Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux: Última tentativa de crescer nos DeskTops

124678

Comentários

• Raphael disse: Não só um site, mas vários apontam o Ubuntu na frente. Cada um com o seu método.

Que tal o site da Wikimedia Foundation:

http://stats.wikimedia.org/archive/squid_reports/2013-02/SquidReportOperatingSystems.htm
    Pelo menos tiveram a decencia de colocar o Android em primeiro, o que e obvio e ululante.

O problema e o seguinte, o segundo lugar eles nao sabem apontar qual linux e, ou seja, pode ser qualquer um.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • CameronCameron Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Experimente baixar o VirtualBox para Linux e tente instalar no seu e ver como se comporta.
    Minha configuração é baixa para fazer isso, o programa que eu mais uso no Windows, o PowerDirector 11, pega tudo que a máquina pode oferecer só para ele, não dá para usar o Linux emulando o Windows rodando ele com 2GB de RAM e 1,80 de clock, aliás, pelo o que o programa faz eu acho fantástico que ele funcione mesmo sem emulação, outros programas do mesmo porte que ele nem abrem com essa configuração limitada.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: Minha configuração é baixa para fazer isso, o programa que eu mais uso no Windows, o PowerDirector 11, pega tudo que a máquina pode oferecer só para ele, não dá para usar o Linux emulando o Windows rodando ele com 2GB de RAM e 1,80 de clock, aliás, pelo o que o programa faz eu acho fantástico que ele funcione mesmo sem emulação, outros programas do mesmo porte que ele nem abrem com essa configuração limitada.
    Hum.....já rodei o Mint com 512 de ram virtual. Pode ficar um pouco lento, mas daria para verificar muitas coisas interessantes. Acho que vale a pena tentar. No mais, coloque mais um pentinho de RAM aí... :)

• http://uncyclopedia.wikia.com/wiki/Debian
    Many popular applications from the twentieth century, which are no longer available via more mainstream channels, are preserved in Debian. For instance, as of 2011, the latest version of Debian (6.0, codenamed Squeeze) includes the following software titles, among others:

Netscape Navigator, version 3.2 Gold
    Lotus 123, version 3.5
    Pacman (the game, not the package manager)
    Zork, version zero.
    Pong
    <g>
    Debian stable does not include any version of the X Window System whatsoever, because all the versions which meet Debian Stable's guidelines violate a small, obscure portion of the Debian Free Software Guidelines.
    <g>
    To use Debian your hardware should meet the following requirements:

3 bit CPU at 82 nHz
    1 MB Magnetic hard drive (preferably Mancala and/or Abacus)
    Enough electricity to download and burn 52 CDs
    A GameBoy screen
    2 empty cans (for network connection, string optional)
    A couple of keys for a keyboard; or use a telegram clicker if you need stability.
    Memory block: at least 14 spinning plates.
    <g>

180px-Karlstallman.gif
    <g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g>

http://uncyclopedia.wikia.com/wiki/GPL
    The BSD License was first created with the BSD operating system, commonly available in Free, Open and Net varieties. The text of the license is below.

woh...man, that is some gooood shit...
    whadda, whadda we ment 2 be doing?
    go, do wat ye want with this software
    just credit the great pot at berkley man!
    The MIT License was similar, but more free than the BSD license.

woh...man, that is some gooood shit...
    whadda, whadda we ment 2 be doing?
    go, do wat ye want with this software
    just don't tell anyone the great pot at mit man - we want to keep it for ourselves!
    <g>

http://uncyclopedia.wikia.com/wiki/Gentoo
    Installing Gentoo takes only two easily memorable commands:

1) fdisk /dev/sda && mkfs.xfs /dev/sda1 && mkswap /dev/sda2 && swapon /dev/sda2 && mount /dev/sda1 /mnt/gentoo/ && cd /mnt/gentoo/ && links http://www.gentoo.org/main/en/mirrors.xml && md5sum -c stage3-*.tar.bz2.DIGESTS && tar xvjpf stage3-*.tar.bz2 && links http://www.gentoo.org/main/en/mirrors.xml && md5sum -c portage-latest.tar.bz2.md5sum && tar xvjf /mnt/gentoo/portage-latest.tar.bz2 -C /mnt/gentoo/usr && nano -w /mnt/gentoo/etc/make.conf && mirrorselect -i -o >> /mnt/gentoo/etc/make.conf && mount -t proc none /mnt/gentoo/proc && mount -o bind /dev /mnt/gentoo/dev && chroot /mnt/gentoo/ && env-update && source /etc/profile && emerge --sync && cd /etc && rm /etc/make.profile && ln -s ../usr/portage/profiles/default-linux/x86/desktop make.profile && cp /usr/share/zoneinfo/US/Eastern /etc/localtime && cd /usr/portage && scripts/bootstrap.sh && emerge -e system && emerge vim && emerge gentoo-sources && cd /usr/src/linux && make menuconfig && make install modules_install && vim /etc/fstab && passwd && emerge grub vixie-cron syslog-ng dhcpcd && cp /boot/grub/grub.conf.sample /boot/grub/grub.conf && vim /boot/grub/grub.conf && grep -v rootfs /proc/mounts > /etc/mtab && grub-install --no-floppy /dev/hda && init 6 && emerge gnome mozilla-firefox openoffice && emerge --sync && emerge portage openssh

