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PATRIA EDUCADORA - PAULO FREIRE - PM assume escola tomada por violência e a transforma em modelo

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Comentários




  • Marcio disse: E ainda consegue tempo para postar aqui!!!!
    Só pode ser magia!


    Acrescente também discípula de Cristina Rocha:

    casos-de-familia-13.gif

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse:
    Sim isso mesmo Fernando. Eu mesma já falei aqui no RéV em um outro tópico se não me engano do ENCOSTO que, Paulo "disseminava educação" >>> para e pela <<< ANDRAGOGIA(Foco: adultos)... Seria o EJA de nossos dias...
    Marcio disse: Silvana disse: Logo em breve FARMACÊUTICA também.... rs

    E ainda consegue tempo para postar aqui!!!!

    Só pode ser magia!Madame_Min__madam_mim_by_sarcasmatic.png

    Santa imaginação! Homem prodígio!

    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Dr_Whooves disse: Ainda bem que sabe que você é assim. Agora resta saber se vai um dia tomar jeito.
    quem sabe um dia tome jeito....por enquanto vou tomando minhas biritas...saudê! hip..hip...hurra !
    images?q=tbn:ANd9GcTZhqMoH5MsQKPYnOmXhCydhfUQmhigmfuiWM35dtSynOjE9JEK
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: quem sabe um dia....por enquanto vou dando minha beiçadas .....


    Usar de piadas pra esconder seus erros não os corrige.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse: com 5 aulas de 4 horas qualquer um aprende a desenhar

    Devia fazer curso de Desenho com o Lado Direito do Cérebro. A autora do livro com tal título (Betty Edwards) quando se formou em Belas Artes e tornou-se professora de desenho, notou que de uma turma de 30 alunos, em uma semana um poucos gatos pingados passavam de desenhos estereotipados e infantis a fazer desenhos bons. E não era uma coisa gradual, cumulativa: era brusca. Isso se devia ao fato de usarem o lado direito do cérebro inconscientemente.

  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok


    Sybok disse: Eis o problema, se tudo o que você tem para ensinar é lixo, não importa muito o método usado para ensinar esse lixo.

    Desculpe, não concordar com vc...

    O conteúdo curricular TRADICIONAL não deve ser visto como pró-lixo, pois sendo vc quem és, com tua inteligencia(segundo teorias de G. Gardner), tua capacidade auto-crítica, além da sinceridade que lhe é peculiar... Vc é uma pessoa de extrema sensibilidade e muito inteligente... Portanto "deves" isso a: uma parte da herança genética, a outra parte da capacidade analítica aos conteúdos que viestes recebendo durante os anos de tua vida "dentro da escola"... rs

    Ou seja, nós(vc, eu, nós: todos), principalmente aqui do RéV, somos resultado do esforço de nossos QUERIDOS e tbm dos não tão queridos mestres, diretores, corpo da OE(Orientação educacional), OP(Orientação Pedagógica), etc, etc...

    Entendo que vc se referiu a situação específica do curso de desenho em questão, mas, mesmo assim, deves ter aprendido algo...

    O problema talvez é que fostes com uma expectativa além do normal...rs

    Por exemplo... Já disse aqui que fui ajudante de uma freira de um colégio tradicional num curso de desenho, depois estive em um grupo onde "trabalhávamos" em restauração de desenhos sacros. Essa falecida irmã(amada e muito querida para mim), dominava como poucos as técnicas de desenhos visuais, sua maestria era maior em telas(superfícies planas)... Enfim...

    Os alunos aprendiam noções de espaço, delimitações, enquadramento, formas, profundidade, etc, etc...

    No caso desse curso da irmã(que era de origem Alemã), mesmo com a rigidez de sua postura, era um ser humano por vezes tão doce que saíamos(todos os presentes na aula) com a sensação de que nossas taxas de glicemia estavam altas...rsrsrsrs .... hahahaha

    Então, era muito fácil ver o progresso dos alunos, haviam alguns que já traziam consigo competências inatas para determinados desenhos, outros não... Mas, no final do curso estavam todos dominando o mínimo dos conceitos teóricos e práticos do conteúdo...

    O que quis falar com toda essa "contextualização"(explanação contextual)...

    Que é necessário que quando formos procurar um curso, tenhamos o cuidado de saber se nosso objetivo está de acordo com a ementa do mesmo, e se estamos prontos para o que vamos encontrar... E por fim e não menos importante... Se nossas expectativas se enquadram no modelo do curso...

    Sybok disse: Pois é, muito blá blá blá com contornos claramente ideológicos sobre " povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade" e nenhuma medida pratica como: Ensinar a desenhar.

