Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

11415161719

Comentários

• emmcri disse: Deus tem a "força" de um axioma ,Pato Donald, duendes e dragões não.

Mas ele não supera o Pato Dolan:

http://patodolan.blogspot.com.br/

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sacia4 disse:

Procurem sobre a teoria: "Toda Ordem não Vigiada se torna Caos".

O Argumento Teleológico é pra mim o mais forte a favor da existência de Deus.

A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Percival disse: Mas ele não supera o Pato Dolan:

http://patodolan.blogspot.com.br/

Percival você é muito bobo.
    XD
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • Dolan superior Emmcri.

aafXn.jpg

― Winston Churchill

• Percival disse: Qual a razão e necessidade de sofrimento e morte sendo feita por um desastre natural?

acidentes, mortes e doenças operam grandes mudanças não apenas na vida dos acidentados como nos que lhe são próximos.
    Mudanças essa que normalmente nos recuamos fazer de boa.
    normalmente o sofrimento abre algum espaço entre a soberba permitindo a entrada de pensamentos mais solidadario, levando indivíduo ha uma reflexão intima capaz de transforma o ser.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: acidentes, mortes e doenças operam grandes mudanças não apenas na vida dos acidentados como nos que lhe são próximos.
    Mudanças essa que normalmente nos recuamos fazer de boa.

Que tipo de mudanças? Não é necessário sofrimento para ter mudanças. Quando é algo que foi causado por alguém até esse argumento é válido, mas para desastres naturais e mortes em tragédia não.

CRIATURO disse: normalmente o sofrimento abre algum espaço entre a soberba permitindo a entrada de pensamentos mais solidadario, levando indivíduo ha uma reflexão intima capaz de transforma o ser.

Isso ocorre de quem vê o sofrimento alheio: ninguém é obrigado a ajudar sempre é algo que vem da própria vontade da pessoa. E mesmo assim sofrimento não significa ser solidário.

Mais uma vez, o sofrimento não é algo necessáriamente para nos tornarmos pessoas melhores. Não tem essa finalidade porque não é de um âmbito geral que ocorre a solidariedade e sim da vontade do indivíduo. Sofrimento só tem a consequência a dor e a perda.
    ― Winston Churchill

• Azathoth disse: Salgueiro, Johnny e outros foristas que são espíritas:

A teoria da reencarnação daria um enfoque muito diferente ao Problema do Mal. Contudo, há duas questões que precisam ser respondidas:
    a) existe uma alma imortal?
    b) a visa precisa ser eterna para fazer sentido?
    Eu pergunto porque me ocorreu que, assim como não existem evidências concretas da existência de Deus, também não há evidências de uma alma ou espírito. Ainda, a vida NÃO precisa ser eterna para fazer sentido: muitos acontecimentos têm duração finita E são de grande importância. Criar uma criança, namorar a pessoa certa e casar, fazer faculdade, participar da campanha eleitoral que elegeu seu candidato, são eventos finitos E importantes. Será que existe necessidade de uma vida eterna?

Não tenho a menor idéia se o espírito é imortal ou não, a doutrina que estudei diz que sim só que eu não tenho obrigação de assinar embaixo como verdade absoluta, lido com esse tipo de informação como possibilidade.

A idéia da vida eterna me dá é medo.

O problema para mim aqui é que existem evidëncias o suficiente do espírito, são pessoais eu sei, rs.

Sempre tive muito o que fazer na vida para me preocupar com essa coisa de sentido. Passei por todas essas etapas, e nem agora que estou meio que à toa esquento a cabeça com isso.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueiro disse: Não tenho a menor idéia se o espírito é imortal ou não, a doutrina que estudei diz que sim só que eu não tenho obrigação de assinar embaixo como verdade absoluta, lido com esse tipo de informação como possibilidade. A idéia da vida eterna me dá é medo.

Sim, Salgueiro!

Você não é a única a temer a ideia de uma vida eterna. Se não formos feitos para durar, então talvez a mente não suporte uma eternidade. Talvez a finitude da vida seja um dos fatores que nos torna humanos. Lembro de ter lido, na adolescência, "As viagens de Gulliver", onde o protagonista vai para uma terra onde existem seres humanos que são imortais, mas que não têm a eterna juventude: os dentes caem, eles perdem a memória e assim por diante. Seria horrível ser um imortal, sofrendo da Doença de Alzheimer. Conheço pouco a doutrina espírita, mas respeito os escritos de Allan Kardec e a prática da caridade, talvez os espíritas estejam acertando onde católicos romanos e protestantes não conseguem avançar, não sei. Obrigado pela resposta!

• Azathoth disse: A idéia da vida eterna me dá é medo.

A mim não. Se eu puder sentir experiências novas à cada vez que eu assumir um "avatar" diferente em mundos diferentes em universos diferentes.
    Eu me esqueci dos muitos que já fui. Eu sou o momento que vivo agora. Não sei quantos mais serei.
    Eu existo!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: A mim não. Se eu puder sentir experiências novas à cada vez que eu assumir um "avatar" diferente em mundos diferentes em universos diferentes.
    Eu me esqueci dos muitos que já fui. Eu sou o momento que vivo agora. Não sei quantos mais serei.
    Eu existo!

Ainda vou desenvolver meu fair play a esse nível Marcio, rs

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Azathoth disse: a) existe uma alma imortal?
    Segundo o que se tem conhecimento, sim, até que se prove de forma irrefutável o contrário
    Azathoth disse:b) a visa precisa ser eterna para fazer sentido?
    Não sei o que a Visa tem a ver com isso, mas enquanto houver crédito, eu gastarei... rs

A vida em si não creio ser preciso ser eterna para fazer sentido. O que faz sentido é a criação de um espírito imortal, capaz de evoluir segundo leis naturais criadas pelo criador (SIC). Mas isso não quer dizer que cada um saiba o que isto signifique.

