Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

11416181920

Comentários

• Percival disse: Azathoth
    Jó foi um joguete de uma aposta, ele não tinha culpa. Tem momentos que se menciona que ele merecia tudo aquilo que passou, mas não dá explicação:

Da sim, disseram que ele usava suas riquezas para explorar os pobres.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • PercivalPercival Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: Da sim, disseram que ele usava suas riquezas para explorar os pobres.

O que temos é versões contraditórias em uma história só. Uma hora é falado que Jó sofre devido ao seus pecados (versão clássica do sofrimento). No final da passagem Deus elogia o comportamento Justo de Jó e condena os amigos que o caluniavam. O texto é uma mescla de proza e poesia que mostram dois personagens com nome de Jó distintos, assim como ações distintas.

Não é mencionado nada que Deus estava punindo por explorar os pobres. Para mais detalhes da análiste tem na página 146:

http://books.google.com.br/books?id=yCqh9xHXtRYC&pg=PA7&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false

Obs: já discutimos isso, se ainda tens dúvidas retorne a seus últimos tópicos visitados.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• é por isso que eu não gosto de ficar discutindo textos biblicos

Jó 34: 7-8

Que homem há como Jó, que bebe a zombaria como água?
    E caminha em companhia dos que praticam a iniqüidade, e anda com homens ímpios?
    Jó 34:7-8
    sinto logo existo!
  • O que você citou foram acusações de um dos amigos dele (veja que o texto começa: Respondeu mais Eliú, dizendo:), não de Deus. Portanto o fato de Jó ser um joguete de uma aposta continua. E no final os amigos que o julgam são punidos.

Eu já falei isso anteriormente, você volta com o mesmo argumento refutado. É muita falta de atenção sua.

― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    Os tais amigos disseram, mas era verdade ou calúnia? Como acreditar neles se o próprio Deus diz que ele é um justo sem pecado?

Eles estavam apenas inventando explicações para as desgraças de Jó.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Percival disse: O que você citou foram acusações de um dos amigos dele (veja que o texto começa: Respondeu mais Eliú, dizendo:), não de Deus. Portanto o fato de Jó ser um joguete de uma aposta continua. E no final os amigos que o julgam são punidos.

Eu já falei isso anteriormente, você volta com o mesmo argumento refutado. É muita falta de atenção sua.

não afirmei que Deus disse que jó era culpado e sim que disseram que ele era culpado, mas se eram seus amigos deveriam ter o conhecido bem.
    Alem do mais isso não passa de uma parabola em que os autores se posicionam sobre questões filosóficas da vida, que cada um tire suas próprias conclusões.
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse:
    Os tais amigos disseram, mas era verdade ou calúnia? Como acreditar neles se o próprio Deus diz que ele é um justo sem pecado?

Eles estavam apenas inventando explicações para as desgraças de Jó.
    Postagem editada por Fernando_Silva às 2013-05-23 15:39:51

Se eram amigos e falaram na cara dele , provavelmente deveria ser verdade.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Oi Ayya !

Oi, Sônia, seja bem vinda ao lar. Você sumiu, garota. Eu também não estou muito assíduo e já não participo há dois ou três meses. Vou tentar manter alguma constância mas, com certeza, não será uma participação diária, como antes. 2013 tem sido um ano confuso, com muitas mudanças importantes na minha vida e eu ainda estou me adaptando a essas mudanças.

É bom tê-la de volta e espero contar com sua paciência e compreensão. Estou em uma fase bastante intolerante, bem diferente do “Avatar” que você conheceu. É possível que este fórum tenha algo a ver com isso: depois de ler tantas besteiras escritas por religiosos, eu desenvolvi uma considerável aversão pelas ideias destes. Resumindo, religião É veneno. Aproveite para exercitar sua tolerância e amor ao próximo quando e se eu fizer algum comentário sobre espiritismo.

Beijos, minha linda.

• Marcio disse: Fala sumido! Que bom que voltou!

Como eu disse à Sônia, muitas mudanças importantes, não necessariamente boas. Até lamento ter deixado o Sybok sozinho em um debate, mas minha atenção estava por demais comprometida com os problemas de saúde do meu pai. Por fim, no dia 25 de março, meu velho perdeu essa luta e nós perdemos um grande amigo, um grande pai, um grande homem.