    Pra aprender a desenhar não é preciso abordar povos e épocas, não é preciso criar uma comissão para avaliar os melhores métodos, nem investigar as "necessidades do aluno". Basta contratar um professor de desenho e colocar em sala de aula.

    Sybok, os PCNs são um modelo teórico a ser implementado... Claro que cada curso deve adequar a sua clientela, objetivos(competências/nivelamento), etc.

    Por isso, não podemos comparar um curso de desenho(artes) na escola básica, com um curso oferecido por uma escola de belas artes(nível superior), ou um curso de desenho oferecido por um cartunista, um grafiteiro, um tatuador, etc.

    Os estilos e linguagem plástica(estética visual) serão totalmente diferentes...rs

    Mas, eu sei que o que vc está questionando mais, quanto a adequação da capacidade do professor e suas habilidades e domínio da disciplina, sobre o exemplo que destes do teu curso.

    Sybok disse: É tão simples, mas os construtivistas preferem complicar e ficar falando sobre "necessidades do aluno" ou sobre "trabalhar conceitos, culturas e povos", enquanto não fazem o básico, que é ensinar a desenhar.

    Claro meu anjo... Antes de ensinar a desenhar na escola básica, muitas crianças da periferia/menos abastadas financeiramente(foco do ensino público), necessitam entender a ORIGEM DAS FORMAS, precisam entender as diferenças do Barroco(por exemplo), das obras de nosso aleijadinho, E SABER DIFERENCIAR das obras de Michelangelo que, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

    Porém, o ideal seria que pudessem aliar: TEORIA E PRÁTICA

    Ensinar: Cultura, noções de conceitos abstratos, além das formas etc...

    Lembro que uma vez diante de uma das imagens de aleijadinho, em uma igreja de Minas Gerais, quase disse a uma das imagens: Parla !!! ..... hahahahaha .....


    Sybok... Imagine um professor de escola pública, que, como recurso didático disponha de folhas de caderno pautadas(do caderno do aluno), canetinhas ou lápis de cera(que em alguns lugares já é luxo)...rsrsrs

    Claro, que o grafite é uma opção... rs Nessa hora surgiriam um monte de Sprays dos próprios alunos...rsrsrs

    Mas, nesse ponto, o professor teria de estar ensinando arte Social(cultura de rua), formas de expressão, da linguagem simbólica, etc, etc...

    Muitas vezes o professor até quer trabalhar arte (em sua forma prática) com os alunos, mas, não dispõe de RECURSOS DIDÁTICOS, para tal empreitada...


    Sybok disse: Enquanto isso não ensinam a desenhar.

    Se querem ensinar arte, a UNICA coisa necessária é pegar uma arte e ensinar. todo resto é voodoo.

    Não funciona assim... rs

    São necessários recursos didáticos... É a mesma coisa que numa escola de música o professor tenha de ensinar música clássica, sem dispor de um único instrumento musical...

    Imagine o que ele fará... PERCUSSÃO... rsrsrs

    Vamos todos estudar Carlinhos Brow !!!!

    Pois é... No final, a improvisação traz bons resultados... A música do Carlinhos Brow é muito boa tbm... Mas, vc perguntaria e os clássicos ???

    Bem, alunos vamos escutar as músicas de Bethovem, Vivaldi... Depois, aqueles que desejarem se especializar nisso como profissão ou mesmo por gosto pessoal...

    Procurem as escolas Vila lobos, estão aí para atender esse tipo de "público"(clientela)... :)

    Sybok, é necessário saber adequar as situações, as limitações, etc...

    Escola pública é assim !!! Existe todo o tipo de alunos...

    Desde os mais abastados(classe remediada), aos extremamente pobres... :(




    abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Márcio

    Márcio disse: E ainda consegue tempo para postar aqui!!!!
    Só pode ser magia!



    Vais entrar no módulo "sacanagem" agora... Assim, ajudas o Percival...rs


    Estou de Férias !!!! .....hahahahahahaha.... Nem de Rec fiquei... :) ;) :) (Comemorando, semestre passado foi pauleira)


    Outra coisa... A vantagem de ser mulher é que somos polivalentes, multitarefas, etc...



    abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Percival


    Percival citou: Silvana disse: Percival, faça uma auto-análise do que vc publicou até agora neste tópico...

    Então, não subestimei sua inteligencia, respondi simplesmente evidenciando o fato de que até aquele exato momento vc não havia feito nenhuma participação mais construtiva ao tópico...

    Percival REPLICOU: Você julga que não, aliás como a maioria do ser humano faz/fez e subestimar o que não compreende ou que não concorda.

