Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

1235720

Comentários

• Acauan disse: O problema é quando Deus é definido apenas como Princípio, o que é amplo e vago demais para ser contestado.
    É realmente estranho que Harris não perceba a armadilha lógica na qual ele mesmo se mete.
    Se alguém diz que algo determinado não tem um Princípio, então tudo que pode afirmar sobre este "algo" são observações pontuais e conclusões subjetivas.
    E se admite um Princípio - e nenhuma definição doutrinária está em discussão - então basta chamar este Princípio de Deus.

Exatamente: nunca se chegará a algo conclusivo e definitivo.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Marcio disse: Quando um deus "cria", deixa de ser absoluto.

E o que cria Deus?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Cameron disse: Fé nunca foi o meu forte...

Lembrando que falta de fé religiosa não implica em falta de Fé de qualquer tipo.

Mesmo porque, em última instância isto é impossível.

Toda vez que acreditamos em uma conclusão lógica, simultaneamente depositamos fé nas premissas que sustentam aquela conclusão.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    sybok disse: Mesmo que ele não possa criar círculos quadrados, poderia ao menos avisar uma jovem que na próxima esquina tem um estuprador pronto para ataca-la.

Difícil se há uma cadeia de eventos infinita.

Como Fernando citou Star Trek vai outro exemplo, quando McCoy volta no tempo para a Terra nos anos 30 e salva uma jovem de ser atropelada.
    A jovem se torna uma pacifista que funda um movimento que atrasa a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra. Em consequência os alemães tem tempo para construir a primeira bomba atômica e vencem.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Fernando_Silva disse: Moral é o que permite a convivência, é o que permite a existência de sociedades humanas. Disto resulta que a moral de cada sociedade varia conforme seus critérios do que é importante dentro desta convivência e quem pertence ao grupo "nós" e ao grupo "os outros".

A humanidade progride à medida em que mais dos "outros" são incluídos em "nós".

Fernando,

Você percebeu que sua definição de progresso moral da humanidade não está contida na definição de moral do parágrafo anterior?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • sybok disse: O problema é que ai você cia na mesma armadilha que o Sam Harris caiu.
    A resposta poderia ser algo como: "O inferno não é um lugar de tortura eterna, segundo os hindus..."
    Eu estava replicando um trecho do vídeo postado aonde Craig estava dizendo que os cristãos não serviam a Deus para escapar do inferno mas por ele ser a "bondade suprema", nesse caso o Deus em questão estava definido e as contradições entre as próprias descrições que fazem a respeito dele podem ser apontadas.

Come with me if you wanna live.
  • Fernando_Silva disse: Ele pode ter nos criado e depois se cansou da brincadeira e nos esqueceu. Nem por isso deixaríamos de existir.
    o seu deus brincalhão sofre do mal de Alzheimer ?
    neste caso eu acho que é voce quem esta brincando.
    salgueiro disse: Como o problema do mal seria encarado caso a morte não fosse o fim ? O que vcs acham

o mal causado pela ignorância humana, pode ser considerado um problema para o homem e para Deus uma solução possibilitando a criação humana embora em niveis variados conforme o amadurecimento humano, tais conceitos da ignorância, mal e o sofrimentos serão eternos como a vida.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • médium Percival disse: Pra quem assistiu produções japonesas que tratam do mesmo tema, me pareceu enfadonho e chato filmes japoneses sobre o tema costumam ser melhores. Prefiro Yuyu Hakusho.

os desenhos podem até ser, mas os filmes são horríveis até ja foram objetos de satirização do todo mundo em panico.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: O mal continuaria sendo o mal. No máximo, poderíamos aguentar resignados se tivéssemos certeza de que a vida seguinte seria melhor que esta.

ateus buscam na crença da inexistência uma saida para vida que eles rejeitam,mas acredito que a vida seguinte sera apenas uma continuação desta, com trabalho, realizações e frustrações desta forma alguns acreditaram que a continuação da vida seja um inferno eterno ja outros um paraiso eterno.
    sinto logo existo!
  • Acauan disse: 1. A Teodicéia do Livre Arbítrio, que se limita a tentar justificar o mal provocado por pessoas, mas sequer aborda os males causados pela própria Natureza;

digamos que Deus tenha criado a raça humana(todo ser vivo capaz de interpretar sentimentos) consciências mutáveis porem não importa oque desejarem ou fizerem são "indestrutíveis" .
    Essa imortalidade que possibilitou a liberdade total para auto formarem personalidades próprias.
    Assim muitos mundos não são obras diretas de Deus e sim de algumas das suas consciências humanas mais maduras, assim é que "sempre" existirão filhos descontentes com seus pais, pois onde ha uma hierarquia democrática sempre haverão diferentes níveis de consciências.

