Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

CUBA - Um giro por Havana

13468915

Comentários

  • Acauan disse: Ceticismo só é positivo quando pautado em uma busca sincera pela verdade, mesmo que ela contrarie nossas mais caras crenças, inclusive nossa crença no ceticismo.
    Meu ceticismo fez eu encarar a vida de um modo muito frio, em muitos pontos eu adoraria estar errada e que a verdade fosse o inverso do que penso ser.

    Esse vídeo resume bem como eu vejo as coisas:
    Come with me if you wanna live.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    ENCOSTO disse: O detalhe é que o cara errou. Era para aparecer apenas as fachadas pintadas e não oq tem atrás.
    Cuba pode ter muitas fachadas desgastadas, mas não possui nenhum morador de rua. E garanto, que um morador de rua é muito mais feio e agressivo do que uma fachada mal conservada.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Acauan disse: Aproveitemos o exemplo e façamos nossa autocrítica.
    Ceticismo só é positivo quando pautado em uma busca sincera pela verdade, mesmo que ela contrarie nossas mais caras crenças, inclusive nossa crença no ceticismo.
    Qualquer coisa fora disto é só mais uma forma de discurso de pregação.
    Minha crença mais cara é o humanismo. Por isto defendo alternativas a economia de mercado que muitas vezes vai contra os direitos humanos e sociais. Não acredito no mercado como entidade que resolve todos os problemas e tenho razões para isto. Tenho visto as pessoas em nome de interesses mercadológicos defenderem liberdades que põe a sociedade em risco. Daí, acho necessário criticar o pensamento único neoliberal e oferecer alternativas.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Cameron disse: Meu ceticismo fez eu encarar a vida de um modo muito frio, em muitos pontos eu adoraria estar errada e que a verdade fosse o inverso do que penso ser.
    Quem tem todas suas necessidades básicas atendidas pode se dar ao luxo de pensar assim e ser indiferente a tudo o que nos cerca. Mas quem está passando por dificuldades agarra-se a uma esperança para sobreviver. Pois, para o indivíduo o que importa é a sua sobrevivência.
  • CameronCameron Membro
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    O mundo real mostra claramente que as pessoas tem maiores chances de terem suas necessidades básicas atendidas dentro de uma sociedade capitalista liberal do que colocar suas esperanças em malditos regimes socialistas.

    Mas não era disso que eu estava falando com ele, meu ceticismo me fez concluir que não existe qualquer sentido ou propósito nobre para a existência humana, e esse é o ponto que eu adoraria estar errada.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    emmcri disse: Claudio ... Veja estes vídeos aqui :
    Os EUA nunca aceitaram ter um país socialista a 150 Km de sua costa. Sempre fizeram de tudo para desestabilizar este país.

    Os EUA sempre usaram cubanos refugiados para tentar uma invasão a ilha. Treinaram milhares de cubanos para derrubar o regime de Castro. Sempre jogaram panfletos na ilha através de aviões pilotados por cubanos desertores e faziam propaganda anticastrista através de rádios. Incentivavam as pessoas a fugir da ilha. A base de Guantanamo era usada para a fuga.

    Os que fugiam de barcos eram socorridos por balseiros e aviões americanos que patrulhavam a fronteira marítima. O mesmo não ocorria com os brasileiros na época que eram recebidos a tiros por grupos armados.

    Até que um dia, em 1980, Fidel Castro anunciou aos EUA que estava disposto a liberar qualquer cubano que quisesse imigrar para a América e que eles deveriam enviar barcos para levar os cubanos. Imediatamente, os norte americanos mandaram barcos para Cuba onde embarcaram 40.000 cubanos. Detalhe, todo eles eram presidiários em Cuba ou pacientes de hospícios. Cuba se livrou desses problemas e os EUA ficaram com um grande abacaxi nas mãos. Os ladrões cubanos fizeram a festa na Florida.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Fidel Castro já pediu perdão pelas perseguições aos gays nas décadas de 60 e 70. Estas perseguições envolveram apenas prisões e remoções de cargos. Hoje, Cuba é uma sociedade totalmente tolerante com as diversas orientações sexuais.
    Post edited by Claudio on
  • Claudio disse: Cuba pode ter muitas fachadas desgastadas, mas não possui nenhum morador de rua. E garanto, que um morador de rua é muito mais feio e agressivo do que uma fachada mal conservada.

