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Comentários
Eu ao menos aprendi posteriormente a formular, ao contrário de você que nem assumir o que diz faz.
― Winston Churchill
Até caso a escola tivesse mais recursos, tipo particulares caras, pode haver opção por música, considerado o pertinente obtempero acerca da necessidade de instrumentos e menoridade de turmas. Idem teatro ou outras que não me ocorrem por não ser meu ramo artes.
Mas tem o fato de desenho ser a atividade mais viável em termos de custos.
Sybok, eu disse apenas que o currículo vai adequando-se a idade, capacidade, interesse e compreensão do que se desejam os resultados para o ensino básico.
Por exemplo... O desenho estilizado do rosto do Homem de Ferro, é realizado por um tipo de técnica, diferente do desenho a mão livre de uma criança do ensino fundamental...rs
hahahahaha
Mas, vá lá... Entendo que o currículo por vezes permite situações onde o aprendizado seja passivo de LACUNAS...
hahahaha
Bem, como eu "sempre" fui autodidata... rs
Precisei aprender a ser... Sabe, a escola "tradicional" me ensinou uma coisa...
A COMO SOBREVIVER A ELA... rsrsrsrs
Já disse essa história aqui no RéV em outro tópico... Mas, não custa comentar...
Estive numa escola inicialmente, onde a professora da educação infantil passava todos os dias me castigando... LITERALMENTE... CAROÇO DE MILHO, CASCUDOS NA CABEÇA, OFENSAS MORAIS(me chamava de burra o tempo todo)...
Um dia perto do final do ano, sofri a maior das humilhações (eu tinha 5 anos)... Enfim... Ela achou que eu não havia feito a lição de casa e, pasme, me bateu e me sangrou...
Desse episódio resultou que sai daquela escola, fui para uma outra e fiz o teste de aptidão. Não só passei como avancei uma série...rsrsrsrs
A professora e a diretora da outra escola, perguntaram a minha mãe:
-Como essa menina estava com dificuldades de aprendizagem na outra escola ???
hahahahahaha Pois é...
Com o passar dos anos, a antiga dificuldade se tornou o maior dos meus trunfos...rs
Não "concebo" alunos que não gostem de estudar, que tarefas escolares sejam complicadas (levando a omissão das mesmas por parte dos alunos) de forma que os mesmos achem a ociosidade melhor do que estudar... rs
A diferença é que não acho que a culpa seja sempre do aluno... Pois normalmente não é...
Claro que existem alunos desinteressados, claro que tbm o momento de aprendizado pode ser diferente dos desejos do aluno, etc, etc...
Por isso digo que o estudo é um momento particular, formado por um processo de empatia, interesses, e algumas vezes aptidões...
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Gorducho, vc deve ser da geração entre 1930 a 1961, dessa forma o estudo de "artes" era mesmo secundário ou ensinado a poucas pessoas... :)
Concordo quanto ao processo didático do ensino de desenho artístico... O problema é que nem todas as crianças possuem total domínio e predileção para as artes de uma maneira geral, o que ocorre normalmente para o caso dos musicistas por exemplo, famílias de músicos, os filhos passam a praticar desde cedo a vocação dos pais...
Eu sou da geração do pós-1961(LDB), sendo assim, o ensino de artes era um ensaio dos modelos de ensino de hj.
Mas, minha paixão por artes plásticas(principalmente), veio comigo...
De outras vidas...rs
Acho que consegue entender segundo a filosofia espírita.
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Aí que está a diferença entre técnica e desenhar casualmente: por existir uma técnica ela não deve ser ensinada?
― Winston Churchill
Ou copiando por cima ou fazendo aquelas cópias de olho que nem sempre ficam perfeitas.
― Winston Churchill
Por aqui na Escola Particular que eu estudava me ensinaram alguma base, mas nada profissional. Não tive um embasamento para desenhar rosto e corpos humanos. Se você queria alguma coisa tinha que recorrer a publicações (pff) especializadas que apareciam raramente por aqui.
E ainda hoje continua assim. Tinha um curso que ensinava, mas não foi pra frente.
― Winston Churchill
Legal seu avatar... Não sabia que tinha sido vc que desenhou. :)
Minhas reproduções seguem mais nesse estilo:
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/reproduco-os-lirios-de-van-gogh-20574-MLB20192258944_112014-O.jpg
Esse quadro dos Lírios de Van Gogh(uma reprodução feita por mim) tenho na minha sala, ao lado de uma arte em heráldica de família, e outros trabalhos artísticos...
Concordo. Mas, as dificuldades do currículo não podem ser creditadas somente ao modelo de ensino atual... Muito do que deixa de ser ensinado é por conta de um conjunto de fatores.
