Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Acrescente também discípula de Cristina Rocha:
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
sem nenhuma consciência sem existências
Usar de piadas pra esconder seus erros não os corrige.
― Winston Churchill
Devia fazer curso de Desenho com o Lado Direito do Cérebro. A autora do livro com tal título (Betty Edwards) quando se formou em Belas Artes e tornou-se professora de desenho, notou que de uma turma de 30 alunos, em uma semana um poucos gatos pingados passavam de desenhos estereotipados e infantis a fazer desenhos bons. E não era uma coisa gradual, cumulativa: era brusca. Isso se devia ao fato de usarem o lado direito do cérebro inconscientemente.
Desculpe, não concordar com vc...
O conteúdo curricular TRADICIONAL não deve ser visto como pró-lixo, pois sendo vc quem és, com tua inteligencia(segundo teorias de G. Gardner), tua capacidade auto-crítica, além da sinceridade que lhe é peculiar... Vc é uma pessoa de extrema sensibilidade e muito inteligente... Portanto "deves" isso a: uma parte da herança genética, a outra parte da capacidade analítica aos conteúdos que viestes recebendo durante os anos de tua vida "dentro da escola"... rs
Ou seja, nós(vc, eu, nós: todos), principalmente aqui do RéV, somos resultado do esforço de nossos QUERIDOS e tbm dos não tão queridos mestres, diretores, corpo da OE(Orientação educacional), OP(Orientação Pedagógica), etc, etc...
Entendo que vc se referiu a situação específica do curso de desenho em questão, mas, mesmo assim, deves ter aprendido algo...
O problema talvez é que fostes com uma expectativa além do normal...rs
Por exemplo... Já disse aqui que fui ajudante de uma freira de um colégio tradicional num curso de desenho, depois estive em um grupo onde "trabalhávamos" em restauração de desenhos sacros. Essa falecida irmã(amada e muito querida para mim), dominava como poucos as técnicas de desenhos visuais, sua maestria era maior em telas(superfícies planas)... Enfim...
Os alunos aprendiam noções de espaço, delimitações, enquadramento, formas, profundidade, etc, etc...
No caso desse curso da irmã(que era de origem Alemã), mesmo com a rigidez de sua postura, era um ser humano por vezes tão doce que saíamos(todos os presentes na aula) com a sensação de que nossas taxas de glicemia estavam altas...rsrsrsrs .... hahahaha
Então, era muito fácil ver o progresso dos alunos, haviam alguns que já traziam consigo competências inatas para determinados desenhos, outros não... Mas, no final do curso estavam todos dominando o mínimo dos conceitos teóricos e práticos do conteúdo...
O que quis falar com toda essa "contextualização"(explanação contextual)...
Que é necessário que quando formos procurar um curso, tenhamos o cuidado de saber se nosso objetivo está de acordo com a ementa do mesmo, e se estamos prontos para o que vamos encontrar... E por fim e não menos importante... Se nossas expectativas se enquadram no modelo do curso...
Sybok, os PCNs são um modelo teórico a ser implementado... Claro que cada curso deve adequar a sua clientela, objetivos(competências/nivelamento), etc.
Por isso, não podemos comparar um curso de desenho(artes) na escola básica, com um curso oferecido por uma escola de belas artes(nível superior), ou um curso de desenho oferecido por um cartunista, um grafiteiro, um tatuador, etc.
Os estilos e linguagem plástica(estética visual) serão totalmente diferentes...rs
Mas, eu sei que o que vc está questionando mais, quanto a adequação da capacidade do professor e suas habilidades e domínio da disciplina, sobre o exemplo que destes do teu curso.
Claro meu anjo... Antes de ensinar a desenhar na escola básica, muitas crianças da periferia/menos abastadas financeiramente(foco do ensino público), necessitam entender a ORIGEM DAS FORMAS, precisam entender as diferenças do Barroco(por exemplo), das obras de nosso aleijadinho, E SABER DIFERENCIAR das obras de Michelangelo que, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Porém, o ideal seria que pudessem aliar: TEORIA E PRÁTICA
Ensinar: Cultura, noções de conceitos abstratos, além das formas etc...
Lembro que uma vez diante de uma das imagens de aleijadinho, em uma igreja de Minas Gerais, quase disse a uma das imagens: Parla !!! ..... hahahahaha .....