Marcio disse: Eu estou fazendo uma abordagem do ponto de vista de um teísta bíblico tipo Willian Craig que se iniciou aqui:

Eu não li o tópico todo e estou tentando pegar o bonde andando. Dá nisso. Vou tentar embarcar nessa viagem, apesar de minha dificuldade em reconhecer, na bíblia, algum valor que justifique a discussão.

Marcio disse: Liberdade é um bem absoluto e deus não poderia conceber suas criaturas sem essa propriedade.
    logo, deus fez as coisas de modo que os homens pudessem usufruir desse bem, deu-lhes opções dentro de um mundo plural onde o bem e o mal podem existir.
    Deus vai filtrar esse mundo depois, separando as pessoas segundo suas escolhas, os bons continuarão existindo num paraíso de coisas boníssimas. Os que optaram pelo mal viverão num ambiente ruim. Isso é justo além de preservar a liberdade de escolha de cada criatura e "criaturo".

E por que optaram pelo mal? Não considero que o problema do mal seja um bom argumento contra a existência de Deus, mas, com certeza, é um bom argumento contra qualquer noção de recompensa ou punição.

A responsabilidade divina não precisa ser discutida; ela é óbvia. Mas a responsabilidade humana comporta um sem número de questionamentos. Por que escolhemos o mal? Por que existem pessoas tão boas em meio a outras tão perversas e desumanas? Deus falhou com alguns de nós? Criou pessoas diferentes? Distribuiu doses de bondade e maldade aleatoriamente? Se o mal está mais perto de mim do que de você, estou em franca desvantagem, e isso destrói qualquer ideia de justiça. As oportunidades nunca foram iguais para todos nós, apesar de toda baboseira motivacional que escutamos ao longo da vida, e não podemos ignorar a possibilidade de que essas diferenças tenham algum impacto sobre nossas escolhas.

Já vi muitos casos de assassinos cruéis, que sentiam prazer em observar o sofrimento da vítima antes de matá-la e que, descobriu-se, foram crianças que sofreram toda sorte de abusos dos pais; crianças torturadas física e psicologicamente pelas pessoas mais próximas a elas. Será que não existe qualquer relação entre aquela infância terrível e o monstro que surgiu depois disso? Se sim, que escolha essas crianças tiveram?

Tenho certeza de que um cara com a sua inteligência não terá dificuldades em sair dessa armadilha, mas a ideia não é transformar minha proposta em um axioma, nem insinuar que a origem do mal foi desmascarada. Por certo ainda estamos longe de mapear todas as causas possíveis para o mal e compreender todo o seu funcionamento, mas a mera possibilidade de que o homem seja um produto de suas próprias experiências, voluntárias ou involuntárias, afasta o conceito de justiça divina na medida em que observamos que as oportunidades são desiguais.

Marcio disse: Fomos criados imperfeitos por respeito à liberdade de escolhas. Como dito acima, no fim dos tempos cada qual terá a sua justiça. Aos bons, o ambiente bom; aos ruins, o ambiente ruim.

Se fomos criados imperfeitos, Deus já sabia que seria impossível não errarmos. Ele inventou esse jogo e não pode nos cobrar por fazermos exatamente aquilo que está nas regras.

• Percival disse: O princípio básico pode ser similar, mas sua história e origem diverge e a personalidade digamos assim, é fascinante o estudo e ver como cada um tem a sua visão de um Deus.

Sim, concordo. Estudar as religiões é fascinante. Qualquer estudo o é. Se eu desenvolvesse algum interesse por religião, seria neste aspecto: Como ciência; como o fascínio de levantar uma pedra e encontrar provas do passado sob ela. É a única perspectiva onde a religião pode ser considerada interessante.

• emmcri disse: Tenho que dar um nó no cérebro e entender que ele é Deus é superior a nós moralmente, intelectualmente , em bondade , etc... e no fim vai fazer o que é certo.

Esse nó seria menor se você se livrasse do apego às suas raízes cristãs, mas não acho que será uma tarefa fácil.

Quanto à moral, não consigo imaginá-la subsistindo além da experiência humana. A moral é um subproduto de nossa interação com outros seres, portanto, uma construção. Não faz sentido que Deus seja afetado por questões morais, e não caberia aí qualquer comparação.

• Marcio disse: (Como estou me saindo defendendo o mito bíblico? Rsrsrs!)

Mais eficiente que a maioria dos religiosos que eu conheço.

