Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Eu disse que fundamentalistas literalistas bíblicos são a arraia miúda do cristianismo intelectual e teologicamente.
Mas mesmo politicamente não estão com esta bola toda que por vezes se fala. Eles fazem muito barulho no chamando Cinturão da Bíblia nos Estados Unidos, mas são considerados um bando de caipiras pentelhos pelo resto do país e nunca são levados a sério além de algumas concessões inócuas que podem obter dos políticos em troca de votos.
Quando conseguem emplacar alguma vitória, como o ensino do Criacionismo nas escolas em algum estado do Sul ou Meio Oeste, a iniciativa é inevitavelmente barrada pela Suprema Corte ou mesmo em instâncias judiciais inferiores, por violar o laicismo do Estado, já que lá eles levam a Constituição muito a sério, quase em nível de um segundo livro sagrado.
Porque a afirmação "simbolismos não são mais necessários" sugere que a modernidade substituiu as simbologias por discursos não simbólicos, o que é uma contradição, uma vez que a própria linguagem é um processo no qual um objeto é representado por um símbolo e reinterpretado como objeto. O próprio princípio do conhecimento é transformar a realidade em símbolos compreensíveis pela inteligência e habilitar esta inteligência a promover a associação entre símbolo e objetos reais.
As simbologias se tornam mais profundamente necessárias quando condensam significados múltiplos, cuja totalidade não pode ser corretamente expressa pela codificação de seus elementos. Os simbolismos mitológicos são um exemplo e as civilizações se fundamentam nestes simbolismos, dentre outros tantos exemplos possíveis, inclusive os simbolismos modernos utilizados pelos meios de comunicação de massa, o que prova que não apenas as linguagens simbólicas não se tornaram obsoletas, como evoluem junto com as culturas que constituem.
Adeptos de uma doutrina não podem contestar seu núcleo de ideias fundamentais, o que não impede de contestar ideias periféricas.
Um cristão que contesta o papel central de Cristo na salvação da alma individual não pode mais ser considerado cristão, o que não ocorre caso ele interprete os sete dias da criação como metafóricos.
A questão aqui é que espíritas, como qualquer seguidor de qualquer doutrina, pode questionar aspectos periféricos da doutrina, mas não pode contestar a autoridade da codificação ou a existência do espírito sem deixar de ser espírita ou, pelo menos, espírita kardecista.
Médiuns charlatões são desmascarados todos os dias.
Vou citar o caso do engenheiro Rubens Faria Junior, pretensamente um dos recentes cavalos do tal Dr. Fritz.
Rubens Farias Junior foi amplamente aceito pela comunidade espírita enquanto angariava prestígio para a doutrina – uma vez que até um ex-presidente da república se tratou com ele.
Quando caiu em desgraça e todo tipo de truques, enganações e falcatruas por trás de suas "cirurgias mediúnicas" foram reveladas, a comunidade espírita se limitou a dar de ombros e dizer que aquele caso específico não compromete a credibilidade dos "verdadeiros médiuns".
E isto vem desde sempre.
Se mil médiuns forem provados farsantes, os espíritas dirão que outros mil que não foram é que representam verdadeiramente a doutrina e se desmascararem também estes mil, eles serão prontamente repudiados como o escocês da falácia, aquele que não é escocês de verdade.
Além disto, bom seria este mundo se a permanência de algum rito provasse sua veracidade.
A alegação de que suas práticas nunca foram provadas falsas pode também ser usado pelos Valdemiro Santiago da vida.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entendo isso Acauan, mas o lance que quero dizer com relação ao Espiritismo é que Kardec não precisou formular símbolos mitológicos para mostrar a cara do Espiritismo. A fé cristã é cheia de símbolos, umas crenças mais, outras menos, mas há batismo, crisma, matrimônio, confissão, salvação por fé, etc e tal. Tudo isso são coisas que no Espiritismo não fazem sentido, pois somos privados de mensagem de salvação.
