Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Bullying: A nova onda...

1356

Comentários

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: O niilismo não é uma monstruosidade, é apenas a constatação de que os valores humanos são subjetivos e que em última instância a vida é ausente de significado ou propósito.

Sem nenhuma verdade absoluta o conceito de realidade - e todos os demais conceitos - deixam de fazer sentido e discussões como esta passam a ser mero jogar de símbolos em uma tela.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • HuxleyHuxley Membro
    edited fevereiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Já que falaram em Nietzsche, aqui vai uma desmistificação de um chavão do filósofo alemão que é muito popular.

"Aquilo que não mata nem sempre faz você mais forte. Desculpe Nietzsche, mas não posso concordar integralmente na afirmação, “o que não nos mata torna-nos mais fortes“, ela não é completamente realista. Por exemplo, se você não tiver construído e desenvolvido determinados tipo de resistência ou experiência suficientes para lidar com a dificuldade, a adversidade pode esmagá-lo. Por outro lado, se você tem resistência suficiente, se desenvolveu e trabalhou determinadas forças, então na verdade isso vai fazer você ficar mais forte. Como assim, você pergunta? A Resiliência como qualquer músculo no nosso corpo é construída gradualmente e exponencialmente com a exposição repetida aos obstáculos e às forças externas. Não necessariamente, se você não tem prática no enfrentamento dos obstáculos (como quando você escolhe evitá-los), se você decidir ainda assim propor-se ao desafio de tentar, a coisa certamente correrá mal, um evento traumático pode derrubá-lo. Como tudo na vida, a preparação é amiga da eficácia e do sucesso. Sem preparação o fracasso é uma possibilidade muito forte.

Para sublinhar este ponto, as pesquisas de desenvolvimento tem mostrado que crianças traumatizadas são mais, e não menos, prováveis de virem a sofrer novamente de algum tipo de trauma ou consequência negativa. Da mesma forma, aqueles que crescem em bairros difíceis têm uma propensão para o desequilíbrio emocional, tornam mais susceptíveis perante a adversidade, não se tornam mais resilientes, e são mais propensos a debater-se na vida."

http://www.escolapsicologia.com/dicas-para-superar-adversidades-da-vida/

Consulta da experiência anterior nem sempre deveria ser apelo a sabedoria popular, vide:

MITOS.jpg

Post edited by Huxley on
  • Acauan disse: As evidências de que um movimento ideologicamente orientado quer abolir os valores tradicionais da sociedade e reformatá-la segundo seus próprios conceitos estão por toda parte, mas basta que se faça referência a isto para que algum simpatizante PC ou coisa que o valha grite "Teoria da Conspiração" e depois vá dormir tranquilo com o sentimento de missão cumprida de ter contestado brilhantemente mais um reacionário-direitista-patriarcalista-racista-machista-homofóbico-opressor-dos-fracos-e-oprimidos-e-tudo-mais-que-há-de-ruim.

Ninguém se acha uma potencial vítima de um incêndio até ver a sua casa pegando fogo.

Eu perguntaria, a quem me chamasse de teórico da conspiração, qual a explicação para a popularidade enorme dos governos e lideranças petistas e de seus aliados diante dos incontáveis crimes cometidos por eles, das mais diversas naturezas, e também da péssima administração dos recursos adquiridos com o verdadeiro castigo que e a nossa carga tributária.

Como foi que a política brasileira terminou nesse estado? Quando foi que o povo se acostumou a comer na mão de quem o assalta, o oprime e lhe enche de frustração eleição após eleição? As coisas não se tornaram assim em 2002, mas a situação piorou de forma assustadora daquele tempo pra cá a tal ponto que o povo agora gosta dos bandidos que elege.

A teoria da conspiração mais assustadora que eu já vi é a canção de ninar que os petistas cantam diante dessa pergunta, que diz que o povo já aprova há 10 anos o PT no poder porque realmente ele tem feito um bom governo, que a economia está ótima, todos estão confiantes, os índices de desigualdade social despencaram, o Brasil passou a ser importante no exterior...

...e quem não dormir com ela, vai perceber que a propaganda em torno de tudo isso tem sido aceita como desculpa pra fechar os olhos diante dos ataques do próprio governo contra a nossa democracia e contra as nossas leis, mas o povo infelizmente não tem resistido.
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Sem nenhuma verdade absoluta o conceito de realidade - e todos os demais conceitos - deixam de fazer sentido e discussões como esta passam a ser mero jogar de símbolos em uma tela.
    Acauan, niilismo se refere aos valores humanos e não a realidade, sua descrição no entanto é uma crítica certeira e concordo com ela plenamente se estivesse se referindo ao solipsismo.