• emmcri disse: Eu acredito no Deus Bíblico

Você acreditaria em outro deus, se tivesse nascido em outra cultura. Tente compreender isso.

• Fernando_Silva disse: Eu também sou um intérprete da Bíblia, só que você não aceita a minha interpretação.

Irrefutável...

• CRIATURO disse: não afirmei que Deus disse que jó era culpado e sim que disseram que ele era culpado, mas se eram seus amigos deveriam ter o conhecido bem.

O que vale mais: a palavra de Deus ou a palavra dos amigos? Jó continua a ser um joguete os amigos o acusaram de ser um pecador. Vê a diferença? Mas você por desonestidade afirma que Jó merecia, mas agora vem com essa mudança de interpretação.

CRIATURO disse: Alem do mais isso não passa de uma parabola em que os autores se posicionam sobre questões filosóficas da vida, que cada um tire suas próprias conclusões.

Desculpa usada para má interpretação ou interpretação que não condiz com a narrativa. Try again.

CRIATURO disse: Se eram amigos e falaram na cara dele , provavelmente deveria ser verdade.

Mas sabemos na narrativa que se tratava de uma aposta do Diabo para Deus. Não tem como mudar.

Ayyavazhi disse: Sim, concordo. Estudar as religiões é fascinante. Qualquer estudo o é. Se eu desenvolvesse algum interesse por religião, seria neste aspecto: Como ciência; como o fascínio de levantar uma pedra e encontrar provas do passado sob ela. É a única perspectiva onde a religião pode ser considerada interessante.

Era o que todo mundo deveria saber antes de se entregar a qualquer idéia e sua origem e se tem fundamento.

― Winston Churchill

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    emmcri disse: Mesmo assim eu penso e sempre pensei como ele . As vezes é difícil pra mim perceber as incoerências e implicações de minhas idéias .
    Este é um bom tópico para isso.

A Fé honesta se reconhece como tal, sem reivindicar autoridade que extrapole a consciência individual que aceita a fé em questão.
    Para além disto, é preciso mais do que fé pessoal para que outros concordem.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Azathoth disse: Me parece que, toda vez que um "doutor da igreja" TENTA justificar/resolver o Problema do Mal, acaba entrando em contradição e a emenda fica pior do que o soneto. Acho que compreendo a explicação do emmcri, quando ele fala que, para conciliar a existência do Mal com o deus judaico-cristão, é preciso dar um verdadeiro "nó no cérebro"... agora, esta bobagem de que as almas de meninos e meninas incorporavam os fetos em momentos diferentes é o cúmulo do absurdo, da misoginia!

Tanto que o próprio Craig e outros tantos apologéticos cristãos reconhecem que o Problema do Mal é uma pedra no sapato de sua doutrina.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • The user and all related content has been deleted.
    deiista disse: O ateísmo também tem sérios problemas , a começar pela teoria da evolução que tanto invocam , para isso vejam os vídeos a seguir.

Não há interdependência necessária entre ateísmo e teoria da evolução.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • The user and all related content has been deleted.
  • deiista disse: Acauan...em debates ateus sempre a usam como argumento ateísta. O ateísmo perderia metade de sua argumentação sem a TE.

Voce esta errado Deista!
    A Teoria da Evolução não diz que deus não existe, mas sim mostra como somos formados perante ao mundo, no mais é como os seres vivos evoluem com o tempo para sobreviver.
    Usamos a TE para explicar nosso processo de vida no mundo e não na existência de deus.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Ayyavazhi disse: Oi, Sônia, seja bem vinda ao lar. Você sumiu, garota. Eu também não estou muito assíduo e já não participo há dois ou três meses. Vou tentar manter alguma constância mas, com certeza, não será uma participação diária, como antes. 2013 tem sido um ano confuso, com muitas mudanças importantes na minha vida e eu ainda estou me adaptando a essas mudanças.

É bom tê-la de volta e espero contar com sua paciência e compreensão. Estou em uma fase bastante intolerante, bem diferente do “Avatar” que você conheceu. É possível que este fórum tenha algo a ver com isso: depois de ler tantas besteiras escritas por religiosos, eu desenvolvi uma considerável aversão pelas ideias destes. Resumindo, religião É veneno. Aproveite para exercitar sua tolerância e amor ao próximo quando e se eu fizer algum comentário sobre espiritismo.