Comentários:
Obs.: Acho que o convite do MP para nossa amostra de trabalhos artísticos teria sido melhor se feito a vc Sybok...rs
O Sr. Gorducho declinou, não sabe desenhar...rsrsrs
Certa vez levei um amigo meu a uma exposição, meio a contra gosto dele, sim, na verdade ele foi arrastado por mim a tal exposição...rs
Ele dizia em meio a sequência de telas: " - Esses rabiscos até uma criança faz !!! "
hahahaha
Eu ri muito nesse dia... rs
Olha de quem eram os tais rabiscos que ele falou. rsrsrs
http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=260
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Claro que deve.
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Então por que não dar essas condições de aprendizados aos alunos?
Simplesmente ficar no blá blá e emular estilos não é muito útil. Seria se aprendessem a desenhar de fato até para aplicações comerciais.
― Winston Churchill
Puxa... Se eu não estivesse desconfiada que vc está mais uma vez criticando o Construtivismo... Eu ia me alegrar com seu discurso...rsrsrs
Mentira... Brincadeirinha... :)
Percival, concordo com vc no sentido prático do modelo formativo, que querendo ou não, no final pode deixar algumas lacunas.
O problema é que o sistema ainda está formando mão-de-obra qualificada nessa área...rs
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Claro que estou criticando.
Ainda está, por que não formou antes? O modelo construtivista não era a solução para todos os problemas: não era os Padrinhos Mágicos do Timmy Turner?
Então, tô vendo que nem pra isso serve.
― Winston Churchill
:P
Percival, não sei se vc veio lendo o que eu postei...
O Construtivismo é um conceito não um modelo institucionalizado...
A estrutura atribuída com relação aos ciclos e ao sistema de avaliação é baseada nas relações construtivistas de autonomia dos conteúdos...rs
No material que eu deixei mais acima no link, se vc leu, deve ter percebido que a discussão girava entorno da transição e da formas de estruturar o conteúdo do ensino de artes, pautado por uma pluralidade de conteúdos a partir do ensino de educação artística..
Vou colar o mesmo colado anteriormente :
Postei isso, pois o Gorducho disse que na época dele não se ensinava nada nesse sentido na escola...
Ou seja, o ensino de educação artística é relativamente NOVO enquanto processo educativo dentro da escola...
Eis o motivo de eu ter dito que ainda estão formando conceitos e estruturas sobre esse ensino dentro das escolas...rs
Não esperava que vc entendesse que num processo de ensino, antes os professores devem estar aptos para o currículo...
Além do que... O que o Sybok disse sobre profissionalização através de ensino de desenho e vc tbm falou, segue como tudo na escola brasileira, primeiro a formação estrutural, depois se for de interesse do aluno, o mesmo acaba por procurar a PROFISSIONALIZAÇÃO através de cursos TÉCNICOS... :)
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Ele me dispensou do restante das provas e até hoje tenho a foto da medalha que me deu no fim do ano.
A Srª., Srª Suzana, me parece muito formalista, presa a e admiradora de portarias, decretos, simpósios. Não leve tão a sério o palavrório dos políticos e seus assessores: explique mais com suas próprias palavras, seu entendimento, e sua opinião.
Afinal, o que é e para que serve o tal Construtivismo?
uzilvana, &c.Andei sim.
Ou seja:
Novo? Desde 1994 quando era do quinto ano se ensina essa joça e pelos relatos não mudou em nada.
Não, não segue. Eu que tive um ensino mabembe de Educação Artística e mal aprendi a desenhar em ensino particular. Repito: a escola no geral não prepara ninguém e não estimula ou explora suas aptidões.
Por que não ser como no ensino japonês onde o aluno além de aprender as competências tradicionais, aprende outras através de "clubes" sempre monitorados por "alunos mais velhos ou experientes" e dentro da sala de aula desenvolvem suas aptidões como desenvolvimento de software, esportes entre outros? Mas não, tem que aprender a construir o pensamento do aluno como se o aluno fosse uma máquina que se instala software.
Cada um constrói seu pilar de conhecimento. O professor deve ser a base da informação e não uma babá pra cada aluno. Quem deve monitorar se o aluno anda por caminhos tortuosos são os pais, não é dever do professor construir nada: os pais é que tem que ter a preocupação com isto. Francamente.
― Winston Churchill
Aprendeu a conhecer a Professora Suzana quero dizer a @Silvana
É professora Suzana explique com suas palavras e justifique sua resposta:
― Winston Churchill
@sybok o que mais tem por aí é cursos com falta de conteúdo e botando pseudomatérias pra encher linguiça inclusive com o objetivo de encarecer mais o mesmo.