2) reboot
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • kkkkkkkkkk
  • CameronCameron Membro
    Johnny disse: No mais, coloque mais um pentinho de RAM aí... :)
    Não curto muito ficar fazendo essas adaptações em notebooks, melhor deixar do jeito que está, um triplo Boot (Windows 7, Lubuntu e Mint 13) com tudo funcionando bacana e esperar até trocar o note daqui a um ano ou dois, mas valeu a dica. :)

• Cameron disse: até trocar o note daqui a um ano ou dois

Troque daqui 5 anos.

O Fernando Silva ainda tem computadores da decada de 80 e da utilidade a eles.
  • Apatico disse: O problema e o seguinte, o segundo lugar eles nao sabem apontar qual linux e, ou seja, pode ser qualquer um.

Esse "Linux Other", ou "Linux Unknown Distribution", não é uma distro específica, o Santo Graal das distros, mas sim a soma das distros que não puderam ser identificadas, geralmente devido ao navegador não ter passado esse cabeçalho. É o "voto em branco".

Os binários do Chrome, por exemplo, para Debian, Ubuntu, Mint e outras derivadas, são disponibilizados com uma informação genérica de distro.
  • Apatico disse: ululante

Uma mistura de Ubuntu com Lula?

lula_uses_ubuntu.png
  • Raphael disse: Esse "Linux Other", ou "Linux Unknown Distribution", não é uma distro específica, o Santo Graal das distros, mas sim a soma das distros que não puderam ser identificadas, geralmente devido ao navegador não ter passado esse cabeçalho. É o "voto em branco".

Os binários do Chrome, por exemplo, para Debian, Ubuntu, Mint e outras derivadas, são disponibilizados com uma informação genérica de distro.

Justamente o que eu disse. Uma vez que eles nao tem como saber qual a participacao de cada distro nesta parcela, qualquer distro pode ser a mais popular, o que por si so ja desqualifica o ranking.

• Apatico disse: Uma vez que eles nao tem como saber qual a participacao de cada distro nesta parcela, qualquer distro pode ser a mais popular, o que por si so ja desqualifica o ranking

Provavelmente o resultado será o mesmo do das distros especificadas.
  • Raphael disse: Provavelmente o resultado será o mesmo do das distros especificadas.

E apenas uma hipotese. Hipoteticamente, tudo e possivel. Pode ser que o Satux seja a distro dominante e todos os acessos atraves dele nao sejam corretamente contabilizados.

Nao da pra extrair conclusoes precisas com este tipo de metodologia que o ranking usa.
  • Apatico disse: Satux seja a distro dominante

É possível, mas extremamente improvável.
  • Exato, mas eu usei o Satux apenas para mostrar meu ponto.

O ponto e que a coleta de dados neste tipo de indice pode favorecer certas distros, uma vez que a maior parte dos dados nao geram qualquer tipo de informacao relevante, chegando ao cumulo de um dos indices apresentar o Android como o Linux menos popular entre os catalogados, o que e uma grande besteira que nem precisa de indice algum para ser desmentida. E a simples observacao do cotidiano. Basta se perguntar quantas pessoas conhece que tem um aparelho com android e quantas usam linux. Sem amostragem viciada, o Android e o mais popular Linux que existe e isso e uma obviedade que nao merece contestacao (claro, considerando o Android um Linux)

O Ubuntu pode ate ser ainda mais popular que o Mint em desktops, mas o crescimento do Mint, principalmente entre newbies (area que anteriormente o ubuntu mantinha monopolio), e algo inegavel. Basta checar nos foruns da comunidade. Tambem relatos sobre a insatisfacao com a Unity e elogios ao Mate nao faltam. Tambem se encontra relatos de migracao de Ubuntu para Mint. Claro, nao tenho a pretensao de apresentar um indice com rigor cientifico baseado em relatos esparsos em foruns.

