Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Não duvido que muita gente não leve a fonte em conta, a Veja é demonizada como eu nunca vi...
A Veja é demonizada pelos que têm interesse em fazer isto.
Que são os mesmos que enalteciam a Veja quando ela denunciava seus opositores políticos, mudando de ideia quando a revista passou a denunciar seus correligionários.
E, claro, tem os pobres de espíritos que acham que é cool falar mal da Veja.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu sempre pergunto (e não me respondem...):
"Se a Veja mente do jeito que dizem, como é que ainda não faliu depois de tantos processos por calúnia?"
Neste assunto, sempre me assusto com as evidências de que estou certo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E, como disse, tá cheio de pobres de espírito que ficam com medinho de citar a Veja e ficar mal falado junto à Corja...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
- A Veja tem um viés de direita, isso todo mundo sabe, mas isso por si só não a denigre, nos EUA é comum jornais e revistas assumirem até em quem vão votar, é até bom saber qual é o ponto de vista de quem escreveu o que estamos lendo, porque fica mais fácil de analisar as conclusões.
- Sou assinante da Veja a anos, apesar das muitas vezes que não concordei e das outras tantas vezes que achei manipulatória e imparcial, não há dúvida que é, de longe, a melhor revista do Brasil, e a mais honesta.
Abraços,
Se a Veja fosse o que os petistas dizem dela, eles, os petistas, não morreriam de medo da revista, como morrem.
Basta circular pelos covis para confirmar que meter o pau no semanário da Abril é Diretriz Primeira entre os blogueiros remunerados, cooptados ou alienados pelo PT.
E se não basta o fato, note que ninguém liga a mínima para a Carta Capital. Ninguém se dá ao trabalho de chutar cachorro morto, coisa que a Veja obviamente não é.
No mais, nestes tempos, qualquer formador de opinião que não diga Amém diante de uma foto de Lula já é muito bem vindo.
Destruir a liberdade de imprensa é o objetivo zero do PT, e se conseguirem estarão a um passo de lançar seu Projeto de Poder contra o que sobrar dos pilares de nossa democracia.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
É só criar um blog com esse texto:
Caros colegas, é preciso criar condições de luta contra a mídia burguesa a serviço do capital de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, greve geral já!
Companheiros de luta, é preciso se mobilizar contra a elite branca reacionária e suas reformas neoliberais de forma a se atender a função social da terra, morte ao imperialismo!
Companheiros e companheiras, é hora de um grande ato público combativo pela luta popular classista contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, morte ao sistema!
Como temos lutado, é preciso criar condições de luta contra o capitalismo consumista gerador de poluição e miséria para derrotar as reformas neoliberais, no pasaran!
Companheiros estudantes, estamos organizando uma grande passeata contra o Estado policial opressor e pela descriminalização das drogas para derrotar as reformas neoliberais, abaixo o fascismo burguês!
Caros militantes do povo, chegou a hora de participar da manifestação contra a mídia burguesa a serviço do capital para alcançar os objetivos propostos pelo mestre Karl Marx, Hasta la Victoria!
Camaradas, vamos organizar uma marcha pela destruição dos Estados Unidos e integração da América Latina porque só assim teremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, abaixo o fascismo burguês!
Companheiros estudantes, é necessário mobilizar a greve geral contra o imperialismo burguês e pelo bolivarianismo indígena de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, Hasta la Victoria!
Amigas e amigos é preciso se mobilizar contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental e romper com os interesses empresariais de lucro, no pasaran!
Como temos lutado, chegou a hora de participar da manifestação contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, morte ao imperialismo!
Caros amigos, vamos organizar uma marcha contra a mídia burguesa a serviço do capital para derrotar as reformas neoliberais, abaixo o fascismo burguês!
Companheiros e companheiras, vamos organizar uma marcha contra a política fascista peleguista do PSDB/DEM para alcançar os objetivos propostos pelo mestre Karl Marx, morte ao imperialismo!
Companheiros de luta, chegou a hora de participar da manifestação contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental para alcançar a justiça social, morte aos EUA e Israel!
Companheiros estudantes, chegou a hora de participar da manifestação contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental porque só assim teremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, Hasta la Victoria!