Beijos, minha lind

Depois umas bordoadas da vida resolvi dar um tempo e sair do ar mas já consegui voltar ao prumo apesar de estar com a paciëncia um tanto mais curta, rs.

Besteiras fazem parte de bicho homem tem jeito não, e pode fazer o comentário que achar devido sobre o Espiritismo ele tá aí é para se criticado

Bom te ler novamente

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Esse nó seria menor se você se livrasse do apego às suas raízes cristãs, mas não acho que será uma tarefa fácil.

Não realmente não é e o motivo é até simples, minhas experiências foram com o Deus Cristão e é isso que sustenta minha fé em Deus.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • CameronCameron Membro
    sybok disse: Outra questão fundamental que esbarra no assunto.
    O livre-arbítrio em si é um problema sem solução, uma questão de ter fé ou então negar.
    Na verdade o tema merecia um tópico só pra ele.
    http://religiaoeveneno.com.br/discussion/288/livre-arbitrio-realidade-ou-ilusao-/p1

http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/5095#Comment_5095

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Ayyavazhi disse: A responsabilidade divina não precisa ser discutida; ela é óbvia.

sinto muito pela sua perda e desejo lhe melhores dias . gostaria que tivesse paciência com minhas idéias divergentes,considerando que apenas trata-se de uma opinião pessoal a qual defendo sem a pretensão de ser o legitimo representante da verdade,porem você tambem tem todo direito de ser sincero doa a quem doer.
    Também não leve o debate muio a serio considere apenas como um exercício de raciocínio, reflexão e principalmente paciência e tolerância...he.he.he.he

peço licença a voce e ao Marcio para poder responder as suas questões endereçadas a ele.

Quanto a responsabilidade de Deus pela existência e tudo que nela existe ,seja considerado bom ou ruim de fato é obvia.
    Ayyavazhi disse: Mas a responsabilidade humana comporta um sem número de questionamentos. Por que escolhemos o mal?
    porque existe opção e liberdade de escolhas é isso que define a personalidade própria.

Ayyavazhi disse: Por que existem pessoas tão boas em meio a outras tão perversas e desumanas?Deus falhou com alguns de nós? Criou pessoas diferentes? Distribuiu doses de bondade e maldade aleatoriamente?

uns se comprazem no bem e outros no mal elas se fizeram assim, pois creio e defendo a ideia que "a personalidade é auto formada pelo próprio ser" , pois não faz sentido algum Deus ter criado infinitos seres com algum tipo pré programado com personalidade imposta por ele, pois esta visão é humana.
    Ayyavazhi disse: Se o mal está mais perto de mim do que de você, estou em franca desvantagem, e isso destrói qualquer ideia de justiça.

ninguém te obriga a permanecer próximo do mal a não ser que sinta algum tipo de prazer nisto, o meio pode influenciar mas não determinar a sua personalidade, pessoas criadas no mesmo ambiente podem possuir personalidades contrarias do bem e do mal.
    Ayyavazhi disse: As oportunidades nunca foram iguais para todos nós,

sim! da mesma forma que as ações das pessoas também não são iguais.

Ayyavazhi disse: . Será que não existe qualquer relação entre aquela infância terrível e o monstro que surgiu depois disso? Se sim, que escolha essas crianças tiveram?

este foi o argumento usado por nossa senhora no filme o Auto da Compadecida, ela quis justificar a índole violenta do cangaceiro severino, pela violência sofrida na sua infância , mas existem pessoas que que se comprazem na vingança impondo a dor alheia e outros não!
    este sentimento paternalista ao meu ver não é muito justo, por não poder justificar que pessoas bem tratadas tornam-se da mesma forma cruéis.
    Ayyavazhi disse: mas a mera possibilidade de que o homem seja um produto de suas próprias experiências, voluntárias ou involuntárias, afasta o conceito de justiça divina na medida em que observamos que as oportunidades são desiguais.

Eu creio e defendo a hipótese de que a personalidade do ser é auto criada nele e não imposta por Deus, ao contrario de você que defende a linha de que o meio produz o individuo, também a moral bíblica do anjo Lúcifer diz ao contrario mesmo que você estivesse sendo criado dentro de um "justo" paraíso, teria liberdade para sentir-se injustiçado e ainda poder optar pela pratica do mal, se revoltando contra Deus e a criação humana.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.