    Não julgo nada...

    Pedi para VC fazer uma AUTO-ANÁLISE (isso ocorre de forma individual). rs

    Percival disse: O que eu faço é apontar seu modus operandi alertando quem debate com você porque sei como começa e como termina. Nunca disse que você não fala nada certo, somente você tem seu ponto de vista exposto e criticado. Não é concordar com tudo nem dizer que você está sempre errada. Parece que tem um trauma quanto as pessoas te criticarem.

    Pois é.... Vc entra num tópico, para falar sobre TEORIAS DE EDUCAÇÃO, porém, já entra em atitude(módulo), CRITICAS DESTRUTIVAS A MINHA IMAGEM MORAL E PROFISSIONAL.

    Pois, eu sei ler de forma subjetiva todas as suas insinuações tbm...rs

    Na minha escola eu aprendi interpretação de texto !!!

    Alias, convido a todos a observarem o MODUS OPERANDI do Percival...

    Quando lhe FALTAM os recursos intelectuais...

    Ele apela para as técnicas da verborragia, vulgo: ATAQUES MORAIS.

    Mas, pasmem.... Porém o negócio é só comigo... Tirando o CRIATURO...rs

    E o pior... O sujeito criativo em questão... Ainda afirma(sugere nas entre-linhas), que eu sou persona do Criaturo, isso quando não sugere que sou amante dele e estou mancumunada com o CRIATURO contra ele(o cotadinho da história)...rsrsrs


    HAHAHAHAHAHA


    Pois é.... Dá-lhe CHristina Rocha... rsrsrs




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse: Vais entrar no módulo "sacanagem" agora... Assim, ajudas o Percival...rs

    Falou Madame!!!!!
    Madame_Min__madam_mim_by_badprogrammerart.png
    Silvana disse: Outra coisa... A vantagem de ser mulher é que somos polivalentes, multitarefas, etc...

    1303.jpg
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Saudações Márcio


    Márcio disse:

    Silvana disse: Vais entrar no módulo "sacanagem" agora... Assim, ajudas o Percival...rs

    Márcio responde: Falou Madame!!!!!

    Márcio.... hahahahahaha

    Não queria falar isso para não reforçar a criatividade(imaginação) do PERCIVAL... Mas...



    Onde vc arruma essas imagens da Madame Mim tão lindinhas ???

    Ahã, sou isso tudo não... rs E esses seios enormes... rs


    hahahahaha




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse:
    Pedi para VC fazer uma AUTO-ANÁLISE (isso ocorre de forma individual). rs

    Será mesmo que eu preciso ou você acha que eu preciso porque fica com birrinha pelos meus questionamentos e críticas?
    Silvana disse: Pois é.... Vc entra num tópico, para falar sobre TEORIAS DE EDUCAÇÃO, porém, já entra em atitude(módulo), CRITICAS DESTRUTIVAS A MINHA IMAGEM MORAL E PROFISSIONAL.

    Olha o módulo de coitadismo aí gente!!!


    Silvana disse: Pois, eu sei ler de forma subjetiva todas as suas insinuações tbm...rs

    Na minha escola eu aprendi interpretação de texto !!!

    Ohhh que legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal.

    giphy.gif

    Silvana disse: Alias, convido a todos a observarem o MODUS OPERANDI do Percival...


    maxresdefault.jpg
    Silvana disse: Ele apela para as técnicas da verborragia, vulgo: ATAQUES MORAIS.

    Quando que eu te fiz isso sua feia cara de mamão.

    Evil_Ash%27s_angry_stare.jpg
    Silvana disse:
    E o pior... O sujeito criativo em questão... Ainda afirma(sugere nas entre-linhas), que eu sou persona do Criaturo, isso quando não sugere que sou amante dele e estou mancumunada com o CRIATURO contra ele(o cotadinho da história)...rsrsrs

    E você cai em todas! O mais incrível é isso. Assim é fácil demais.

    tumblr_inline_n19ockuG2m1rjhg79.gif
    Silvana disse: Pois é.... Dá-lhe CHristina Rocha... rsrsrs

    ratinho-o.gif
    Silvana disse: Outra coisa... A vantagem de ser mulher é que somos polivalentes, multitarefas, etc...

    Rosie-the-Robot.jpg

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Ahã, sou isso tudo não... rs E esses seios enormes... rs


    Confessa @Marcio: tu fica no 4chan catando imagens dela e Madame Min é sua Waifu.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Márcio


    Liga não... Quando faltam argumentos, ele "salpica"(colore) com desenhos...rs


    Percival, vc não imagina como amamos sua imaginação, sempre previsível...rs

    Só senti falta dos pôneis... :)


    abraços fraternos ao Márcio ao Percival e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Liga não... Quando faltam argumentos, ele "salpica"(colore) com desenhos...rs

    É que não me dou ao trabalho de responder provocações baratas wink.jpg , mas se reparar bem lá no início:
    Dr_Whooves disse: Será mesmo que eu preciso ou você acha que eu preciso porque fica com birrinha pelos meus questionamentos e críticas?

    É uma pergunta que você deixou sem respostas. Nem espero que você me responda: afinal, não é do seu interesse responder você ignorou e passou a discussão a minha conduta nê? whistle.gif

    Silvana disse: Percival, vc não imagina como amamos sua imaginação, sempre previsível...rs

    Acho que a aula de previsibilidade vem de outra pessoa. Mas como tenho tendência a aprender um pouco com cada um aqui, afinal nunca quis ser professor, apesar de uns teste vocacional de internet me apontarem como excelente educador, mas dispenso tal ofício. Não por achar desonroso, mas por não querer ser referencial pra nada.

    Silvana disse:
    Só senti falta dos pôneis... :)

    E o discórdia é o que?

    111040__safe_animated_discord_crying_sad_gif_chaos_artist-colon-peachiekeenie_discorderlyconduct.gif

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Dr_Whooves disse: Confessa @Marcio: tu fica no 4chan catando imagens dela e Madame Min é sua Waifu.

    rock_disney_girls_12__mme_mim_by_aita92-d473pbp.jpg

    madam_mim_by_whitebag-d5v4hm3.jpg
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Silvana disse: Onde vc arruma essas imagens da Madame Mim tão lindinhas ???

    Ahã, sou isso tudo não... rs E esses seios enormes... rs

    Não pode usar seus poderes mágicos em si mesma????!!!!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Crianças do 1° grau - não interessando o saldo bancário dos pais... - necessitam entender a origem das formas e saber diferenciar obras do Aleijadinho das de Michelangelo; mas não necessitam ter noções básicas práticas de desenho!
    Bah! Como invoca o boquiaberto cá?
    O Professor tem que ensinar cultura de rua! Bah! O que é isso, eu também depois de velho quero aprender!
    sybok disse: Ensinar decoreba sobre diferentes estilos artísticos só vai criar pseudo intelectuais que "apreciam" pichadores, "arte" pop e pintores "primitivistas" e que não saberiam de fato saber se um desenho foi feito por um Picasso, por uma criança de 6 anos ou por um macaco.
    Claro: duvido os pseudo-intelectualóides diferenciarem obras de Picasso de obras dum macaco; eu não, bien entendu: assim como não diferencio vinho de $10 de vinho de $200 (que já tomei a convites, em bocas livres claro).
  • Saudações Márcio


    Márcio disse: Não pode usar seus poderes mágicos em si mesma????!!!!



    Basta eu "dar corda" e vcs começam a "zonear", né....rs




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
  • Saudações Sybok

    Sybok disse: sempre fui um aluno vagal e repeti 3 anos pela simples razão de que matava aula toda semana e quando ia dormia na classe

    Tive um aluno assim. Ele era muito inteligente, era difícil manter sua atenção nas aulas teóricas seguindo o modelo mecanicista.

    Sybok disse: Agora veja como você complica.

    Você fala sobre o universo do aluno, necessidades e expectativas, as diferentes artes visuais, etc, mas não percebe que NENHUMA dessas coisas é feita ou trabalhada, ao mesmo tempo em que nem o desenho básico é ensinado.

    Pra qualquer arte visual o desenho básico é útil e sendo uma forma de arte essa é a unica educação artística que se precisaria ter para fazer melhor do que é feito hoje.

    Troque toda a confusão que você citou por uma coisa muito simples, pratica e objetiva: Ensinar as crianças a desenhar.

    Sybok, pense, vc está reproduzindo sobre sua perspectiva; será que todas as crianças da escola saem(saíram) sem saber desenhar ???

    Vc está tomando sua experiência frustrada e transportando para a realidade de uma comunidade educativa inteira.

    Sybok disse: Alunos do primário não tem "expectativas" quanto ao curso, estão ali porque são crianças e seus pais mandaram.

    Por isso mesmo, devem seguir o currículo. Agora, claro... As vezes depende um pouco do trabalho e criatividade do professor.

    Sybok disse: As expectativas dos pais é que seus filhos aprendam algo útil.
    Um curso de desenho básico é só isso, um curso para aprender a desenhar.