― Winston Churchill
Gorducho... Meu irmão utilizava compasso, etc. As coisas dele passavam para mim...rs
Acho que vc fez o antigo ginásio de admissão...rs
Eu estava "brincando" com vc.
Vc não é muito mais velho que meu irmão...rs Tenho só 11 anos de diferença dele... :)
http://2.bp.blogspot.com/-hh5pnlp3XEs/UGEO38t3J_I/AAAAAAAAGXM/BPzC_4GkKbE/s1600/-ARTILHA+OU+LIVRO+ESCOLAR+-ADMISSÃO+AO+GINÁSIO+-+ANOS+50.jpg
Gorducho, minha formação teve enfase em Administração Escolar(gestão)...
Uma das minhas especializações foi em estrutura do ensino de 1. e 2. graus(antigo formato)...rs Tenho algumas especializações na área.
Ou seja, é mais ou menos como eu disse anteriormente. Sou muito "Tecnicista"...
Portanto, acabo por explicar o Construtivismo sempre do ponto de vista dos administradores(gestores). Pois obedecemos primeiramente as normas estabelecidas(planos curriculares), para depois irmos adequando a um modelo mais flexível... ;)
Vamos lá...
Sua pergunta: - Afinal, o que é e para que serve o tal Construtivismo ?
Bem, o Construtivismo é um modelo conceitual formado a partir do trabalho de Jean Piaget, que desenvolveu um processo de observação resultando em uma teoria...
O que isso significa... Que a partir de processos estruturais mentais, forma-se a base da cognição estrutural da criança. Resultando assim num processo de formação contínua, processo que segue como tendo a CRIANÇA NO CENTRO DA APRENDIZAGEM...
Para entender um pouco mais de forma simplificada...
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/55035/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil
O construtivismo portanto, é um conceito que segue o construir e reconstruir o pensamento, através da acomodação e assimilação das estruturas mentais propiciado durante o processo de aprendizagem.
O que isso significa de forma prática...
Que o currículo pode ser adequado para que a aprendizagem ocorra de forma a facilitar a mesma...
Porém, quero que perceba... Estamos falando da fase inicial da criança(educação infantil/ fundamental), enquanto a estrutura mental ainda ocorre pela acomodação, ou seja, ainda não ocorre pela assimilação de processos mentais mais complexos(fase de transição)...
Sendo assim, com a idade e o amadurecimento cognitivo, é possível trabalhar o currículo de forma a ir adequando o mesmo a capacidade e complexidade da estrutura mental das crianças...
Já para as séries mais avançadas, o currículo pode ser trabalhado seguindo projetos desenvolvidos pelos modelos multidisciplinares...
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Sybok, um ensino técnico deve ensinar a prática do exercício de um técnico profissionalizante.
Não tenho como avaliar o currículo do referido curso, pois não o vi... Mas, se vc diz...
O que confunde muito as pessoas na confusão de objetivos...
É essa história de associar currículo(plano de curso técnico), atrelando(associando) ao que no Construtivismo chamamos de autonomia dos currículos...rs
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Ahã
Tá bom, menino dos pôneis ( Fase: acomodação)...rs
Quando vc estiver chegando na fase da transição, a gente sai dos desenhos... ok ?!
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/55035/jean-piaget-e-as-fases-do-desenvolvimento-infantil
abraços fraternos a ti
da Silvana
Transmitiram-me conhecimentos, conhecimentos me foram cobrados.
Adoro como você me avalia sem me conhecer totalmente.
Ah o grande Jean Piaget: sim eu tive o prazer de conhecer ele quando fiz um semestre de letras inglês na finada UNIVERCIDADE.
Adoro como você me subestima minha capacidade intelectual tentando me reduzir a um infante ignorante. Parafraseando o artrópode do Ben 10.
Pobre Bruxinha, não sabe a caixa de Pandora que tenho.
― Winston Churchill
Você tem que facilitar pro coitadinho do aluno que não consegue aprender? Ainda bem que sou da época que se aprendia ou não se aprendia sem facilidades.
No mais o básico que o @Fernando_Silva colocou muito bem explicado:
Apesar de alguns momentos não ter se explorado mais porque não se tinha mais recursos e essa é minha grande crítica.
― Winston Churchill
Aqui a gente chama de incompetência: se um curso quer te tornar especialista em algo logo ele deve dispor de todos os equipamentos e estrutura para tal.
Fim de papo.
Construtivismo é pra Jacú.
― Winston Churchill