Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Argumentos contra a existência de Deus: o Problema do Mal

1111214161720

Comentários

• Judas disse: Quem é que está falando em justiça? Onde viu isso no meu comentário?
    Por outro lado sua afirmação é como quase sempre uma besteira que sai sem pensar.
    Não é pelo simples fato da morte ser pra todos que ela passa a ser justa.
    Eu vivi mais de 30 anos, dei meu primeiro beijo, perdi a virgindade, comprei algo com meu primeiro salário, tive decepções amorosas, felicidades e tudo mais que a vida pode trazer.
    9 milhões de crianças morrem por ano antes de completarem 5 anos, muitas delas de fome,porque a morte checou pra elas antes que elas tivessem pelo menos a chance de sentir as coisas que eu senti? Como isso pode ser justo?

Essa foi mais uma oportunidade de ficar calado que você perdeu.

em primeiro lugar a morte é necessaria para manter-se a vida neste planeta, por uma questão fisica e de recursos limitados da natureza.
    Em segundo lugar nossa diferença basica é que eu acredito na eternidade da vida enquanto voce, a julga como se fosse uma unica oportunidade, isto justifica sua revolta com as diferentes situações para diferentes pessoas.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Percival,

Você já leu "Perdendo a fé: de pastor a ateu", de Dan Barker? E "Fundamentos do ateísmo", de André Cancian? São autores que fazem um relato honesto de suas convicções, e que poderiam contribuir para este e outros debates.
    Fiquei contente com as contribuições do emmcri para o debate, ele é honesto, lógico e coerente - e NUNCA agride os outros foristas! Isto prova que você pode ser crente, ateu ou agnóstico e fazer um debate útil e interessante. Já o Criaturo...
    Post edited by Nyarlathotep on
  • emmcri disse: Ok Azathoth vou colocar o tico e o teco pra trabalhar um pouco e vou dar uns pitacos . Como você já deve ter percebido eu tenho muito a a prender por aqui e sempre me esquivo de colocar algumas coisas que penso, pra não tomar uma surra de argumentos .
    Abraços.
    Seja muito bem-vindo ao debate, emmcri! Cada forista traz ideias novas e contribuições para o tema! E é sempre bom poder contar com o ponto de vista de um crente. Perceba, eu estava incomodado com alguns "argumentos contra a existência de Deus":
    - o Problema do Mal;
    - Onisciência x Livre Arbítrio;
    - os múltiplos "arrependimentos" de Deus;
    - Vida Finita x Vida Eterna;
    - diversas visões de um mesmo Deus (três religiões monoteístas que NUNCA chegam a um acordo)!
    Na minha visão, são questões difíceis de conciliar com um Deus que é amor (embora o Márcio e o Judas tenham argumentado, corretamente, que NÃO impediriam a existência de um Deus maligno, amoral ou indiferente). Eu me lembro de ter sido expulso da escola dominical, aos doze anos, quando perguntei "por que Jó sofreu, se ele era justo"? rsrsrs...
    Abraços!

• Salgueiro, foi você que havia pedido uma abordagem para o problema do mal, considerando uma possível existência eterna para a consciência humana?
    Acho que lí por aqui e estou pensando à respeito para poder expor-lhe.

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • PercivalPercival Membro
    Ayyavazhi disse: Existem aspectos lógicos, quiçá filosóficos, que podem ser abordados e prescindem da informação

O princípio básico pode ser similar, mas sua história e origem diverge e a personalidade digamos assim, é fascinante o estudo e ver como cada um tem a sua visão de um Deus.

CRIATURO disse: Eu to começando achar que a sua religiosidade é de fato bem maior que a minha.

Não é religiosidade: é acreditar nos alicerces da Justiça e da ética. Se você é religioso e prega o bem tem que dar o exemplo mais que ninguém. Por isso eu cobro de qualquer um que venha proclamar religião, Deus e tudo mais.

CRIATURO disse: não apenas chamo sua atenção para as sua palavras e são elas que melhor te apresentam.
    E pare de enconde-las quando tentar se justificar se não o remendo fica mais feio que o buraco aberto.

Estou usando sua teoria contra você, amigo. Aquela que você enche a boca para falar e não a segue. E fica preso em seu limite mais uma vez.

CRIATURO disse: posso entender isso como um rompimento ? Cara! largue disso que o bagunho tá forte!

Você não consegue viver sem mim: o fato é este.

CRIATURO disse: Se se identifica então por que tem medo expô-las aqui?

Eu simplesmente mostrei o livro, coloquei até umas passagens dele aqui em outros debates, mas você ignorou. Agora deixei o link a disposição. Não vou ficar repetindo esse assunto que já discuti em outros debates com você, não perco mais meu tempo. E muitos foristas fizeram o mesmo com você.

CRIATURO disse: mesmo que a minha não seja a mais picuda, que eu posso fazer se somente ela consegue me dar prazer

Então seu orgasmo e com a teoria do seu Deus! É um virgem mesmo!