De certa forma era o que eu estava tentando dizer. O problema é quando a coisa se desfigura e aí ficamos meio sem saber onde está o núcleo duro da doutrina e a periferia. Veja só a reencarnação, por exemplo. O Espiritismo começou errado no Brasil desde o início. Os primeiros espíritas eram egressos do Catolicismo e gostaram da DE em seu aspecto geral, mas não se despiram da carolice católica e uma coisa lhes era MUITO DOLOROSA: não temos Virgem Maria entre nós. No Espiritismo, Maria casou-se com o José, trepou com ele e por causa disso gerou Jesus e seus irmãos. Foi aí que alguém chegou com a obra salvadora: Os Quatro Evangelhos, de J. B. Roustaing. Esse aí simplesmente resgatou a defunta heresia docetista, fazendo de Jesus um fantasma materializado. Entre outras asneiras, diz que a reencarnação só se dá por CASTIGO, ou seja, o espírito, apenas em condição de espírito, evolui MUITO, chega a altos graus evolutivos, mas por algum acidente de percurso, torna-se orgulhoso, pedante e até ATEU! Com essas falhas de caráter, ele é PUNIDO com a reencarnação e inclusive suas primeiras encarnações são em... LESMAS. Tudo isso contradiz a Doutrina Espírita, mas como a tese de Roustaing quanto ao Jesus fantasmagórico resgatava a Nossa Senhora Virgem Santíssima, então eles aceitaram tudo quanto foi tolice que Roustaing disse SEM RESERVAS.
Os restos destes primeiros grupos espíritas foram unidos na fundação da Federação Espírita Brasileira, que tomou todos os cuidados para que Os Quatro Evangelhos se tornassem parte da Doutrina Espírita. Diziam até que eram "um curso superior de Espiritismo". Apesar dos esforços da FEB, o rustenismo nunca teve penetração entre a maioria dos espíritas, mas era apresentado como parte da DE. Claro que foi alvo de muitas contestações, apesar de ter aliados de peso (Chico Xavier). Vê então o que quero dizer com "contestações a uma doutrina"?
Com o nosso aplauso. A minha birra é quanto aos médiuns que se submeteram a investigações por pesquisadores, ilusionistas inclusive, e deles ou não se achou nada em desabono ou, em casos de fraudes eventuais, essas não tinham o poder de anular o que os pesquisadores endossaram.
Quanto a médiuns ou "pesquisadores" serem aplaudidos por ALGUNS espíritas (eminentes ou não), é um pecado muito grave, mas não é só dos espíritas...
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/o-que-eh-o-espiritismo.html
Tal como Pasteur fez em relação à Teoria da Geração Espontânea, não seria necessário dar à Ciência o trabalho de provar que espíritos e reencarnação não existem. Pasteur não provou que não existe geração espontânea. Provou que tudo o que era apresentado como suposta prova da validade desta teoria era produto de erro de observação e/ou experimental. Enfim, a Teoria da Geração Espontânea morreu por falta de sustentáculo.
Pois muito que bem: o pessoal cético tem apenas de provar que TUDO o que se apresenta como prova de manifestação espiritual nada mais é do que erros de observação, leitura quente, fria ou morna, inconsciente quevediano, força PSI, Erro Em Algum Lugar, etc e tal.
Só que para mim fica muito estranho quando tais hipóteses alternativas explicam um ou outro caso, mas não a totalidade da coisa. E pior ainda é quando os sábios céticos precisam mentir para defender a fé cética...
Camerão, estou no aguardo até hoje de que me apresentem os requisitos que Crookes & Cia Bela não cumpriram quando fizeram os seus experimentos. Devem tê-los cumprido, já que nada restou aos sábios céticos senão mentir para defender a fé cética, ou falar em paixões, ou em fraudes as quais "não temos como saber atualmente quais eram, pois já se passou muito tempo..."
E se isso não for feito, as materializações da Irmã Josefa continuarão sendo aceitas como verdades cientificamente comprovadas em locais como Harvard University.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Isso é com você, Encostado. Não me lembro nunca de haver dito que tais eventos eram VERDADES CIENTÍFICAS, até porque o trabalho não foi concluído e o vaidoso Waldo Vieira, achando que tinha coisa boa em mãos, forçou a barra entre os colegas para permitir acesso aos repórteres do Cruzeiro, um semanário fundamentado em sensacionalismo barato. Deu no que deu: dizer que tudo era fraude faria as vendas da revista explodirem, como de fato aconteceu mesmo. E o Waldo Vieira, covardão que era, em vez de dar a cara para bater e refutar o que seriam mentiras e distorções, simplesmente fugiu apavorado pro meio do mato. Ficou escondido e largou seus colegas na mão. Aí nada mais se fez, a médium seguiu sua carreira solo cobrando pelas sessões, até que um dia se deparou com uma família espírita mais esperta, encheu muito a cara e aí, com ela dormindo de ressaca, acharam a chave da sua mala e lá encontraram a Josefa fajuta. Caiu a casa da dona...
