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Comentários
Perceba... Vc foi justamente ao ponto...
Se vc mesmo admitiu que existem erros nos currículos formal(tradicional), como resolver isso de forma a não cair na armadilha do mecanicismo que é o responsável pelo modelo que vc mesmo questionou ???
O que está acontecendo Sybok nas últimas décadas, é uma mudança de paradigmas na era digital... Um exemplo... Essa geração está aprendendo mais rápido o Internetês, do que o português.
Imagino a quantidade de abreviaturas que devem surgir nos textos de resumos escolares apresentado aos professores.
Pois é... O motivo é que o ensino está cada vez mais dinâmico... Cada vez mais os alunos vão se perguntar para que querem saber de trabalhos científicos(clínicos) se não querem nem fazer um simples TCC, para encerrar o curso de graduação...
Quando porventura os professores falam em RELATÓRIOS de no mínimo 50 páginas, pois são práticas de laboratório de manipulação e devem ser relatados todos os procedimentos em farmacotécnica seguindo as Boas Prática de Fabricação de Medicamentos(BPFM)...
É um D_us nos acuda !!!!
Isso que vc falou sobre conhecimento científico é muito relativo, também, pois existem processos complexos e aplicáveis a cada disciplina conforme a adequação das pesquisas e testes a serem desenvolvidos... Dependem se são trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, daí ficam no universo da revisão bibliográfica... rs
Já quando de pesquisa clínica, existem modelos com ratos e em humanos, nesses casos a pesquisa muda completamente de figura, pois existem comitês de Ética(CEP/CONEP) com os regulamentos para a aprovação desses modelos de pesquisa clínica principalmente com humanos e o pesquisador deve ser vinculado a um centro de pesquisa...
Pergunto, vc acredita que com o conhecimento que vc possui de ciência, te habilita a ser um pesquisador clínico, por exemplo ?!
Percebes, que dentro de um universo curricular as adequações e as habilitações curriculares e os conhecimento sempre estarão atrelados ao tipo de formação acadêmica/profissional que se está almejando...
O mundo está mudando e, cada vez mais as pessoas querem a especialização profissional, pois é essa que lhes dará o ganha pão... Os cursos profissionalizantes são o meio mais rápido de se inserir no mercado de trabalho com uma faixa salarial um pouco melhor, fora as acadêmias, que, sinceramente, atualmente não são garantia de grandes salários...rs
Vc mesmo que é da área de tecnologia(informática), sabe que um curso MBA as vezes é mais concorrido e abre mais portas na tua área do que uma pós-graduação clássica, pois tua área é muito mais competitiva, sendo os currículos acadêmicos modelos fechados presos a métodos e grades tecnicistas e mecanicistas...rsrsrs
A menos claro, que vc queira ir para a área acadêmica, ser professor em uma universidade, daí os cursos clássicos são os exigidos.
abraços fraternos a ti
da Silvana
Por isso lhe pedi um exemplo supondo que estivesse lecionando onde, i.e., nos graus e disciplinas, que já lecionou.
Como seria ministrada uma classe sobre MDC ou análise combinatória construtivisticamente? Em que e de que forma diferiria dos métodos "clássicos"??
Aí um dos motivos por que prego o retorno da Filosofia, que acho importante na fundamentação genérica que devem ter todos.
Pois não deve ser aceita. O trabalho deve ser feito no idioma dentro do qual foi proposto. Aí sim entra pertinentemente a interdisciplinaridade, i.e., que não devam ser estanques.
Bem, nas classes iniciais devem seguir os PCNes.
Prefiro dar exemplos atuais, pois estou longe das salas de aula de educação infantil faz um bom tempo. Minha última e mais longa experiência em sala, foi a nível técnico.
Gorducho, creio que vc está perguntando sobre minha experiência pessoal, porém, te digo que é mais fácil trabalhar por projetos dando significância ao conteúdo do que trabalhar o método tradicional sem adequações.
Seguem uns exemplos:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cozinha-experimental-matematica.htm
http://www.colegiosete.com.br/internas/noticias/read.php?id=537
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/02/grandezas-e-medidas-para-alunos-do-1-2.html
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/educac-o/feira-estadual-de-matematica-premia-projetos-de-escolas-da-regional-de-taio-1.1020375#.VaQ5S19Viko
abraços fraternos a ti a todos
da Silvana
Meus exemplos que ocorrem: a análise sintática para quem não está estudando p/se profissionalizar em Letras. Pronome, advérbio, adjunto adverbial... para que...
