Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

1121315171820

Comentários

• Judas disse: CRIATURO disse: ajiota

Socorro!
    ja esqueceu dos seus erros de portugues? da ultima vez o seu foi mais grotesco do que o meu!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse:
    Azathoth disse: O Doutor Angélico, seguindo a leitura
    agostiniana do fenômeno do mal, o compreende também como uma privação, isto é, uma
    deficiência ou carência no ser. O mal é ausência do Bem supremo que é o próprio Deus.

Bullshit. O mal não é a ausência de algo, o mal é algo, oposto ao bem.
    O bem é +1, o mal é -1. Na ausência dos dois, temos o zero, que não fede nem cheira.

Nesta o Tomás errou feio...
    E há outras, como as declarações dele sobre as almas dos meninos e meninas incorporarem o feto em períodos diferentes da gestação.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CRIATURO disse: vai ser pai de novo?

Não.

CRIATURO disse:se a minhas idéias tivessem pés e cabeças seriam iguais as tradicionais

Anote essa Judas.

CRIATURO disse:Cara! não fale assim que o Percival pode ficar com ciumes......

Você tem uma vontade de falar meu nome, hein. Acho que o seu pisca pensando em mim.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fernando_Silva disse: "Bons conhecimentos apenas"? Ou ignorância?
    Um céu onde seríamos crianças inocentes por não sabermos nada?

Não é o caso agora, era pra ter sido assim no paraíso da gênese. O mundo pós-paraíso proporcionou escolhas entre o bem e o mal e isso gerou conhecimentos bons e maus. Os bons existirão na realidade do céu. Os maus na realidade do inferno.
    (Eu imagino que o céu será bem pouco povoado. Hehehe!)

Fernando_Silva disse: Quem escolhe o mal é porque foi criado imperfeito. A culpa não é dele e sim do Criador.
    Pessoas perfeitas não decidem praticar o mal.

Deus nos criou humanos e não pode se queixar se agimos como seres humanos.

Quem escolhe o mal o fez porque teve a liberdade de escolha, um bem maior que tudo. Deus só nos deu opções e capacidades de perceber o que seria mais danoso.
    Deus não se queixa de nada, ele apenas respeita nossas liberdades. Só que há consequências, que vai se refletir na realidade futura em que iremos nos inserir de acordo com as escolhas. Isso é justo! Justíssimo!

Fernando_Silva disse: Deus nos cria imperfeitos e depois nos castiga por sermos imperfeitos?!

Não é castigo, é pura consequência, fruto de uma escolha livre.
    Se pessoas tem empatia com coisas boas, terão uma realidade de coisas boas.
    Se a pessoa tem empatia com coisas ruins, viverá em um ambiente de coisas ruins, com gente ruim. Entenda que nesse ambiente ruim, são as próprias consciências ruins que irão gerar o mal contido nele. Cada um vai viver conforme deseja em suas respectivas realidades.

(Como estou me saindo defendendo o mito bíblico? Rsrsrs!)

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • CRIATURO disse: ô irmão Marcio! resolveu especular sua personalidade crente? Defendendo o livre arbitrio? ha....ha..ha..ha... tá engraçado! Se bem que na verdade eu não te considero um ateu mesmo!

Vai vendo Vanderlei, vai vendo! Hahahaha!
    Sou ateu sim, não creio que exista um papai-do-céu!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • emmedradoemmedrado Membro
    Marcio disse: (Como estou me saindo defendendo o mito bíblico? Rsrsrs!)

Só no Religião é veneno que essas coisas acontecem.
    XD
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_Silva disse: Você não 'entende', você 'assume' que Deus vai fazer o que é certo.
    Por outro lado, mesmo que Deus faça o que é certo dentro da concepção dele, pode parecer injusto para você, não apenas nesta vida, mas na próxima e por toda a eternidade.

