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Comentários
Ah, então estava falando com um acadêmico em letras...rs
Viu como vamos descobrindo o vasto conhecimento das pessoas aos poucos...rs
Ahã... Nossa, isso realmente me impressionou... ;)
Não fiz isso... Já reparou que vc sempre se coloca na defensiva quando lhe é conveniente...rs
Transição, meu caro, transição... Sairemos dos desenhos ou não ???
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Fernando, a mesma escola que te ensinou, continua aí...rs
Vc fez seu ensino todo em escolas públicas ou estudou parte em particulares e a outra parte em Universidade Federal ???
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Saudações aos demais participantes desse embate educacional. Para melhor aproveitamento do debate leiam esta postagem ao som desta música:
É que não revelo muito sobre minha pessoa, a não ser ao caso de alguém por em "cheque" minha capacidade como no caso a senhora sempre faz da minha pessoa. ;)
Continuando: fiz um semestre da faculdade de letras Inglês e muito do que está ali é BULLSHIT. O bom mesmo eram as matérias de Literatura e referentes ao idioma inglês. Agora Jean Piaget e essas bobagens são BULLSHIT. Eu sempre tive o dom de ensinar e aprendi a desenvolver ele ensinando minha esposa na época que nem namorados éramos ainda e quase todos os testes vocacionais que eu fiz indicavam como educador e sempre fui elogiado quanto a isto, abandonei o curso porque não era realmente o que eu queria e na época não consegui custear o mesmo, talvez desenvolvesse mais a língua Inglesa. Mas hoje nem vejo a necessidade de voltar novamente a estudar pra ser professor. Não por achar a profissão ser ruim, mas porque não é mais do meu desejo. E porque sou tímido PRA CARALHO.
Não sei se está realmente impressionada ou se é uma resposta de sua prepotência, mas foi um bom tapa de pelica essa informação não foi?
Se defensiva for usar o conhecimento certo na hora certa em pessoas que subestimam as outras (seu caso). Podemos dizer que sim. Pobre de você achar que isso lhe afeta ou precisa fazer isso para se perfazer entre os demais.
Oh desculpe minha cara intelectual ignorante do universo pop que a cerca. Mas as minhas referências são feitas de material pop que como educadora deveria conhecer de seus alunos que são crianças e consomem desse material.
A não ser que você tenha medo dos monstros de Yu-Gi-Oh
― Winston Churchill
Escolas continuam, mas o método de ensino...
Isso me lembra da época de vestibular uma professora de Literatura dizendo que no ensino público não podia repetir alunos. Para isto teria que fazer uma declaração escrito para cada aluno o porque dele repetir.
Lindo não?
― Winston Churchill
Saudações aos demais participantes
Hum... Interessante... Vc continua manifestando seu "apreço" por minha saudação...
Percival, segundo a CNE/CES 492/2001
" A área de Letras, abrigada nas ciências humanas, põe em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas. "
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf
Sendo adequadas ao Parecer CNE Nº 776/97
Esse parecer traz a seguinte abordagem...
"Deve-se reconhecer, ainda, que na fixação dos currículos muitas vezes prevaleceram interesses de grupos corporativos interessados na criação de obstáculos para o ingresso em um mercado de trabalho marcadamente competitivo, o que resultou, nestes casos, em excesso de disciplinas obrigatórias e em desnecessária prorrogação do curso de graduação."
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE776_97.pdf
O que estive abordando de forma menos pragmática possível...
É para que entendas que suas críticas quanto ao currículo são baseadas em suas percepções de mercado...
Ou seja, uma coisa é vc criticar o modelo de currículo mínimo... Outra coisa é estabelecer parâmetros a suas habilidades e interesses pessoais... De forma que o CURSO não te interessou desde o inicio, por ser vc uma pessoa tímida(não vejo no que isso poderia te impedir de seguir na profissão), e por ter interesses financeiros em outras áreas...rs (Obs.: Este último é o maior dos motivos de abandono da área)
Na questão do PCNE 776/97 ainda digo... Que o excesso de disciplinas ainda seguem os modelos TRADICIONAIS, pois a maioria dos especialistas da área, ainda vêem "LUTANDO", para adequar os mesmos a realidade do MERCADO...rs
Ou seja, sua crítica através da manifestação da expressão BULLSHIT, só pode ser considerada válida do ponto de vista PESSOAL, pois do ponto de vista profissional e didático, creio não ser uma opinião pautada em modelos formativos concretos o suficiente para ser levado em consideração abrangente o suficiente tornando sua crítica válida... :)
Faltou uma análise crítica dos currículos, ou seja, falar por falar é: FALÁCIA !!!
