Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Saudações aos demais participantes
hahahahahaha
Me "surpreende" a forma astuciosa com que vc cria "paralelos subjetivos" à estrutura do modelo de ensino em questão...rsrs
Só para esclarecer.... Seu problema é com o Paulo Freire(pingo) ou com o Construtivismo(balde de água limpa) ???
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Saudações aos demais participantes
Bom... Piaget, Suiça(internato)...rs hahahaha
Gorducho, peguei um trecho de seus questionamentos, que acho a síntese do que devia responder...
Todos criticam o Construtivismo por conta da tal PROPOSTA REVOLUCIONÁRIA DO Paulo...rs
Como falei e repito.... Primeiro entende-se o conceito, depois aplica-se aos poucos em projetos pedagógicos, para quem sabe depois a transdisciplinaridade...
Afinal, é uma "CONSTRUÇÃO".... :)
Assim ocorreu na Finlândia(1o Lugar do PISA), estão implantando a transdisciplinaridade agora por lá...rs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Eu até em tese sou totalmente favorável a uma transdisciplinaridade. Mas teríamos problemas práticos bem complicados: leciona-se matemática>multiplicação e ao mesmo tempo está-se "dando" o que? Seria aula ministrada em inglês? Mas o professor teria que dominar matemática e inglês. E em outras disciplinas não funciona pois que o aluno aprenderia o vocabulário em inglês e não no seu vernáculo. E leitura e interpretação de textos e transdisciplinar com o que? Matemática, física, química é 99% fórmulas, não há texto ou gramática a ser concomitantemente assimilada. Vá la que em biologia possa ser...
E o aluno escolhe o que quer aprender. Como se na idade não temos a menor ideia do que precisaremos na vida?
Eu acho que tem muito lixo inútil tais como análise sintática (pronome, advérbio, adjunto adverbial..., nem sei mais o que é e nunca me fez falta); matizes e determinantes no 2° grau; e por aí vai.
Mas só fui me dar conta que tudo isso era inútil depois de adulto já trabalhando.
Isso me cheira a proposta destinada a aumentar os níveis oficiais de "alfabetização" na base do carimbo.
Em assim sendo institua-se um bac sério (não me venha c/ENEM Professora) e aí sim: não importa como aprendeu desde que tenha aprendido.
Ou do contrário não se queixem que o país não é competitivo, e sigamos exportando jogadores de futebol; plantando soja e cavocando minério de ferro p/a China processar.
Sim, seria ótimo se todas as escolas tivessem recursos para dar toda essa atenção aos alunos, mas, num país como o Brasil, é o mesmo que mandar uma nutricionista orientar o pessoal que cata comida no lixo.
Se, com a nossa falta de recursos, o método tradicional já um sonho inatingível para muitos, que dirá essas novidades de país civilizado...
Ainda assim, há um currículo básico que não pode ser alterado. É a partir desta base, comum a todos, que a criança vai entender o mundo e, mais tarde, o adolescente vai escolher que universidade cursar ou que profissão seguir. Uns poucos vão estudar e se dar bem na vida. Serão odiados por serem elite. Talvez abandonem o país por falta de opções.
Parece uma tradição da esquerda em criticar os método tradicional das coisas e arrumar vias que não funcionam com a realidade. Ficam na utopia.
― Winston Churchill
Adoro essas teorias malucas.
O método nem foi aplicado e já tem gente falando dos benefícios.
Eu já lhe adianto o que vai acontecer. Os alunos vão escolher o que consideram mais fácil e/ou legal. Se o sujeito tem um pouco de dificuldade em História, coisa que poderia ser superada com um pouco mais de esforço, será totalmente abandonada.
Idem para todas as outras, Geografia, Química, Biologia, etc.
O grande problema das teorias pedagógicas "inovadoras" é desconsiderar que estamos tratando de pessoas e, estas pessoas, tentarão utilizar o menor esforço.
