Pesquisa feita por um núcleo de pesquisas de uma Universidade mineira teria comprovado que as cartas psicografadas por Chico Xavier eram reais! Será?
A notícia apareceu em dezenas de portais de notícias brasileiros no dia 26 de dezembro de 2014. De acordo com a reportagem, uma pesquisa realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES-UFJF) – liderada pelo psiquiatra Alexander Moreira de Almeida – concluiu que as cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier eram reais!
O estudo, que teve início em 2011, teria analisado 13 cartas atribuídas a Jair Presente, morto por afogamento em 1974, na cidade de Americana (SP). O resultado, de acordo com o pesquisador, foi publicado em setembro de 2014 pela revista científica Explore.
As cartas começaram a ser psicografadas por Chico Xavier no mesmo ano da morte de Jair e continuaram até 1979.
Será que essa notícia é real? Seria esse estudo uma prova incontestável da existência da vida após a morte?
Verdadeiro ou falso?
Uma coisa que deve ficar bem clara aqui é que o E-farsas não tem a intenção de falar bem ou mal sobre religião, crença ou fé!
O problema ocorre quando alguém resolve tentar misturar fé com ciência. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e misturar fé com ciência é um enorme pecado (para ambos os lados)!
Na ciência, é preciso que haja fatos que comprovem (ou que desmintam) aquilo que se queira descobrir. Tudo precisa ser testado e, para que seja comprovado, deve ser documentado de maneira que possa ser reproduzido por outro laboratório em qualquer outra parte do mundo.
Quanto à religião, basta ter fé e acreditar.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
Nunca, NUNCA MESMO, tente misturar ciência com religião!
Chico Xavier é uma figura idolatrada por muitos, mas usar de termos científicos para mascarar um estudo que tenta validar sua mediunidade é pura especulação!
Entendido isso, vamos prosseguir analisando o teor da notícia:
A manchete já começa com a falácia do Apelo à Autoridade, onde o autor tenta impor suas ideias se apoiando em alguma autoridade no assunto. No caso, ao inserir o nome do diretor de um núcleo de pesquisas de uma respeitada instituição de ensino, o autor faz com que tudo o que for dito dali em diante se torne uma verdade absoluta.
O doutor que liderou os estudos é um psiquiatra que possui um belo currículo e foi o fundador do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF). De acordo com o Wikipédia, o psiquiatra é filho de família que segue os preceitos do Espiritismo e algumas de suas pesquisas (muitas delas insistem em provar a existência do espírito) já foram contestadas por vários cientistas, como o neurocientista Steven Novella, em seu blog.
O NUPES, pra quem não sabe, é um centro espírita sob a pele de um núcleo de pesquisas pseudocientíficas, conforme explicado aqui, aqui, aqui, e aqui.
A pesquisa (que é um estudo de caso, conforme afirmado pelo próprio autor) não está disponível (ainda) para download. Portanto, ainda não há como verificar quais os foram os métodos usados para que os pesquisadores chegassem à conclusão de que as cartas psicografadas por Chico Xavier são verdadeiras.
Quais foram os métodos científicos utilizados para a realização desse experimento?
Foram feitos testes de duplo-cego?
Foram feitas revisões em pares do artigo?
Em entrevista (por e-mail) ao UOL, o doutor Alexander disse que o estudo confrontou os dados contidos nas cartas psicografadas com familiares e amigos de Jair Presente que foram entrevistados, assim como documentos (jornais de época) foram checados, além de escritos do Jair Presente e registros em cartórios.
O que não foi questionado nas reportagem: Se o grupo de estudos teve acesso a esses dados depois de quase 30 anos, por que razão Chico Xavier não poderia ter conseguido essas mesmas informações, na época?
Os pesquisadores apenas disseram que não havia como o médium ter acesso a essas informações. E pronto! Temos que, simplesmente, acreditar…
O estudo, segundo o pesquisador, foi publicada na revista científica Explore, da editora holandesa Elsevier, mas não encontramos o artigo no site da editora!
Obrigado ao leitor Diego Caroli, que nos enviou o link do artigo! Na verdade, é preciso ser assinante da revista ou comprar o artigo. Caso alguém tenha acesso a ele, favor nos avisar!
Pesquisa não prova que há vida após a morte
Como bem apontou o jornal O Globo, a pesquisa não comprova que as cartas foram mesmo escritas por alguém que já morreu, mas que as informações ali contidas são verdadeiras. O seja, o foco da pesquisa deveria ser como Chico Xavier teve aceso a essas informações!