Agora quanto ao que foi feito por pesquisadores mais competentes que o Waldo, como eu disse, Encostado, só vi refutações dignas de alunos de primeiro grau.
É isso
Ei, Camerão, eu acho a Astronomia e a Evolução coisas que verdadeiramente têm méritos científicos, mas quando foi que seus postulados foram testados inúmeras vezes?
Foram validados pelas evidências. E pela falta de evidências em contrário. Até agora, explicam todos os fatos e permitem previsões que se confirmam. Ou, caso da evolução, conhecemos o mecanismo genético que a causa e a vemos acontecer diante de nossos olhos. A evolução passada pode nunca ter acontecido, mas os registros fósseis validam a teoria.
Já no caso do espiritismo, dependemos da boa vontade dos espíritos em se manifestar quando chamados e ainda temos que separar charlatões de médiuns bem intencionados, portanto o que temos são casos isolados que podem ser explicados como manifestação espiritual, mas não permitem experimentação.
O que eu acho gozado é o pessoal cético comparar coisas incomparáveis. A Evolução e Astronomia lidam com coisas físicas e/ou biológicas, que permanecem ou se extinguem, mas cuja existência eventualmente pode ser confirmada. Já no caso dos fenômenos mediúnicos lidamos COM PESSOAS. Estas têm prazo de validade, vontade própria, limitações próprias, etc e tal. Ou seja, nunca se pode garantir resultados sempre constantes iguais, como o experimento de dissolver 1 grama de cloreto de sódio em um litro de água a 40 graus Celsius.
Daí então o trabalho de se descobrir quem é médium autêntico de quem é farsante. Eliminados os farsantes, trabalhamos com os autênticos e às vezes obtemos fenômenos, às vezes não. Contudo, constatados os fenômenos e eliminadas todas as possibilidades de fraudes, o que vamos dizer? A verdade ou fazer coro com os céticos de que "houve fraude, mas apenas não pudemos detetá-la..."?
Ô Camerão, então me explica essa: em 1987 fiz um curso de Iniciação à Astronomia e disse o professor que as estrelas com mais de 10 massas solares evoluíam de forma contínua, indo da fusão do hidrogênio para hélio, de hélio para carbono, de carbono para silício, até chegar no ferro. Aí a reação é endotérmica e a estrela implode, formando uma supernova. Nesse processo ela passa da cor azul para a branca, depois para amarela, laranja e finalmente torna-se uma supergigante vermelha e finalmente explode. Mas naquele mesmo ano explodiu a primeira supernova visível ao telescópio... e era uma estrela azul. Que deu de errado nas previsões exatas em 100% dos astrônomos como você afirma?
Camerão! Se vai falar mal DOS ESPÍRITAS, fale mal DOS ESPÍRITAS. Favor não fazer como os testemunhas de jeová e tantos outros apologistas cristãos que juntam pajelança, bola de cristal e ciganas, tarô, cristalogia, pirâmides e profetas de araque num mesmo saco e rotule a isso de Espiritismo. Eu já falei de experimentos ESPECÍFICOS e de nomes de pesquisadores consagrados no meio culto. É disso que estou falando. Favor não fugir pela tangente.
Foi VOCÊ e não a gente que trouxe essa comparação para a discussão KATSO!!!
Hein? Pessoas então não podem ser sujeitas a uma análise com embasamento científico? Podemos jogar todas as ciências humanas no lixo então e todos os conhecimentos que temos sobre anatomia humana também?
Cada desculpinha...
Ah! Sim, eu até tenho dito que o pessoal cético deveria fazer uma cruzada para se eliminar esse termo "Ciências Humanas", pois de fato o ser humano NÃO ESTÁ sujeito a estudo científico. Pessoas pensam diferente de outras, acreditam em coisas distintas, agem diferente sob mesmas situações de estresse, etc e tal. Não há como se estabelecer parâmetros científicos quanto a isso.
Já o corpo humano tem menos buracos em relação aos estudos científicos, pois suas estruturas são mais ou menos padronizadas. Ainda assim dá bode às vezes. Sabe que há um camarada que não tem o hemisfério cerebral esquerdo, enquanto que em outro falta o direito... mas mesmo assim são indivíduos normais. Já tem outro que só tem 30% de toda a massa cerebral e mesmo assim é um indivíduo normal. Então a fala de um cético que ouvi um dia, mostrando um modelo de cérebro e dizendo que sem aquilo, nada existiria de mente, está precisando de uma recauchutagem científica...