Mas teríamos problemas práticos bem complicados: leciona-se matemática>multiplicação e ao mesmo tempo está-se "dando" o que? Seria aula ministrada em inglês? Mas o professor teria que dominar matemática e inglês. E em outras disciplinas não funciona pois que o aluno aprenderia o vocabulário em inglês e não no seu vernáculo. E leitura e interpretação de textos e transdisciplinar com o que? Matemática, física, química é 99% fórmulas, não há texto ou gramática a ser concomitantemente assimilada.
Ou seja, um samba-do-crioulo-doido.
Me faz lembrar uma babaquice, muito em moda no começo da década passada em que problemas de matemática tinham que ser contextualizados, uma estupidez sem sentido que obrigava a toda questão em uma prova trazer um pequeno texto, produzia aberrações em que para perguntar quanto era 3x3, tínhamos que contar uma historinha para encher linguiça.
Pode-se utilizar essa técnica, mas deixando claro que ela não dá para ser utilizada todo o tempo. Convém não pirar o cabeção e querer enfiar em tudo só porque é cool ser transdiciplinar.
de fato a lingua portuguesa possui muitos detalhes dispensáveis e até ilógicos, quanto a matematica tem la sua utilidades.
mas sinceramente enche-se muito a cabeça dos alunos com coisas que ele nunca ira precisar para resolver seu problemas práticos.
Eu acho que deveria termos cursos mais resumidos focados e mais intensivos na pratica profissional, que é o objetivo final.
Gasta-se muito tempo e dinheiro obrigando os alunos a estudarem algo que não lhes interessa com aulas nada haver em detrimento do que realmente interessa.
Resumindo no final guardamos o que realmente nos interessou e a maior parte do que nos foi ensinado acaba indo para o arquivo morto, ou deletado.
sem nenhuma consciência sem existências
Em termos práticos como será (gostaria que a Professora exemplificasse...
[Prof. Gorducho adentra a classe]: Meus sobrinhos (não se pode chamar aluno p/não melindrar e criar barreiras que dificultarão a troca recíproca de experiências) do que querem falar hoje?
A aí apresenta um menu suponho (uma vez que tem-se que garantir a continuidade, coerência e cumprimento do programa, a menos que a gandaia seja total):
> Máximo divisor comum ministrado em inglês (uma vez que não mais haverá a estanqueidade das disciplinas)
> fórmula de Baskara em português
> calor e temperatura em inglês
...
e naturalmente o menu terá que ser restrito às competências do mestre escola, visto que não se pode esperar que Gorducho possa lecionar transdiciplinarmente português, inglês, matemática, física, química, biologia, história pátria, história geral, geografia, filosofia...
Dê um exemplo prático por favor Professora dentro do que a Srª leciona.
Sybok, antes da transdisciplinaridade veio o programa baseado em projetos...
Essa é a estrutura que "transita" (permite a transição) do currículo formal e o próximo passo para formular as bases da transdisciplinaridade.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Fernando, não simplifique o complexo sistema transitório ocorrido na Finlândia...
A mesma não poderia adequar suas disciplinas com a tal customização pela disparidade do currículo... Prática que aqui no Brasil existe a décadas... Acho que conheces o ensino PROFISSIONALIZANTE...rs Resultado da necessidade de se preparar mão-de-obra qualificada para execução de práticas para atender o mercado especializado.
Sim. Nisso concordamos, infelizmente... ;(
É aquela história.... O primo rico dando exemplo e o primo pobre almejando o quase impossível.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Como assim... O que o Neuromancer exemplificou veio como modelo de um "implemento" do Construtivismo... A contextualização...rs
Sybok, uma mudança não é simples mesmo... O resultado da Finlândia creio será o alcance da associação entre o Construtivismo e a Competência(excelência) dos currículos...