Acauan disse: 2. A Soberania Divina, essencialmente calvinista, que diz que Deus decreta o que é BEM ou mal e fodam-se os humanos;

errado! a consciência humana é quem decreta o que é o bem e o mal.
    Deus é o necessário para perpetuação da vida
    Acauan disse: 3. A proposta de Leibniz de que este é o melhor dos mundos possíveis.

concordo pelo menos para o nosso atual nivel de consciência
    Acauan disse: Leibniz redefine o conceito de onipotência divina, de poder fazer qualquer coisa, para poder fazer qualquer coisa possível - Deus não poderia fazer um círculo quadrado. E disserta a partir daí.

mais uma vez concordo e defendo a mesma idéia de Deus não ser ilimitado:

1. Deus não pode criar outro Deus igual a ele que não continue sendo ele mesmo.
    2. Deus não pode ir alem de si mesmo ja que ocupa todo o espaço
    3. Deus pode acabar com o "mal",mas não o deseja ja que nós somos o mal que Deus desejou criar.
    4. a ignorância nata é que possibilita a liberdade da auto criação da personalidade humana, portanto deve ser eterna, assim como o sofrimentos tambem auto causado por ela.
    Isto é justo o preço pago pela ignorância é a liberdade do ser"eu" .
    sinto logo existo!
  • Cameron disse: Leibniz "soluciona" o problema do mal tentando relativizar um conceito absoluto da onipotência, mas é tentar pular sobre a própria sombra, se esse é o melhor dos mundos possíveis então Deus não é onipotente, ele seria incapaz de criar um mundo melhor.
    Creio que na casa do Pai existam muitas moradas, mais agradáveis ou não.
    Mas este pode ser o melhor mundo possível para o nivel da nossa consciência, imagine um Brasileiro mal educado morando em um pais onde as pessoas ja possuem um nivel melhor de consciência, certamente ficaria com carteiras perdidas, levaria jornais sem deixar o dinheiro, não pagaria transporte publicos...etc
    Não adianta querer criar um peixe fora d´agua que ele não sobreviveria, não podemos pegar um morador de rua e coloca-lo diretamente para morar na nossa casa, antes será necessário higeniza-lo, manda-lo para uma escola preparada para educa-lo, aih sim! Talvez ele consiga se adaptar ao novo mundo até então ignorado por ele.
    sinto logo existo!
  • Cameron disse: Se Deus é a "bondade suprema"

Bondade e maldade são conceitos humanos, digamos que Deus seja o necessário para criação e a manutenção da vida.
    Cameron disse: por quê raios existiria um inferno para começo de conversa?

sofrimento é causado pela eterna ignorância nata, preço justo pela liberdade da auto formação do ser"eu"que possibilita a manutenção dessa individualidade humana.

Cameron disse: É condenável e abjeto o consumo de carne humana.

tanto quanto o consumo de carne animal, ou ser racional seria matar e comer o ser irracional?
    É nossa "racionalidade" quem define o nosso direito a vida em detrimento da vida dos animais ?
    sinto logo existo!
  • Acauan disse: Uma vez estabelecido o Princípio, a coisa para aí. Os cientistas não tem que explicar de onde vêm as Leis da Física, já que a adotam como Princípio, tanto quanto os religiosos não tem que explicar de onde vem Deus, já que o adotam como Princípio.

concordo
    Acauan disse: Marcio disse: E por que uma moral objetiva baseada no consenso coletivo não pode advir dos seres humanos?

Se baseada no consenso, então é um resumo de opiniões, logo subjetiva e não objetiva.

se atende as necessidades pode ser considerada objetiva.
    Acauan disse: Hierarquia morais são conceituáveis mesmo em uma moral absoluta.
    Exemplo: É imoral matar animais por crueldade, mas não é imoral matá-los para comer.