    sabedenada.jpg


    Disidentes denuncian recogida de mendigos en Cuba ante visita del papa


    Mendigos en Cuba





    Judas disse: Vou criar o "Dossiê do Claudio".

    j2nqjx.jpg



  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Cameron disse: Eu repliquei:

    Cameron disse: Declaração Universal Dos Direitos Humanos, artigo 13:

    Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

    Atletas cubanos implorando asilo mostra, para além de qualquer insanidade ideológica, como o regime de Cuba lida com eles.


    Não teve tréplica,

    Será que dói muito, será que cai o braço escrever algo como "Puxa vida, eu estava errado, você tem razão, o regime cubano já violou os Direitos Humanos."?

    Demorei, mas irei replicar.

    Os atletas cubanos que pediram asilo aos EUA no último panamericano, fizeram isto devido a reaproximação dos dois países. Atualmente, as leis americanas concedem uma séria de benefícios aos cubanos que emigram para os EUA. Caso o bloqueio comercial acabe, todos estes privilégios dos cubanos acabarão. Então os atletas aproveitaram a oportunidade para emigrar antes desses leis serem suspensas.

    Qualquer cubano é livre para viajar para o exterior na hora que quiser. Conforme pode ser conferido num dos links abaixo:

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/11/18/como-as-embaixadas-ocidentais-limitam-as-viagens-dos-cubanos/

    http://tijolaco.com.br/blog/e-os-cubanos-nao-fugiram/

    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,em-um-ano-185-mil-cubanos-vao-ao-exterior-imp-,1119914

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41349/apos+mudanca+na+lei+numero+de+turistas+cubanos+no+exterior+cresce+67+em+dois+anos.shtml

    Não , eu não estou errado em relação a Cuba. Sei que erros foram cometidos e há defeitos no regime. Mas o heroísmo do povo cubano sempre será lembrado por toda história.


  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Cameron disse: O mundo real mostra claramente que as pessoas tem maiores chances de terem suas necessidades básicas atendidas dentro de uma sociedade capitalista liberal do que colocar suas esperanças em malditos regimes socialistas.

    Cuba sempre atendeu a todas necessidades básicas dos seus cidadãos. Tanto é que o país nunca fez parte do mapa da fome. A União Soviética e o Leste Europeu, após o período stalinista, também conseguiram atender as necessidades básicas de todos.

    Entretanto, tenho que dizer que este socialismo do século XX fracassou. Colocaram burocratas para administrar os países e impediram o empreendedorismo das pessoas. Hoje, já não dá mais para pensar em fazer as coisas como foram feitas. Apenas tiramos as lições boas dessas experiência e não serão cometidos mais os mesmos erros. O comunismo jamais voltará a ser imposto as pessoas.

    Só que o capitalismo nem consegue atender as necessidades básicas de todos. Metade da população mundial vive com menos de dois dólares por dia e não possui nem um por cento da riqueza do planeta. Existem inúmeros outros números mostrando que o sistema está longe de ser o ideal. Ele será substituído por outro, com o tempo. Alternativas estão sendo buscadas e praticadas e eu estou aqui para divulgá-las.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down

    Naveguei pelo site Cuba Archive e conclui que de fato houve violações aos direitos humanos na ilha. Eu achei que os fuzilamentos aconteceram apenas na tomada de poder pelos rebeldes, mas eles continuaram mesmo depois e vitimaram inclusive pessoas que cometiam crimes comuns.

    Sou contra a pena de morte. Então tenho que condenar o que ocorreu em Cuba. Mesmo estas pessoas que praticaram atentados terroristas, deveriam ser condenadas a prisão perpétua, ou enviadas de barco para os EUA, mas jamais poderiam ser executadas.

    Apesar disto, continuo vendo Cuba como uma grande nação. A mesma admiração que eu tenho pelo Japão e pela Alemanha, também tenho por Cuba. Japão e Alemanha também cometeram grandes atrocidades em sua história, mas hoje são exemplos para o mundo. Países são formados por pessoas e pessoas cometem erros sempre.


