Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Epidemia de fraude na ciência

123457»

Comentários

• HuxleyHuxley Membro
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Uai... E quais conclusões racionais não "operam sobre um conjunto previamente dado de axiomas, pressupostos, etc"?

Nenhuma. Mas não entendo por que você está perguntando isso para mim. Isso parece análogo ao preciosismo de alguém que responde a quem diz “Na humanidade, não há imunidade aos erros” com um “Uai... E qual animal está imune aos erros?”.
    Acauan disse: O literalismo religioso é doutrinário, não metafísico.

Você ignorou que eu coloquei a palavra "metafísica" entre aspas. Porém, chamar algo de "doutrinário" ao invés de "metafísico" não torna esse algo imune às críticas racionais.
    Post edited by Huxley on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Huxley disse: Nenhuma. Mas não entendo por que você está perguntando isso para mim. Isso parece análogo ao preciosismo de alguém que responde a quem diz “Na humanidade, não há imunidade aos erros” com um “Uai... E qual animal está imune aos erros?”.

Waaalll... Perguntei porque você deu a entender ou eu entendi que você deu a entender que só a Metafísica tinha esta característica.
    Huxley disse: Você ignorou que eu coloquei a palavra "metafísica" entre aspas.

Verdade.
    Huxley disse: Porém, chamar algo de "doutrinário" ao invés de "metafísico" não torna esse algo imune às críticas racionais.

Doutrinas reveladas são imunes à crítica racional.
    Antes que tire conclusões precipitadas, explico.
    A crítica racional só serve aos racionalistas, aqueles que acreditam que a razão deve dar a última palavra sobre o que é verdade.
    Quem acredita em doutrinas não se alinha a este paradigma, para eles a fonte da crença na doutrina pode ser divinamente inspirada, ideologicamente absoluta ou simplesmente "acredito porque quero e pronto", o que faz com que - para eles - qualquer crítica racional entre por um ouvido e saia por outro.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.