    Sim. Exatamente isso que deve acontecer. O que ocorreu com vc pode ter sido um pouco por sua falta de interesse, "excessivas" faltas, falta de aptidão do professor, etc, etc...


    Sybok disse: Exato, por isso mesmo não defendo que as aulas de educação artística sejam feitas com aulas de musica...
    O desenho é o melhor candidato justamente porque basta um lápis, um papel e uma borracha.

    A um custo de 5 reais por aluno você pode ensinar todos a desenhar.

    Sim.

    Observe um modelo de aula em reprodução de formas:

    http://www.rea.net.br/educarede/2013/05/21/estudo-de-cores/


    Paisagem Brasileira de Lasar Segall - Obra utilizada como modelo artístico visual.
    http://www.museusegall.org.br/img/upload/obras/mls2651.jpg


    Perceba...

    Para desenvolver objetivos claros sobre as linhas e formas, antes, a criança deve trabalhar o controle psicomotor...

    Por incrível, existem crianças que não conseguem cobrir simples desenhos, falta-lhes as vezes o que Howard Gardner diz sobre as inteligências múltiplas envolvidas na aquisição para desenhos...

    http://bibliadocaminho.com/ocaminho/Tematica/EE/Estudos/EadeP2R12.htm

    São elas:
    > Inteligência espacial;
    >Inteligência cinestésica ou corporal-cinestésica

    Nesses casos, o professor nas classes iniciais deve(m) partir de uma reprodução(cobrir), para depois definir novos conceitos...


    Mas, isso varia de professor para professor... :)


    Link original do Educarede:
    http://www.rea.net.br/educarede/turbine-sua-aula/cicloserie/ensino-fundamental-1a-a-4a/



    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
  • Saudações Gorducho

    Gorducho disse: Crianças do 1° grau - não interessando o saldo bancário dos pais... - necessitam entender a origem das formas e saber diferenciar obras do Aleijadinho das de Michelangelo; mas não necessitam ter noções básicas práticas de desenho!
    Bah! Como invoca o boquiaberto cá?
    O Professor tem que ensinar cultura de rua! Bah! O que é isso, eu também depois de velho quero aprender!

    Gorducho, podemos marcar um evento cultural virtual entre nós, que tal ???

    Vamos escolher uma pintura de nossa preferência(artista, estilo, composição retratada), por exemplo...

    Pintamos(pode ser usando lápis de cera/rs)... Daí eu crio um espaço num grupo restrito e armazenamos a pintura(nossos desenhos) lá, depois colamos aqui para mostrarmos nossas percepções... Que tal ???

    Só não te convido para ir a uma exposição comigo, pois vc iria se cansar... Fico que nem "pinto no lixo"... rs hahahaha



    Por exemplo: http://www.norske-grafikere.no/resources/docs/Katalog.pdf

    Estive para ir nessa exposição, só não consegui, pois precisei escolher entre ir ao Kandisnky , depois disso estive em compromissos pessoais e perdi... ;(


    Topas ????!!!!


    Ah, o link do acesso restrito te mando por MP(caso vc tope), depois se vc achar publicamos ou não...rsrsrs Sabe como é... Vai que ficamos com vergonha de nossas reproduções...rs




    Abraços fraternos a ti
    da Silvana

  • Silvana disse: Basta eu "dar corda" e vcs começam a "zonear", né....rs

    Calma bruxinha!
    Saiba-Mais-Sobre-Serie-de-TV-A-Feiticeira.jpg
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Dr_Whooves disse: Confessa @Marcio: tu fica no 4chan catando imagens dela e Madame Min é sua Waifu.

    Cara, minha primeira paixão foi a princesa Safiri!

    ScreenShot067.jpg
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Silvana disse: Sybok, pense, vc está reproduzindo sobre sua perspectiva; será que todas as crianças da escola saem(saíram) sem saber desenhar ???

    Eu ia responder isso, mas @sybok foi tão completo na resposta...


    Da mesma forma eu diria que as crianças saem da escola sem saber construir textos, assim como eu saí de um escola (particular) sem saber criar textos e formular opiniões para redações de vestibular e tive que cair em cursinhos.




    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Marcio disse: Cara, minha primeira paixão foi a princesa Safiri!

    Eu tive alguns mangás da Princesa e o Cavaleiro, era bacana mas acabei não podendo completar na época.

    Apesar de adulto, gosto das narrativas do Tezuka.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Dr_Whooves disse: Da mesma forma eu diria que as crianças saem da escola sem saber construir textos, assim como eu saí de um escola (particular) sem saber criar textos e formular opiniões para redações de vestibular e tive que cair em cursinhos.
    então ta desculpado!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
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