Sybok... Imagine um professor de escola pública, que, como recurso didático disponha de folhas de caderno pautadas(do caderno do aluno), canetinhas ou lápis de cera(que em alguns lugares já é luxo)...rsrsrs
Claro, que o grafite é uma opção... rs Nessa hora surgiriam um monte de Sprays dos próprios alunos...rsrsrs
Mas, nesse ponto, o professor teria de estar ensinando arte Social(cultura de rua), formas de expressão, da linguagem simbólica, etc, etc...
Muitas vezes o professor até quer trabalhar arte (em sua forma prática) com os alunos, mas, não dispõe de RECURSOS DIDÁTICOS, para tal empreitada...
Não funciona assim... rs
São necessários recursos didáticos... É a mesma coisa que numa escola de música o professor tenha de ensinar música clássica, sem dispor de um único instrumento musical...
Imagine o que ele fará... PERCUSSÃO... rsrsrs
Vamos todos estudar Carlinhos Brow !!!!
Pois é... No final, a improvisação traz bons resultados... A música do Carlinhos Brow é muito boa tbm... Mas, vc perguntaria e os clássicos ???
Bem, alunos vamos escutar as músicas de Bethovem, Vivaldi... Depois, aqueles que desejarem se especializar nisso como profissão ou mesmo por gosto pessoal...
Procurem as escolas Vila lobos, estão aí para atender esse tipo de "público"(clientela)... :)
Sybok, é necessário saber adequar as situações, as limitações, etc...
Escola pública é assim !!! Existe todo o tipo de alunos...
Desde os mais abastados(classe remediada), aos extremamente pobres... :(
abraços fraternos a ti
da Silvana
Vais entrar no módulo "sacanagem" agora... Assim, ajudas o Percival...rs
Estou de Férias !!!! .....hahahahahahaha.... Nem de Rec fiquei... :) ;) :) (Comemorando, semestre passado foi pauleira)
Outra coisa... A vantagem de ser mulher é que somos polivalentes, multitarefas, etc...
abraços fraternos a ti
da Silvana
Não julgo nada...
Pedi para VC fazer uma AUTO-ANÁLISE (isso ocorre de forma individual). rs
Pois é.... Vc entra num tópico, para falar sobre TEORIAS DE EDUCAÇÃO, porém, já entra em atitude(módulo), CRITICAS DESTRUTIVAS A MINHA IMAGEM MORAL E PROFISSIONAL.
Pois, eu sei ler de forma subjetiva todas as suas insinuações tbm...rs
Na minha escola eu aprendi interpretação de texto !!!
Alias, convido a todos a observarem o MODUS OPERANDI do Percival...
Quando lhe FALTAM os recursos intelectuais...
Ele apela para as técnicas da verborragia, vulgo: ATAQUES MORAIS.
Mas, pasmem.... Porém o negócio é só comigo... Tirando o CRIATURO...rs
E o pior... O sujeito criativo em questão... Ainda afirma(sugere nas entre-linhas), que eu sou persona do Criaturo, isso quando não sugere que sou amante dele e estou mancumunada com o CRIATURO contra ele(o cotadinho da história)...rsrsrs
HAHAHAHAHAHA
Pois é.... Dá-lhe CHristina Rocha... rsrsrs
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Falou Madame!!!!!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Márcio.... hahahahahaha
Não queria falar isso para não reforçar a criatividade(imaginação) do PERCIVAL... Mas...
Onde vc arruma essas imagens da Madame Mim tão lindinhas ???
Ahã, sou isso tudo não... rs E esses seios enormes... rs
hahahahaha
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Será mesmo que eu preciso ou você acha que eu preciso porque fica com birrinha pelos meus questionamentos e críticas?
Olha o módulo de coitadismo aí gente!!!
Ohhh que legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal.
Quando que eu te fiz isso sua feia cara de mamão.
E você cai em todas! O mais incrível é isso. Assim é fácil demais.
― Winston Churchill
Confessa @Marcio: tu fica no 4chan catando imagens dela e Madame Min é sua Waifu.
― Winston Churchill
Liga não... Quando faltam argumentos, ele "salpica"(colore) com desenhos...rs
Percival, vc não imagina como amamos sua imaginação, sempre previsível...rs
Só senti falta dos pôneis... :)
abraços fraternos ao Márcio ao Percival e a todos
da Silvana
É que não me dou ao trabalho de responder provocações baratas , mas se reparar bem lá no início:
É uma pergunta que você deixou sem respostas. Nem espero que você me responda: afinal, não é do seu interesse responder você ignorou e passou a discussão a minha conduta nê?