Desde que não haja uma opção mais racional.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Isso mesmo. Se um deus não vive entre nós, como nós, ele não poderia experimentar a nossa moral.
    Aí inventaram Jesus. O deus judaico se humanizou.

Disse bem o Deus cristão se humanizou não apenas na personalidade de Jesus mas sim em toda personalidade humana, pois ele disse sois deuses, portanto essências divinas habitam o nosso ser experimentando sentimentos, conscientizando a nossa moral humana.

Marcio disse: Quando um deus "cria", deixa de ser absoluto.

Deus não criou no sentido de fazer aparecer algo externo a ele e sim no sentido de modificar parte da sua consciência limitando-a a raça humana.
    Percival disse: Acauan disse: O problema é quando Deus é definido apenas como Princípio, o que é amplo e vago demais para ser contestado.

E se o definirmos como sendo o Todo ?
    neste caso não haveria mais nenhum principio , meio ou fim ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Acauan disse: Toda vez que acreditamos em uma conclusão lógica, simultaneamente depositamos fé nas premissas que sustentam aquela conclusão.

Toda vez que voce toma um medicamento é pela fé que acredita na ciência e não pelo conhecimento da causa.
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Cameron,

Concordo com seus argumentos sobre o perigo da relativizar os aspectos morais. Certamente, o consumo de carne humana é um TABU, para muitos povos, assim como:
    - o adultério;
    - o incesto;
    - a necrofilia;
    - a bestialidade;
    - o assassinato;
    - e muitos outros exemplos. Parece que, em todas as sociedades, desde os ilhéus do Oceano Pacífico até os cidadãos europeus, há coisas que são, simplesmente, intoleráveis. Se esses valores morais, digamos assim, "universais", são inatos (como o sexo, o tipo sanguíneo, a cor da pele, dos olhos etc.) ou se são aprendidos dos pais, professores e sacerdotes, é algo que não me atrevo a especular. Mas certamente, tais valores existem mesmo, e impõem limites - indispensáveis eu diria - para a vida em sociedade. Talvez, para os "crentes", tais valores foram inculcados por Deus no momento do nascimento?
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Acauan disse: Toda vez que acreditamos em uma conclusão lógica, simultaneamente depositamos fé nas premissas que sustentam aquela conclusão.
    sybok disse: E se formos aplicar um tipico panenteísmo ai, onde nós criaturas somos feitas do próprio Deus, a interpretação do sofrimento humano poderia ser vista por Deus como algo praticamente simulado, fruto mais da ilusão e ignorância do ponto de vista humano, e não uma realidade objetiva do ponto de vista maior.

Exato! Minha conclusão lógica diz que "Deus é tudo, o todo e todos" esta premissa pode dar mais sentido lógico a vida, alem de impor mais dificuldade a lógicas de refutações contrarias.

sybok disse: A verdade é que pra nós isso tudo NÃO resolve o problema do mal.
    Só diz que o mal não é tão mal assim no ponto de vista de Deus e que nós é que somos muito sensíveis e ignorantes, mas que nossa opinião pouco importa.
    aquilo que vemos como um mal , pode ser visto por Deus como uma solução ou possibilidade para nossa existência,mas a nossa vida deve ser considerada ruim ?

sybok disse: O maior problema com essa opção se refere a explicar a clara omissão de socorro por parte de um ser onipotente.
    Mesmo que ele não possa criar círculos quadrados, poderia ao menos avisar uma jovem que na próxima esquina tem um estuprador pronto para ataca-la.

Deus mantem sua personalidades humanas pelo preço da ignorância que lhe é concedido na liberdade das suas ações.
    para o amadurecimento suas consciências é necessário que elas vivenciarem todos tipos de sentimentos agradáveis ou não, este é o preço da liberdade para auto formação da personalidade do ser"eu".
    ja sei até qual sera a sua resposta, pode mandar que eu vou refutar.
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Cameron,

Concordo com seus argumentos sobre o perigo da relativizar os aspectos morais.
    Nesse caso não deve ter entendido direito o que eu disse, eu ataquei exatamente a noção de valores morais absolutos, apenas quis mostrar com o exemplo que uma moral relativa, subjetiva ou arbitrária não é o monstro de sete cabeças que os religiosos pintam, vivemos sob esses ditames morais e mesmo não sendo um valor absoluto não temos uma explosão de canibalismo por aí.