O niilismo não nega a realidade, nem que existam verdades absolutas, o que nega é a objetividade de valores humanos, como moral, justiça, sacralidade, etc...

E vamos deixar claro desde já, algo ser subjetivo não é o mesmo que ser inútil, um sistema moral ou penal que consiga cumprir ainda que de forma relativa e temporal seus propósitos não foi de forma alguma inútil, o niilismo apenas percebe as devidas limitações e alcance desses valores, eles não serão absolutos e objetivos apenas porque algumas pessoas gostariam que fosse, se a realidade se alterasse apenas por anseios humanos ninguém ficaria doente por exemplo.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_Silva disse: Eu diria que esse relativismo inclui proteger as crianças de danos físicos e, ao mesmo tempo, ensiná-las a se defenderem sozinhas num mundo agressivo.

Nem isolamento total da realidade de um mundo brutal nem deixá-las totalmente desprotegidas.

Isso, Fernando. Por isso mesmo na minha primeira postagem eu falei da oportunidade de aprendizado que a situação criou. Da importância do diálogo.

NightWalker disse: Se acha que sim, por favor explicar o que esta acontecendo com a filha do criador do tópico, que aparentemente perdeu se direito de escolher com quer quer se relacionar.
    O que sabemos é que a filha do Johny foi acusada de cometer bullying. Não podemos afirmar que ela cometeu, ou que não cometeu. Não posso afirmar nada. Só não posso trucidar quem fez a acusação, ou a lei invocada. Não conheço os fatos.
    Ouvimos (ou lemos) o desabafo de um pai. Não ouvimos o lado da suposta vítima.
    NightWalker disse: A escola está meramente se baseando no fato que isolar alguém, seja pela razão que for, é considerado bullying, mais nada, isso está certo? Se por alguma razão um determinado aluno é anti-social e ninguém gosta dele, devemos enquadrar todo mundo em bullying? Devemos forçar as pessoas a ficarem perto dele? Vamos algemar os alunos uns nos outros?

Novamente: não sabemos o que de fato aconteceu ou está acontecendo.

NightWalker disse: Eu sofri bullying minha infancia inteira na escola, não tenho hoje em dia um amigo com quem estudei, não me importo, nem por isso defendo essa baboseira que os pedagogos querem impor as crianças.

E na rua, quando as crianças brincam com as outras, fora da escola? Vai fazer o que? Vai processar os pais de meio quarteirão?

Bullying não acontece apenas no ambiente escolar. Devemos ensinar a boa convivência e o respeito às diferenças em todos os ambientes.
    Se o seu filho apanhar na rua o que você fará? Vai orientar seu filho a revidar? Se o garoto for mais forte, lhe comprará uma arma? Vai deixar quieto e mudar de bairro? Ou vai chamar o pai do agressor para uma conversa?
    E se o seu filho machucar outro garoto? Vai parabenizá-lo pois "o mundo é dos mais fortes mesmo"?
    Estar incondicionalmente ao lado do filho não significa concordar com tudo o que ele faz. Sacou?
  • Acauan disse: No caso da tal política anti-bullying a visão maternalista é evidente.
    Homens ensinam seus filhos a enfrentar a violência do mundo com coragem, decisão e força.
    Mulheres querem construir um mundo sem violência para seus filhos.
    Uma daquelas boas intenções que levam ao inferno.

Os homens, por ventura, querem criar um mundo de violência para seus filhos só para poderem descarregar sua teoria testosterônica de coragem decisão e força? (digo isso pois estou cercada de mulheres que esbanjam coragem, decisão e força quem, nem de longe, são atributos unicamente masculinos)

Acauan disse: Sem nenhuma verdade absoluta o conceito de realidade - e todos os demais conceitos - deixam de fazer sentido e discussões como esta passam a ser mero jogar de símbolos em uma tela.

Verdade absoluta não é a mesma coisa que Valores absolutos.

• Jaíra disse: O que sabemos é que a filha do Johny foi acusada de cometer bullying. Não podemos afirmar que ela cometeu, ou que não cometeu. Não posso afirmar nada. Só não posso trucidar quem fez a acusação, ou a lei invocada. Não conheço os fatos.
    Ouvimos (ou lemos) o desabafo de um pai. Não ouvimos o lado da suposta vítima.
    Ótimo, vamos então supor o pior cenário, ela é culpada, não quer ficar perto da menina, não gosta dela, fica longe e por consequencia as suas amigas também acabam ficando longe, vamos supor também que ela tem amizade com todo mundo da classe e por consequencia a "coitadinha", acabou ficando sozinha.