    Post edited by Claudio on
  • Claudio disse: Japão e Alemanha também cometeram grandes atrocidades em sua história, mas hoje são exemplos para o mundo. Países são formados por pessoas e pessoas cometem erros sempre.


    Tanto Japão quanto Alemanha pagaram altos preços por suas atrocidades.
    Porém Cuba mantém-se no mesmo regime ditatorial a quase 60 anos!
    Portanto, elogiar o regime cubano atual é o mesmo que elogiar o Nazismo.


  • Claudio disse: Japão e Alemanha também cometeram grandes atrocidades em sua história, mas hoje são exemplos para o mundo. Países são formados por pessoas e pessoas cometem erros sempre.

    - Japão e Alemanha se redimiram de seus erros, renegando todos que fizeram parte das atrocidades e renegando também o regime em que as atrocidades foram cometidas.

    - Justamente porque pessoas cometem erros que ditaduras são deploráveis, pois elas colocam um indivíduo acima das instituições, e você está defendendo fanaticamente uma.

    Abraços,

  • Claudio disse: Por isto defendo alternativas a economia de mercado que muitas vezes vai contra os direitos humanos e sociais. Não acredito no mercado como entidade que resolve todos os problemas e tenho razões para isto. Tenho visto as pessoas em nome de interesses mercadológicos defenderem liberdades que põe a sociedade em risco. Daí, acho necessário criticar o pensamento único neoliberal e oferecer alternativas.

    Essa alternativa consiste em prender que não pense igual, e considerar que essa prisão não constitui violação de direitos humanos, pois a pessoas já têm o direito de pensar como o Sr., e este já é mais que suficiente...
    É isso?


  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Mas é necessário o incentivo ao empreendedorismo criativo, sem que isto signifique desigualdade econômica entre as pessoas.
    A livre iniciativa e o direito à propriedade necessariamente implicam em desigualdade econômica entre as pessoas.

    As pessoas são diferentes, com talentos e ambições diferentes, portanto seus resultados serão necessariamente diferentes, resultando em desigualdade.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Após a tomada de poder, a guerra não acabou. Ela ainda continuou durante vários anos. Grupos de extrema direita apoiados pelos EUA recrutavam cubanos para praticar atos terroristas. Somente Fidel Castro sofreu mais de seiscentos desses atentados. Durante todo este tempo em que houve guerra em Cuba, a pena de morte foi aplicada como forma de dissuadir novos atentados.
    Após a tomada do poder, Fidel Castro foi recebido com honras de Estado nos EUA e na ONU.
    Ao se tornar um ditador, o tratamento mudou.

    Lembrando que o seu "argumento" também justificaria qualquer violência cometida pelo ditador Baptista contra os revolucionários castristas: apenas uma forma de dissuadir novas tentativas de derrubar o governo.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Não acredito no mercado como entidade que resolve todos os problemas e tenho razões para isto.
    Claro que não resolve todos os problemas. Nada resolve todos os problemas neste mundo imperfeito.
    Acontece que alguns sistemas resolvem mais problemas que outros.
    E, principalmente, resolvem mais problemas que sistemas que nunca deram certo a não ser nos sonhos de idealistas iludidos.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse: Mas não era disso que eu estava falando com ele, meu ceticismo me fez concluir que não existe qualquer sentido ou propósito nobre para a existência humana, e esse é o ponto que eu adoraria estar errada.
    Da mesma forma que não existe uma abundância natural que manteria a todos felizes se alguns capitalistas malvados não roubassem tudo para si.