Note que eu não tenho nada contra a ideia de valores morais absolutos, eu até gostaria que de fato houvessem, só não vejo razões para acreditar que existam.

Come with me if you wanna live.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    para o Marcio

CRIATURO disse: sentir é o sentido da vida, logo Deus sentir faz todo o sentido ja que consideramos que ele mesmo seja a fonte da vida e dos sentidos.

Só se ele se impor limites se repartindo entre incontáveis seres universo afora, como versa a sua teoria.
    Mas o mito religioso que eu estou criticando não aceita isso.

R: hipóteses aceita qualquer idéia

CRIATURO disse: Deus é o Todo e fora dele não ha coisa alguma, logo Deus é limitado por si mesmo ja que não pode ir alem de si.
    Inatingível ?indestrutível seria o termo mais adequado, como uma energia que pode ser manipulada , transformada mas não aniquilada.
    por qual razão Deus não poderia impor limites a si mesmo ?
    Nós somos a parte de Deus limitada.

Então, seu deus se transmutou em um universo e seus componentes. Suponho que só assim pode ele vivenciar muitos sentidos. Como um único arranjo, única consciência, ele teria poucas possibilidades.

R: dividir a ” total” consciência Deus , seria o mesmo que querer torna lo inexistente, mas ele desejar diminuir uma parte do seu maior potencial consciênte é possível, se dividindo em infinitos “outros” niveis de consciências menores, talvez isso seja o mais provável a justificar a criação humana.

CRIATURO disse: Bem e mal representam apenas um desequilíbrio de uma mesma energia Deus manifestando-se em diferentes níveis de potenciais.
    Só existe um unico meio, Deus e nada pode ser externo a ele.

Bem e mal são interpretações advindas de consciências limitadas.

CRIATURO disse: coisa acontecem porem todas possuem um sentido pré determinado, ou causado por alguma energia inteligente desconhecida e ainda não compreendidas.
    Mesmo ações mecânicas possuem uma origem inteligente, assim como as maquinas construídas pelos homens .
    ok! somos seres interagindo mutuamente, logo somos responsáveis por causar e sofre as reações das nossas ações humanas.

Tenho problemas com esse conceito de "energia inteligente", se considerarmos que a inteligência é algo que emerge de um sistema específico.

R: voce tem problemas em admitir uma causa primaria inteligente, então o substitui por “sistemas e arranjos” que também implicaria em uma formação inicial inteligente.

CRIATURO disse: Obs. considero como raça humana todo ser vivo com capacidade de interpretar sentimentos.

Você e sua mania de mudar o significado das palavras. Se meu cão Spyke for capaz de interpretar sentimentos ele é humano?
    Ou então você considera que só humanos podem interpretar sentimentos.

R: conheci um cachorrinho vira-lata que andava rodando pelo bairro, um dia sai e o vi dormindo na rua, dei comida e ele “adotou”‘ minha familia , apesar de ser velhinho o bicho era danado, pequeno, preto e orelhudo o nosso Spike era ironizado por uma vizinha de “Spock”, logo aprendeu pular por entre a grades do portão sai e voltava quando queria, por conta disso começou aparecer no bairro filhotes de puldos , chiuaua ,cooker todos orelhudos prontos para voarem , então fui obrigado a castrar aquele velhinho safado que abandonava seu filhotes.
    O Bicho de tão inteligente parecia gente, quando eu ia sair o ele corria e ficava parado em frente a porta do carro, de orelhas baixa , olhos súplices e uma tremenda cara de pidão, o bichinho adorava um bom passeio de carro, não precisava nem falar para querer demonstrar isso!
    Quando me seguia sem ser chamado pela rua , eu parava e só de apontar o dedo para traz ele baixava as orelhas e voltava para casa o bicho era dócil e obediente, ao contrario do meu outro cachorro, burro ,teimoso e ainda por cima que avança contra pessoas na rua, por conta disso um maluco andou ameaçando de mata-lo e infelizmente parece que cumpriu sua promessa mas errou o alvo, pois o meu Spike amanheceu envenenado, mas o outro cachorro pentelho continua vivo ,mas agora com alguns incentivos aprendeu a ser menos chato e ta evoluindo aos poucos.
    Se a vida continuar sendo possível eu gostaria de poder rever o Spike, pois existem seres capazes de criar em nós o desejo de viver, Seja Deus ou um cachorro.
    Assim considero também o seu Spike como um ser pertencente ao principio da raça humana, pois mesmo ainda não conseguindo interpretar sue sentimentos, ja consegue esboçar claramente sua vontade própria auto personalizando seu ser.