Se nao houvesse nenhum crescimento do Mint, esta briguinha nem faria sentido. Se eu criar uma refisefuqui inutil "copia" do Ubuntu, duvido que algum ubunteiro va se incomodar. O maior crescimento de quem esta atras e ate certo ponto esperado. Quanto mais veloz, mais dificil aplicar aceleracao. Uma distro que tinha 5 usuarios e passou a ter 10, cresceu 100%. Uma distro que tinha um milhao e ganhou 100 mil, cresceu apenas 10%.
  • Ok.

Chegamos num bom ponto.
  • Cameron disse: Aqui eu tenho um notebook com Intel dual core, 2GB de RAM e clock de 1,80, e aqui o Mint 14 deu muitos bugs, tantos que eu chegaria a pensar que o 13 seria uma versão posterior de correção de bugs anteriores se eles não estivessem em ordem numérica.

Deu um pau retado aqui em meu netbook. Voltei para o 13.
  • CameronCameron Membro
    Neuromancer disse: Deu um pau retado aqui em meu netbook. Voltei para o 13.
    Até agora nenhum bug, nem os mais inofensivos que aconteciam toda hora como erro na última mensagem do Lubuntu Software Center, se cabe uma crítica a essa distro seria a redundância, por que diabos três player's de mídia mais os de som por default?

Caso alguém não conheça eu recomendo com 5 estrelas alguns programas que eu uso em qualquer distro.

O Adaptative Readahead Daemon (Ubuntu Software Center) e o PCman file manager (Lubuntu Software Center), o Dolphin é fraquinho o Thunar é bom mas esse é sem dúvida o melhor.
  • Acho o Dolphin o melhor. O suporte dele a ssh e navegação remota é espetacular. O Nautilus passou por um processo de emburrecimento e agora qualquer ação um pouco mais avançada está escondida entre trocentos menus.

O Ubuntu está acabando com essa rixa entre Qt e GTK e vem utilizando ambas as tecnologias graciosamente. Incorporar o Dolphin nesta altura do campeonato deve ser fora de cogitação, mas o Nautilus precisa ser trocado por algo mais leve e eficiente.

PCMan e Thunar atendem alguns destes requisitos, mas não possuem os recursos do Dolphin.
  • CameronCameron Membro
    Raphael disse: PCMan e Thunar atendem alguns destes requisitos, mas não possuem os recursos do Dolphin.
    Não sei se é só comigo mas o Dolphin aqui quando eu tento abrir uma pasta com muitos arquivos com mais de 16GB ele "engasga", a pasta não abre em menos de 4 segundos, o Thunar é bem mais rápido mas só o PCman abre instantaneamente qualquer pasta independente do tamanho dos arquivos.

• Velocidade>>>>>>>>>>>>recursos inuteis

Declaro a Cameron vencedora do debate.
  • Apatico disse: Velocidade>>>>>>>>>>>>recursos inuteis

Declaro a Cameron vencedora do debate.
    <g> <g> <g>

Sorte de principiante.

• Apatico disse: O Fernando Silva ainda tem computadores da decada de 80 e da utilidade a eles.

tk85_01.jpg
  • Neuromancer disse: Deu um pau retado aqui em meu netbook. Voltei para o 13.

Impossível. Você fez alguma cagada e é um burro. Linux não dá problemas.
  • O Johnny está revoltado com os Linuxers, só pode.
  • RaphaelRaphael Administrador
    Cameron disse: Não sei se é só comigo mas o Dolphin aqui quando eu tento abrir uma pasta com muitos arquivos com mais de 16GB ele "engasga", a pasta não abre em menos de 4 segundos, o Thunar é bem mais rápido mas só o PCman abre instantaneamente qualquer pasta independente do tamanho dos arquivos.

É preciso colocar algumas coisas nos lugares, também.

O Dolphin é feito com base no KDE, e mesmo que não o esteja rodando, o aplicativo irá executar dezenas de bibliotecas adicionais. O LXDE usa o PCMan por padrão, sem necessidade de bibliotecas adicionais, o mesmo caso ocorre com o Thunar em relação ao XFCE, embora acredite que ele rode bem em qualquer outra WM baseada em GTK.

O Nautilus é pesadão em qualquer circunstância.
    Post edited by Raphael on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.