Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

13468920

Comentários

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    rfrigotto disse: CRIATURO disse: Deus é a fonte e a razão da vida!

Essa sua afirmação é puramente emocional e nada mais.

Concordo! pois a razão da vida de fato são os sentimentos e sem eles o "nada
    " existe.
    rfrigotto disse: O Deus em que você e o Joãozinho do outro lado do mundo acreditam, não são nada mais que um grande "escape" emocional.

Deus conhece minha essência por isso me da respostas que os homens não conseguem me dar.
    rfrigotto disse: NÃO é onisciente, onipotente e muito menos benevolente.

voce é a parte de Deus limitada, as suas palavras ja testificam quanto a bondade divina.
    rfrigotto disse: Se o nosso mundo é o melhor dos mundos possíveis, Deus é um péssimo "programador".

melhor mundo possível para o nosso atual nível de consciência.
    mas se descorda idealize o seu mundo divino, então discutiremos se suas criticas são vazias ou possuem algum fundamento.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • antes de entrarmos no céu e necessário estagiarmos no inferno e não adianta dizer ser filho do Dono, a exemplo de Jesus.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mundo divino

Eu não tenho essa habilidade religiosa de delirar sobre mundos e seres divinos. Desculpe-me.
    CRIATURO disse: criticas são vazias ou possuem algum fundamento.

Eu sei o que você espera e tudo que tenho a lhe dizer não é o que você espera... sabemos disso. Então não adianta provocar.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    rfrigotto disse: Eu não tenho essa habilidade religiosa de delirar sobre mundos e seres divinos. Desculpe-me.

normal! falta de imaginação é uma caracteristica do ateismo
    rfrigotto disse: Eu sei o que você espera e tudo que tenho a lhe dizer não é o que você espera... sabemos disso. Então não adianta provocar.

he...he..he...he...menino esperto,não entra em barco furado!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • [rfrigotto disse]Essa sua afirmação é puramente emocional e nada mais.
    O Deus em que você e o Joãozinho do outro lado do mundo acreditam, não são nada mais que um grande "escape" emocional. Deus tem apenas essa utilidade e do resto é inerte/inútil/ineficaz e NÃO é onisciente, onipotente e muito menos benevolente.[[/quote]
    Exato, rfrigotto!
    O Problema do Mal é um dos argumentos mais fortes que nós, ateus, podemos opor à existência de Deus, e costuma deixar os fanáticos religiosos "em palpos de aranha". O Criaturo parece ser sincero na fé, embora eu ainda não tenha conseguido descobrir se ele é católico, protestante, espírita, praticante de candomblé, ou se fez uma "colagem" com pedaços de diversas religiões, tipo o monstro de Frankenstein...
  • CRIATURO disse: normal! falta de imaginação é uma caracteristica do ateismo
    CRIATURO disse: he...he..he...he...menino esperto!

A sua imaginação aflora mais que tudo aqui no RéV CriaturA, chegando a ser delirante... hehehe!
    Azathoth disse: O Problema do Mal é um dos argumentos mais fortes que nós, ateus, podemos opor à existência de Deus, e costuma deixar os fanáticos religiosos "em palpos de aranha". O Criaturo parece ser sincero na fé, embora eu ainda não tenha conseguido descobrir se ele é católico, protestante, espírita, praticante de candomblé, ou se fez uma "colagem" com pedaços de diversas religiões, tipo o monstro de Frankenstein...

Eu respeito o CriaturA por ele ser persistente na sua fé.
    O chamam de louco e de tudo, mas continua por aqui defendendo sua fé.

=D

• salgueiro disse: Como o problema do mal seria encarado caso a morte não fosse o fim ? O que vcs acham ?
    Boa tarde, Sal!
    Acho que seu ponto de vista abriria uma perspectiva INTEIRAMENTE NOVA para o Problema do Mal: pois, se a morte NÃO fosse o fim, então o mal sofrido nesta vida poderia ser reparado numa vida futura. Se, nesta vida, eu sou uma vítima da talidomida e nasci deformado, numa vida futura posso ser um atleta olímpico; se, numa vida passada, eu fui um escravo, nesta eu posso ser filho de um rico banqueiro suíço. O problema, Salgueiro, é a INCERTEZA... que garantias eu teria que a vida futura seria, NECESSARIAMENTE, melhor do que a atual? Poderia ser igual ou muito pior, não acha?
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: os desenhos podem até ser, mas os filmes são horríveis até ja foram objetos de satirização do todo mundo em panico.