CRIATURO disse: Sim bem e mal são conceitos humanos e relativos a interpretações pessoais "alegria de um tristeza para outros", mas tambem podem ser interpretados apenas como "uma diferença de potencial de uma mesma energia inteligente Deus" manifestando se em níveis "diferentes".

Você faz uma falsa analogia com a energia elétrica. Os polos positivos e negativos servem apenas para identificar o sentido da corrente elétrica, não são propriedades opostas como o bem e o mal.

R: os polos positivos e negativos servem apenas para identificar a onde se encontra o maior potencial de elétrons e o menor respectivamente, analogamente a palavra bem pode representar a onde esta o maior potencial da consciências Deus, assim como a palavra mal, pode representar a onde encontra se o menor potencial Deus.
    Assim,tanto no comparativo com a eletricidade , quanto na lógica divina o ”Bem” e o” mal”, o positivo e negativo não representam coisas diferentes com sentido contrários, nem algo prejudicial a existência do ser muito pelo contrario, o torna possível na existência de um desequilíbrio causado por uma diferença de potencial em uma Única Energia Deus.
    Deus criou em si mesmo um “desequilíbrio proposital” criando assim diferentes níveis de consciências , estes diferentes níveis de potenciais deus ,além de possibilitar as individualização de infinitas consciências humanas, também proporcionou a criação do movimento das suas ações.
    Consciência Deus é o pensamento do ser ”eu”, Ação é o movimento causado pelo desequilíbrio intencional do potencial da consciência Deus.
    Dentro do ponto de vista humano, bem e mal pode significar sentimentos opostos, mas sempre ha de ser respeitado a relatividade da interpretação pessoal.

CRIATURO disse: é como eu sempre digo " com tanta gente cuidando da vida dos outros" Deus não vê necessidade em ser uma supernanny, criou a vida indestrutível e dando liberdade para vivermos livremente fazendo dela o que bem entendermos, claro que rindo ou chorando ja que isto também faz parte das nossas vidas dando sentido a elas.

É, pode ser, exceto que a vida não é indestrutível. As pessoa morrem.

R: morrem ,mas não deixam de ser!
    Inexistência só é possível dentro do pessimismo ateu

CRIATURO disse: se entendi bem voce quis dizer que Deus somos nós? Se for isto eu concordo!

Tudo e todos estão contidos numa realidade mais fundamental.

CRIATURO disse: por qual razão Deus não poderia querer ter limitado uma parte de si mesmo?
    por que a palavra mundo não pode representar apenas uma unica coisa existente Deus, dessa forma o conceito da existência externa a Deus definiria com louvor o conceito da palavra inexistência.
    Se não existe o fora, como pode existir o dentro ? neste caso tudo é Deus, simples assim!

Tudo e todos estão contidos numa realidade mais fundamental.

CRIATURO disse: Aih! sim chegamos a um mesmo denominador comum!
    Deus é o Todo, o tudo e todos!

É a realidade mais fundamental.

E acima de tudo, é uma coisa da nossa cabeça! Hahahaha!!!!

R: sim ,mas da nossa imaginação é possível criar-se realidades!

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Cameron,

Sim, eu fiz uma leitura apressada de seu argumentos - desculpe! Agora vai:
    Quanto a valores morais objetivos e/ou absolutos tais não encontram exemplos na sociedade humana, assim como a perfeição, o infinito e outros conceitos absolutos também não.
    Temos o relativo, o subjetivo, o abstrato e o arbitrário, melhor usar o que temos da melhor forma possível do que tentarmos nos guiar por algo que não existe.
    Concordo! Embora seja mesmo muito difícil termos valores morais ABSOLUTOS (que eu também gostaria que existissem!), pelo menos a existência de valores morais transculturais, presentes em várias sociedades, nos deixa menos pessimistas, e consolida a ideia de uma moral independente de fundamentos religiosos.
  • Criaturo,