Tudo bem Fernando , mas veja que não apenas creio que o Deus Bíblico, exite eu sei que ele existe e consequentemente eu sei que ele não vai ser injusto, embora pareça o contrário.Ele não pode ser injusto ele é Deus e se diz amor.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Marcio disse:
    Quem escolhe o mal o fez porque teve a liberdade de escolha, um bem maior que tudo.

Repito: a decisão de escolher o mal já é um mal em si. E ninguém pratica o mal se já não for mau antes, a não ser por ignorância, caso em que não cabe punição.

Por que essa pessoa era má? Porque decidiu sê-lo? Neste caso, voltamos ao início: ela já era má antes. Ou então foi criada má - e a culpa não é dela se decide fazer o mal e sim do criador.
    Marcio disse: Não é castigo, é pura consequência, fruto de uma escolha livre.
    Uma pessoa criada má não pode ser castigada por praticar o mal.
    Marcio disse: Entenda que nesse ambiente ruim, são as próprias consciências ruins que irão gerar o mal contido nele. Cada um vai viver conforme deseja em suas respectivas realidades.
    Porque o Criador as fez para que fossem assim. Já sabendo que seriam assim e fariam essas coisas.
    Post edited by Fernando_Silva on
    emmcri disse: Ele não pode ser injusto ele é Deus e se diz amor.
    Ser Deus não impede que ele seja injusto.
    Ele pode ser justo e você não gostar da justiça dele.
    Ele se diz amor, mas pode estar mentindo. Ou o que ele chama de 'amor' não fazer sentido para você.

Em resumo: você acha que as coisas são do jeito que você quer que elas sejam.

Post edited by Fernando_Silva on
    Fernando_Silva disse: Ser Deus não impede que ele seja injusto.
    Ele pode ser justo e você não gostar da justiça dele.
    Ele se diz amor, mas pode estar mentindo. Ou o que ele chama de 'amor' não fazer sentido para você.

Em resumo: você acredita naquilo que lhe agrada.

Eu acredito no Deus Bíblico , ele em primeira aos 1 Coríntios 13 explica e define como é o Amor , nenhum intérprete da Bíblia discorda que Deus é Amor e que o está escrito em primeira aos 1 Coríntios 13 é confiável de se acreditar literalmente .
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • emmcri disse: Marcio disse: (Como estou me saindo defendendo o mito bíblico? Rsrsrs!)

Só no Religião é veneno que essas coisas acontecem.

Isto enriquece o debate, às vezes temos que sair de nossa visão e ir para a visão alheia para compreender.

― Winston Churchill

• CRIATUROCRIATURO Membro
    Percival disse: CRIATURO disse: vai ser pai de novo?

Não.

então não entendi o seu comentario da criança ???????????

Marcio disse: (Como estou me saindo defendendo o mito bíblico? Rsrsrs!)

tai um excelente "exercicio do outro, por: Paulo Coelho" todos nós deveriamos especular como seria termos uma persoanilidade contraria a da nossa escolha?

Marcio disse: Sou ateu sim, não creio que exista um papai-do-céu!
    você crê da sua maneira.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Fernando_Silva disse: Em resumo: você acha que as coisas são do jeito que você quer que elas sejam.

Veja Fernando e me corrija se eu estiver errado, mas parece que você "cobra" de mim o ateísmo.Como considero sua opinião importante por ser seu amigo e ter o prazer de ter te conhecido não só virtualmente mas também pessoalmente , entenda que já dou um nó no cérebro para acreditar em Deus, sendo o Deus Bíblico dou dois nós, agora,ignorar as vezes em que ele provou pra mim que existe e é Jesus Cristo eu teria que dar mil nós.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Percival disse: Isto enriquece o debate, às vezes temos que sair de nossa visão e ir para a visão alheia para compreender.