Conclusão
Não é possível misturar fé com ciência! Qualquer tentativa nesse sentido é fracasso na certa. O estudo feito pelo núcleo pseudocientífico não comprova que as cartas eram reais, apenas demonstraram que o conteúdo delas possui dados que foram comprovados pela família do morto! Os próprios pesquisadores reconheceram que é muito difícil apurar fatos ocorridos há 20, 30 anos e que, é com isso, podemos concluir que não se pode confiar somente nas nossas recordações!
Read more:
http://www.e-farsas.com/estudo-comprovou-que-cartas-de-chico-xavier-eram-reais.html#ixzz3N8eEXIga
Comentários
Saudações aos demais participantes
Concordo que religião e ciência sejam incompatíveis em alguns aspectos, principalmente enquanto ainda vemos nossa ciência(em sua infância), ainda desconhecendo possibilidades para os estados da matéria...rs
Assim como disse Sir William Crookes
“Aquilo a que chamamos matéria nada mais é do que o efeito produzido sobre os nossos sentidos pelos movimentos_das_moléculas. O espaço coberto pelos movimentos das moléculas não tem mais razão para ser chamado matéria do que o ar atravessado por uma bala de fuzil para ser chamado chumbo. Sob esse ponto de vista, então, a matéria não é mais do que um modo de movimento; no zero absoluto da temperatura, o movimento intermolecular se deterá e, apesar da persistência de alguma coisa que conserva nela as propriedades da inércia e do peso, a matéria, como nós a conhecemos, cessará de existir.”
Sendo assim é compreensível que muitos ainda não sejam receptivos as evidências que já foram experimentadas em certas ocasiões por pesquisadores como Sir William...
E digo além, isso não significa que todos os "esforços" de se estudar fenômenos inexplicáveis aos modelos científicos atuais, não sejam os mesmos válidos no quesito experimentos metafísicos...
http://www.guia.heu.nom.br/william_crookes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Crookes
Só pra ilustrar o mencionado...
Abraços fraternos a ti
da Silvana
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Saudações aos demais participantes
Não disse que a ciência é limitada...rs
Disse que os meios epistemológicos científicos atuais tornam-se limitados por ainda não estabelecerem modelos adequados ao princípio da pesquisa, entendes ?!
Bem, vamos ver o que descobrimos sobre Sir Williams... ;)
Seguindo sua linha cética...
Como vc pode afirmar com tamanha convicção sobre experimentos que a física explica de maneira desmistificada através de experimentos comprovados...rs
Observemos abaixo...
Ou seja, entendo que muita coisa ainda possa parecer fantasiosa dentro do modelo de experimentos metafísicos, pois nesse contexto estamos lidando com matéria ainda não muito compreendida em toda a sua composição e transformação, entendes ?!
abraços fraternos a ti
da Silvana
Sim. E era muito pior antigamente.
Esse tal de IPPB é tão respeitado quanto qualquer site de crentão que defende que a arca de noé navegou pelos 7 mares com um monte de bichinho dentro.
William Crookes é reconhecido no meio cientifico por suas contribuiçoes importantes nas áreas da quimica e da fisica e não pela sua paixão por numeros de circo.
Entendeu? Vai continuar misturando as coisas?
Quem parece não entender e confunde as coisas aqui é voce. Plasma é conhecido e dominado, incluindo aplicaçoes na industria metalurgica, eletronica, etc.
Muito diferente do plasma são essas coisas aqui:
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Tipo a frase "Espíritos zombeteiros de baixíssimo teor vibracional".
Ou "Eu sou muito espiritualizado. Acredito em física quântica".
Saudações aos demais participantes
Hahahaha. Assim como se vc falasse para Noé que um dia estaria fazendo uma análise crítica sobre suas viagens extraordinárias através de uma “dualidade magnética” entre hardware e software...
Fiquei imaginando como vc contaria às pessoas da época sua façanha extraordinária de conseguir escrever(sua linguagem utilizada) sem precisar de um carvão...rsrsrsrs
Na verdade não misturo nada.
Vc já ouviu falar na possibilidade de ondas que influenciam partículas ???
Sei lá, hj ainda “imaginamos” essa projeção quântica, amanhã quem sabe ???
hahahaha...rs
Vc parece gostar de misticismo mesmo, heim ?!
A imagem só mostrou a possibilidade de um modelo experimental feito através da capacidade mental de algumas pessoas em influenciar moléculas radiantes dispersas...rsrsrs
Sir William Crookes tentou fazer um estudo sobre projeções metafísicas, o problema é que não dispunha de aparelhos capazes de investigar(mensurar) a mente desses "médiuns" e sua ondas cerebrais nos momentos dos "transes"(digamos assim)... ;)
Igual podemos fazer questionamentos sobre a foto que mencionei mais acima, a foto tirada pelo Juiz foi analisada e chegaram a conclusão de que era verdadeira, porém, não tentaram investigar se próximo ao Juiz havia alguém capaz de projetar essa imagem no ambiente, feito isso, se essa pessoa o fez consciente do que estava fazendo... rs
Daí, poderia ser feio o próximo passo... Tentar descartar a possibilidade de algum tipo de existência após a morte.