Você já considerou a hipótese de Deus não existir, mas ser somente um produto sociocultural, como a pintura, a escultura, a gastronomia, a música e etc? Vejamos:
    - uma sociedade militar e agressiva venera, acima de todos, o deus da guerra;
    - uma sociedade agrícola ou pastoril venera a deusa da agricultura;
    - uma sociedade de marinheiros ou comerciantes venera o deus do mar;
    - uma sociedade de intelectuais venera a deusa da sabedoria.
    Será que é apenas coincidência?
  • Azathoth disse:
    Você já considerou a hipótese de Deus não existir, mas ser somente um produto sociocultural, como a pintura, a escultura, a gastronomia, a música e etc?

Do tipo uma esquizofrenia causada pela carência humana?
    De forma alguma, alem dos fatos observados, todo o meu ser diz que Deus existe.
    mas não nego que o entendimento de Deus varia conforme o nível da sua consciência humana.
    Alem do mais Deus contem e não pode ser contido, elimine todo conhecimento sobre Deus, isole recém nascidos em uma ilha, permita que eles iniciem uma cultura livre de influencias religiosas e fatalmente sonhos, premunições e visões de gentes falecidas,naturalmente os fara acreditarem na existência de um mundo espiritual, então os que passarem por experiências mais intensas se aventurarão a querer explica-las iniciando assim novas religiões.
    por isso de forma alguma uma sociedade sera exclusivamente ateia.
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Criaturo,

Seu experimento seria um fracasso, desde o começo: o recém-nascido precisa mamar, se fosse separado da mãe imediatamente após o parto, e levado a uma ilha deserta, ele morreria de fome. Além disso, muitas sociedades têm populações, se não exclusivamente, pelo menos maioritariamente atéias: a Dinamarca, a Finlândia, a Noruega, a Suécia, o Japão com o xintoísmo, o Nepal e o Tibete (estes últimos países professam uma vertente do budismo que NÃO admite um deus criador, central e pessoal, que opera milagres, que castiga os maus e protege os bons, nem oferece a ideia de um Messias, como Jesus Cristo).
    E, no entanto, estes países com maioria de ateus têm os MESMOS valores morais de muitas nações cristãs, de modo que NÃO PRECISAMOS de Deus para termos ética/valores. Provavelmente, toda sociedade, desde uma tribo de caçadores-coletores de 50-100 indivíduos, até um Império Britânico ou Romano, precisa de regras, de normas para convívio social: quem seguir as normas da sociedade pratica o bem, quem as transgride faz o mal. Isto valida a ideia do Marcio, que a noção de bem e de mal é um conceito exclusivamente humano, e que não precisa ou depende de um Deus central/pessoal.
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Azathoth disse: Seu experimento seria um fracasso, desde o começo: o recém-nascido precisa mamar, se fosse separado da mãe imediatamente após o parto, e levado a uma ilha deserta, ele morreria de fome.
    levantei apenas uma hipótese tipo ficção a idéia não era provar que criar seres humanos nestas condições seja possível e sim deduzir pela lógica como as crenças surgem naturalmente.
    Azathoth disse: E, no entanto, estes países com maioria de ateus têm os MESMOS valores morais de muitas nações cristãs,

ou até superiores.
    Azathoth disse: de modo que NÃO PRECISAMOS de Deus para termos ética/valores.

só precisamos de Deus para continuarmos existindo, pois Deus é apenas o necessário.
    Azathoth disse: Isto valida a ideia do Marcio, que a noção de bem e de mal é um conceito exclusivamente humano, e que não precisa ou depende de um Deus central/pessoal.
    Postagem editada por Azat

Sim é um conceito humano causado pelos sentimentos que forçam uma inteiração humana na procura coletiva por uma Maior Consciência.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Deus é a fonte e a razão da vida!

Essa sua afirmação é puramente emocional e nada mais.
    O Deus em que você e o Joãozinho do outro lado do mundo acreditam, não são nada mais que um grande "escape" emocional. Deus tem apenas essa utilidade e do resto é inerte/inútil/ineficaz e NÃO é onisciente, onipotente e muito menos benevolente.
    Acauan disse: 3. A proposta de Leibniz de que este é o melhor dos mundos possíveis.

Se o nosso mundo é o melhor dos mundos possíveis, Deus é um péssimo "programador".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.