Caros militantes do povo, é preciso se mobilizar contra a mídia burguesa a serviço do capital de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, abaixo as opressões!
Amigas e amigos chegou a hora de participar da manifestação contra o Estado policial opressor e pela descriminalização das drogas de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, morte aos EUA e Israel!
Camaradas, vamos organizar uma marcha contra o imperialismo burguês e pelo bolivarianismo indígena de forma a se atender a função social da terra, morte aos EUA e Israel!
Caros colegas, é hora de um grande ato público combativo pela luta popular classista contra a Veja, Globo, Folha de S. Paulo que atendem aos interesses ianques e do FMI e romper com os interesses empresariais de lucro, morte aos EUA e Israel!
Caros militantes do povo, precisamos organizar um boicote contra a mídia burguesa a serviço do capital porque só assim teremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, morte ao imperialismo!
Companheiros e companheiras, é preciso se mobilizar contra a política fascista peleguista do PSDB/DEM de forma a se atender a função social da terra, morte aos EUA e Israel!
Camaradas, estamos organizando uma grande passeata contra a mídia burguesa a serviço do capital de forma que possamos derrotar o projeto da Alca, todo poder aos estudantes!
Juventude revolucionária, é hora de um grande ato público combativo pela luta popular classista contra a política fascista peleguista do PSDB/DEM de forma a se atender a função social da terra, abaixo o fascismo burguês!
Companheiros e companheiras, estamos manifestando nosso total apoio à invasão em protesto contra a elite branca reacionária e suas reformas neoliberais para derrotar as reformas neoliberais, morte ao imperialismo!
Amigas e amigos vamos organizar uma marcha contra a globalização e pela ruptura com o modelo econômico e social vigente da civilização judaico-cristã ocidental para alcançar a justiça social, greve geral já!
Amigas e amigos é preciso se mobilizar contra o Estado policial opressor e pela descriminalização das drogas para atender a necessidade social dos excluidos, abaixo as opressões!
Companheiros e companheiras, é preciso se mobilizar contra a mídia burguesa a serviço do capital e romper com os interesses empresariais de lucro, greve geral já!
Companheiros e companheiras, é preciso criar condições de luta contra as grandes corporações para derrotar as reformas neoliberais, morte aos EUA e Israel!
Companheiros e companheiras, vamos organizar uma marcha contra a política fascista peleguista do PSDB/DEM e atender aos interesses do proletariado, greve geral já!
Caros colegas, estamos organizando uma grande passeata contra o imperialismo burguês e pelo bolivarianismo indígena para alcançar a justiça social, no pasaran!
Companheiros estudantes, estamos organizando uma grande passeata contra a mídia burguesa a serviço do capital para alcançar a justiça social, Hasta la Victoria!
― Winston Churchill
kkkkkk
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Por outro lado, se a maior economia da américa latrina afundar de vez, muita gente grande irá perder com isso. Acho pouco provável que a Grande Nação do Norte permitirá que isso ocorra.
O ciclo esquerdista americano está com os dias contados. Os Republicanos deverão ganhar as próximas eleições. São mais intervencionistas.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
http://www.otempo.com.br/capa/politica/aecio-vence-dilma-em-minas-gerais-com-frente-de-16-pontos-1.857133
Precisa sim.
Miro Teixeira está fora
ILIMAR FRANCO
A direção nacional do PROS deve sepultar a candidatura do deputado Miro Teixeira ao governo do Rio. Os parlamentares do partido estão rebelados, pois não creem na viabilidade eleitoral de Miro. Nem consideram que uma coligação nas eleições para a Câmara e a Assembleia garante a reeleição de seus atuais representantes. Os dirigentes do PROS vão se reunir para tratar da questão.
A tentativa agora, ao lado do PSB, é a de fechar uma aliança com o candidato do PT, senador Lindbergh Farias. Desde a semana passada, o próprio Miro está conversando diretamente com Lindbergh sobre a formação desta aliança. Os entendimentos caminham para que a coligação PROS-PSB indique o candidato ao Senado da chapa. Este nome pode ser Miro Teixeira ou o do deputado Romário (PSB).
--Tenho interesse nessa aliança. Temos um vice, o Roberto Rocco, do PV. Mas tem a vaga ao Senado -- disse Lindbergh.