Lembro a Álgebra Linear, o indivíduo passou todo tempo escrevendo no quadro sem nunca ter dado um exemplo siquer da utilidade profissional das elocubraçõoes. Anéis euclidianos... até hoje não sei p/que servem...
Então isso de de certa forma inverter, i.e., evidenciar a atividade antes dos resultados técnicas e demonstrações, como diz o cara do MEC, concordo.
Mas desconfio fortemente que Construtivismo não seja isso; nem isso tem nada a ver com aquela sandice do aluno escolher o que quer estudar...
Oras Bola! acho que exaltei me um pouco na critica, com tudo sabemos que o ensino é voltado a pratica intelectual em detrimento da moral, dai o mal exemplo:
FIM DA VERGONHA: Ex-médico monstro, autor de 58 estupros e fugitivo da Justiça desde 2011, é finalmente preso no Paraguai
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/fim-da-vergonha-ex-medico-monstro-estuprador-de-58-mulheres-e-fugitivo-da-justica-desde-2011-e-finalmente-preso-no-paraguai/
Então pode me chamar de Sr. Ninguém, de fato seria se não fosse a minha fé, quando não sei apelo para quem sabe: Valei me "Sto, Google" , padroeiro dos ignorantes mal formados.
nada é tão ruim que não sirva para algo bom, algumas religiões tem conseguido o milagre da alquimia humana.
sem nenhuma consciência sem existências
gostaria de dizer que sinto muito! mas não da para ser hipócrita!
Só lamento!
sem nenhuma consciência sem existências
Não. O Construtivismo não se resume a textos contextualizados e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, além das feiras de Ciências...rs
O que vemos da parte dos especialistas na área é sempre o discurso crítico ao currículo tradicional, com poucos avanços na área...
A maior dificuldade além dos currículos fechados e que vamos combinar, funcionam no sentido de estipular o espaço de cada professor e sua área de atuação de forma definida...
O Construtivismo é um modelo bem elaborado para se trabalhar os conteúdos... Normalmente fica difícil trabalhar projetos multidisciplinares, pois numa escola cada professor idealiza sua própria disciplina... E sentar para conversar com os colegas e a equipe pedagógica é por vezes complicado, muitas cabeças, interpretações, vaidades, etc...
Concordo que no papel o Construtivismo é muito legal e muito desafiador, mas sabemos o quão difícil é integrar disciplinas e pessoas.... rsrsrs
Por isso disse mais acima... Ainda acho mesmo que com poucas iniciativas de se trabalhar a complexidade do tema adequando ao modelo tradicional, do que não se fazer NADA ...rs
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Sybok... Esta que vos fala tinha e tem a maior dificuldade de se livrar de velhos costumes... Sou mais de adequar aos poucos e depois tirando o que acho ruim(digamos assim), na verdade o que deixa de ser funcional ou de ser desafiador.
Quando elaboro textos simples da faculdade, preciso colocar uma quantidade infinita de informações(cabeçalho), objetivos etc, etc... Sou extremamente TECNICISTA...
A minha formação básica foi baseada na escola mecanicista e minha formação profissional na especialização(conclusão do curso em adm), foi baseado no TECNICISMO...rsrsrs
Estudamos Paulo Freire incansavelmente durante as aulas de teoria da educação, mais na prática a maioria gosta da segurança, da boa e velha zona de conforto... rs
A grade curricular é a base do conteúdo ao se trabalhar o método é que pode variar... :)
Vejamos o que vc pontuou em sua dificuldade segundo os PCNes...
Bem, aula de artes podem trabalhar noções de geometria, cultura(pesquisar as bases do de um desenho e seu contexto histórico), matemática, aplicação de técnicas manuais, etc
Dessa forma, o conteúdo já ganha outro enfoque... Onde fatores como a estrutura curricular deve se adequar de um contexto cultural do aluno, da comunidade educativa...
Então, seu curso deveria ser aplicado a estrutura que deixo para olhares...
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/artes_ref.pdf
Os objetivos dos alunos devem estar de acordo com o objetivo do curso...
Portanto...
