Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

ENTRE O BEM E O MAL

Entendo porque o ateu as vezes duvida da existência de um criador. Já tive meditando algumas vezes e pensando se não seríamos melhor se tratadado como um pássaro dentro de uma gaiola.
66534554_8d2625877c.jpg
Pelo menos este pássaro perdeu a liberdade pela natureza, mas está livre de perder a vida, tirar a vida, passar fome, ficar doente sem ter ajuda e sofrer diversas punições naturais.
E se fôssemos tratado assim por um Deus, não seríamos melhor?
Não haveria mortes, doenças, maldades etc...
A divisão social seria igual para todos, haveria paz e felicidade e ninguém teria que reclamar da vida. Não é mesmo?
Resumindo: Não haveria punição, castigo, fomes, doenças etc...
Pensando bem desta forma concluímos que seríamos todos tratado como um robô projetado para fazer o bem independente de nossa liberdade em querer pecar. Já estaríamos portanto justificadora não pecar porque Deus sabia que nos criou com esta natureza pecaminosa. Então não tinha como Deus evitar que pecássemos e por ser um Deus bom ele jamais nos castigaria se nos criou com esta natureza decadente ao instinto pecaminoso.
Então se Deus já sabia que iríamos pecar porque nos criou assim para depois nos punir se seria inevitável o pecado?
É aí que entra a religião para explicar os fatos de acordo com as escrituras para que consigamos entender como funciona a justiça divina. A religião explica que temos inteligencia para escolher o bem e o mal, somos culpados pelo nosso pecado, a responsabilidade é nossa, a reencarnação é uma forma de justiça e por fim explica que Deus é bom, mas é fogo consumidor. Ele cria, dá vida e também mata.

Pensando de outra forma verificamos que sentido teria termos sido criado para não pecar ou se pecar fôssemos repreendidos? Com certeza seríamos uma forma de humanos programado com um soft para executar somente coisas boas. Então podemos afirmar que seríamos um robô projetado para fazer o bem sem ter o direito para escolher o mal.
E se Deus nos criasse somente para fazer o bem porque criaria o mal juntamente com o bem?
Então a religião entra para explicar que se o bem e o mal existe foi para o homem fazer a sua escolha.

Alguns homens quando ficam ricos procuram mulheres bonitas para se unir, mas ele sabe que o dinheiro é que está fazendo aquela linda mulher se aproximar dele, mas ele entende que não existe amor naquela relação. A mulher também sabe que se uniu com aquele homem porque ele com seu dinheiro daria-lhe uma vida de felicidade.
Na verdade as pessoas querem apenas usufruir da liberdade de ter o prazer de gozar a vida.
Muitos entram em depressão até mesmo pelo dinheiro que tem, mas muitos se sentem traídos e começam a beber com profunda depressão porque sabem que um dia vão morrer e deixar tudo. Não vamos generalizar os fatos, mas sabemos que nem os prazeres da vida podem trazer felicidade.

Assim como a mulher se robotizou junto com o homem para gozarem a vida juntos Deus poderia fazer o mesmo conosco mas não o fez. A religião explica que Deus nos criou com liberdades de pensamentos para escolhermos o melhor para nós e dar a vida eterna aos que merecem.
Se forçarmos a nossa mente a entender que um Deus bom tinha que nos robotizar seríamos mesmo robôs e que graça ou sentido faria isto para um criador?
Deixarei o restante para usarmos nos comentários a seguir. Espero que todos nós se comportemos como gente grande.
Fiquemos na paz.
Post edited by AmigodeDeus on
Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
http://eriveltonoprofeta.blogspot.com.br/
«13456733

Comentários

• 819 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Profeta, vc leu o texto que postou? Reencarnação?
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • profetadosateus disse:
    Então se Deus já sabia que iríamos pecar porque nos criou assim para depois nos punir se seria inevitável o pecado?

Eu deixei a igreja basicamente por isso.

Quando nascem Maria, João, José, Deus pensa: "Ih, esses aí não tem jeito. Quando morrerem, vão direitinho pro inferno. E não há nada que eles possam fazer a respeito".