É verdade.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Fernando_Silva disse: Porque o Criador as fez para que fossem assim. Já sabendo que seriam assim e fariam essas coisas.

argumento de Jó : " óh! Sr. porque fica ai escondido a nos espreitar, ja sabendo que iriamos errar, por que nos dar tanta importancia se nos fez barro e amanhâ viramos pó ?"
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Eu me lembro de ter sido expulso da escola dominical, aos doze anos, quando perguntei "por que Jó sofreu, se ele era justo"? rsrsrs...
    Abraços!

É absurdo mas estas coisas acontecem no meio Cristão ...
    Abraços.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • CRIATURO disse: então não entendi o seu comentario da criança ???????????

Porque ela ainda não nasceu.

― Winston Churchill

• Acauan disse: Craig enrolou.
    É um bom retórico, mas não há solução cristã não Calvinista para o problema do mal e ele sabe disto.

A Teodicéia do Livre Arbítrio pode ser facilmente contestada, dentre outras formas, se Deus queria criar seres morais poderia instalá-los em uma realidade onde as escolhas fossem entre um BEM maior, menor ou nenhum. As decisões morais existiriam sem a necessidade da existência do mal.

E todo discurso lógico dele é apenas cortina de fumaça para a ausência de resposta. O mal é uma realidade física contra a qual deveria ser citada uma ação física de Deus. Querer contrapor uma realidade física com jogo de palavras é apenas papo furado.

Por fim, se Deus queria seres capazes de comunhão com ele, como isto seria favorecido instalando-os em uma realidade corrompida pelo mal?

Mesmo assim eu penso e sempre pensei como ele . As vezes é difícil pra mim perceber as incoerências e implicações de minhas idéias .
    Este é um bom tópico para isso.

Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Acauan disse: Bullshit. O mal não é a ausência de algo, o mal é algo, oposto ao bem.
    O bem é +1, o mal é -1. Na ausência dos dois, temos o zero, que não fede nem cheira.

Nesta o Tomás errou feio...
    E há outras, como as declarações dele sobre as almas dos meninos e meninas incorporarem o feto em períodos diferentes da gestação.
    Então Acauan e Fernando Silva!

Me parece que, toda vez que um "doutor da igreja" TENTA justificar/resolver o Problema do Mal, acaba entrando em contradição e a emenda fica pior do que o soneto. Acho que compreendo a explicação do emmcri, quando ele fala que, para conciliar a existência do Mal com o deus judaico-cristão, é preciso dar um verdadeiro "nó no cérebro"... agora, esta bobagem de que as almas de meninos e meninas incorporavam os fetos em momentos diferentes é o cúmulo do absurdo, da misoginia!

Post edited by Nyarlathotep on
  • Criaturo,

Percebe que os "doutores da igreja" têm - e sempre terão - uma dificuldade ENORME de conciliar/justificar a existência de Deus com o Problema do Mal? Pois, se você crê num Deus que é amor, justiça e bondade, o Mal não deveria existir, não é mesmo? E se Deus for amoral/maligno, por que deveríamos acreditar Nele, adorá-lo e respeitá-lo? Talvez você tenha razão, e tenha percebido uma verdade que escapuliu ao Doutor Tomás de Aquino e a Santo Agostinho. Se for assim por favor compartilhe conosco, ok?
    Agora, chamar Jó de ajiota é fogo!
    emmcri disse:
    Eu acredito no Deus Bíblico , ele em primeira aos 1 Coríntios 13 explica e define como é o Amor , nenhum intérprete da Bíblia discorda que Deus é Amor e que o está escrito em primeira aos 1 Coríntios 13 é confiável de se acreditar literalmente .
    As epístolas foram escritas por gente que se dizia inspirada por Deus, não por Deus.
    O Antigo Testamento descreve um deus vingativo, cruel e mesquinho.

O que você chama de 'intérpretes da Bíblia' é gente que acredita nela. Você diria que o deus dos calvinistas é amor?