    O ponto de partida é sempre a escassez e a luta pela sobrevivência é constante, com o risco também constante de se voltar à escassez.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse:Até que um dia, em 1980, Fidel Castro anunciou aos EUA que estava disposto a liberar qualquer cubano que quisesse imigrar para a América e que eles deveriam enviar barcos para levar os cubanos. Imediatamente, os norte americanos mandaram barcos para Cuba onde embarcaram 40.000 cubanos. Detalhe, todo eles eram presidiários em Cuba ou pacientes de hospícios. Cuba se livrou desses problemas e os EUA ficaram com um grande abacaxi nas mãos. Os ladrões cubanos fizeram a festa na Florida.
    A parte do envio de presidiários é verdade. Se eram todos presidiários, é duvidoso.
    E a parte do "fizeram a festa" é mais que duvidosa.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Só que o capitalismo nem consegue atender as necessidades básicas de todos. Metade da população mundial vive com menos de dois dólares por dia e não possui nem um por cento da riqueza do planeta. Existem inúmeros outros números mostrando que o sistema está longe de ser o ideal.
    Se o capitalismo não acabar com a fome na Etiópia e Somália, então ele fracassou?
    O capitalismo é obrigado a acabar com a miséria até mesmo nos países onde não é adotado?
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Sou contra a pena de morte. Então tenho que condenar o que ocorreu em Cuba. Mesmo estas pessoas que praticaram atentados terroristas, deveriam ser condenadas a prisão perpétua, ou enviadas de barco para os EUA, mas jamais poderiam ser executadas.

    Apesar disto, continuo vendo Cuba como uma grande nação. A mesma admiração que eu tenho pelo Japão e pela Alemanha, também tenho por Cuba. Japão e Alemanha também cometeram grandes atrocidades em sua história, mas hoje são exemplos para o mundo. Países são formados por pessoas e pessoas cometem erros sempre.
    Acontece que o Japão e a Alemanha das atrocidades não existem mais.

    E acontece que a Cuba dos fuzilamentos ainda é a mesma, com a mesma ditadura, há mais de 50 anos.

  • @Claudio já te pegaram até com mentiras aqui , no caso dos Gays por exemplo .

    @Claudio onde você encontra essas defesas de Cuba ? Quem publica estas fotos e vídeos ?
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Se o capitalismo não acabar com a fome na Etiópia e Somália, então ele fracassou?
    O capitalismo é obrigado a acabar com a miséria até mesmo nos países onde não é adotado?
    Atualmente o capitalismo é hegemônico no mundo inteiro. Principalmente na Somália onde não existe Estado e ele é livre para fazer o que quiser. Os países menos capitalistas do mundo são Cuba e Coreia do Norte. Lá eles adotam o capitalismo de Estado, também conhecido como socialismo.

    A nível global o capitalismo fracassou devido ao esgotamento dos recursos naturais, a destruição do meio ambiente, a insegurança alimentar da maior parte da população, a concentração absurda de riquezas nas mãos de alguns, ao crescimento do fanatismo religioso devido a falta de perspectivas entre outros males. Não consigo imaginar um mundo melhor, caso tudo continue a ser feito movido pela busca do lucro.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited setembro 2015 Vote Up0Vote Down
    emmcri disse: @Claudio já te pegaram até com mentiras aqui , no caso dos Gays por exemplo .
    Não entendi esta. Os gays realmente foram perseguidos em Cuba nas décadas de 60 e 70. Alguns foram presos e outros transferidos de postos de trabalho. Só que esta discriminação acabou e hoje Cuba é totalmente tolerante com os homossexuais. Fidel Castro já pediu perdão em público aos gays pelos erros cometidos pelo governo no passado.
    emmcri disse: @Claudio onde você encontra essas defesas de Cuba ? Quem publica estas fotos e vídeos ?

    A maior parte das informações que estou postando neste tópico sobre exilados cubanos e o conflito com os EUA, estou retirando do livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", escrito em 2011 pelo jornalista brasileiro Fernando Morais. Li o livro e adorei e indico a leitura. O pdf dele está disponível na internet.

    Outras informações e fotos eu estou tirando dos seguintes blogs escritos por Cubanos

    https://kimbomboqueresbala.wordpress.com/

    http://cibereditor.bloguea.cu/

    https://correctoresjuventud.wordpress.com/

    http://cubanitoencuba.com/

    http://www.juventudrebelde.cu/

    https://qbamia.wordpress.com/

    https://yohandry.wordpress.com/

    https://labanaestaentodaspartes.wordpress.com/

    http://www.antiterroristas.cu/en

    http://www.cubadebate.cu/

    http://www.cubasi.cu/

    https://kokacub.wordpress.com/

    http://visiondesdecuba.com/

    http://bloguea.cu/



    Post edited by Claudio on
  • A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.