Isso é considerado bullying por essa lei esdrúxula, qual a solução? Ensina seus filhos que eles são obrigados a socializar com quem não gostam pois a lei manda? Se a menina isolada for filha e adepta do neo-nazismo ou um religiosa fanática, ou tiver qualquer outro tipo de tendencia não aceita por você, e ficar perto dos seus filhos tentando converte-los, faz-se o que?

São cenários forçados da minha parte, admito. Mas o ponto é, que direito você ou qualquer um tem, tenha lei ou não, de forçar os outros a conviverem com quem não querem, seja com a desculpa que for, incluindo bullying. Desde quando o direito de alguém ter companhia em algum lugar se sobrepõe ao direito do outro de não estar na companhia de quem não quer?
    Jaíra disse: Se o seu filho apanhar na rua o que você fará? Vai orientar seu filho a revidar? Se o garoto for mais forte, lhe comprará uma arma? Vai deixar quieto e mudar de bairro? Ou vai chamar o pai do agressor para uma conversa?
    E se o seu filho machucar outro garoto? Vai parabenizá-lo pois "o mundo é dos mais fortes mesmo"?
    Estar incondicionalmente ao lado do filho não significa concordar com tudo o que ele faz. Sacou?
    Não, não vou fazer nada disso.

Vou ensinar uma coisinha muito antiga, chamada Regra de Ouro. Ou seja, não faça aos outros o que não quer que façam a você, simples assim, sem nenhuma lei, sem nenhum coitadinho ou vilão. Vou ensinar, não ataque os outros, mas se for atacado, se defenda.

Muito simples.

O que definitivamente não vou fazer é dizer pra ele, corra chorando para o primeiro adulto que encontrar e peça pra fazer um BO na delegacia. Correr chorando pra casa porque os amiguinhos tiraram sarro dele na rua é que não vou.

Quando eu era criança um dos garotos da rua era praticamente meu inimigo, não nos davamos bem de jeito nenhum, quando formos crescendo fomos nos entendendo, hoje ele é a única pessoa com quem ainda tenho amizade, um dos poucos que chamo de amigo mesmo, nos entendemos sozinhos com o tempo e a vida. Se eu tivesse pedido ajuda dos meus familiares para correrem e conversarem com os dele, ia ficar marcado como um babaca que não consegue levar uma brincadeira e que não sabe brincar de volta, teria sido isolado provavelmente pelos outros também que iam ficar com medo de também levarem bronca por qualquer coisa que fizessem.
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
    Jaíra disse: Os homens, por ventura, querem criar um mundo de violência para seus filhos só para poderem descarregar sua teoria testosterônica de coragem decisão e força?

Homens não querem criar um mundo de violência. São criados nele, que sempre esteve aí.
    Jaíra disse: (digo isso pois estou cercada de mulheres que esbanjam coragem, decisão e força quem, nem de longe, são atributos unicamente masculinos)

E continuam mulheres, essencialmente maternais.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Cameron disse: Acauan, niilismo se refere aos valores humanos e não a realidade, sua descrição no entanto é uma crítica certeira e concordo com ela plenamente se estivesse se referindo ao solipsismo.

Solipsismo, niilismo e relativismo em última instância são componentes da mesma cosmovisão.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Jaíra disse: Verdade absoluta não é a mesma coisa que Valores absolutos.

Um conceito não existe sem o outro.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • NightWalkerNightWalker Membro
    Jaíra disse: Os homens, por ventura, querem criar um mundo de violência para seus filhos só para poderem descarregar sua teoria testosterônica de coragem decisão e força?
    Idade do mundo 4,54 bilhões de anos (
    ), idade da vida 3,5 bilhões de anos (
    ), idade do Homo Sapiens (inicio da evolução) 1,8 milhão a 11.000 anos atrás, inico da idade moderna 29 de maio de 1453 até 14 de julho de 1789 (Revolução Francesa com as guilhotinas cortando cabeças), idade contemporânea começa após isso até os dias de hoje.

Durante todo esse tempo foi um mundo violento que destruiu os mais fracos sem piedade e isso por si só também foi a razão da evolução.

Idade das mães choronas, psicólogos e pedagogos frouxos que acham que toda criança é feita de porcelana chinesa, menos de 2 decadas.