Eu também sou um intérprete da Bíblia, só que você não aceita a minha interpretação.
    emmcri disse: Veja Fernando e me corrija se eu estiver errado, mas parece que você "cobra" de mim o ateísmo.
    Não. Apenas mostro o que eu penso das suas certezas.
    emmcri disse: entenda que já dou um nó no cérebro para acreditar em Deus, sendo o Deus Bíblico dou dois nós, agora,ignorar as vezes em que ele provou pra mim que existe e é Jesus Cristo eu teria que dar mil nós.
    Só posso repetir: seja lá o que for que o seu deus lhe revelou, você não conseguiu transformar em argumentos convincentes.
  • Azathoth disse: Agora, chamar Jó de ajiota é fogo!
    Azathoth
    Jó foi um joguete de uma aposta, ele não tinha culpa. Tem momentos que se menciona que ele merecia tudo aquilo que passou, mas não dá explicação: ele simplesmente era culpado. Mas Jó na história inteira ele é testado por conta de uma aposta do Diabo que Deus topou participar.

A pergunta a se fazer: Jó era culpado de que para mercer aquilo? Por ser um seguidor mais fiel a Deus? Essa era a punição dele?

― Winston Churchill

• Fernando_Silva disse: As epístolas foram escritas por gente que se dizia inspirada por Deus, não por Deus.

Concordo 100 % .
    Acredito veja bem, acredito que eles realmente estavam inspirados.

Fernando_Silva disse: O que você chama de 'intérpretes da Bíblia' é gente que acredita nela. Você diria que o deus dos calvinistas é amor?

Não só Calvinistas interpretam a Bíblia , outas teologias também o fazem cada uma de sua forma , individualmente idem idem ...

Fernando_Silva disse: Eu também sou um intérprete da Bíblia, só que você não aceita a minha interpretação.
    Sim você é um intérprete . Segundo a minha crença, repito crença , ela é dada a interpretação de cada pessoa na devida circunstância que ela passa , podendo assim usa-la em muitos sentidos e para muitas causas.

Fernando_Silva disse: Não. Apenas mostro o que eu penso das suas certezas.

Ok agora entendi.Desculpe a má interpretação.

Fernando_Silva disse: Só posso repetir: seja lá o que for que o seu deus lhe revelou, você não conseguiu transformar em argumentos convincentes.

Sim , meus argumentos só convencem a mim e a quem acreditar neles.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Azathoth disse: Talvez você tenha razão, e tenha percebido uma verdade que escapuliu ao Doutor Tomás de Aquino e a Santo Agostinho. Se for assim por favor compartilhe conosco, ok?
    Agora, chamar Jó de ajiota é fogo!
    Cara voce ja leu pelo menos um dos meus posts falando que Deus é o criador do mal, que tambem é amoral?
    Já percebi que não adianta argumentar algo "diferente" do contraditório deus bíblico ao qual se acostumaram a ridicularizar por tanto tempo.
    Ao contrario das minhas visões que dificultam muito uma refutação consistente por parte dos ateus e alguns se sentem constrangidos com isto, pois a anos acostumaram a chutar cachorro morto e não irão querer trocar o seu passatempo assim tão "fácil" por um quebra cabeças mais elaborado que exige um maior raciocínio, então que continuem limitados a criticas vazias, que não acrescentam a nenhuma das partes, que continuem repetindo pelo resto das suas vidas : "papai me faz sofrer ele mal eu não gosto mais dele vou contar para todo o mundo que "para mim" ele não existe.."....bla...bla...bla...bla... e que seja assim até o dia que amadurecerem uma consciência mais justa do Pai.

obs. quanto ao Jó ser um agiota, não foi eu quem disse e sim os amigos dele que o conheciam ele desde a sua mocidade.
    na falta de argumentos alguns começam se preocupar com erros ortográficos, parabéns pela sabedoria esta sua preocupação acrescenta muito a discussão o "Judasísmo" continua fazendo escola.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.