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• PercivalPercival Membro
    Azathoth disse: Você já leu "Perdendo a fé: de pastor a ateu", de Dan Barker? E "Fundamentos do ateísmo", de André Cancian? São autores que fazem um relato honesto de suas convicções, e que poderiam contribuir para este e outros debates.

Ainda não tive oportunidade para esses livros, mas ficarão anotados. Eu tô meio sem tempo de ler atualmente (patroa enjoada, nenem perto de nascer). Mas sim eu me interesso em ler eles futuramente.

Azathoth disse: Fiquei contente com as contribuições do emmcri para o debate, ele é honesto, lógico e coerente - e NUNCA agride os outros foristas! Isto prova que você pode ser crente, ateu ou agnóstico e fazer um debate útil e interessante. Já o Criaturo...

O Emmicri desenvolveu Fé Racional, já o Criaturo é fé aleatória. Já encheu o saco, mesmo agora quando postei um pouco e mostrei os problemas da lógica dele (como muitos fizeram) é perder tempo com alguém só disposto a ter sua lógica aceita e não está disposto a ver visões diferentes. Só me apego a idéias que me fazem sentido, e a dele é uma mistureba sem pé nem cabeça.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Marcio disse: Salgueiro, foi você que havia pedido uma abordagem para o problema do mal, considerando uma possível existência eterna para a consciência humana?
    Acho que lí por aqui e estou pensando à respeito para poder expor-lhe.

Sim fui eu e uma abordagem não religiosa, se não for pedir muito.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueiro disse: Sim fui eu e uma abordagem não religiosa, se não for pedir muito.

Não sou muito afeito às abordagens religiosas, nunca fui, desde que me entendo por gente. Elas falham em explicar o mundo porque se auto-limitam dentro de seus dogmas incrustados que nem cracas.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Marcio disse: Optar sempre pelo bem num mundo pós-paraíso, onde o conhecimento pode ser usado pra o bem ou para o mal, seria resgatar o homem original e seu mundo sem maldades que retornaria agora como "o céu" dos bons conhecimentos apenas.

Se o objetivo era este, por que não criar este mundo sem maldades logo da primeira vez?

O grande problema da Doutrina da Queda é que seres sem qualquer tipo de defesa contra a tentação são expostas a ela a título de teste.
    A imoralidade não reside na decisão destas criaturas e sim em um ser de plena consciência submeter o destino destas criaturas sem conhecimento do BEM e do mal a uma decisão que depende deste conhecimento.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Se o objetivo era este, por que não criar este mundo sem maldades logo da primeira vez?

O grande problema da Doutrina da Queda é que seres sem qualquer tipo de defesa contra a tentação são expostas a ela a título de teste.
    A imoralidade não reside na decisão destas criaturas e sim em um ser de plena consciência submeter o destino destas criaturas sem conhecimento do BEM e do mal a uma decisão que depende deste conhecimento.

Pois é, um deus irrestrito e todo bondoso jamais iria expor suas limitadas criaturas à qualquer tipo de mal, nem à título de teste.

Li em algum lugar uma exposição de Craig sobre o problema do mal onde por fim ele disse que não podemos compreender e nem contestar as razões de deus. Ele é deus e pronto, pode mata-lo (Craig) quando bem quiser, pode dispor de tudo sem que possamos entender suas razões.
    Ou seja, ele não pode explicar satisfatoriamente o problema do mal X bondade divina.

Só se esquece que o problema do mal só é realmente um problema grave do ponto de vista de quem pode ser atingido por ele. Deus não pode ser atingido por nada, e se ele fosse onibondoso de fato teria que resolver esse problema necessariamente pensando em nós.
  • É... não adianta tentar defender o Deus bíblico sem cair em contradições .
    Tenho que dar um nó no cérebro e entender que ele é Deus é superior a nós moralmente, intelectualmente , em bondade , etc... e no fim vai fazer o que é certo.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Marcio disse: Optar sempre pelo bem num mundo pós-paraíso, onde o conhecimento pode ser usado pra o bem ou para o mal, seria resgatar o homem original e seu mundo sem maldades que retornaria agora como "o céu" dos bons conhecimentos apenas.
    "Bons conhecimentos apenas"? Ou ignorância?
    Um céu onde seríamos crianças inocentes por não sabermos nada?
    Marcio disse: Deus vai filtrar esse mundo depois, separando as pessoas segundo suas escolhas, os bons continuarão existindo num paraíso de coisas boníssimas. Os que optaram pelo mal viverão num ambiente ruim. Isso é justo além de preservar a liberdade de escolha de cada criatura e "criaturo".
    Quem escolhe o mal é porque foi criado imperfeito. A culpa não é dele e sim do Criador.
    Pessoas perfeitas não decidem praticar o mal.