O mundo não vai mudar porque agora nós temos uma sociedade parcialmente "civilizada" e os ingênuos acham que tudo pode ser resolvido na base da velha e boa conversa seguida de um belo afago.

O mundo é violento, sempre foi e sempre será, se discorda, favor prover evidencias do porque você acha que que o mundo vai mudar meramente porque elegemos alguns governos, contruimos algumas cidades e escrevemos regrinhas de como devemos supostamente viver em papel.
    Post edited by NightWalker on
    - Quem deseja me desarmar são os que querem me fazer mal e tem medo que eu possa me defender.

- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
  • ApopoApopo Membro
    Meu pai resolvia empurra-empurras perguntando a ambos: Quem começou?
    Post edited by Apopo on
  • ApopoApopo Membro
    SEmpre detestei esta onda de socialização e inclusão impostos a grupos e indivíduos que não tem afinidade alguma entre si. Ninguém é obrigado a gostar, socializar ou ficar amiguinho de ninguém. As pessoas têm o direito de não gostar de determinadas companhias e ensinei minha filha a ser seletiva, sem ser desrespeitosa. Mas se alguém cutucasse a onça que há dentro de cada um de nós, que ela fizesse o que lhe parecesse melhor no contexto. Às vezes, é pedir ajuda aum adulto ou superior hierárquico, às vezes é sair de perto e às vezes é lutar pelo que tem direito. Todo mundo sempre apresenta seus argumentos para se fazer valer de uma justiça doutrinatória. Todo mundo sempre se acha com a razão.Cada caso é um caso. A menos que meu filho estivesse sendo muito humilhado por um grupo maioritário ou perigoso, eu não o tiraria da escola.
    Post edited by Apopo on
  • Acauan disse: Solipsismo, niilismo e relativismo em última instância são componentes da mesma cosmovisão.
    O solipsismo é o relativismo levado ao extremo, discordo que o niilismo seja consequente ou componente dos dois, embora alguns argumentos possam ser parecidos o niilismo não comete o que considero o erro fatal das outras duas, negar qualquer possibilidade de uma realidade objetiva ou verdade fundamental.

Mas deixemos essa discussão para outra oportunidade.

• NightWalker disse: Ótimo, vamos então supor o pior cenário, ela é culpada, não quer ficar perto da menina, não gosta dela, fica longe e por consequencia as suas amigas também acabam ficando longe, vamos supor também que ela tem amizade com todo mundo da classe e por consequencia a "coitadinha", acabou ficando sozinha.
    Ela está sendo acusada de bullying. A informação de que ela apenas não queria socializar com a outra garota foi dada pelo pai.

NightWalker disse: Vou ensinar uma coisinha muito antiga, chamada Regra de Ouro. Ou seja, não faça aos outros o que não quer que façam a você, simples assim, sem nenhuma lei, sem nenhum coitadinho ou vilão. Vou ensinar, não ataque os outros, mas se for atacado, se defenda.

Caso a outra criança não tenha a mesma educação e faça ao seu filho o que "não quer que lhe façam" e ele não tenha força física para revidar, lhe comprarás uma arma??

NightWalker disse: O que definitivamente não vou fazer é dizer pra ele, corra chorando para o primeiro adulto que encontrar e peça pra fazer um BO na delegacia. Correr chorando pra casa porque os amiguinhos tiraram sarro dele na rua é que não vou.

Deixe-o sangrando na rua. Deixe bem claro que não aceitará 'perdedores' em casa. Espere ele crescer. É isso?

NightWalker disse: Quando eu era criança um dos garotos da rua era praticamente meu inimigo, não nos davamos bem de jeito nenhum, quando formos crescendo fomos nos entendendo, hoje ele é a única pessoa com quem ainda tenho amizade, um dos poucos que chamo de amigo mesmo, nos entendemos sozinhos com o tempo e a vida. Se eu tivesse pedido ajuda dos meus familiares para correrem e conversarem com os dele, ia ficar marcado como um babaca que não consegue levar uma brincadeira e que não sabe brincar de volta, teria sido isolado provavelmente pelos outros também que iam ficar com medo de também levarem bronca por qualquer coisa que fizessem.

Ele te machucava? Roubava? O grupo dele lhe humilhava?
    Não gostar de uma outra criança não significa nada.

• Acauan disse: Homens não querem criar um mundo de violência. São criados nele, que sempre esteve aí.

NightWalker disse: Jaíra disse: Os homens, por ventura, querem criar um mundo de violência para seus filhos só para poderem descarregar sua teoria testosterônica de coragem decisão e força?