Esta solução ainda depende do aval do candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos. E também de uma manifestação da direção nacional do PT, pois Lindbergh poderá ter de abrir seu palanque para a chapa Eduardo Campos/Marina Silva. Se tudo der errado com o PT, o PROS ainda tem a alternativa de apoiar o deputado Anthony Garotinho, nome do PR ao governo.
Minas Gerais é o estado decisivo nestas eleições.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
São Paulo também.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1467307-em-sao-paulo-tanto-aecio-quanto-campos-derrotariam-dilma.shtml
É diferente.
São Paulo é previsível.
Minas, não.
E são os imprevisíveis que decidem as eleições.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
― Winston Churchill
Politicamente sou de extrema esquerda, e foi isso que me afastou do PT. Defendendo, como defendo, ampliação da democracia, um novo modelo de financiamento de campanha(público ou limitado a contribuições de pessoas físicas e com limites para contribuição bem fixados), e o fortalecimento de politicas sociais universais para a garantia dos direitos sociais da cidadania, não encontro partido, nem muito menos candidato. Foi na gestão do PT que a gestão do SUS está sendo entregue as OS(organizações sociais), que o setor privado mais cresce fazendo uso do dinheiro do SUS. Pensar o que seria do SUS em uma gestão com atuação do DEM é pior ainda do que o projeto racionalizador do PT, que já é terrível.
Devo votar em um partido pequeno de esquerda com pouca expressão. Como PSOL, mas se tivesse chance real, tb teria dúvidas, são em geral, sectários demais, desconhecem muito do que seria necessário fazer para garantir direitos sociais com criação de riqueza, e a maioria não defende uma superação da atual democracia burguesa capturada e controlada pelo grande capital, quando defende algo é a substituição de dominação de classe, uma perspectiva que não defendo, e pior algo que se fosse aplicado não levaria a uma democracia mais ampla, o que entendo deve ser meio e fim. Ou seja, se as pessoas de direita se acham com poucas opções, para um libertário radical de esquerda, a coisa é ainda pior.
Por isso, meu voto será em diversas circunstancias um voto de protesto. Entre os que tem chances não tenho cavalos nessa corrida.
Obs: Conheço pessoas que respeito, próximas de mim, que racionalizam, e que por considerar a alternativa, Aécio, pior do que o PT, votarão no PT. Eu, como democrata, respeito a decisão delas, como respeito a de qualquer cidadão, mas hoje, votar no menor dos males, algo que procuro fazer a anos, é algo que não me sinto em condições de continuar fazendo.
Eu prefiro, sempre, me definir por posições.
1-Politicamente entendo como imperativa a transformação da democracia, ampliar ela, aumentando o poder dos cidadãos, limitando o poder dos que financiam as campanhas.
2-Prioridade para mim deve ser investimento em educação pública, em saúde pública(focando em atenção básica e promoção da saúde e prevenção de doenças). Ampliando o financiamento do SUS, e eliminando quase todos os cargos de confiança, em todas as áreas. Promovendo concursos, e colocando todo o Estado a serviço e sob avaliação daqueles que fazem uso dos seus serviços, os cidadãos. Inclusive chegando a processos administrativos contra os funcionários públicos incompetentes, encostados e afins. Para através da democratização da gestão pública se buscar excelência.
Obviamente que segurança e transporte tb necessitam de investimentos, assim como determinadas políticas focalizadas tem seu valor, mas essas nunca podem se sobrepor a universalização dos direitos sociais.
3-Em questões culturais sou progressista ao extremo: Sou favorável a descriminalização da maconha, direitos civis aos homossexuais, descriminalização do aborto, a obrigatoriedade de pagamento de impostos por parte das instituições religiosas. Privacidade é um direito fundamental. O porte de armas, embora permitido, tem que ser rigoroso, com verificação de antecedentes, perfil psicológico, para evitar a disseminação indiscriminada de armas. Sou contra toda censura, a única coisa que deve ser vedada é aquilo que de forma explicita busca incentivar atitude criminosa, um livro que ensine a fazer bombas, por exemplo.
4-Obviamente em termos de futuro, a questão ambiental e de energia renováveis deveria ter um lugar importante no debate. Mas, infelizmente, no Brasil atual acho isso pouco provável, embora a importância não seja pequena, e nessa questão, sou pela limitação das emissões, pela busca de uma nova revolução tecnológica renovável, essa que é uma questão fundamental para o presente e o nosso futuro.