Um dia a gente chega lá... Então, quem sabe, deixaremos de nos preocupar com quanto betume se veda uma arca e as tais ervas soníferas utilizadas para acalmar os animais ... rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
E oq isso tem a ver com psicografia? Viu como vc mistura?
E eu aqui achando que era uma garota fantasiada de fantasminha.
Que tara esse pessoal do misticismo tem por tudo oq usa o termo "quantico". Devem ler, sem entender nada, e quando o autor escreve algo do tipo já serve para validar a psicografia do chico xavier e os fantasminhas do Crookes.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Saudações aos demais participantes
ENCOSTO, sobre o ponto de vista do tópico não creio que eu tenha misturado não.
Vc abordou um tópico que fala sobre mediunidade, entendes ?!
Não, fantasmas usam lençóis furadinhos na região dos olhos, senhor Carlos... :)
Não disse nada disso que vc está falando.
Disse que mesmo na possibilidade de enganos por parte dos espiritualistas quanto a interpretação dos estudos, não podemos ser levianos e apontarmos aos outros nosso próprio desconhecimento sobre o assunto que nem sequer estudamos para assim determinar que nada existe nem mesmo a possibilidade de estudo e investigação...
ENCOSTO, queria te dizer que achei legal a forma como vc postou suas ideias, percebi menor ironia e mais brandura em suas colocações... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
O uso da palavra "quântico" se torna apenas um meio desonesto de validar suas besteiras e sua charlatanice.
O pior é que funciona, como provam as vendas da série "O Segredo".
Saudações aos demais participantes
Sim. Pois para alguns que sabem fazer isso, só o fazem se quiserem que os outros vejam, mas isso é complicado... rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Fernando, se servirem para colaborar as projeções do físico Amit Goswami.
Vejamos o que ele fala...
Lembrei do CRIATURO e a consciência máxima de D-us... hehehehehe
Viu, quando eu falo que esse menino é um cientista disfarçado aqui no RéV ninguém acredita...rsrs
O segredo é mais um livro de autoajuda quântica, reprogramar as mentes que estejam com muita negatividade, mas daí forçar ao modelo da Pedra Filosofal da economia e fortuna... rs Daí concordo com vc e um com o Sybok.
Mas, quanto a reprogramar os pensamentos de negativos para positivos...
Puxa, um experimento bom sobre os níveis quânticos representativos do Dr. Masaru Emoto sobre os cristais de água, já fala por si só sobre quão podemos ser influenciados pelo meio e o quanto essa negatividade pode nos prejudicar...
http://solucaoperfeita.com/mensagens-da-agua-cristais-fazem-revelacoes-extraordinarias/
ah, se eu falo que consigo projetar imagens com o uso do pensamento e emoções sobre a matéria dispersa no ambiente... :)
E digo mais... rs Que dependendo da intensidade as mesmas só são possíveis aos olhos alheios verem através de fotos, vc acreditaria ???
Para vc conseguir imaginar isso na realidade... Digite "Expecto Patronum", vc verá imagens semelhantes a que conseguimos(só alguns magos) projetar...rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Saudações aos demais participantes
hahahahaha.
Ué, fale com o Fernando, foi ele quem começou com as sugestões quânticas em o segredo...rsrs
Já vc foi culpado por achar que ao iniciar um tópico sobre mediunidade as possibilidades não seriam relativas...rs
Voltou, né... :) Ah, a ironiaaa....rsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Contarei uma historinha a vocês e podem conferi-la no livro A impostura científica em 10 lições.
Teve um cientista inglês, Cyrill Burt, que fez uma pesquisa envolvendo gêmeos idênticos, mas que por conta de situações de dificuldades familiares, foram criados separados e em condições distintas, ou seja, um foi criado por família rica ou de boas condições financeiras e que podiam proporcionar melhores recursos de educação e o outro foi criado por família pobre, com poucos recursos, tendo de estudar pouco ou nada.
Burt fez uma descoberta importante: a genética era o fator primordial. Se os gêmeos tinham uma ascendência de pessoas inteligentes, competentes e que mostraram ótimos talentos, isso fazia com que, o mais educado fosse melhor, mas o que cresceu na pobreza, ainda assim superava os problemas e se saía melhor na vida do que o resto da família pobre que o criou. E o inverso também era determinado pela genética: se os gêmeos eram descendentes de gente burra, o que recebeu melhor educação continuava uma pessoa medíocre, sem qualquer destaque o melhora na vida e o que cresceu na pobreza, ficava na mesma em relação ao resto da família.