Só para lembrar a todos... No curso superior ainda não existem avaliações premiadas segundo os críticos sempre ACUSAM AO CONSTRUTIVISMO...rs
Aliás, essa prerrogativa(avaliação nos moldes construtivistas) é a única coisa que os chamados críticos ficam replicando, sobre o chamado MÉTODO CONSTRUTIVISTA... rs
O que disse mesmo ???!!!
Sobre o que vc está falando ??? Percebes que transformas nossa discussão num falatório de disputas sem sentido...rs
Percival, quando mais acima lhe perguntei se vc vinha acompanhando o que eu publiquei, e se sabia que sou da área de ADM(Gestão), de forma que descrevi minha formação e estudo sobre o ponto de vista CONCRETO sobre os currículos...
Eu falava SÉRIO... Não fico tecendo comentários aleatórios, pois estive analisando as críticas de todos(colegas do fórum) sobre o assunto, de forma a explicar o ponto de vista mais prático...
Então... Pobre de mim... Pois é minha culpa parar para falar sobre isso com quem não se dá ao trabalho de ler o que eu posto de forma sincera e desprendida o suficiente, para então discutirmos o assunto de forma LITERAL E TÉCNICA...
Ao invés de passar boa parte dos textos tendo que responder de forma o menos pragmática possível à suas provocações INFUNDADAS...rs
Na boa... Pra mim, minha discussão com vc terminou neste tópico... :)
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Olha o meu avatar ! mesmo sem ter nenhum curso de desenho, foi eu mesmo que fiz ! Devo ter nascido com um dom natural tipo homem das cavernas!
sem nenhuma consciência sem existências
Fernando, se vc leu minhas observações ao Percival a cerca do MERCADO, creio que vc entendeu sobre o que estou falando...
A UNESCO trouxe essa discussão em evidência aos modelos contemporâneos de relação globalizada de ENSINO E MERCADO(TRABALHO)...
O que mudou dos currículos tradicionais(antigos), para os reformulados(modelos mais dinâmicos - atender ao mercado)
Leia-se: modelosConstrutivistas( conteúdo dos currículos menos cristalizados o possível) e, segundo Morin e a sua aquisição das Competências...
Esses modelos tentam adequar os antigos currículos fechados e extremamente pragmáticos, para uma fase e público DA ERA MODERNA...
Não entendas mal... Não estou dizendo que vc está ultrapassado, pois sei como funciona sua mente, acompanho suas interações no fórum, e te acho extremamente inteligente e culto(digo o mesmo dos demais que participaram do tópico até aqui)...
Por isso te digo... Quando as teorias de Vigotisky (Interacionismo pessoal e interpessoal/advento Internet: EaD, antigos telecursos, recursos dinâmicos de leitura e grupos de discussão, etc), e os modelos de contextualização do Construtivismo, OS MESMOS TRAZEM ESSA REFLEXÃO...
A educação deve se reformular, não dá para ficar sempre nos moldes de tia Anaclécia, achando que estamos abafando... Pois nessa época sim, é que se aprendia !!! (Diz o ditado furado)... rs
Esse jargão é bom para pessoas que não entendem como elas mesmas são cíclicas e inconsistentes, ao criticar(em) o conteúdos(currículos construtivistas), que ainda não são CONSTRUTIVISTAS, pois o Construtivismo como vim explicando até o momento, É somente UM CONCEITO...rs
O que foi aplicado na escola básica(ciclos), seguem os formatos de desenvolvimento de Piaget... Ou seja, continuam o mesmo currículo mínimo, adequando somente aos modelos de aprendizagem respeitando o tempo de cada fase(Piaget) do desenvolvimento mental do ser humano, desde a infância a sua fase de transição...