Dessa forma, indiretamente, você ajuda o PT.
PSOL e sua ladainha de blá blá blá sustentável só convence entusiastas ecológicos fora da realidade. É fácil, por exemplo, condenar hidrelétricas e reatores nucleares sem apresentar propostas concretas para substituição dos mesmos.
Nosso sistema democrático não era dos melhores (período entre Dit. Militar e PT) mas estávamos bem melhores em termos de democracia do que qualquer país de sistema totalitário* (objetivo do PT).
Se "investimento" significa somente injetar dinheiro, então não resolve.
É preciso devolver o respeito aos professores, dar aulas e cobrar nas provras o conteúdo conforme a série do aluno.
Se não aprendeu não passa de ano da mesma forma que profissional incompetente não se mantém em cargo de empresa privada. E isso pode ser feito a CUSTO ZERO!
O principal problema da saúde pública está na própria população pobre que, mesmo mal tendo o que comer, se reproduz como coelhos.
A "maldita" classe média já se tocou disso faz tempo!
Não estou dizendo que pobre não tem o direito de ter filhos, mas se eu mal consigo sustentar um, como vou sustentar 2, 3, 4... sem passar necessidades?
"Onde come um, comem 10!"
"Um ovo pode ser dividido para 10 pessoas!"
"Dá-se um jeito"
"Engravidou de novo? Deus ajuda!"
Já ouvi essas frases de efeito (colateral).
Preciso sair agora. : (
Coisas antinaturais precisam ser impostas por regimes totalitários.
Leandro.
Eu estou pouco me importando se ajudo ou não o PT votando em partido pequeno de esquerda, esses chegam mais perto de representar o que penso. Não sou inimigo do PT, sou crítico. E eu sei bem dos limites desses partidos, expliquei em minha mensagem. Ajudar pessoas que divirjo fortemente e que tenho as mesmas críticas que tenho ao PT em uma série de questões, seria um contra senso, hipocrisia.
Para mim isso é discurso conspiracionista. No máximo o PT tem traços autoritários em alguns episódios, a crítica mais dura para mim é que é um partido que se vendeu.
“André disse: 2-Prioridade para mim deve ser investimento em educação pública, em saúde pública(focando em atenção básica e promoção da saúde e prevenção de doenças). Ampliando o financiamento do SUS,
Se vc acha que é apenas dinheiro vc não leu o que eu escrevi. Vou repetir
Eliminando quase todos os cargos de confiança, em todas as áreas. Promovendo concursos, e colocando todo o Estado a serviço e sob avaliação daqueles que fazem uso dos seus serviços, os cidadãos. Inclusive chegando a processos administrativos contra os funcionários públicos incompetentes, encostados e afins. Para através da democratização da gestão pública se buscar excelência.
Obviamente que segurança e transporte tb necessitam de investimentos, assim como determinadas políticas focalizadas tem seu valor, mas essas nunca podem se sobrepor a universalização dos direitos sociais.
Ou seja, achar que é apenas injetar dinheiro é não ter lido o que escrevi, pois obviamente falo da democratização da gestão do Estado.
Isso envolve reforma do sistema educacional. E capacitar professores(eu sou um que até pouco tempo dava aula em uma Universidade Federal, como substituto) não é algo gratuito. Mas não é apenas dinheiro, é necessário trazer pessoas com projetos alternativos para o ensino e para a saúde. Na saúde estou com o movimento pela Reforma Sanitária.
Os pobres sempre tiveram mais filhos, e fazem isso pq vem os filhos não como custo, como a classe média, mas como mais uma força de trabalho que ajuda, que contribui. A responsabilidade maior não é deles, ao contrario, a responsabilidade maior é de uma sociedade que não fornece serviços de qualidade, e condições para que todos desenvolvam suas potencias. Responsabilizar pessoas, que muitas vezes já nascem com limitações intelectuais devido a subnutrição das mães, que tem impacto sobre a capacidade cognitiva dos filhos, é um ato de crueldade tal, que duvido muito que quem faz perceba, ou teria que renunciar todas as formas de consideração com a vida dos outros, para fazer.