Eu tenho umas opiniões interessantes sobre o deus bíblico que penso o seguinte: Se este deus existisse, não teríamos tantos padres, pastores e religiosos fazendo barbáries. Isso apenas prova que "eles sabem que este deus não existe".

O que me faz crer em um Deus justo e soberanamente bom é exatamente a rica dissertação espírita que faz algum sentido. E mesmo assim ainda é preciso tomar muito cuidado com o que se lê e mais ainda com o que "se acha que entendeu".
  • Johnny disse: Azathoth disse:b) a visa precisa ser eterna para fazer sentido?

Não sei o que a Visa tem a ver com isso, mas enquanto houver crédito, eu gastarei... rs

A vida em si não creio ser preciso ser eterna para fazer sentido. O que faz sentido é a criação de um espírito imortal, capaz de evoluir segundo leis naturais criadas pelo criador (SIC). Mas isso não quer dizer que cada um saiba o que isto signifique.

Boa noite, Johnny!

Ato falho... eu queria escrever "vida" e saiu "Visa", e olhe que meu cartão é Mastercard! rsrsrs...agradeço pelos esclarecimentos, preciso conhecer melhor a doutrina espírita. Mas ainda insisto que podemos ser céticos com relação à alma/espírito, do mesmo modo que o somos com relação a Deus.
  • Nao conhecia o "pato dolan", valeu o link.

emmcri nao pode esta falando serio: eu associo axioma a logica (no sentido academico, formal, cientifico do termo) e a matematica. E "existencia de deus" nao tem nada a ver com isso.

O Criaturo, nao perde seu tempo comigo nao, misinfio
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Fenrir disse: emmcri nao pode esta falando serio: eu associo axioma a logica (no sentido academico, formal, cientifico do termo) e a matematica. E "existencia de deus" nao tem nada a ver com isso.

É claro que eu estou falando sério, eu e muitos filósofos , teólogos etc...
    Você pode descordar mas não achar um absurdo.
    Quer dizer ...até pode isso também...
    Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Azathoth disse: Boa noite, Johnny!

Ato falho... eu queria escrever "vida" e saiu "Visa", e olhe que meu cartão é Mastercard! rsrsrs...agradeço pelos esclarecimentos, preciso conhecer melhor a doutrina espírita. Mas ainda insisto que podemos ser céticos com relação à alma/espírito, do mesmo modo que o somos com relação a Deus.

Boa noite Aza. Bem, existem e existiram fenômenos anormais e não explicados pela "ciência" (parapsicologia é ciência?) que indicam que determinadas "coisas" não poderiam acontecer segundo as leis da física que estudamos. A física quântica caminha a passos largos neste sentido, mas ainda deixa muito a desejar. Oportunismo ou não, o espiritismo veio mostrar que tais fenômenos que ocorreram (e ocorrem..) são devidos à manifestações de seres incorpóreos doravante chamados espíritos. Posso estar enganado, mas creio que do ponto de vista do Botânico, poderia nem mesmo ser necessário a existência de um deus como se prega, mas aí é outra história.

E por falar em história, historicamente falando sempre existiram relatos de tais fenômenos. Se são ETs, projeções mentais ou o escambau, cabe no futuro a ciÊncia dar as respostas. No momento me contento com o que o espiritismo SÉRIO oferece.

Abraços

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    emmcri disse:
    Procurem sobre a teoria: "Toda Ordem não Vigiada se torna Caos".
    O universo já é caótico.
  • Deusa Éris ficaria intrigada.
    ― Winston Churchill

• Fernando_Silva disse: O universo já é caótico.

Sim dentro de nossa capacidade de percepção é mesmo.
    Mas existe ordem no meio deste caos .
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Ordem de Militares?
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Ordem de Militares?

Só você mesmo Percival kkkkkk
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    emmcri disse: Mas existe ordem no meio deste caos .
    Qual ordem?
  • Ordem da Fênix?
    ― Winston Churchill

• emmedradoemmedrado Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down

Se formos entrar numa discissão do que seja ordem e o que seja caos ai vira sexo dos anjos.Entendendo que ordem é uma organização que estabelece relação entre vários elementos de acordo com um critério pré-estabelecido, ou em função de um resultado desejado /disposição/ colocação/arranjo metódico de coisas baseados em certas relações entre elas ou em certos critérios de qualidade/conveniência/utilidade etc... posso citar vários exemplos de ordem .
    Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Percival disse: Que tipo de mudanças? Não é necessário sofrimento para ter mudanças. Quando é algo que foi causado por alguém até esse argumento é válido, mas para desastres naturais e mortes em tragédia não.
    a mãe do cazuza passou a ser solidaria aos aidéticos fundando uma associação.
    os pais de Lorenzo abandonaram sua vidas profissionais e dedicaram-se a encontrar a cura para uma terrível doença degenerativa, criando o oleo de Lorenzo "show de bola"
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Sim, Salgueiro!

Você não é a única a temer a ideia de uma vida eterna.

a ideia da vida eterna satisfaz o meu ser
    Marcio disse: A mim não.

II
    Marcio disse: Eu me esqueci dos muitos que já fui. Eu sou o momento que vivo agora. Não sei quantos mais serei.
    Eu existo!

não é atoa que eu não te considero como ateu!
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.