Esses estudos foram baseados em psico-cognição, baseados na genética, em uma progressão, são estudos sérios... :)
Uma criança na escola pós-advento INTERNET e CELULAR, está mais dinâmica, mais questionadora, pergunta para que serve o que ela está aprendendo...rs
Assim como a maioria de vcs criticaram o tempo todo os modelos antigos de ensino SEM PERCEBEREM... Vcs mesmos vinham criticando o modelo estabelecido nas bases TRADICIONAIS...
Ou seja, se todos forem o suficientemente sinceros, vão perceber que as dúvidas e criticas de hj são as mesmas de outrora...
Para que serve o que estou aprendendo ???
Já o professor da era CONSTRUTIVISTA(Conceito/reflexão), se pregunta:
- O que ensino servirá para quê aos meus alunos ???
- Os conteúdos estão de acordo com suas expectativas, suas necessidades... :)
Fernando, perceba... A Finlândia está anos luz de todos os países civilizados, justamente por utilizar os modelos Construtivistas e Competências(dobradinha), como modelo de seus projetos transdisciplinares de educação...
Vc me perguntaria... Mas, não é transformar a educação num processo fragmentado de conhecimento particionado(autonomia dos currículos)...
Bem, os modelos da UNESCO(organismo internacional) falaram sobre isso em suas infinitas discussões a cerca do homem moderno e sua entrada no mercado de trabalho...
Hj o homem se prepara para o mercado, precisa estar mais competitivo, aprender conteúdos funcionais, modelos assertivos de projetos, dar aos alunos de camadas menos privilegiadas a oportunidade de desenvolverem seu lado mais arrojado, mais empreendedor...
Afinal, estamos caminhando para a ERA DA INFORMALIDADE nas relações de trabalho...rs
Os antigos modelos de empregador e empregado(impostos), está falindo no mundo todo...rs
E a educação é uma ferramenta transformadora, capaz de oportunizar os modelos PRÁTICOS DE ATENÇÃO AO MERCADO.
Afinal... Se formos sinceros... Todos aprendemos o tempo inteiro, ainda estaremos aprendendo, enquanto formos inquietos, estaremos sempre aprendendo...rs
Ou seja, o processo de aprendizagem é para a vida toda... :)
Abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Eu atôro sua saudação meega.
E isso ensina Inglês aonde pro candango? Minha cara vais citar MEC o órgão governamental de um governo que mal fiscaliza o ensino e qualidade do mesmo de seus alunos e quando faz usa métodos duvidosos para isto?
O motivo do meu abandono nem era o salário nega: até porque minha intenção era dar aula em cursos de idiomas, mas o mercado para isto digamos não está "lá essas coisas". E os cursos de TTC (Teacher Traning Course) eram mais eficientes que os de letras em comparação, mas só restringe ao que parece a cursos.
Engraçado você dizer que falei por falar: eu estive UM SEMESTRE INTEIRO NUM FUCKING CURSO DE LETRAS ESCRITO ASSIM DE FORMA GARRAFAL. Por causa desses quesitos técnicos que você defende e desce do salto quando alguém critica e tenta tirar a razão de uma forma mais vazia que uma garrafa de Big Apple numa rave. Você abusa do APELO A AUTORIDADE pra forjar discursos vazios, totalmente a par de uma análise sua de acordo com a realidade.
O dia que você viver a mesma, vai ver quanta BULLSHIT você defende.
Eu não sei. Tente descobrir.
Eu não estou disputando nada: somente replico as ideias confrontadas. Mas que eu vejo a maneira como você se posiciona e direciona é bem peculiar e se repete a cada debate contigo. Bom, mas continuo porque água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Então você fala de uma área que nem domina? Expõe conhecimento que você não tem conhecimento técnico PLENO disso?
― Winston Churchill
Então ao invés de caçar coisas FAVORÁVEIS ao seu ponto de vista, veja a outra metade da laranja:
https://www.google.com/search?q=Construtivismo+crítica&ie=utf-8&oe=utf-8
Divirta-se. :)
Do jeito que você demorou com o @Gorducho , oh wait você mesmo disse:
Algo que não é seu que você vive de copiar e colar e não faz resumo e só se deu o trabalho de fazer por conta da INSISTÊNCIA do @Gorducho quanto a isto (e claro com uma colaboraçãozinha minha também para acelerar o processo).