Fernando
Um comportamento totalitário é aquele que quer impor ao outro uma forma de pensar, negar que ele tenha suas próprias convicções, esse, que diz que é uma coisa ou outra, e já define de antemão as únicas opções possíveis, esse é, sem dúvidas, um comportamento totalitário.
Por essa lógica, de experiência real para legitimar a adesão, ninguém poderia ser anarquista, nem objetivista, nem defensor do comunismo (já que sociedade sem classes nunca existiu), nem libertário de esquerda ou direita, já que no limite, nenhum desses ideais se materializou integralmente. Essa lógica é tão fragorosamente torpe, que insistir em argumentar contra ela é pura perda de tempo.
Mas sim, tenho como sociedade ideal uma sociedade sem classes, e entendo que o caminho para lá deve ser da escolha popular, e mais do que isso, mesmo que essa nunca chegue, um regime, quanto mais aberto a vontade popular, quanto mais poder tiver o comum dos cidadãos, contra as forças autoritárias do Estado e do Mercado, tanto melhor esse regime pode ser. Assim, mesmo que em relação ao “dever ser” a distancia seja intransponível, certamente por enquanto isso é verdadeiro. Trata-se de algo absolutamente possível termos regimes mais democráticos, menos dominados por uma classe, especialmente quando essa é minoritária.
O que homem produz, é necessariamente social, tem temporalidade, pode ser alterado, existe um esforço, é verdade, de naturalizar dominação, de naturalizar opressão, de converter tudo aquilo que tem uma origem em trabalho social humano, em uma origem mística, ou natural. Para evitar o questionamento. A ciência se moveu, em especial as ciências sociais, em demonstrar que o que é visto como natural, é ao contrario, uma construção bastante humana. Lembrando claro, que dizer que é natural é apenas a forma secular de evitar a forma antiga de manter dominação remetendo a uma origem, que era dizer que essa dominação era fundamentada em Deus ou deuses, quem não acredita em Deus, obviamente precisa, se deseja fundamentar dominação nesses termos, buscar outro elemento não social, um elemento que remeta a uma suposta essência humana, que é por isso a-histórica. O que não a torna menos frágil.
A minha definição do que é ser de extrema esquerda e do que é ser democrata difere da sua. Eu sou de extrema esquerda por defender a superação da dominação de classe, e sou democrata radical pq defendo que a vontade popular deve ser o meio e o fim ultimo de um regime político.
Um regime efetivamente democrático não pode ser governado por uma minoria que financia campanhas e controla os meios de comunicação. Isso é uma plutocracia com meros mecanismos democráticos.
Eu deixei bem claro que é um voto de protesto e que não concordo inteiramente com esses partidos e seu sectarismo.
Vc arrogantemente supõe que é apenas um idealismo meu. Eu posso lhe fornecer exemplos de como poderia funcionar sim, apontando problemas reais. A gestão das unidades de saúde da família é por indicação de políticos. Agora se elas fossem realizadas por pessoas concursadas, que tivessem carreira, porém essa estivesse mediada pela avaliação da população que aquela unidade atende, certamente teríamos mecanismos disponíveis aos cidadãos para pressionar por uma gestão de qualidade, e o gestor teria o que perder, o que não é verdade quando tratamos de cargos de confiança.
Esse singelo exemplo sintetiza a questão, democratizar a gestão é fornecer mais mecanismos para que o cidadão possa exigir serviços de qualidade do Estado, e possa punir os gestores ruins. Assim como recompensar os bons.
Eu me referi a direitos sociais, e a literatura sobre isso é clara, os direitos sociais são aqueles que exigem ação positiva do Estado, como por exemplo, saúde, educação, a segurança, nesses o Estado deve buscar garantir atreves de serviços e ações multisetorais.
Diferente dos direitos de primeira geração, que são os direitos civis e políticos, que são os que permitem o cidadão se proteger da ação do Estado. Já os sociais são de segunda geração. Isso me lembro das minhas aulas sobre cidadania.
Em diversos espaços os marxistas são minoria, mas a paranoia segue. E o marxismo tem excelentes contribuições a sociologia e história, até Bourdieu, que não é marxista, dialogou muito com Marx
Querer determinar pelo outro o pensamento vai além de um comportamento meramente autoritário, ele é totalitário, e eu fui muito claro em dizer que falava de comportamento e não regime. Quem confundiu foi vc, alias, eu usei a palavra comportamento duas vezes, sempre antecedendo a caracterização.