Veja a página deste modelo do Curso Técnico-edificações (Somente um exemplo).
http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_infra/tec_edific/dese_tec/161012_des_tec.pdf
Sim. eis o motivo da necessidade do profissional (Professor)e o curso se adequarem as necessidades do aluno, formulando inclusive material didático ... rs
Por exemplo...
6.5 - SUBÁREA ARTES VISUAIS (P. 98 em diante observe a tabela)
FUNÇÃO 1 - CRIAÇÃO E EXECUÇÃO
SUBFUNÇÃO 1.4: CRIAÇÃO DE ADEREÇOS E DE ARTES DECORATIVAS. (P. 107)
FUNÇÃO 3 - RESTAURAÇÃO - (P. 110 ou 111 em diante)
SUBFUNÇÃO 3.3: RESTAURAÇÃO DE OBRAS EM MADEIRA.
SUBFUNÇÃO 3.4: RESTAURAÇÃO DE PAPÉIS.
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/artes_ref.pdf
O que isso significa... Que concordo contigo no sentido de que os professores devem sempre buscar o aperfeiçoamento tentando dominar várias disciplinas...
Porém, voltando ao nosso assunto...
Nesses links acho que deu para todos perceberem que existem diferenças nas propostas, no objetivo, no alcance, na estrutura didático-pedagógica, etc...
Ou seja, depende da clientela a se aplicar cada material e assunto.
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Puxa, agora fiquei me sentindo uma megera... ;(
Recadinho... Percival... Aquela que fala vez por outra replicando suas "críticas" sem sentido... É a minha parte mais bruxesca... Liga não !!!
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
CRIATURO, creio que um professor honesto e profissional como parece ser o seu caso...
Não pode se julgar auto suficiente, de forma que não tenha mais nada a aprender, re-aprender, re-significar, ensinar-aprendendo...
Já dizia Gonzaguinha: Cantar, e cantar, e cantar a beleza de ser um ETERNO APRENDIZ....
Portanto... Eu também serei sempre uma eterna aprendiz... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
tem dó não que ele merece!
sem nenhuma consciência sem existências
eterno pentelho, me divirtindo com as ironias desta vida loka!
sem nenhuma consciência sem existências
tambem acho que com algum esforço consigo desenhar o meu avatar!
na maioria das escolas educação artística não é levada a sério, principalmente em cursos técnicos, é vista pelos alunos como uma aula relax de diversão e bate papo, a maioria não ta nem ai para o que esta sendo ensinado era assim comigo, até que substituíram a professora e colocaram no lugar dela outra que era arquiteta e se meteu a dar aulas de geometria, áii o bicho pegou!
sem nenhuma consciência sem existências
Vale tudo pra encobrir a carta marcada do jogo de vocês.
Oh, tô tão magoadinho. Críticas sem sentido no que vejo é falta de argumentos. É muito mais cômodo taxar assim, é muito trabalho pra um a Bruxa física, psícologa, pedagoga, professora e ampla conhecedora do Paulo Freire discutir com um mortal que tem uma outra visão e que causa questionamento dos seus valores. É muito mais fácil ganhar com ataques pessoais, subestimando a inteligência alheia.
E depois diz que aprende com seus alunos, tô vendo. Alguém como você deve ter sido uma excelente professora.
Melhor para por aqui.
Soberba é pecado meu amigo, e não julgues para não ser julgado!
― Winston Churchill
Sim verdade, no Japão é similar: além de escola as crianças tem clubes onde aprendem outras coisas desde esportes até programação de jogos. Elas praticamente ficam o dia todo na escola de segunda a sábado. Também é delas a função de arrumar a sala de aula no fim através de revezamento. Pelo menos é assim retratado nos animes.
@sybok educação artística sempre foi um samba de crioulo doido: lembro-me que somente um cara se prontificou a ensinar a desenhar somente no sexto ano, o resto eram trabalhos de colagens linear. Muitos poucos eram os momentos de liberdade criativa e pouco valorizados pela docência. Isso em colégio particular, imagina público.
Aliás nessa questão artística somos mal treinados a escrever, no caso de redigir textos formar base para escritores e roteiristas. Por isso que o conteúdo nacional ainda é paupérrimo nesse quesito atualmente.