Esse tipo de Deus não parece muito bom...
  • profetadosateus disse: Pensando de outra forma verificamos que sentido teria termos sido criado para não pecar ou se pecar fôssemos repreendidos? Com certeza seríamos uma forma de humanos programado com um soft para executar somente coisas boas. Então podemos afirmar que seríamos um robô projetado para fazer o bem sem ter o direito para escolher o mal.

Seguindo sua lógica, não muda muito. Se podemos fazer o mal tanto quanto o bem, isso significa que também fomos programados para fazer o mal.
    O software é apenas mais abrangente. E seríamos robots da mesma forma.
    Seu argumento de que podemos optar pelo mal porque deus não nos quer como robots é falho.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • salgueiro disse: Profeta, vc leu o texto que postou? Reencarnação?

Eu reparei nisso também. Será????
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • profetadosateus disse:
    Deus nos criou com liberdades de pensamentos para escolhermos o melhor para nós e dar a vida eterna aos que merecem.

Então. Um pai não faria isso. Ele daria a vida eterna a todos, ainda que alguns levassem mais tempo para merecer.

Você não mataria um filho, mataria? E você não pode ser melhor que o seu Deus.
  • Marcio disse: Eu reparei nisso também. Será????

Aguardemos, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Inseto disse:
    Quando nascem Maria, João, José, Deus pensa: "Ih, esses aí não tem jeito. Quando morrerem, vão direitinho pro inferno. E não há nada que eles possam fazer a respeito".

Esse tipo de Deus não parece muito bom...
    Não é "quando nascem". A coisa é muito pior. Deus já sabia disto tudo antes mesmo de criar o universo. Quando ele o criou, decidiu quem iria para o inferno. Criou o universo deste jeito mesmo sabendo que estava condenando toda essa gente ao sofrimento eterno.
    profetadosateus disse: Então podemos afirmar que seríamos um robô projetado para fazer o bem sem ter o direito para escolher o mal.
    Quem escolhe o mal é porque foi criado com defeito. Pessoas perfeitas não escolhem o mal, mesmo que tenham liberdade para isto.
    Io é uma das luas de Júpiter.
    profetadosateus disse: Ele cria, dá vida e também mata.
    Um monstro. Os pais humanos também criam filhos, mas quando eles os matam, nós os chamamos de criminosos e os prendemos.
  • profetadosateus disse: A mulher também sabe que se uniu com aquele homem porque ele com seu dinheiro daria-lhe uma vida de felicidade.

Enfim...

Alguma coisa se salvou no texto. Reflitam, amigos: O dinheiro não traz felicidade. Mas compra!

• Profeta, eu sugiro que você esqueça esse tópico.
    O cacete que você tomou lá no da evolução parecerá um beijo de amor comparado ao que nós faremos com você aqui.
  • Inseto disse: O cacete que você tomou lá no da evolução parecerá um beijo de amor comparado ao que nós faremos com você aqui.

Acho que ele tem uma estratégia: "Se eu escrever muita, mas muita bobagem mesmo, eles ficarão confusos". Funcionou comigo. Não consegui escolher um alvo, tem coisas demais que precisam ser atacadas (e destruídas, pelo bem da humanidade).

Acabei fazendo um comentário mais filosófico sobre o preço da felicidade. É como dizem por aí: Existe um mundo muito melhor do que este. Mas é caríssimo.

No mais, concordo com você, o profeta está se metendo numa roubada.

• Inseto disse: O cacete que você tomou lá no da evolução parecerá um beijo de amor comparado ao que nós faremos com você aqui.

E o coitado ainda é criticado por seus irmãos, por estar aqui, jogando pérola aos porcos.

Deus está vendo, profeta. Tenha fé.

• Profetadosateus disse:
    temos inteligencia para escolher o bem e o mal, somos culpados pelo nosso pecado, a responsabilidade é nossa

Mas em que nossas escolhas fariam diferença? Por que Deus se importaria com nossos pecados?

Me acompanhe.

Suponha que você tem um filho recém-nascido.

Você consegue pensar em alguma coisa que o bebê poderia fazer para deixá-lo muito bravo?

Se ele fizer xixi em você? E se ele colocar a mão no cocô e passar no seu rosto? Ou vomitar no seu prato?