Que pena que você se guia por filmes O Chamado e O Grito que são meras adaptações dos filmes orientais, os originais são melhores e não tem continuações. E eu teria muitas ideias para satirizar Os Outros e acredito que muitos cineastas também, mas o filme foi um fracasso de receptividade.

Você conhece muito pouco da visão espírita oriental, ou não conhece nada.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• rfrigotto disse: Essa sua afirmação é puramente emocional e nada mais.
    O Deus em que você e o Joãozinho do outro lado do mundo acreditam, não são nada mais que um grande "escape" emocional. Deus tem apenas essa utilidade e do resto é inerte/inútil/ineficaz e NÃO é onisciente, onipotente e muito menos benevolente.

É o Deus que muitas pessoas pintam, um serzinho especial um super herói que existe na mente ou um amigo imaginárido da Mansão Foster. Aí se tenta preencher as lacunas com idéias e teses inconsistentes ou visualmente racionais, mas que tem uma base fraca como um castelo de cartas.

― Winston Churchill

• rfrigotto disse: A sua imaginação aflora mais que tudo aqui no RéV CriaturA, chegando a ser delirante... hehehe!

Ele é O Fantástico Mundo de Bobby:

Azathoth disse: O Problema do Mal é um dos argumentos mais fortes que nós, ateus, podemos opor à existência de Deus, e costuma deixar os fanáticos religiosos "em palpos de aranha". O Criaturo parece ser sincero na fé, embora eu ainda não tenha conseguido descobrir se ele é católico, protestante, espírita, praticante de candomblé, ou se fez uma "colagem" com pedaços de diversas religiões, tipo o monstro de Frankenstein...

Sim, ele não consegue se definir em nada. Uma hora está com um argumento e em outro momento com afirmações contraditórias. Não é possível um debate conciso com ele.

― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse: Você percebeu que sua definição de progresso moral da humanidade não está contida na definição de moral do parágrafo anterior?
    Acho que você quis dizer que o conceito de melhorar a convivência com o próximo é distinto do conceito de incluir os "não tão próximos" no grupo dos "próximos".

Suponho que há um progresso quando, por exemplo, "não matar" passa a valer, não apenas para os membros do próprio grupo, mas também para os de outros grupos.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Deus não criou no sentido de fazer aparecer algo externo a ele e sim no sentido de modificar parte da sua consciência limitando-a a raça humana.
    O seu problema é que, enquanto nós discutimos sobre conceitos e possibilidades objetivas, que podem ser refutadas usando-se a lógica, você "argumenta" com coisas que você imaginou ou que, segundo você, lhe foram inspiradas por algum deus. Como é possível refutar ou confirmar a sua afirmação acima?

• MarcioMarcio Membro
    Acauan disse: Marcio disse: E por que uma moral objetiva baseada no consenso coletivo não pode advir dos seres humanos?

Se baseada no consenso, então é um resumo de opiniões, logo subjetiva e não objetiva.

Não consigo pensar em nenhum valor moral objetivo análogo às constantes físicas. Todos admitem exceções, uns menos outros mais.
    Ademais, se houvesse um valor moral absoluto na esfera de deus, só faria sentido para ele, se fosse aplicado a nós se tornaria subjetivo. Acho.
    Assim as características de um valor moral só podem ser definidas segundo o nicho em que será inserido tal valor.
    Exemplo: Não matar.
    1) Num universo de um ser mortal apenas. É absoluto. (É sempre ruim se aniquilar)
    2) Num universo de dois seres mortais ou mais. Subjetivo, pois pode-se admitir a exceção de matar o outro para se defender de um ataque potencialmente mortal.
    3) Num universo de seres imortais. Não pode ser aplicada.
    Post edited by Marcio on
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_Silva disse: O seu problema é que, enquanto nós discutimos sobre conceitos e possibilidades objetivas, que podem ser refutadas usando-se a lógica, você "argumenta" com coisas que você imaginou ou que, segundo você, lhe foram inspiradas por algum deus. Como é possível refutar ou confirmar a sua afirmação acima?

Sem contar que quando é refutada se inventa uma nova historinha para tentar tapar buraco pior que roteiro de novela das 8.

― Winston Churchill

• NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Acauan disse: Que eu me lembre, há três posições doutrinárias ou filosóficas cristãs com relação ao problema do mal:

1. A Teodicéia do Livre Arbítrio, que se limita a tentar justificar o mal provocado por pessoas, mas sequer aborda os males causados pela própria Natureza;
    2. A Soberania Divina, essencialmente calvinista, que diz que Deus decreta o que é BEM ou mal e fodam-se os humanos;
    3. A proposta de Leibniz de que este é o melhor dos mundos possíveis.