É tudo infundado vosê ganhou muitu champz vosê:
Na boa pra mim poderia ter mais, mas aceito sua desistência. :)
É Fernando: você é véio não aprendeu nada. O ensinu tem que se muderniza porque o povu não precisa de tudo que aprende na iscola, e ficar cobrandu conteudu traumatiza ozalunu então tem qui sê no ritmu delis ao invê delis si adaptá ao konteudu.
Falô.
― Winston Churchill
Tenho alergia à palavra "dialética".
- Já vi o porque.
― Winston Churchill
Restando determinar que influência teve essa camada a mais.
Já no Brasil, onde falta tudo, essa camada apenas esconde a triste realidade.
Se é que o entendimento de "construtivismo" é o mesmo no Brasil e em outros lugares.
Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo Notícias – seg, 10 de ago de 2015
Está crescendo no Brasil o número de escolar básicas públicas geridas pela Polícia Militar. Só na última semana foram oito colégios que voltaram às aulas em Goiás nesses moldes. O Estado é o que mais possui escolas assim em todo o Brasil.
As regras são extremamente rígidas e quem não as cumprir sofre diversas sanções — sendo a mais grave delas a transferência de colégio. Por exemplo, mascar chiclete é considerado transgressão leve, assim como usar óculos com lentes ou armações em ‘cores esdrúxulas’.
De acordo com os policiais, o modelo implantado melhora significativamente o desempenho dos alunos. Para provar isso, mostram que em nove Estados os colégios comandados pela PM ficaram com a primeira colocação entre as estaduais no Enem. São 93 instituições com essa diretriz no Brasil atualmente.
Atualmente apenas nove Estados não possuem colégios de educação básica públicos geridos pela PM. Goiás, que estreou oito na semana passada, passou a ser o líder no quesito com 26 escolas neste formato, seguido de perto por Minas Gerais — que possui 22 colégios militares públicos.
Entre as mudanças implantadas, além das regras já citadas, as mais aparentes são a utilização de farda, prestação de continência e mudança no tratamento aos professores. Alunos que se destacam são condecorados com medalhas e quem não se adapta ao sistema é transferido para outros colégios.
Apesar da melhora de desempenho em algumas escolas que adotam esse modelo, educadores afirmam que o modelo que padroniza comportamentos inibe questionamentos, evitando a criação de perspectiva crítica aos alunos. As críticas, porém, não devem impedir o crescimento dessas escolas: até o final do ano a expectativa é que mais 16 delas surjam em todo país.
sem nenhuma consciência sem existências
Eles podem questionar qualquer coisa, só não podem deixar de obedecer as regras, tal como acontece com qualquer pessoa em sociedade.
Isso é conversa para boi dormir, a questão não é questionar e sim agirem por puro capricho.
Essa de conversar com crianças é uma boa ideia, mas sempre deixando claro que eles não tem escolha.
Somos adultos e decidimos, queiram eles ou não.
De onde surgiu essa idiotice que somente pessoas que fazem o que lhes dá na telha são capazes de questionar e desenvolver um espírito crítico?
Ah...claro, se questionamento é tão importante assim, por quê raios não se cobra nas provas de verificação de aprendizagem?
Nestas provas o que se cobra é aprendizagem de conteúdo e só.
Quem é o jumento que está fazendo essas provas que não cobram o que é importante?
Não é à toa que o ensino brasileiro está uma merda, com retardados de todo tipo dando pitacos não poderia ser diferente.
é o aluno que diz ao professor se vai estudar ou não , como podem se comportar dentro e fora da sala de aula, diante de tanto protecionismo hipócrita, dentro do processo educacional professores se tornaram agentes passivos e alunos inativos.
Educação nunca foi prioridade do governo e sim o bem estar do próprio governo.
Políticos se elegem para defender em primeiríssimo lugar seus próprios interesses em detrimento ou a favor do bem social , a prioridade deles sempre sera o bem próprio.
sem nenhuma consciência sem existências