Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Uma dessas lendas (ou coleção de lendas, reunidas segundo um determinado critério ou tradição) acaba se tornando predominante e vira a explicação oficial para a origem do universo e daquele povo em particular.
As origens das leis e costumes desse povo também fazem parte desses mitos e, normalmente, são atribuídas a algum deus ou grupo de deuses.
Dos povos primitivos até nossos tempos, os deuses deixaram de ser visíveis e audíveis (Sol, Lua, trovão etc.) e se tornaram abstratos, aceitos apenas pela fé.
.
http://www.bigmyth.com/2_eng_myths.html
É um excelente comentário, Fernando. É isso que falta ao time de cá: bons argumentos.
Na verdade, há este registro de 25 mitos de criação que foram descritos e concatenados suficientemente a ponto de aí estarem. Mas imaginem o número de hipóteses de criação que já deve ter emergido do imaginário humano. São tantos ou mais do que o número de deuses, ou entidades, ou filosofias, ou religiões e seitas. é muita coisa. Fora as distorções do que já está posto. Vixe.
Alguns até morrem por elas (quantas verdades devem estar certas então....)
Quem acha que a versão da ciência explica alguma coisa
levante o braço.
O quê explodiu?
Por que explodiu?
O que havia antes?
Qual a origem dessa coisa extraordinária que explodiu dando, supostamente, origem a este imensurável universo?
E eu posso fazer um monte de outras perguntas.
O homem encontrou evidências de uma grande explosão em um passado remoto e daí conclui que encontrou a origem do Universo?! Se você puder me explicar, eu gostaria de ouvir. Mesmo que não exista um Deus criador, mesmo que Deus exista mas não tenha nada a ver com isso, eu ainda não vi nenhum cientista demonstrar qualquer coisa vagamente razoável nessa área. E não sei qual o problema em admitir isso. A ciência não vai perder sua credibilidade por não ter, ainda, a resposta para uma questão com esse grau de dificuldade.
E não vejo diferença nenhuma em dizer que prefere crer que a ciência seja a verdade, mesmo não tendo provas disso. Isso é pura fé, tanta quanto em um ou mais deuses, espiritos, etc. A ciência derrubou muitos mitos, mas foram mitos e mentiras básicas.
Mas o foco da discussão nem é tanto comparar Deus x Ciência e sim, de onde a idéia de um deus criador de seres surgiu e ainda, como e porque se enraizou nas sociedades de forma crescente? As leis moralmente corretas são derivadas das leis tabulares? A evolução humana está tendendo para o que alguma crença tenha determinado?
Gostei do não sei. Correto, não valida a idéia de um Deus criador e não, não há nada de imbecil nessa idéia. É, como eu disse antes, uma possibilidade. Já ia esquecendo, Deus não escreve livros, os homens o fazem. Discordo de você. Acho que nossa ciência avança exponencialmente e poderá, num futuro não muito distante, ter essas e outras respostas. Já vi cientista e pseudo-cientista se aborrecer quando dizem que Deus está fora do escopo da ciência, como se o universo e tudo o que nele há, estivesse já ao nosso alcance. Avançamos muito e temos muito o que avançar. O que hoje é uma impossibilidade, amanhã será uma conquista, tanto quanto era impossível enviar um robô a Marte cem anos atrás.
As religiões não precisam desses artifícios para existir. Egos em busca de aprovação, precisam. É necessário distinguir onde uma coisa termina e outra começa.
Não foi para mim, mas vou responder: todos nós acreditamos na ciência, mas, como humana que é, não pode ser infalível. Um cientista sabe que a ciência não é infalível, e aceita qualquer questionamento de seus pares. Mas quando o questionamento parte de um crente, o cientista costuma assumir uma postura “religiosa” em relação à sua teoria. Tão religiosa que faz um Dawkins acreditar que espaguetes voadores e unicórnios cor-de-rosa são argumentos extraordinários.
Gostei desses argumentos, Johnny. A mim, pareceram lógicos. Seriam lógicos para um ateu?
Se a desonestidade intelectual de Craig e Dinesh, e de milhões de outros iguais a eles, serve para reforçar o ateísmo, então vocês estão dando mais valor a essas pessoas do que, efetivamente, elas merecem. Eu nunca permitiria, por exemplo, que ateus intelectualmente desonestos – e, creia-me, eles existem! – corrompessem minha percepção do ateísmo.
Ok, caro Judas, você sempre terá direito a todas as suas opiniões. No democrático direito de exercitar as minhas opiniões, declaro que esses, e outros!, não me representam.
Vamos ver se eu entendi:
Você considera esses caras uns canalhas e intelectualmente desonestos. Mas afirma, também, que eles são o que há de melhor na argumentação teísta. Agora me lança este desafio, que eu consiga provar que meus argumentos são melhores, leia-se menos desonestos, que os deles.
Em que pese a evidência incontestável de que eu nunca tentei demonstrar a existência de Deus, senão trabalhar idéias que caibam na lógica e razão daqueles que reivindicam superioridade intelectual, resta-me a impressão de que você leva sua assinatura muito a sério. Comigo não dará certo. Não busco o confronto por essas razões.
Refute minhas idéias, meu amigo, sempre que você julgar necessário, nunca por necessidade. Vou dormir; amanhã, continuamos. Um forte abraço.
A grosso modo, use as idéias de qualquer religião para fabricar um foguete, agora use as idéias gerais de qualquer ciencia... acho que poderia ateh dizer que religiões so prometem resultados que nem politico, ja a ciencia se esforça em poder lhe dar isto ou algo próximo disso
Bom acredito que seria mais ou menos isso... :-D
Oops: por que raios meu login não veio como Johnny?
Discordo. Se a ciência diz uma coisa e a religião diz outra, então elas são incompatíveis. A religião só pode escapar deste conflito se mantendo sempre na região do desconhecido, que a ciência ainda não alcançou, e recuando à medida em que a ciência avança.
Sem falar em que acreditar sem provas e até diante de evidências em contrário, apenas pela fé, é incompatível com o método científico.
.
A religião promete muito, mas temos que morrer primeiro para saber se é verdade. Ela diz "Pedi e recebereis", mas, quando não recebemos, inventa explicações ad hoc para não termos recebido.
Ou será que há uma conspiração do silêncio?