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PATRIA EDUCADORA - PAULO FREIRE - PM assume escola tomada por violência e a transforma em modelo

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Comentários

  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok

    Sybok disse: Enquanto os construtivistas ficam tentando reinventar a roda e atacar algo que FUNCIONA, com promessas mirabolantes, não atacam o problema real que é justamente o currículo.

    Perceba... Vc foi justamente ao ponto...

    Se vc mesmo admitiu que existem erros nos currículos formal(tradicional), como resolver isso de forma a não cair na armadilha do mecanicismo que é o responsável pelo modelo que vc mesmo questionou ???

    O que está acontecendo Sybok nas últimas décadas, é uma mudança de paradigmas na era digital... Um exemplo... Essa geração está aprendendo mais rápido o Internetês, do que o português.

    Imagino a quantidade de abreviaturas que devem surgir nos textos de resumos escolares apresentado aos professores.

    Sybok disse: E não, não vejo problema nenhum com "modelos tradicionais mecanicistas", o problema dos alunos hoje é que nas aulas tentam ensinar o básico de cada ciência, mas o aluno sai da escola sem se quer poder definir o que é ciência, nem explicar a diferença entre o conhecimento cientifico e outros tipos de "conhecimento".

    Pois é... O motivo é que o ensino está cada vez mais dinâmico... Cada vez mais os alunos vão se perguntar para que querem saber de trabalhos científicos(clínicos) se não querem nem fazer um simples TCC, para encerrar o curso de graduação...

    Quando porventura os professores falam em RELATÓRIOS de no mínimo 50 páginas, pois são práticas de laboratório de manipulação e devem ser relatados todos os procedimentos em farmacotécnica seguindo as Boas Prática de Fabricação de Medicamentos(BPFM)...

    É um D_us nos acuda !!!!

    Isso que vc falou sobre conhecimento científico é muito relativo, também, pois existem processos complexos e aplicáveis a cada disciplina conforme a adequação das pesquisas e testes a serem desenvolvidos... Dependem se são trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, daí ficam no universo da revisão bibliográfica... rs

    Já quando de pesquisa clínica, existem modelos com ratos e em humanos, nesses casos a pesquisa muda completamente de figura, pois existem comitês de Ética(CEP/CONEP) com os regulamentos para a aprovação desses modelos de pesquisa clínica principalmente com humanos e o pesquisador deve ser vinculado a um centro de pesquisa...

    Pergunto, vc acredita que com o conhecimento que vc possui de ciência, te habilita a ser um pesquisador clínico, por exemplo ?!

    Percebes, que dentro de um universo curricular as adequações e as habilitações curriculares e os conhecimento sempre estarão atrelados ao tipo de formação acadêmica/profissional que se está almejando...

    O mundo está mudando e, cada vez mais as pessoas querem a especialização profissional, pois é essa que lhes dará o ganha pão... Os cursos profissionalizantes são o meio mais rápido de se inserir no mercado de trabalho com uma faixa salarial um pouco melhor, fora as acadêmias, que, sinceramente, atualmente não são garantia de grandes salários...rs

    Vc mesmo que é da área de tecnologia(informática), sabe que um curso MBA as vezes é mais concorrido e abre mais portas na tua área do que uma pós-graduação clássica, pois tua área é muito mais competitiva, sendo os currículos acadêmicos modelos fechados presos a métodos e grades tecnicistas e mecanicistas...rsrsrs

    A menos claro, que vc queira ir para a área acadêmica, ser professor em uma universidade, daí os cursos clássicos são os exigidos.




    abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse: Discordo. Não estou agora, mas já estive por longos anos...rsrs

    E outra coisa.... Uma vez bem formado e sempre lendo e se atualizando sobre os assuntos, serei sempre uma professora...

    Por isso lhe pedi um exemplo supondo que estivesse lecionando onde, i.e., nos graus e disciplinas, que já lecionou.
    Como seria ministrada uma classe sobre MDC ou análise combinatória construtivisticamente? Em que e de que forma diferiria dos métodos "clássicos"??
  • Silvana disse: mas o aluno sai da escola sem se quer poder definir o que é ciência, nem explicar a diferença entre o conhecimento cientifico e outros tipos de "conhecimento".

    Aí um dos motivos por que prego o retorno da Filosofia, que acho importante na fundamentação genérica que devem ter todos.
    Silvana disse: Imagino a quantidade de abreviaturas que devem surgir nos textos de resumos escolares apresentado aos professores.
    Pois não deve ser aceita. O trabalho deve ser feito no idioma dentro do qual foi proposto. Aí sim entra pertinentemente a interdisciplinaridade, i.e., que não devam ser estanques.

  • Saudações Gorducho

    Gorducho disse: Por isso lhe pedi um exemplo supondo que estivesse lecionando onde, i.e., nos graus e disciplinas, que já lecionou.
    Como seria ministrada uma classe sobre MDC ou análise combinatória construtivisticamente? Em que e de que forma diferiria dos métodos "clássicos"??


    Bem, nas classes iniciais devem seguir os PCNes.

    Prefiro dar exemplos atuais, pois estou longe das salas de aula de educação infantil faz um bom tempo. Minha última e mais longa experiência em sala, foi a nível técnico.


    PCNES: A prática mais freqüente consiste em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.
    Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significa fazer cálculos com os números do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas aulas.
    Desse modo, o que o professor explora na atividade matemática não é mais a atividade, ela mesma, mas seus resultados, definições, técnicas e demonstrações.


    Conseqüentemente, o saber matemático não se apresenta ao aluno como um sistema de
    conceitos, que lhe permite resolver um conjunto de problemas, mas como um interminável discurso simbólico, abstrato e incompreensível. P. 32

    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf


    Gorducho, creio que vc está perguntando sobre minha experiência pessoal, porém, te digo que é mais fácil trabalhar por projetos dando significância ao conteúdo do que trabalhar o método tradicional sem adequações.


    Seguem uns exemplos:

    http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cozinha-experimental-matematica.htm

    http://www.colegiosete.com.br/internas/noticias/read.php?id=537

    http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/02/grandezas-e-medidas-para-alunos-do-1-2.html

    http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/educac-o/feira-estadual-de-matematica-premia-projetos-de-escolas-da-regional-de-taio-1.1020375#.VaQ5S19Viko




    abraços fraternos a ti a todos
    da Silvana
  • Silvana disse: te digo que é mais fácil trabalhar por projetos dando significância ao conteúdo do que trabalhar o método tradicional sem adequações.
    Até aí concordo. Se Construtivismo é isso (desconfio que não...), i.e., dar significância aos conteúdos sem constituir uma desculpa p/o não ministramento dos mesmo, concordo totalmente.
    Meus exemplos que ocorrem: a análise sintática para quem não está estudando p/se profissionalizar em Letras. Pronome, advérbio, adjunto adverbial... para que...
    Lembro a Álgebra Linear, o indivíduo passou todo tempo escrevendo no quadro sem nunca ter dado um exemplo siquer da utilidade profissional das elocubraçõoes. Anéis euclidianos... até hoje não sei p/que servem...
    Então isso de de certa forma inverter, i.e., evidenciar a atividade antes dos resultados técnicas e demonstrações, como diz o cara do MEC, concordo.
    Mas desconfio fortemente que Construtivismo não seja isso; nem isso tem nada a ver com aquela sandice do aluno escolher o que quer estudar...
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Gorducho disse: Tudo tem um meio termo, Sr. Criaturo. Quando o médico estiver na cirurgia não deverá ficar filosofando. Mas sairá dali, e queremos pessoas, cidadãos, não asnos carneadores.

    Oras Bola! acho que exaltei me um pouco na critica, com tudo sabemos que o ensino é voltado a pratica intelectual em detrimento da moral, dai o mal exemplo:

    FIM DA VERGONHA: Ex-médico monstro, autor de 58 estupros e fugitivo da Justiça desde 2011, é finalmente preso no Paraguai
    brasil-roger-abdelmassih-preso-paraguai-20140819-001-size-598-440x247.jpg
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/fim-da-vergonha-ex-medico-monstro-estuprador-de-58-mulheres-e-fugitivo-da-justica-desde-2011-e-finalmente-preso-no-paraguai/

    Gorducho disse: até porque impossível cursar uma escola profissional de primeira linha como as boas no ramo do seu exemplo!); noções de língua 2 (que preferencialmente tem que ser o inglês - podem esbravejar os esquerdistas, mas que não sabe bem o inglês hoje não é nada...

    Então pode me chamar de Sr. Ninguém, de fato seria se não fosse a minha fé, quando não sei apelo para quem sabe: Valei me "Sto, Google" , padroeiro dos ignorantes mal formados.
    Gorducho disse: Mas que tem muito lixo inútil tem. Nisso (não quanto ao espiritismo...) concordamos!
    nada é tão ruim que não sirva para algo bom, algumas religiões tem conseguido o milagre da alquimia humana.

    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down


    Silvana disse: Percival disse: Só pra avisar que vai ser enrolado nessa questão, nossa amiga mistura coisas distintas em suas construções. Já meteu Galileu Galilei com Paulo Freire e tempos atrás colocou Emoto com Tesla. Não adianta.

    Percival, creio que o Sr. Gorducho é suficientemente inteligente e adulto para discernir sobre o que estamos tratando aqui...


    Mas, agradecemos mais uma vez sua grande contribuição na discussão... :P

    images?q=tbn:ANd9GcTcoQuESyq_tG8_qZRosCSLtSb3WtYUuedEfKNSKoQdTVYM31cdXw

    gostaria de dizer que sinto muito! mas não da para ser hipócrita!
    Só lamento!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Gorducho

    Gorducho disse: Até aí concordo. Se Construtivismo é isso (desconfio que não...)

    Não. O Construtivismo não se resume a textos contextualizados e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, além das feiras de Ciências...rs

    O que vemos da parte dos especialistas na área é sempre o discurso crítico ao currículo tradicional, com poucos avanços na área...

    A maior dificuldade além dos currículos fechados e que vamos combinar, funcionam no sentido de estipular o espaço de cada professor e sua área de atuação de forma definida...

    O Construtivismo é um modelo bem elaborado para se trabalhar os conteúdos... Normalmente fica difícil trabalhar projetos multidisciplinares, pois numa escola cada professor idealiza sua própria disciplina... E sentar para conversar com os colegas e a equipe pedagógica é por vezes complicado, muitas cabeças, interpretações, vaidades, etc...

    Concordo que no papel o Construtivismo é muito legal e muito desafiador, mas sabemos o quão difícil é integrar disciplinas e pessoas.... rsrsrs


    Por isso disse mais acima... Ainda acho mesmo que com poucas iniciativas de se trabalhar a complexidade do tema adequando ao modelo tradicional, do que não se fazer NADA ...rs




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok


    Sybok disse: Não confunda MÉTODO de ensino com grade curricular.

    Sybok... Esta que vos fala tinha e tem a maior dificuldade de se livrar de velhos costumes... Sou mais de adequar aos poucos e depois tirando o que acho ruim(digamos assim), na verdade o que deixa de ser funcional ou de ser desafiador.

    Quando elaboro textos simples da faculdade, preciso colocar uma quantidade infinita de informações(cabeçalho), objetivos etc, etc... Sou extremamente TECNICISTA...

    A minha formação básica foi baseada na escola mecanicista e minha formação profissional na especialização(conclusão do curso em adm), foi baseado no TECNICISMO...rsrsrs

    Estudamos Paulo Freire incansavelmente durante as aulas de teoria da educação, mais na prática a maioria gosta da segurança, da boa e velha zona de conforto... rs

    A grade curricular é a base do conteúdo ao se trabalhar o método é que pode variar... :)


    Sybok disse: Isso é um problema da grade curricular, aulas de "educação artística" como definidas pelo estado, NÃO incluem aulas REAIS de desenho. A grade curricular segue normas restritas do MEC, mesmo para escolas particulares.


    Vejamos o que vc pontuou em sua dificuldade segundo os PCNes...

    Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios:

    • conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno;

    • valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à
    formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade,
    manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas,
    incluindo a contemporaneidade;

    • especificidades do conhecimento e da ação artística.


    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf


    Bem, aula de artes podem trabalhar noções de geometria, cultura(pesquisar as bases do de um desenho e seu contexto histórico), matemática, aplicação de técnicas manuais, etc

    Dessa forma, o conteúdo já ganha outro enfoque... Onde fatores como a estrutura curricular deve se adequar de um contexto cultural do aluno, da comunidade educativa...

    Então, seu curso deveria ser aplicado a estrutura que deixo para olhares...

    http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/artes_ref.pdf


    Educação profissional: A metodologia proposta por esta Secretaria para o desenvolvimento dos referenciais curriculares, considerou as seguintes etapas:

    > identificação das áreas profissionais.

    > pesquisas bibliográficas e consultas a profissionais e empresas da área, e a entidades ligadas à educação profissional.

    > caracterização do processo de produção na área.

    > identificação dos conjuntos de competências, habilidades e bases tecnológicas.

    > validação do processo de produção e dos conjuntos de competências, habilidades e bases tecnológicas.
    > redação de textos introdutórios e explicativos.

    Registre-se aqui a colaboração de todos os consultados e entrevistados para a formulação
    destes referenciais, oferecendo, além de informações relevantes, seus tempos e espaços
    profissionais. A organização e a atuação de fóruns permanentes, conforme estabelecido pela atual legislação da educação profissional, que promovam a aproximação entre a educação e os setores produtivos, possibilitarão, além das parcerias para a realização da reforma da educação profissional, uma contínua atualização e aperfeiçoamento das referências contidas neste documento.[/b]

    Os objetivos dos alunos devem estar de acordo com o objetivo do curso...

    Portanto...


    Veja a página deste modelo do Curso Técnico-edificações (Somente um exemplo).


    http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_infra/tec_edific/dese_tec/161012_des_tec.pdf


    Sybok disse: A álgebra é a parte "filosófica" da matemática, que é não só uma ciência mas também uma LINGUAGEM. Esse tipo de coisa não fica clara na mente dos alunos e provavelmente não é clara nem mesmo para professores formados em cursos de pedagogia.

    Sim. eis o motivo da necessidade do profissional (Professor)e o curso se adequarem as necessidades do aluno, formulando inclusive material didático ... rs


    Por exemplo...

    6.5 - SUBÁREA ARTES VISUAIS (P. 98 em diante observe a tabela)

    FUNÇÃO 1 - CRIAÇÃO E EXECUÇÃO

    SUBFUNÇÃO 1.4: CRIAÇÃO DE ADEREÇOS E DE ARTES DECORATIVAS. (P. 107)


    FUNÇÃO 3 - RESTAURAÇÃO - (P. 110 ou 111 em diante)

    SUBFUNÇÃO 3.3: RESTAURAÇÃO DE OBRAS EM MADEIRA.

    SUBFUNÇÃO 3.4: RESTAURAÇÃO DE PAPÉIS.


    http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/artes_ref.pdf



    O que isso significa... Que concordo contigo no sentido de que os professores devem sempre buscar o aperfeiçoamento tentando dominar várias disciplinas...


    Porém, voltando ao nosso assunto...

    Nesses links acho que deu para todos perceberem que existem diferenças nas propostas, no objetivo, no alcance, na estrutura didático-pedagógica, etc...


    Ou seja, depende da clientela a se aplicar cada material e assunto.




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Percival


    CRIATURO disse: gostaria de dizer que sinto muito! mas não da para ser hipócrita!
    Só lamento!

    Puxa, agora fiquei me sentindo uma megera... ;(


    Recadinho... Percival... Aquela que fala vez por outra replicando suas "críticas" sem sentido... É a minha parte mais bruxesca... Liga não !!!




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações CRIATURO


    CRIATURO disse: Então pode me chamar de Sr. Ninguém, de fato seria se não fosse a minha fé, quando não sei apelo para quem sabe: Valei me "Sto, Google" , padroeiro dos ignorantes mal formados.

    CRIATURO, creio que um professor honesto e profissional como parece ser o seu caso...

    Não pode se julgar auto suficiente, de forma que não tenha mais nada a aprender, re-aprender, re-significar, ensinar-aprendendo...


    Já dizia Gonzaguinha: Cantar, e cantar, e cantar a beleza de ser um ETERNO APRENDIZ....

    Portanto... Eu também serei sempre uma eterna aprendiz... :)




    abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse:
    Puxa, agora fiquei me sentindo uma megera... ;(

    tem dó não que ele merece!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse:
    Não pode se julgar auto suficiente, de forma que não tenha mais nada a aprender, re-aprender, re-significar, ensinar-aprendendo...
    sim , me julgo insuficiente!

    Silvana disse: Já dizia Gonzaguinha: Cantar, e cantar, e cantar a beleza de ser um ETERNO APRENDIZ....
    eterno pentelho, me divirtindo com as ironias desta vida loka!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Aqui no Brasil professoras de "educação artística" não sabem se quer desenhar. Eu aos 33 anos fui fazer um curso de desenho básico e descobri que com 5 aulas de 4 horas qualquer um aprende a desenhar. Claro que pra ficar bom precisa anos, mas para desenhar lentamente e com esforço algo como o meu avatar, que é copia da noodle da banda gorillaz, ou qualquer desenho animado, qualquer um pode aprender.

    tambem acho que com algum esforço consigo desenhar o meu avatar!

    na maioria das escolas educação artística não é levada a sério, principalmente em cursos técnicos, é vista pelos alunos como uma aula relax de diversão e bate papo, a maioria não ta nem ai para o que esta sendo ensinado era assim comigo, até que substituíram a professora e colocaram no lugar dela outra que era arquiteta e se meteu a dar aulas de geometria, áii o bicho pegou!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: gostaria de dizer que sinto muito! mas não da para ser hipócrita!
    Só lamento!

    Vale tudo pra encobrir a carta marcada do jogo de vocês.
    Silvana disse: Recadinho... Percival... Aquela que fala vez por outra replicando suas "críticas" sem sentido... É a minha parte mais bruxesca... Liga não !!!

    Oh, tô tão magoadinho. Críticas sem sentido no que vejo é falta de argumentos. É muito mais cômodo taxar assim, é muito trabalho pra um a Bruxa física, psícologa, pedagoga, professora e ampla conhecedora do Paulo Freire discutir com um mortal que tem uma outra visão e que causa questionamento dos seus valores. É muito mais fácil ganhar com ataques pessoais, subestimando a inteligência alheia.

    E depois diz que aprende com seus alunos, tô vendo. Alguém como você deve ter sido uma excelente professora.

    Melhor para por aqui.
    CRIATURO disse: tem dó não que ele merece!


    Soberba é pecado meu amigo, e não julgues para não ser julgado!

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down


    sybok disse: Nos EUA existem matérias diferentes das nossas, eles inclusive tem aulas de economia domestica e aprendem a fazer trabalhos manuais.

    Sim verdade, no Japão é similar: além de escola as crianças tem clubes onde aprendem outras coisas desde esportes até programação de jogos. Elas praticamente ficam o dia todo na escola de segunda a sábado. Também é delas a função de arrumar a sala de aula no fim através de revezamento. Pelo menos é assim retratado nos animes.
    sybok disse: Isso é um problema da grade curricular, aulas de "educação artística" como definidas pelo estado, NÃO incluem aulas REAIS de desenho. A grade curricular segue normas restritas do MEC, mesmo para escolas particulares.
    Eu tive que reaprender Visual Basic na faculdade por causa do MEC, o que é um absurdo para um curso de redes...
    Nada disso tem a ver com o papo furado sobre "construir o individuo", ou o professor ser amigo do "educando" e não um tirano na frente da sala.
    Pegue um professor das antigas, que mantenha a disciplina e o SILENCIO ABSOLUTO em sala de aula e mande ele dar aulas REAIS de desenho e pronto.

    @sybok educação artística sempre foi um samba de crioulo doido: lembro-me que somente um cara se prontificou a ensinar a desenhar somente no sexto ano, o resto eram trabalhos de colagens linear. Muitos poucos eram os momentos de liberdade criativa e pouco valorizados pela docência. Isso em colégio particular, imagina público.


    Aliás nessa questão artística somos mal treinados a escrever, no caso de redigir textos formar base para escritores e roteiristas. Por isso que o conteúdo nacional ainda é paupérrimo nesse quesito atualmente.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Dr_Whooves disse: Oh, tô tão magoadinho. Críticas sem sentido no que vejo é falta de argumentos.
    eu mesmo não poderia ter definido com maior precisão, parabéns ja conseguiu dar o primeiro passo!
    Dr_Whooves disse: E depois diz que aprende com seus alunos, tô vendo. Alguém como você deve ter sido uma excelente professora.

    Melhor para por aqui.
    pois é , tava indo tão bem!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Dr_Whooves disse:
    Soberba é pecado meu amigo, e não julgues para não ser julgado!
    irmão Percivaldo, vá chorar em outra freguesia!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: eu mesmo não poderia ter definido com maior precisão, parabéns ja conseguiu dar o primeiro passo!

    Acho que você tem problema com interpretação o método Paulo Freire não tem dado muito resultado.




    CRIATURO disse: pois é , tava indo tão bem!


    É porque pra alimentar barracos como o casal que vocês perpetuam, melhor deixar mesmo que vocês sejam descobertos.




    CRIATURO disse: irmão Percivaldo, vá chorar em outra freguesia!

    Cada vez mais você mostra que não pratica que diz seguir... Tão humano.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Dr_Whooves disse: Cada vez mais você mostra que não pratica que diz seguir... Tão humano.
    isso significa que o Dawkins estava certo "Genio Egoista" existe para perpetuar a espécie criaturis sapiênces.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok


    Sybok, estava dando uma olhada na net para procurar um texto da Emilia Ferreiro...

    É que o material dela costumo ter acesso por algumas bibliotecas(físicas/ livros).

    Lembro quando eu trabalhava com séries inciais fazia muita pesquisa e analisava utilizando a comparação das imagens que dispunha através do material dela, para assim melhorar meu entendimento da Psicogênese da escrita em classes de alfabetização.

    Segue o Link, super legal as imagens...

    http://pt.slideshare.net/RoseParre/psicognese-da-lngua-escrita-segundo-maria-emilia-ferreiro


    Só para pontuar melhor como ocorrem as fases de aprendizagem no desenvolvimento das crianças segundo a teoria de Piaget. Dessa forma, vc e os demais colegas podem observar que existe uma psicogênese do ponto de vista cognitivo para todas as fases e idades.

    Esta consideração é mais para o "enquadramento" (permitam-me), do que estivemos falando sobre as diferenças de aprendizagem e das várias faixas etárias além da complexidade de se trabalhar o conteúdo...


    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações CRIATURO


    CRIATURO disse: sim , me julgo insuficiente!

    CRIATURO, antes se sentir em construção(eterno aprendiz) do que desistir de "reformar" conceitos, que, sabemos, sempre mudam com a experiência e o estudo...


    CRIATURO disse: eterno pentelho, me divirtindo com as ironias desta vida loka!

    hahahahahahaha




    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Saudações Percival


    Percival disse: Oh, tô tão magoadinho. Críticas sem sentido no que vejo é falta de argumentos.

    Percival, faça uma auto-análise do que vc publicou até agora neste tópico...

    Então, não subestimei sua inteligencia, respondi simplesmente evidenciando o fato de que até aquele exato momento vc não havia feito nenhuma participação mais construtiva ao tópico...

    O que vc faz normalmente... Entra criticando minhas concepções de forma a ser vc o certo e eu a errada, ou que nunca falo nada certo (segundo suas concepções)...rs

    Depois quando eu retorno replicando na mesmíssima moeda que "recebi"(suas críticas infundadas), vc entra no MÓDULO COITADINHO.... rsrsrsrs

    Acusa a mim de coisas que nem sei sobre o que estás sugerindo, e fica fazendo o jogo da eterna vitima...rs

    FAÇA-ME o favor, né ???!!!

    Depois vem falando sobre tangenciais., usando a minha fala como recurso para SUA FALÁCIA...


    PERCIVAL disse: É muito mais cômodo taxar assim, é muito trabalho pra um a Bruxa física, psícologa, pedagoga, professora e ampla conhecedora do Paulo Freire discutir com um mortal que tem uma outra visão e que causa questionamento dos seus valores. É muito mais fácil ganhar com ataques pessoais, subestimando a inteligência alheia.

    Preciso me desculpar também por ser quem sou , por estudar, por me dedicar, por ser pesquisadora ???

    Se eu fosse um homem isso te incomodaria menos ???



    Ah, antes de terminar... Vc esqueceu de acrescentar no "currículo"...

    Logo em breve FARMACÊUTICA também.... rs


    hahahahahahha


    abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • MarcioMarcio Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Logo em breve FARMACÊUTICA também.... rs

    E ainda consegue tempo para postar aqui!!!!
    Só pode ser magia!

    Madame_Min__madam_mim_by_sarcasmatic.png
    Post edited by Marcio on
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • PercivalPercival Membro
    edited julho 2015 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: isso significa que o Dawkins estava certo "Genio Egoista" existe para perpetuar a espécie criaturis sapiênces.


    Ainda bem que sabe que você é assim. Agora resta saber se vai um dia tomar jeito.





    Silvana disse: Percival, faça uma auto-análise do que vc publicou até agora neste tópico...

    Então, não subestimei sua inteligencia, respondi simplesmente evidenciando o fato de que até aquele exato momento vc não havia feito nenhuma participação mais construtiva ao tópico...


    Você julga que não, aliás como a maioria do ser humano faz/fez e subestimar o que não compreende ou que não concorda.




    Silvana disse: O que vc faz normalmente... Entra criticando minhas concepções de forma a ser vc o certo e eu a errada, ou que nunca falo nada certo (segundo suas concepções)...rs

    O que eu faço é apontar seu modus operandi alertando quem debate com você porque sei como começa e como termina. Nunca disse que você não fala nada certo, somente você tem seu ponto de vista exposto e criticado. Não é concordar com tudo nem dizer que você está sempre errada. Parece que tem um trauma quanto as pessoas te criticarem.




    Silvana disse: Depois quando eu retorno replicando na mesmíssima moeda que "recebi"(suas críticas infundadas), vc entra no MÓDULO COITADINHO.... rsrsrsrs

    Acho que quem fica nesse módulo é você: devido sua previsibilidade pessoas mais experientes daqui não perdem muito tempo discutindo com você, até porque novamente sabemos como começa e como termina. Não tem como levar muito a diante.





    Silvana disse: Preciso me desculpar também por ser quem sou , por estudar, por me dedicar, por ser pesquisadora ???


    A questão não é se desculpar ou não: a partir do momento que eu coloco meu conhecimento na mesa eu ponho em vista para as pessoas conhecê-lo, compará-lo, questioná-lo e pedir exemplo prático de quem o defende. Assim como alertei o Gorducho que não adiantaria pedir a você algo com suas palavras para exemplificar porque você não demonstra ser capaz de fazê-lo: simplesmente enche linguiça com paredes de texto que mais te atrapalham no que você quer transmitir que ajudam. Faz correlações que com um pouco de senso crítico se desmancham como um castelo de cartas... E quando usa o MÓDULO COITADINHO..... rsrsrsrsrs que tanto me acusa.
    Silvana disse: Se eu fosse um homem isso te incomodaria menos ???

    Você almeja ser homem?
    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

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