Talvez possamos até nos surpreender com uma transição difícil por lá, mas no final eles estarão anos luz na frente de todos(países subdesenvolvidos) que, para alcançá-los, será infinitamente proporcional ao tempo desgastante na implementação de cursos de aceleração... :(
Bem, faço um destaque importante da sua fala... Hoje o profissional(mercado) é levado a ser prático, desnecessário reproduzirmos sempre a prática lógica cartesiana de Descartes e a exemplificação do EMPIRISMO de Locke... rs
Então... O modelo que torna os alunos preguiçosos é justamente o tradicional, vou explicar...
Quando formamos alunos com capacidade para trabalhar de forma concreta ideias simples avançando posteriormente para as ideias complexas, seguimos um caminho tradicional...
Agora, o contrário cansa a maioria dos alunos... Na verdade a geração de alunos preguiçosos advém de vários aspectos da modernidade...
Isso é um fenômeno comportamental, as pessoas estão cada vez menos inclinadas a perder tempo em 'pensar' textos mais complexos....rs
Por isso a quantidade de pessoas inclinadas a lei do menor esforço é bem maior do que os que param para analisar o que estão lendo...
Os alunos Brasileiros na maioria... Fazem leitura "funcional"(permitam-me), leem o inicio dos textos, uma linha do meio e a sentença final do mesmo... Pronto !!!
Feita a completa leitura e entendimento do mesmo... rs
A única coisa legal do modelo empirista do Jonh Locke é o modelo experimental, aliado ao modelo Cartesiano de Descartes, é a possibilidade de se trabalhar o concreto utilizando o empirismo, e assim ir das ideias simples para as complexas... Legal... Isso funcionou muito bem na escola tradicional durante anos... Pois fica sempre no modelo REPRODUTOR dos Currículos...
Não estou dizendo com isso que esses modelos estão ultrapassados, pois acho que tudo é questão de adequação dos modelos comportamentais da vida humana.
Então... Nessa hora... Fica difícil manter "MARCO FUNCIONAL" através do ENSINO TRADICIONAL no atual modelo civilizacional moderno...
O que isso significa... Que o mundo é globalizado e ultra ágil... Querendo ou não, o ser humano cada vez mais estará buscando funcionalidade(prática/sentido) para o que estiver fazendo, pois ele está inserido num mundo DINÂMICO, onde o tempo é o senhor de sua vida, e perder tempo com conteúdos sem sentido será cada vez mais cruel para esses currículos e esses alunos, pois deixarão nossas crianças cada vez mais distantes do mundo civilizado e cada vez mais globalizado... Isso é preocupante...
Por isso, prefiro a tentativa do Construtivismo do que a inércia da não tentativa...rsrsrs
http://www.brasilescola.com/filosofia/o-empirismo-critico-john-locke.htm
da Silvana
hahahahahahaha
Vc é professor... Com certeza... Mas, concorda, que antes um bom currículo de graduação técnico, e um currículo por vezes generalista, do que aquele feijão com arroz, sem o torresminho, couve e laranja...rs
da Silvana
hahahahahaha
Vamos ao retoque do empirismo do Locke e a contextualização dos modelos Construtivistas(contextualização)...rsrsrs
Não. Professores que infantilizam as crianças e jovens no ensino Construtivista estão começando o conceito errado... rsrsrs
Como eu mesma diria... PÁRA TUDO !!!
Criança não deve ser infantilizada.... Isso não é o Construtivismo.... rs
hahahahahaha
Não. Façamos como o exemplo de Galileu Galilei...
Continuando...
hahahahahaa
Leia o texto da Professora Heloísa Bastos:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=605
Sr. Gorducho, caso ainda existam dúvidas, refaça suas perguntas... Voltaremos a refletir sobre o tema... :)
da Silvana
Muito papo, conversa mole prá-boi-dormir. Ok, foi o que falei acima: não se fala mais de matemática; física; química; biologia. Fale-se genericamente de aulas ou "encontros" talvez...