As vezes as pessoas parecem achar que sabem tudo sobre o cerébro (em todo seu aspecto) como se 1+1 fosse 2 simples assim... eh um orgao que ateh onde eu saiba eh bem complexo e esta totalmente ligado com todas nossos orgãoes sensoriais, quando ele apresenta maus funcionamentos ou problemas (como se ja tivessem mapeados todos os tipos) é dai que pode vir a crição das mais diversas coisas imaginaveis e inimaginaveis como as religiões por exemplo.
Isso falando de forma isolada, agora vai levar em consideração influencias externas direta e indiretamente a ele.
Isto é so um ponto a se levar em consideração pq não existem cerébros 100% perfeitos, sem defeito ou problema nenhum ou até mesmo imune, em todo seres humanos.
Diria que resumindo as pessoas submestimão demais esse orgão :D
ou eu que superestimo ele demais?
voce andou assistindo muito: "A escrava izaura" he...he..he..he
sem nenhuma consciência sem existências
Ninguém pode testar se existem espíritos e mesmo se existissem, ninguém garante que o suposto mundo espiritual seja como os espíritas dizem.
No mais, o Botânico só tangenciou o que a Cameron disse. Falando que seres humanos são falhos e bla bla bla, mas ninguém quer saber isso, queremos saber sobre a existência de espíritos e as provas. Já temos prova o suficiente de que o ser humano é "falho". Aliás é por isso que inventaram o método científico, para que essas falhas não atrapalhassem a observação e explicação dos fatos.
Não se pode estar certo de que uma espécie evoluiu a partir de um embrião, isso ainda é especulação, apesar de logicamente correto. Ainda que encontrem a adenina e a guanina em locais adversos (no espaço ou na terra), ainda assim não explica como isso foi formado originalmente e como do nada isso passou a se unir para formar vida.
Daqui apouco vão dizer que a evolução existiu pois todos possuem átomos em sua constituição.
"Segundo essa lei, o embrião de uma determinada espécie passa, durante o seu desenvolvimento, pelos estágios adultos mais importantes de seus ancestrais evolutivos."
E temos fósseis que mostram a evolução de uma espécie. E sobre a origem da vida tem aquele experimento famoso que dá origem a coacervados. Os coacervados não são células mas são muito parecidos com elas.
E esse experimento é tão básico que qualquer curso de biologia faz esse experimento. Como sabem que aquela era a atmosfera primitiva? Eles sabem isso pelas rochas.
E sobre a origem de bases nitrogenadas, e átomos. É aquela história longa, tudo começou com o big bang (com um plasma de subpartículas que virou átomo ), com os átomos de hidrogênio que se uniram e formaram estrelas, as estrelas fundiram os átomos transformando em hélio, carbono, oxigênio, algumas dessas estrelas antigas explodiram (fundindo elemntos mais pesados) e deram origem a um disco de matéria que se agregou de novo, que virou uma estrela, o resto virou planetas, e um desses planetas é o nosso.
Estrelas jogam núcleos atômicos, energia, aquecem discos de matérias e tem aquela interação entre os átomos, é a receita para a formação de substâncias.
Mas nós não podemos rastrear espíritos, e traçar uma história como fizemos com o universo até agora.
Exato a materia fisica é manipulavel pelo homem, espiritos são seres inteligentes com vontade própria que não se sujeitam a manipulações humanas contra suas vontades.
Vejamos digamos que eu fosse pego de surpresa pela morte e me conscientizasse de que teria que partir em breves minutos para um mundo distante talvez para nunca mais voltar, Qual seria minha reação instantânea ? Preciso avisar as pessoas que eu amo, que eu estou indo mais que continuo vivo.
Conheço muitos casos onde pessoas conhecidas relataram a aparição de tais espiritos, por exemplo uma amiga sentiu o espirito da mãe dela abrando-a, em minutos o telefonema do japão avisando que sua mãe tinha acabado de falecer.
Oura disse ao seu filho, vamos no hospital porque a sua irmã morreu e o rapaz disse: A senhora ta louca fomos la ontem e ela estava bem, mas porque a senhora esta falando isso ?
"porque acabei de ver ela se despedindo na janela." e de fato a moça havia falecido.
São caso de pessoas próximas e para mim isto serve de evidencias pessoais que a vida continua,mas porque este conhecimento é dado a poucos eu não sei dizer, talvez seja apenas uma comprovação de um fato natural que tais pessoas ja aceitavam antes.
sem nenhuma consciência sem existências