"incompatíveis"
Ao contrario, apenas no comunismo pode haver verdadeira democracia, pois não haveria classes sociais, logo nenhuma usaria o poder do capital sobre as outras. Vc parece que não sabe que quem financia as campanhas determina muito da política, e quem tem o capital acumulado não é o povo.
Qualquer regime que vete ao povo a possibilidade de definir a finalidade da produção é incompatível com a democracia. Democracia é um governo do povo. O povo deve ter o poder de decidir como quer que seja a produção. Poderia definir, por exemplo, que todas as empresas sejam cooperativas, em que os trabalhadores são os donos, e iniciar um processo gradual de desapropriação, sem violência, sem roubo, mas através da compra das empresas e a transformação em cooperativas. Isso é apenas um exemplo.
Se quiser saber eu sou mestre em História Social, com ênfase em História Política, e doutorando em Saúde Pública(História Política dos movimentos sociais em Saúde e sua relação com partidos políticos), em uma instituição nível 7 da Capes. Mas isso não é argumento algum, já que seria uma falácia de argumento de autoridade se eu me apoiasse nisso.
Sobre sua crença que capitalismo e democracia verdadeira estão vinculados novamente remeto vc para o financiamento das campanhas, quem acredita que em uma sociedade em que o financiamento privado existe, há verdadeira democracia, é verdadeiramente e profundamente ingênuo.
Se acha que simpatizo ou defendo qualquer uma das diversas tentativas stalinistas, não sabe que o meu autor favorito é o socialista democrático George Orwell. Se vc conseguir entender ele, talvez me compreenda, se achar que ele é um liberal, tendo lido ele, prefiro não mais dialogar.
Agora seu desconhecimento sobre o mercado atinge novos ares. Vc quer fazer alguém crer que no capitalismo todos os consumidores tem igual poder? Para inicio de conversa em uma empresa quem manda, quem tem poder, é o capitalista, e na sociedade capitalista quem tem o poder é quem acumula mais capital na maioria das vezes. Negar isso é desconhecer o funcionamento e o vinculo entre economia e política. Os exemplos abundam em demonstrar que o grande capital consegue o que quer. Basta lembrar dos bancos que são “salvos” pelo Estado, pelas empresas que são “grandes demais para falir”. A realidade não é a ideologia liberal, usada como instrumento contra a garantia de direitos aos trabalhadores, que muita luta conquistaram muito, a realidade é que no capitalismo há apenas a aparência de democracia, com mecanismos de seleção de lideranças, e as que concorrem ao que interessa são financiadas pelo grande capital, local ou internacional, e a ele servem, em maior ou menor grau. Existem pesquisas sobre isso sugiro procurar.
Obviamente essa democracia limitada do capitalismo é preferível a qualquer sistema autoritário, mas se contentar com ela é pensar demasiadamente pequeno.
Vc achar que um debate político, que está vinculado a visões de como o mundo deve ser, tem uma solução equivalente a precisão paradigmática das ciências aproximadas demonstra que não conhece muito de ciências humanas, avessas a isso. As ciências humanas no máximo vão informar o debate, qualificar, mas não existe uma verdade sobre isso, existem pontos de vista. Negar isso, se colocar como possuidor de uma verdade absoluta, pior negando a luta de classes, quando essa é permanentemente evidente, é se colocar fora do debate e acima dele.
E eu não tenho contaminação, eu estudo Marx a anos, li os manuscritos econômicos filosóficos, 18 de Brumário, o livro I do O Capital, a Crítica da Filosofia do direito de Hegel, entre outros textos,como leio Bourdieu hoje. Tenho divergências e vejo méritos em sua contribuição.
Minha divergência fundamental é a ideia de passagem de dominação de uma classe para outra, a proletária, ao contrario, a superação da dominação deve ser gradual, usando mecanismos democráticos, expandindo a liberdade política, o poder dos cidadãos. Essa é uma divergência que faz com que os marxistas ortodoxos não me considerem marxista, o que eu aceito de bom agrado, já que rótulos em minha visão fazem mais mal do que bem.