Acho que a aula de previsibilidade vem de outra pessoa. Mas como tenho tendência a aprender um pouco com cada um aqui, afinal nunca quis ser professor, apesar de uns teste vocacional de internet me apontarem como excelente educador, mas dispenso tal ofício. Não por achar desonroso, mas por não querer ser referencial pra nada.
E o discórdia é o que?
― Winston Churchill
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não pode usar seus poderes mágicos em si mesma????!!!!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Bah! Como invoca o boquiaberto cá?
O Professor tem que ensinar cultura de rua! Bah! O que é isso, eu também depois de velho quero aprender!
Claro: duvido os pseudo-intelectualóides diferenciarem obras de Picasso de obras dum macaco; eu não, bien entendu: assim como não diferencio vinho de $10 de vinho de $200 (que já tomei a convites, em bocas livres claro).
Basta eu "dar corda" e vcs começam a "zonear", né....rs
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Tive um aluno assim. Ele era muito inteligente, era difícil manter sua atenção nas aulas teóricas seguindo o modelo mecanicista.
Sybok, pense, vc está reproduzindo sobre sua perspectiva; será que todas as crianças da escola saem(saíram) sem saber desenhar ???
Vc está tomando sua experiência frustrada e transportando para a realidade de uma comunidade educativa inteira.
Por isso mesmo, devem seguir o currículo. Agora, claro... As vezes depende um pouco do trabalho e criatividade do professor.
Sim. Exatamente isso que deve acontecer. O que ocorreu com vc pode ter sido um pouco por sua falta de interesse, "excessivas" faltas, falta de aptidão do professor, etc, etc...
Sim.
Observe um modelo de aula em reprodução de formas:
http://www.rea.net.br/educarede/2013/05/21/estudo-de-cores/
Paisagem Brasileira de Lasar Segall - Obra utilizada como modelo artístico visual.
http://www.museusegall.org.br/img/upload/obras/mls2651.jpg
Perceba...
Para desenvolver objetivos claros sobre as linhas e formas, antes, a criança deve trabalhar o controle psicomotor...
Por incrível, existem crianças que não conseguem cobrir simples desenhos, falta-lhes as vezes o que Howard Gardner diz sobre as inteligências múltiplas envolvidas na aquisição para desenhos...
http://bibliadocaminho.com/ocaminho/Tematica/EE/Estudos/EadeP2R12.htm
São elas:
> Inteligência espacial;
>Inteligência cinestésica ou corporal-cinestésica
Nesses casos, o professor nas classes iniciais deve(m) partir de uma reprodução(cobrir), para depois definir novos conceitos...
Mas, isso varia de professor para professor... :)
Link original do Educarede:
http://www.rea.net.br/educarede/turbine-sua-aula/cicloserie/ensino-fundamental-1a-a-4a/
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Gorducho, podemos marcar um evento cultural virtual entre nós, que tal ???
Vamos escolher uma pintura de nossa preferência(artista, estilo, composição retratada), por exemplo...
Pintamos(pode ser usando lápis de cera/rs)... Daí eu crio um espaço num grupo restrito e armazenamos a pintura(nossos desenhos) lá, depois colamos aqui para mostrarmos nossas percepções... Que tal ???
Só não te convido para ir a uma exposição comigo, pois vc iria se cansar... Fico que nem "pinto no lixo"... rs hahahaha
Por exemplo: http://www.norske-grafikere.no/resources/docs/Katalog.pdf
Estive para ir nessa exposição, só não consegui, pois precisei escolher entre ir ao Kandisnky , depois disso estive em compromissos pessoais e perdi... ;(
Topas ????!!!!
Ah, o link do acesso restrito te mando por MP(caso vc tope), depois se vc achar publicamos ou não...rsrsrs Sabe como é... Vai que ficamos com vergonha de nossas reproduções...rs
Abraços fraternos a ti
da Silvana
Calma bruxinha!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Cara, minha primeira paixão foi a princesa Safiri!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Eu ia responder isso, mas @sybok foi tão completo na resposta...
Da mesma forma eu diria que as crianças saem da escola sem saber construir textos, assim como eu saí de um escola (particular) sem saber criar textos e formular opiniões para redações de vestibular e tive que cair em cursinhos.
― Winston Churchill
Eu tive alguns mangás da Princesa e o Cavaleiro, era bacana mas acabei não podendo completar na época.
Apesar de adulto, gosto das narrativas do Tezuka.
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências