Ucrânia proíbe partidos comunistas no país
http://exame.abril.com.br/geral/noticias/ucrania-proibe-partidos-comunistas-no-pais
Kiev - O governo da Ucrânia proibiu nesta sexta-feira toda a atividade dos três partidos comunistas do país e sua participação nos processos eleitorais, anunciou o chefe do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Alexander Turchinov.
"Hoje, o Ministério da Justiça emitiu uma ordem que priva o Partido Comunista da Ucrânia e outras duas formações comunistas de participar da vida política do país, inclusive dos processos eleitorais", informou.
Em entrevista coletiva em Kiev, Turchinov acrescentou que o Ministério atuou "de acordo com uma lei aprovada pela Rada Suprema (parlamento)" e que a proibição entra em vigor hoje mesmo.
"Este é um momento verdadeiramente histórico", destacou Turchinov.
A decisão foi confirmada pelo ministro da Justiça, Pavel Petrenko, que detalhou que a proibição afeta o Partido Comunista da Ucrânia, o Partido Comunista (renovado) e o Partido Comunista dos Trabalhadores e Camponeses da Ucrânia.
"Depois de aprovadas as leis no parlamento, foi criada uma comissão que, ao longo de um mês efetuou um estudo dos três partidos comunistas da Ucrânia, e em virtude de suas conclusões, assinei os decretos" que proíbem os partidos, explicou o ministro.
Em relação ao Partido Comunista da Ucrânia, "nem sua atividade, nem seu nome, nem seus símbolos, nem seu programa e estatutos cumprem as exigências da lei 'sobre a condenação dos regimes totalitários comunistas e nacional-socialistas na Ucrânia e a proibição de sua propaganda e sua simbologia'".
"Esta força política e os outros dois partidos comunistas a partir de hoje não podem ser sujeitos do processo eleitoral e não podem participar da vida política do país", ressaltou o ministro.
Petrenko acrescentou que a proibição será levada até as últimas consequências.
"Certamente levaremos até os processos judiciais o final. Mas hoje é um dia histórico porque a sociedade já não será mais enganada pelos representantes destes partidos e não receberá essa informação e essa propaganda", reforçou.
Em 9 de abril, a Rada Suprema da Ucrânia proibiu a propaganda dos regimes comunista e nazista, a negação pública do caráter criminoso desses sistemas e o uso de seus símbolos.
A lei também obriga o Estado a investigar toda informação sobre os delitos cometidos durante as ditaduras totalitárias.
No mesmo dia a Rada aprovou outra lei que legalizou todas as organizações políticas e paramilitares que lutaram contra o regime soviético durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive aquelas que colaboraram com os ocupantes nazistas.
"O Estado reconhece que os lutadores pela independência no século XX desempenharam um papel fundamental na restituição do Estado ucraniano, proclamado em 24 de agosto de 1991", segundo o texto do Legislativo.
Em maio o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sancionou a lei adotada pelo parlamento sobre os regimes comunista e nacional-socialista.
De acordo com a lei, todos os monumentos que glorificam os líderes soviéticos, incluídas as estátuas de Lênin, devem ser desmontados.
As autoridades ucranianas também querem rebatizar cidades, ruas e entidades cujos nomes tenham referências soviéticas.
A Rússia condenou essa lei, que equipara comunistas aos nazistas, e hoje o líder do Partido Comunista russo, Gennady Zyuganov, disse que a decisão do ministro da Justiça ucraniano é "puramente arbitrária e uma vingança sobre seus adversários políticos".
Comentários
Parabéns a todo povo ucraniano.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Os povos ucraniano e russo tem uma origem em comum e diversas tradições compartilhadas. Durante a época da ex-URSS muitos russos foram morar na Ucrânia para garantir a hegemonia russa na região. Quase vinte por cento da população da Ucrânia fala russo como língua materna.
Em 1991 ocorre a independência da Ucrânia, que surge como um país com dois povos principais. Sendo que os russos sempre se concentraram mais no leste do país e algumas regiões como a Criméia são de população russa.
Com a derrubada do presidente da Ucrânia em fevereiro deste ano, os russos passaram a ser perseguidos e ameaçados. Dai, a Rússia invade a Criméia, terrítório que sempre foi russo, mas foi dado de presente a Ucrânia na década de 50. Há na Ucrânia um forte sentimento anti-Russia devido ao passado imperalista da ex-URSS e este sentimento coloca os descendentes de russos em perigo.
Então a proibição da existência de partidos comunistas na Ucrânia tem a ver com esta guerra. Sempre que há uma ditadura de direita, os partidos comunistas são proibidos. O PCB já foi proibido diversas vezes no Brasil.
Um partido comunista jamais pode ser proibido porque eles representam ideais de parte da população que não constituem em nenhuma ameaça a ninguém. As pessoas tem o direito de lutarem por suas vidas e os partidos comunistas tem apoiado esta luta. Seja aqui no Brasil em relação aos camponeses ou seja na Ucrânia em relação ao povo russo.
Não é questão de defender o comunismo, mas isso é tratar a população feito criança.
É uma ideia completamente estapafúrdia.
O que vão fazer em seguida? Proibir comida gordurosa? Impedir o MacDonalds de veicular os comerciais de BigMac? Aquela porra também faz mal.
É um precedente perigoso, ainda que eu acredite que pastores evangélicos roubem em enganem os fiéis, não posso tentar proibi-los de dar dinheiro à igreja, é uma questão de escolha.
O socialismo marxista defende a erradicação baseado em raça? Se sim, então serei o primeiro a defender a proibição.
Se formos defender aquilo que faz mal a população e que consideramos inútil acho muito mais válido proibirmos o islamismo, aquilo nunca fez bem a ninguém e a perspectiva é fazer muito pior.
Se eles apoiam de verdade ou apenas dizem que apoiam, é outra história. As pessoas têm o direito de escolha.
Que tal proibirmos e mandarmos prender todos aqueles que apoiam a volta da ditadura militar?
Poderia ser um crime tal qual racismo, inafiançável e imprescritível.
O comunismo deve ser erradicado, assim como o nazismo, porque é o que farão com qualquer oposição caso consigam chegar ao poder, não há espaço, ou pelo menos não deveria haver, para ideologias totalitárias no processo democrático, está aí a situação atual da Venezuela, aonde a ideologia se valeu dos mecanismos democráticos para se estabelecer e a população viu suas liberdades individuais e de imprensa cerceadas pela ideologia bolivariana, demonstrando o perigo de se tolerar os intolerantes.
O mesmo pode ser dito em relação ao Islamismo e liberdade religiosa, ele deve ser erradicado de todos os lugares que prezam pela liberdade religiosa porque essa religião não tolera as outras quando tem as rédeas da sociedade nas mãos.
Enquanto o mundo real não for relevante, ou pelo menos mais relevante que aquilo que você quer acreditar, não há como discutir o assunto com racionalidade, o mundo real é uma porcaria comparado com ideais e fantasias, mas ele não vai deixar de existir e nem servir de base para julgamentos racionais só porque você não vai com a cara dele.
Só que não é porque existiram execuções nos países capitalista que pode-se proibir partidos que defendem o capitalismo de funcionar. Isto não faz sentido porque indivíduos e sociedades cometem erros. Tudo o que envolve seres humanos está sujeito a erros e acertos.
Os comunistas cometeram erros? Sim cometeram. Mas o comunismo teve gigantescas realizações em sua história. Tirando países como Rússia e China do feudalismo e os levando a serem potencias mundiais. Fazendo uma ilha como Cuba ter o mais elevado índice de desenvolvimento humano da América Latina.
Os ideais que estou defendendo tem como base o passado. Olho para ele, vejo seus erros e acertos, condeno os erros, mas estimulo os acertos. Muito acertos podem ser creditados a história comunista, apesar do Stalinismo e do Maoismo.
Resposta abaixo:
O comunismo não é e nunca foi uma ideologia totalitária. Karl Marx inclusive pregava a não existência de um Estado. Comunismo significa tão somente o uso comum dos recursos naturais e o compartilhamento de riquezas.
Se não se faz necessário um partido eleito democraticamente. Qual é a função de proibí-lo?
Os partidos proibidos seguem à risca essa ideologia golpista ou somente a ideia geral de distribuição de riquezas?
Da mesma forma que os religiosos não seguem TODOS os princípios da religião, os que apoiam o comunismo também seguem ao modo deles.
Tem de gente que acredita que se pode chegar ao comunismo de forma pacífica, se conseguiriam é outra conversa.
De qualquer forma, proibir só vai piorar as coisas, tudo que é proibido é mais chamativo, envolto numa névoa de mistério e perigo, fico imaginando jovens, que adoram desafios, disseminando as ideias proibidas.
O tiro vai sair pela culatra, tal como aconteceu aqui no Brasil.
Esses que hoje são perseguidos, um dia posarão de heróis e mártires da causa.
Mas o mundo real NUNCA é tal como pensamos.
A democracia na prática fica muito aquém do que se pensou um dia, nem por isso desistiu-se dela.
Com eles a ideia é a mesma.
Claudio, que "elevado índice de desenvolvimento humano" é esse aonde as pessoas ficam tão desesperadas para conseguirem escapar que arriscam suas vidas em qualquer coisa que talvez flutue para trabalharem como imigrantes ilegais? Se essa discussão fosse de décadas atrás quando só se tinha acesso as propagandas do regime e não aos fatos eu ainda desculpava, hoje com acesso a internet só posso chegar a conclusão que você não quer a verdade, quer apenas manter suas ilusões que lhe são caras.
Eu vou parar por aqui, se você nunca se perguntou a razão de tantas pessoas, inclusive atletas olímpicos, quererem fugir do lugar com um "elevado índice de desenvolvimento humano" fico me perguntando que evidências seriam necessárias para lhe fazer mudar de ideia...
Tudo isto não evitou que existissem cubanos dispostos a arriscar a vida fugindo para Miami. Arriscar a vida tentando entrar nos EUA sempre foi comum entre os latinos durante muito tempo. Milhares de brasileiros, mexicanos, colombianos já morreram nesta travessia. Só que a diferença é que enquanto um brasileiro fica ilegal nos EUA, um cubano que lá chega imediatamente consegue a cidadania americana e é usado como propaganda de guerra contra Cuba.
Os países do antigo bloco comunista sempre enfrentaram este problema. Aos seus cidadãos era oferecido educação paga pelo Estado até o doutorado. O problema é que quando alguns se formavam, queriam ir para um país mais desenvolvido. Gerando enormes prejuízos para quem forma estes jovens. Para evitar isto, estes países proibiram seus cidadãos de imigrar. Certo ou não, foi o jeito que encontraram na época. O Brasil sempre formou nas universidades públicas e instituições militares profissionais qualificados para trabalhar nos países desenvolvidos. Um imenso prejuízo.
Felizmente a maioria dos cubanos aceita ficar no seu país e lá lutar para que as coisas melhorem. Dos milhares de médicos cubanos espalhados pelo mundo, um ou outro, de vez em quando, pede asilo aos EUA, mas a maioria opta por fazer da medicina uma missão de vida e não um investimento financeiro.
Cuba pode não ser tão rica quanto os EUA ou o Japão, mas é o melhor país latino americano para se viver. O pais mais bem sucedido e de povo mais orgulhoso de sua história e conquistas.
Katso Claudio!!!
Você não consegue perceber a incompatibilidade entre as afirmações da ONU sobre Cuba e a REALIDADE das fotos e depoimentos de quem conseguiu escapar daquele inferno? Como eu disse antes, se as informações da ONU baseadas nos dados oficiais do regime fossem verdadeiras por que as pessoas estariam tão desesperadas para fugir de lá assumindo tantos riscos? Por que precisariam fugir para começo de conversa? A primeira coisa que um lugar com alto índice de desenvolvimento humano para merecer esse título precisa fazer é garantir direitos básicos como o de ir e vir, vítimas de regimes comunistas são prisioneiras em sua própria pátria.
Quantas pessoas o comunismo maldito ainda precisa matar e escravizar para que finalmente você se convença da aberração moral e ética que essa loucura representa?
Os EUA não querem a existência de países comunistas porque isto vai contra os seus interesses financeiros. Dai, seus meios de comunicação procuram distorcer todos os fatos sobre Cuba. Eles não querem desobediência dentro do seu quintal.
Prefiro acreditar em dados estatísticos feitos por organizações internacionais do que acreditar numa mídia que só possui interesses financeiros.
Países com ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE VERDADE!!! precisam lidar com problemas de imigração ilegal, eles tem que criar mecanismos que impeçam que estrangeiros entrem no país de forma clandestina e não impedir que seus próprios cidadãos tenham a liberdade de sair.
É somar 2 + 2, é pateticamente óbvio que os dados da ONU são falsos, regimes socialistas não são auditados por ninguém fora do partidão ou ideologicamente sintonizados com eles.
Mas se prefere continuar acreditando neles, paciência, como eu disse, o mundo real tem pouca ou nenhuma influência sobre suas opiniões, você aceita sem qualquer filtro aquilo que quer acreditar e fecha os olhos para a evidência contrária, atitude tal que impossibilita qualquer racionalidade.
Pensei que era pq o comunismo matou alguns milhões de ucranianos durante o período chamado de grande fome, a mando de stalin
Onde houver fé, levarei a dúvida!
O Cláudio lembra muito a kkklaudia defendendo a universal.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Então explique a necessidade do regime cubano proibir a iniciativa dos cidadãos que querem sair da ilha?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
― Winston Churchill