A ilustre Drª em Física dá o exemplo do banco onde está um indivíduo sentado. Não fala mais do peso do ente, nem das reações do solo sobre as patas, nem das "leis" de Newton.
Fala-se então do que? Vai se fazer uma salada-de-frutas da atração gravitacional que provoca o peso do gorducho sentado com o excesso de alimentação por ele ingerida e respectiva fisiologia; e ao mesmo tempo, simultaneamente a química do processo: transformação dos açúcares, produção de urina...
Tudo junto, ao mesmo tempo, na mesma hora. E ministrado em francês p/evitar que haja esta disciplina.
É essa a proposta desses doutos?
Refaço não: repito. Dê um exemplo prático de como seria numa classe que lecione - nem que não use esse método por hora bien endentu. Só não venha dizer que na classe costuma retocar o empirismo do Locke visando melhor integrar o infante à realidade hodierna, tá? Dê um rápido exemplo de como faria (nem que não faça por hora) na prática, em alguma das classes que lecione.
Não. A proposta do texto teve cunho filosófico...rs
É como falei, primeiro entende-se o CONCEITO, para depois dentro de pequenas dosagens didático-pedagógicas, fazer-se então adequações aos modelos...
Entendo que vc queira aplicação prática: Ementa, plano-de-curso, plano-de-aula....rs
Mas, o que a professora Heloísa diz é justamente sobre a adequação das disciplinas...
Vou dar um exemplo mais simplificado em uma disciplina que estive fazendo semestre passado, inclusive conversei com a professora titular da mesma, e expliquei a ela o que os alunos entendiam das atividades, dando assim uma visão sob a ótica pedagógica... :)
Suas aulas eram divididas entre Teóricas e Práticas....
Os assuntos seguiam a ementa curricular, baseados em um planejamento prévio do assunto, uma ou duas aulas depois da apresentação dos mesmos.
Ela nos levava para o laboratório multidisciplinar, lá executávamos um processo prévio descritivo, eram processos químicos-físicos, ou seja, aliávamos a teoria a uma problemática, fazendo uma análise da qualidade de leite, ou do sal para consumo humano,. Esses dados eram baseados em descrições bibliográficas, porém, com problemáticas criadas pela professora para a resolução do problema em práticas no laboratório, problemáticas essas que por ventura ocorriam durante o processo.
Bom, onde se aplica o Construtivismo por disciplinaridade...
No momento da discussão e conclusão do trabalho... Pois o relatório é baseado no conjunto de hipóteses e na problemática que ocorreram durante a execução do processamento químico... Normalmente esses trabalhos eram executados em bancada e em grupo de pessoas.
Você diria, mas esse modelo segue o mesmo do modelo mecanicista... rs
Sendo: A disciplina envolveria a escolha de uma perspectiva de abordagem dos fenômenos que orientam o olhar curricular, gerando uma forma altamente racional e abstrata de estudar a realidade.
Porém, repito, os modelos mecanicista de reprodução forneceriam a pura reprodução de modelos já prontos na literatura... Ou seja, teríamos que seguir sem investigação na literatura especializada, nem usarmos pesquisa na bibliografia da ANVISA, etc, etc...
Em nosso caso, trabalhamos o modelo de abordagem dos fenômenos ocorridos em nossa prática, e não reproduzimos problemas que ocorreram em outras práticas na literatura...rs
É, já é um ensaio muito bom de abordagem construtivista... :)
Já na avaliação, estive conversando com ela sobre uma problemática que é muito difícil de corrigir... Por exemplo...
A escola tradicional trabalha muito com a execução de exercícios(estudo dirigido), adequado isso aos moldes construtivistas...
Ou seja, são feitos exercícios sobre o assunto, porém, que levem os alunos a pensar sobre o tema proposto, mas daí, na prova, as perguntas não são iguais as do estudo dirigido, são perguntas que levam aos modelos complexos...