Idade do mundo 4,54 bilhões de anos (

http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_da_Terra

), idade da vida 3,5 bilhões de anos (

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução_da_vida_e_formação_da_Terra

Foi o Acauan quem disse que as mulheres querem criar um mundo sem violência. O absurdo partiu daí.
  • Acauan disse: Um conceito não existe sem o outro.

Enquanto 'abstração', de modo algum valores podem ser absolutos, enquanto que conceitos científicos podem se aproximar de verdades absolutas, como as Leis de Newton.

• Vir com informações de Wikipédia, após ter separado uma frase, tirando-a do contexto, sem ter sequer lido o texto (ou se o fez não conseguiu interpretá-lo), baixa demais o nível da discussão.

Já entendi que voces são contra a Lei Anti-bullying. Alguns até defendem o próprio bullying.

Entendi que vivemos que num mundo violento, que assim deve permanecer.
    Que as mulheres prejudicam as transformaçõe sociais.
    Que existe uma conspiração mundial pela boiolice universal.
    Que a lei do mais forte (força física) é boa e que não devemos mudar.
    Que existem valores absolutos.
    É isso?

:(

• NightWalker disse: O mundo é violento, sempre foi e sempre será, se discorda, favor prover evidencias do porque você acha que que o mundo vai mudar meramente porque elegemos alguns governos, contruimos algumas cidades e escrevemos regrinhas de como devemos supostamente viver em papel.

Nunca disse que o mundo iria mudar porque elegemos alguns governos.
    Onde voce viu isso?
    Inventando agora?????
    Qual é??
    Leia novamente tudo e depois vem postar.
    Jaíra disse: Enquanto 'abstração', de modo algum valores podem ser absolutos, enquanto que conceitos científicos podem se aproximar de verdades absolutas, como as Leis de Newton.

O máximo que conceitos científicos podem fazer é codificar padrões observados.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Jaíra disse: Entendi que vivemos que num mundo violento, que assim deve permanecer.
    Que as mulheres prejudicam as transformaçõe sociais.
    Que existe uma conspiração mundial pela boiolice universal.
    Que a lei do mais forte (força física) é boa e que não devemos mudar.
    Que existem valores absolutos.
    É isso?

Não. Exceto pela existência de valores absolutos que são decorrência lógica e direta da existência de verdades absolutas.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Jaíra disse: Entendi que vivemos que num mundo violento, que assim deve permanecer.

A violência do mundo é uma realidade e pacificá-lo é uma intenção longe de ser unânime. A diferença entre fato e intenção falam por si, tanto quanto a óbvia diferença entre adaptar-se à realidade e conformar-se com ela.
    Jaíra disseQue as mulheres prejudicam as transformaçõe sociais.

Transformações sociais não são necessariamente boas transformações, logo o fato de as mulheres promovê-las ou contê-las não é per si mérito ou demérito. Mas a experiência evidencia que mulheres tendem a ser mais conservadoras do que revolucionárias.
    Jaíra disseQue existe uma conspiração mundial pela boiolice universal.

Ideologias como o Politicamente Correto promovem a demonização dos valores masculinos tradicionais enquanto sacralizam o feminismo e as militâncias homossexuais. Isto pode ser constatado de inúmeros modos, um simples é checar a frequência com que o homem branco de classe média é apresentado como um completo imbecil nas comédias americanas, enquanto suas mulheres são criaturas brilhantes e angelicais. Vide Homer Simpsons e que tais.
    Jaíra disseQue a lei do mais forte (força física) é boa e que não devemos mudar.

Força é bom e fraqueza é ruim. O que deve ser mudado é a opressão do fraco, ao invés de negar as virtudes da força.
    Jaíra disseQue existem valores absolutos.

Sim.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Jaíra disse: Foi o Acauan quem disse que as mulheres querem criar um mundo sem violência. O absurdo partiu daí.

Eu disse que mulheres querem construir um mundo sem violência para seu filhos.
    E não é?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Eu disse que mulheres querem construir um mundo sem violência para seu filhos.
    E não é?
    Sim, e acredito piamente que qualquer homem que não seja um sociopata maluco também o deseje.

Cameron disse:
    Acauan disse: Eu disse que mulheres querem construir um mundo sem violência para seu filhos.
    E não é?

Sim, e acredito piamente que qualquer homem que não seja um sociopata maluco também o deseje.

Não do mesmo modo.
    Pais e mães querem que o mundo não fira seus filhos, com a diferença que as mães querem um mundo que não os agrida, enquanto os pais querem filhos que resistam à agressão do mundo.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.