haver algum senso comum entre elas.
pois seria impossível um fofoca mundial ser bem aceita sem nenhum fato comprovado.
Ele veio para os que eram seus , mas os seus não o reconheceram.
Disse Felipe a jesus: "mostra nos o pai e isto nos basta."
Jesus: " A tanto tempo estou com voces e ainda não me reconheceram ? "
Quem ve ao filho vê ao Pai.
Desde o começo do mundo eu vos tenho ajuntado, como uma galinha ajunta seus pintinhos debaixo das asas.
mas concordo que o livro "Brasil pátria do evangelho" foi de fato uma patriotada ridícula.