O problema é justamente aí... Os alunos reclamam muito desse modelo, pois normalmente querem que e professora corrija todos os exercícios com respostas prontas(simples)... Jà eu disse que se fosse para responder na sequência das respostas longas que ela dizia nas ditas "correções"(alinhamento de ideias), eu teria dificuldade, pois minha dificuldade está quando os processos se referem aos modelos mnemônicos...rsrsrsrs
Minha mente segue dos modelos complexos para os simplificados...rsrsrsrs
hahahahahahaha
Nos rimos(eu e a professora titular da cadeira), sobre meus comentários quanto a aprendizagem tradicional e construtivista...rsrsrs
Ou seja, os alunos ESTÃO TÃO ACOSTUMADOS COM OS MODELOS TRADICIONAIS E MECANICISTAS, que não entendem um modelo diferente...
Reclamam que as perguntas na prova deveriam seguir as mesmas(reprodução) que ela passou no estudo dirigido...rsrsrs
Cópiasssss... Pensar pra quê né ????!!!!
Gorducho, isso que exemplifiquei acima é só um modelo "MISTO", da adequação ao método construtivista... Trabalhando uma única disciplina...
Já se trabalhado em mais de uma disciplina... Poderíamos trabalhar um tema transversal, ou seja, que atendesse a todas as disciplinas do semestre curricular, integrando com as várias disciplinas num único projeto, ou em vários mini-projetos...
Por exemplo... Tivemos a apresentação de vários trabalhos científicos em modelo de encerramento de semestre no auditório da faculdade, onde os grupos de alunos apresentaram seus banners com suas respectivas pesquisas...
Na minha opinião, são bons ensaios de modelos "interdisciplinares"... Claro !!!
Bem, simplificados, mas, já foram alguma coisa... :)
Gorducho, atualmente estou cursando Farmácia, minha segunda graduação superior...rs
Por conta disso, e de outras questões pessoais que prefiro não comentar por não interessarem... Estou distante temporariamente das salas de aula como docente.
Mas, o exemplo que dei acima foi por conta de ser aluna sob a ótica da Pedagoga...
da Silvana
ja dei algumas aulas técnicas onde tive o prazer de poder passar o pouco que aprendi e aprender mais , minha família é repleta de professores, parece carma.
questiono se o interesse é aprender medicina, por que somos forçados aprender outros assuntos não tão pertinentes ao exercício da função, isto diminui a qualidade do aprendizado afim.
Entendo que todo tipo de aprendizado é valido,mas focar no objetivo pratico proporciona melhores resultados, quando um medico estiver fazendo uma cirurgia não ira precisar ficar filosofando, ou se lembrando da historia passada em outros países.
sem nenhuma consciência sem existências
Quanto a sistemáticas de avaliações que fujam um pouco do modelo ingênuo certo/errado/resposta pronta, plenamente de acordo. Desde que isso não sirva p/dissimular falta de estudo, interesse e capacidade do aluno, que é o que geralmente ocorre. Bem como a questão de decorar datas ou dados.... Mas não vejo construtivismo nisso, é simples bom senso.
Então em resumo: não vi nenhuma novidade aí, e exemplo concreto de sala-de-aula não pode dar por não estar na atividade. Entendido. E desconfio que dificilmente poderá ser dado. Exceto se, como eu disse, o objetivo for aumentar as estatísticas de "alfabetização" via carimbo, justificando falta de estudo ou capacidade como construtivismo holístico da parte do infante.
Então uma formação mínima que inclui a língua pátria em sua forma prática, i.e., escrever corretamente e ler e interpretar textos (até porque impossível cursar uma escola profissional de primeira linha como as boas no ramo do seu exemplo!); noções de língua 2 (que preferencialmente tem que ser o inglês - podem esbravejar os esquerdistas, mas que não sabe bem o inglês hoje não é nada... -); matemática básica. E nas "ciências" (física; química; biologia) note que é impossível dar ao educando uma noção da metodologia sem alguma exemplificação real, dai algumas fórmulas p/passar a ideia de como funciona a coisa tem que ter.