Esses estudos do Burt provaram então a preponderância genética sobre a ação do meio. Foram publicados cerca de 20 trabalhos, aclamados e apoiados pela comunidade científica e em 1971, Burt foi agraciado com o título de Sir, mas não aproveitou muito, pois morreu no mesmo ano.
Aí então repórter achou que um esboço biográfico desse brilhante cientista daria uma boa matéria. Debruçou-se sobre a pesquisa dele e, sem ser cientista, já notou algo estranho. Mesmo aumentando a amostragem a cada novo trabalho, os dados estatísticos não mudavam. Por que isso acontecia? Algo estava errado. E mais errado ainda outra coisa: gêmeos idênticos, separados e criados por família de condição econômica muito distinta são mercadoria MUITO RARA. Como ele teve tanta sorte assim de achar 53 pares deles?
Então o repórter procurou as duas estagiárias que trabalharam com o Burt e que receberam rasgados elogios dele pela árdua dedicação e empenho delas. Nova zebra: ele não conseguiu achar essas estagiárias, nem ninguém que as houvesse conhecido. Ninguém sabia delas. Dizia a lenda que tinham se mudado para a Austrália.
O repórter procurou a família do Burt, falou de suas intenções e, feliz da vida, essa gente lhe franqueou acesso aos documentos pessoais do cientista. Lendo o diário dele, finalmente a verdade apareceu: TUDO ERA FRAUDE DO INÍCIO AO FIM. Burt usou dessa tática pois O PRECONCEITO RACIAL era tão forte, que afirmar que a genética vence as condições adversas era TUDO o que a comunidade científica QUERIA OUVIR. Daí então publicaram seus 20 trabalhos e NINGUÉM notou nada estranho neles. Não notou por causa da FÉ CIENTÍFICA.
Portanto vou avisando aos desavisados acima e aos outros: se alguém pensa que Ciência é oposto de fé e que esta é incompatível com a Ciência, é melhor rever seus conceitos.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Lamento, este é o ponto em que eu paro de debater. Não.
Claro que elas resolvem agir com base em premissas falsas, tipo "o universo conspira a seu favor", mas isto não impede que o fato de agirem dê resultados.
Saudações aos demais participantes
Fernando, em nosso corpo ocorrem processos bioquímicos para provar o experimento do Dr. Masaru Emoto, um em especial que destaco para representar o que falei sobre transformações a nível molecular... Pode ocorrer através do transporte de íons e moléculas das membranas biológicas, que atravessam essas membranas em nosso corpo, corpo nosso que é formado por 75% de água, então se vc observar pelo experimento do Dr. Emoto, as moléculas de água sofreram modificações em sua estrutura quando passam por algum tipo de influencia externa, seja a mesma por processo ocorrido por ondas sonoras no caso do estudo em questão...
No caso das ondas que influenciam essas moléculas, ocorre por causa do tipo de vibrações que atravessam as mesmas, formando assim novas configurações nessas estruturas, estruturas essas que podem influenciar a formação de novas conformações dentro de nosso organismo, pois como falei nosso corpo é formado por 75% de moléculas de água... :)
Observemos por exemplo a formação dos radicais livres para os casos de formação de doenças...
Um exemplo sobre estudo do sistema de defesa e estresse oxidativo...
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000100014&script=sci_arttext
Ou seja, concorda que quando vc afirma que a nível molecular um copo de água não faz a menor diferença...rs
Então, um copo de água pode influenciar sim o estado energético de uma pessoa, seja essa água uma água benta, em contraste com uma água após passar por teste de sonorização de pronunciamento de Hitler por exemplo.
Faz diferença sim, no mínimo dá uma sensação de mal estar na pessoa...rs
Nota ;) Sobre a "expressão de nojo" com o Bleaargh !!!... hahahaha
Não sei, achei no mínimo pitoresco da sua parte...hahahaha
Ai, Fernando, vc é um barato (bom sentido, heim ?!)...rs
ah, antes de terminar, eu tenho fotos do "Expecto patronum"(exemplificado) bem interessantes que poderia mostrar, mas, sei lá, se vc já fez Bleargh para um Físico quântico como o Dr. Amit o que não fará das minhas pobres fotos de imagens captadas do ambiente por minha, digamos, capacidade mental... ;)
Deixa pra lá... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Sim. Muito boa reflexão. ;)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Oposto da ciência deve ser ignorancia.
Reflita Silvana. Tema de casa.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Próximo capítulo: água 'fluidificada' deixando-se o copo em cima do rádio durante a pregação do pastor.
Onde houver fé, levarei a dúvida!