Acauan,

Achei um texto da Wikipédia sobre o tema, onde dizia que a doutrina da predestinação de João Calvino está baseada "na perspectiva de que Deus predestina previa e absolutamente a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Esta doutrina tira ao Homem qualquer possibilidade de rejeitar ou aceitar livremente a graça divina". Portanto, Deus já sabe, de antemão quem será salvo e quem já está condenado - assim, a Onisciência anula completamente o Livre Arbítrio! O texto continua "tanto para o Calvinismo quanto para o catolicismo romano agostiniano, NÃO HÁ livre arbítrio". Dá vontade de participar de um debate sobre o tema ("Argumentos contra a existência de Deus: Onisciência x Livre Arbítrio"), pois, se Deus já ESCOLHEU quem está salvo e quem está condenado, que raios quer dizer esse tal de livre arbítrio???
    Post edited by Acauan on
  • Azathoth, para citar alguém selecione o trecho desejado como se fosse copiá-lo, aparecerá no final uma pequena janela "citar", clique nela e o quote estará montado no começo de sua postagem.
    Come with me if you wanna live.
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Cameron disse: Azathoth, para citar alguém selecione o trecho desejado como se fosse copiá-lo, aparecerá no final uma pequena janela "citar", clique nela e o quote estará montado no começo de sua postagem.

Valeu, Cameron!
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Percival disse: Ele é O Fantástico Mundo de Bobby:

Que nostalgia ... =D
  • CameronCameron Membro
    sybok disse: Qual o problema com esse tipo de abordagem?
    Parte do problema é semântico.

Eu e pelo visto ele também vemos absoluto como algo sem restrições de qualquer natureza, nesse sentido falar em exceções e ressalvas soa absurdo.

O Acauan e você parecem defender uma noção de absoluto enquanto conceito internamente coerente em si mesmo (se entendi errado favor corrigir).

Enquanto não ficar claro em que sentido os termos absoluto e objetivo são usados a discussão será como se falassemos em outra língua.

Post edited by Cameron on
  • rfrigotto disse: Que nostalgia ... =D

Lembro do episódio da Tia Ruth que apertava as bocechas dele. Ele teve um pesadelo com ela.

― Winston Churchill

• CameronCameron Membro
    Acho perfeitamente possível que um sistema moral possa se refinar ao longo do tempo de forma a ficar com plena coerência interna e funcionalidade.

Se isso for uma moral absoluta então eu acredito que moral absoluta possa existir.

Só que eu preferiria chamá-la de coerente, sólida, robusta e funcional ao invés de absoluta.
    Post edited by Cameron on
  • Azathoth disse: O Problema do Mal é um dos argumentos mais fortes que nós, ateus, podemos opor à existência de Deus,

Fraquinho...fraquinho
    Azathoth disse: O Criaturo parece ser sincero na fé, embora eu ainda não tenha conseguido descobrir se ele é católico, protestante, espírita, praticante de candomblé, ou se fez uma "colagem" com pedaços de diversas religiões, tipo o monstro de Frankenstein...

embora isto afaste as pessoas costumo tentar ser sincero em tudo.
    Estou mais para Deísta.
    sinto logo existo!
  • rfrigotto disse: Eu respeito o CriaturA por ele ser persistente na sua fé.
    O chamam de louco e de tudo, mas continua por aqui defendendo sua fé.
    eu tambem tento respeitar os limites dos outros, quando falta argumentos aparecem as apelações.

Percival disse: Você conhece muito pouco da visão espírita oriental, ou não conhece nada.

conheço sim, eu ja assisti o desenho do jack jchan, dragoll ball z em as esferas do dragão, e voce ja aprendeu fazer um kami ka mi há ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: conheço sim, eu ja assisti o desenho do jack jchan, dragoll ball z em as esferas do dragão, e voce ja aprendeu fazer um kami ka mi há ?

Jackie Chan não é uma animação oriental e Dragon Ball Z não é muito preciso no espiritismo oriental (o autor vive utilizando elementos mesclados). Yuyu Hakusho, Inu Yasha, Shaman King são exemplos melhores.

― Winston Churchill

• Percival disse: Sim, ele não consegue se definir em nada. Uma hora está com um argumento e em outro momento com afirmações contraditórias. Não é possível um debate conciso com ele.

continua fazendo criticas vazias,seja mai honesto aprendiz de judas, aponte onde estão minhas contradições então podemos debater algo sério.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.