Não que você achasse tais situações agradáveis. Mas você se irritaria? Bateria no bebê? Jogaria ele no fogo?

As mulheres não se incomodam nada com bebês estranhos aninhados junto aos seios delas. Mas vá você colocar sua cabecinha nos peitos de qualquer mulher aí pra ver o que acontece.

Recém-nascidos parecem não nos incomodar. Eles não têm conhecimento e desenvolvimento suficiente para serem tratados como adultos.

A distância entre nós e Deus não é infinitamente maior do que a entre nossos bebês e nós?

Não é mais provável que, olhando para a terra, ele veja apenas um monte de bebês?

E como ele ficaria realmente bravo com seus bebês?

Tudo bem, eles ainda mexem no cocô, mas eles podem crescer. Que pai os destruiria?
  • Inseto disse: Me acompanhe.

Otimista...

• Ayyavazhi disse:
    Existe um mundo muito melhor do que este. Mas é caríssimo.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, Fantástico!

• Ayyavazhi disse:
    Otimista...

Pior que eu acho que ele consegue.

Como um bebê pode ofender um adulto? Como um reles humano pode ofender Deus?
    E, se Deus não se ofende conosco, por que nos castigaria? Nós não castigamos bebês.

Se ele pensa que precisa mesmo de sua fé, eu volto a sugerir que ele vá embora.
  • Inseto disse: Como um bebê pode ofender um adulto? Como um reles humano pode ofender Deus?
    E, se Deus não se ofende conosco, por que nos castigaria? Nós não castigamos bebês.

Sua lógica é impecável.

Inseto disse: Pior que eu acho que ele consegue.

É sua fé, no ser humano, que precisa de ajustes.

• Inseto disse: Como um bebê pode ofender um adulto? Como um reles humano pode ofender Deus?

Exato! Ja questionei o Erivelton sobre isso la no tópico sobre a veracidade de Jesus. Só obtive o silêncio como resposta.

Quer dizer, "O CARA" cria um universo todo pra depois ficar de beiçinho por causa das malcriações de uns miquinhos presos em um planetinha insignificante.
    E note-se que tais malcriações só afetam à nós mesmos, sequer conseguimos jogar coco pra fora do penico.
  • Marcio disse:
    Quer dizer, "O CARA" cria um universo todo pra depois ficar de beiçinho por causa das malcriações de uns miquinhos presos em um planetinha insignificante.
    E note-se que tais malcriações só afetam à nós mesmos, sequer conseguimos jogar coco pra fora do penico.

Exata e perfeitamente isso.

Assinando aqui.
  • profetadosateus disse: Muitos entram em depressão até mesmo pelo dinheiro que tem, mas muitos se sentem traídos e começam a beber com profunda depressão porque sabem que um dia vão morrer e deixar tudo.

Com muito dinheiro e mulher comigo, mesmo que seja por dinheiro, voce acha que eu iria ficar depressivo? Eu prefiro ser um depressivo cheio da nota comendo uma porrada de mulher boa, do que ser feliz e pobre.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    Lucifer disse: Eu prefiro ser um depressivo cheio da nota comendo uma porrada de mulher boa, do que ser feliz e pobre.
    Prefiro ficar triste de barriga cheia numa casa confortável do que passar fome num barraco.

Além do mais, eu não queria ser essa pessoa que é capaz de ficar feliz passando fome no barraco. Ela é feliz porque é limitada. Prefiro pagar o preço por não ser.
  • Fernando_Silva disse: Lucifer disse: Eu prefiro ser um depressivo cheio da nota comendo uma porrada de mulher boa, do que ser feliz e pobre.

Prefiro ficar triste de barriga cheia numa casa confortável do que passar fome num barraco.

Além do mais, eu não queria ser essa pessoa que é capaz de ficar feliz passando fome no barraco. Ela é feliz porque é limitada. Prefiro pagar o preço por não ser.

Ô Erivelton, se voce quer ser pobre e feliz, voce pode doar tudo o que tiver pra mim e o Fernando que a gente não se importa de ser depressivos por causa da grana, não.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Eu quero saber o que é IO, alguém me responde?
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.