E geografia + história idem.
Veja que um trabalhador de lavoura hoje tem que saber ao menos operar (não digo saber a teoria, claro!) dGPS, de sorte que alguma familiaridade com números, operações matemáticas e coordenadas geográficas tem que ter.
Mas que tem muito lixo inútil tem. Nisso (não quanto ao espiritismo...) concordamos!
Só pra avisar que vai ser enrolado nessa questão, nossa amiga mistura coisas distintas em suas construções. Já meteu Galileu Galilei com Paulo Freire e tempos atrás colocou Emoto com Tesla. Não adianta.
― Winston Churchill
Sim. Sempre aprendemos tbm com os alunos em sala-de-aula.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Saudações Gorducho
Percival, creio que o Sr. Gorducho é suficientemente inteligente e adulto para discernir sobre o que estamos tratando aqui...
Mas, agradecemos mais uma vez sua grande contribuição na discussão... :P
Ah, sobre Tesla... O experimento que deixei lá como exemplo... Era somente para verificação da REAÇÃO(comportamento) DOS ELEMENTOS, não estava associando ao EMOTO e o experimento dele... rsrsrsrsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Claro que sim, acredito que ele já sacou suas tangenciais rsrsrsrsrs...
Mas nenhum tinha nada a ver com outro, apesar de sua retórica ser totalmente oposta àquela que estava demonstrando no tópico.
― Winston Churchill
hahahahahahaha
Olha, sou experiente sim, não nego que estou caminhando a casa dos 50.
Agora, essa colocação quanto ao século passado... Hum... Tudo bem !!!
Sim, já ministrei muitas aulas em escola formal, em cursos técnicos, em grupos religiosos...rs
Bem, sobre as reformulações e adequações do currículo e das aulas...
Gorducho, não podemos atropelar séculos de ensino Tradicional sem que seja feito com responsabilidade e coerência... Isso de fazer mudanças radicais é desaconselhável.
Sou muito prudente, as mudanças devem ser equacionadas de forma a causar o menor dano possível, caso isso venha a ser uma possibilidade.
Sim.
Depende da aplicação... Perceba, falta de estudo ou estudo na véspera da prova é o que costuma a acontecer com o currículo tradicional, pois os alunos pegam a matéria apresentada(depende da disciplina), e memorizam as respostas...
Discordo. Não estou agora, mas já estive por longos anos...rsrs
E outra coisa.... Uma vez bem formado e sempre lendo e se atualizando sobre os assuntos, serei sempre uma professora...
E o que falei foi aplicado em sala-de-aula pela minha professora que é formada em engenharia química e mestrada em alimentos, disciplina do semestre que findou semanas atrás, a análise que apresentei acima, pude fazer por dispor de conhecimento no assunto acadêmico em questão, além da prática em metodologia de ensino.
Como assim... Acho que vc não está entendendo os mecanismos apresentados...rs
A escola tradicional prioriza a memorização dos conteúdos... O Construtivismo NÃO !!!
O que muito se discute é a progressão(modelo de avaliação), que admito que no Brasil pode ser um entrave da maneira como é aplicado(carimbado)...rs
Porém, quem pode de todo afirmar que o aluno que passa ao longo dos anos na escola tradicional, as vezes não o faça por ter boa capacidade mnemônica...rsrsrs
Tanto é verdade que querem colocar a culpa do fracasso escolar somente no Construtivismo, mas a herança maior é oriunda da escola tradicional.
Os dados estatísticos nos mostraram as diferenças(disparidades), de épocas mais remotas através dos gráficos que eu apresentei mais acima pelo IBGE.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Faziam isso quando EU sentei nos bancos escolares da UFRGS em meados do século passado. EU, me, moi...
Nada há de novo nisso exceto talvez se venha a ser formalizado dentro da programação e para todas disciplinas, o que acho inviável.
EU sou velho.