― Winston Churchill
pois é , tava indo tão bem!
sem nenhuma consciência sem existências
sem nenhuma consciência sem existências
Acho que você tem problema com interpretação o método Paulo Freire não tem dado muito resultado.
É porque pra alimentar barracos como o casal que vocês perpetuam, melhor deixar mesmo que vocês sejam descobertos.
Cada vez mais você mostra que não pratica que diz seguir... Tão humano.
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
Sybok, estava dando uma olhada na net para procurar um texto da Emilia Ferreiro...
É que o material dela costumo ter acesso por algumas bibliotecas(físicas/ livros).
Lembro quando eu trabalhava com séries inciais fazia muita pesquisa e analisava utilizando a comparação das imagens que dispunha através do material dela, para assim melhorar meu entendimento da Psicogênese da escrita em classes de alfabetização.
Segue o Link, super legal as imagens...
http://pt.slideshare.net/RoseParre/psicognese-da-lngua-escrita-segundo-maria-emilia-ferreiro
Só para pontuar melhor como ocorrem as fases de aprendizagem no desenvolvimento das crianças segundo a teoria de Piaget. Dessa forma, vc e os demais colegas podem observar que existe uma psicogênese do ponto de vista cognitivo para todas as fases e idades.
Esta consideração é mais para o "enquadramento" (permitam-me), do que estivemos falando sobre as diferenças de aprendizagem e das várias faixas etárias além da complexidade de se trabalhar o conteúdo...
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
CRIATURO, antes se sentir em construção(eterno aprendiz) do que desistir de "reformar" conceitos, que, sabemos, sempre mudam com a experiência e o estudo...
hahahahahahaha
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Percival, faça uma auto-análise do que vc publicou até agora neste tópico...
Então, não subestimei sua inteligencia, respondi simplesmente evidenciando o fato de que até aquele exato momento vc não havia feito nenhuma participação mais construtiva ao tópico...
O que vc faz normalmente... Entra criticando minhas concepções de forma a ser vc o certo e eu a errada, ou que nunca falo nada certo (segundo suas concepções)...rs
Depois quando eu retorno replicando na mesmíssima moeda que "recebi"(suas críticas infundadas), vc entra no MÓDULO COITADINHO.... rsrsrsrs
Acusa a mim de coisas que nem sei sobre o que estás sugerindo, e fica fazendo o jogo da eterna vitima...rs
FAÇA-ME o favor, né ???!!!
Depois vem falando sobre tangenciais., usando a minha fala como recurso para SUA FALÁCIA...
Preciso me desculpar também por ser quem sou , por estudar, por me dedicar, por ser pesquisadora ???
Se eu fosse um homem isso te incomodaria menos ???
Ah, antes de terminar... Vc esqueceu de acrescentar no "currículo"...
Logo em breve FARMACÊUTICA também.... rs
hahahahahahha
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
E ainda consegue tempo para postar aqui!!!!
Só pode ser magia!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Ainda bem que sabe que você é assim. Agora resta saber se vai um dia tomar jeito.
Você julga que não, aliás como a maioria do ser humano faz/fez e subestimar o que não compreende ou que não concorda.
O que eu faço é apontar seu modus operandi alertando quem debate com você porque sei como começa e como termina. Nunca disse que você não fala nada certo, somente você tem seu ponto de vista exposto e criticado. Não é concordar com tudo nem dizer que você está sempre errada. Parece que tem um trauma quanto as pessoas te criticarem.
Acho que quem fica nesse módulo é você: devido sua previsibilidade pessoas mais experientes daqui não perdem muito tempo discutindo com você, até porque novamente sabemos como começa e como termina. Não tem como levar muito a diante.
A questão não é se desculpar ou não: a partir do momento que eu coloco meu conhecimento na mesa eu ponho em vista para as pessoas conhecê-lo, compará-lo, questioná-lo e pedir exemplo prático de quem o defende. Assim como alertei o Gorducho que não adiantaria pedir a você algo com suas palavras para exemplificar porque você não demonstra ser capaz de fazê-lo: simplesmente enche linguiça com paredes de texto que mais te atrapalham no que você quer transmitir que ajudam. Faz correlações que com um pouco de senso crítico se desmancham como um castelo de cartas... E quando usa o MÓDULO COITADINHO..... rsrsrsrsrs que tanto me acusa.
Você almeja ser homem?
― Winston Churchill