Deus nos criou humanos e não pode se queixar se agimos como seres humanos.
    Marcio disse:
    Fomos criados imperfeitos por respeito à liberdade de escolhas. Como dito acima, no fim dos tempos cada qual terá a sua justiça. Aos bons, o ambiente bom; aos ruins, o ambiente ruim.
    Deus nos cria imperfeitos e depois nos castiga por sermos imperfeitos?!
    emmcri disse: É... não adianta tentar defender o Deus bíblico sem cair em contradições .
    Tenho que dar um nó no cérebro e entender que ele é Deus é superior a nós moralmente, intelectualmente , em bondade , etc... e no fim vai fazer o que é certo.
    Você não 'entende', você 'assume' que Deus vai fazer o que é certo.
    Por outro lado, mesmo que Deus faça o que é certo dentro da concepção dele, pode parecer injusto para você, não apenas nesta vida, mas na próxima e por toda a eternidade.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Ayyavazhi disse: Penso eu, um teísta, que Deus é o responsável por todas as nossas ações, a menos que Ele não seja o Criador universal. O Criador não pode eximir-se da culpa pelos deslizes de suas criaturas e, neste caso, o livre-arbítrio é o pior argumento que os teístas podem empregar.

Liberdade é um bem absoluto e deus não poderia conceber suas criaturas sem essa propriedade.
    logo, deus fez as coisas de modo que os homens pudessem usufruir desse bem, deu-lhes opções dentro de um mundo plural onde o bem e o mal podem existir.
    Deus vai filtrar esse mundo depois, separando as pessoas segundo suas escolhas, os bons continuarão existindo num paraíso de coisas boníssimas. Os que optaram pelo mal viverão num ambiente ruim. Isso é justo além de preservar a liberdade de escolha de cada criatura e "criaturo".

Ayyavazhi disse: Optar sempre pelo bem esbarra na realidade implacável de que fomos criados imperfeitos. Criações imperfeitas não podem, por definição, escolher sempre o certo.

Fomos criados imperfeitos por respeito à liberdade de escolhas. Como dito acima, no fim dos tempos cada qual terá a sua justiça. Aos bons, o ambiente bom; aos ruins, o ambiente ruim.

ô irmão Marcio! resolveu especular sua personalidade crente? Defendendo o livre arbitrio? ha....ha..ha..ha... tá engraçado! Se bem que na verdade eu não te considero um ateu mesmo!

De fato quando o homem cria uma maquina que tenha a função principal de matar, terá uma parte da responsansabilidade nas mortes causadas por ela.
    então o argumento do Ayyavazhi só sera valido se considerarmos o homem apenas como uma maquina, desprovido de vontade própria,sendo apenas um reflexo da vontade divina.
    Isso seria o mesmo que querer nos isentarmos de assumir a responsabilidade causadas pela nossas ações, transferindo-as a Deus como se fosse o nosso "diabo" eleito para pagar o pato, mas isto faria de nós todos inocentes?
    numa visão mais justa podemos acusar Deus de ter criado a vida extamente do jeito que ela é, ou então sermos grato pelas nossas vidas, mas isto depende do ser de cada um.
    De acordo com maturidade ja alcançada uns tentam positivar Deus e a vida, outros tentam negativar, essas dua opiniões contrarias por si mesma ja provam que existem opções do ser "eu" ou você.
    alem do mais defendo uma teoria da auto criação do ser "eu", onde digamos que Deus tenha feito a maquina humana com a capacidade de auto criar uma personalidade própria.
    Sendo assim Deus pode ser responsabilizado pela construção da maquina,mas a consciência auto criada nela é responsabilidade de cada ser humano.

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    Fernando Silva,

E temos o ponto de vista de São Tomás de Aquino, segundo o qual, se Deus existe, então o Mal não pode existir - mas, se o mal existe, então Deus não pode existir.
    Post edited by Nyarlathotep on
  • A Doutrina do Mal em Santo Tomás de Aquino http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE//RonaldoCallegaro(66-75).pdf
    Ronaldo Callegaro1
    Resumo:
    Este artigo apresenta, em linhas gerais, a concepção de Mal arquitetada por Santo Tomás de
    Aquino em sua obra, no âmbito da filosofia escolástica. O Doutor Angélico, seguindo a leitura
    agostiniana do fenômeno do mal, o compreende também como uma privação, isto é, uma
    deficiência ou carência no ser. O mal é ausência do Bem supremo que é o próprio Deus. É, do
    mesmo modo, falta de um bem menor (na escala de perfeição) que deveria fazer-se presente na
    natureza do ser. Enquanto falta ou ausência, o mal é imperfeição e, portanto, não pode ser
    considerado como uma substância, mas apenas acidente do ser. Para Aquino ainda, o mal deve
    ser diretamente associado ao pecado original, causa da corrupção e concupiscência da natureza
    humana.
    Palavras-chave: Mal. Bem. Pecado. Ser. Não-Ser.
    Abstract:
    This article presents, overall, the conception of Evil developed by Saint Thomas Aquino in his
    work, in the scholastic philosophy’s extent. The Angelical Doctor understands the evil,
    according to augustinian’s view of this phenomenon, also like a deprivation, that is, a being’s
    failure or dearth. Evil is absence of the supreme Good, that is precisely God. In this way, what
    should be the being’s nature is the lack of a lesser good (in the perfection scale). As lack or
    absence, evil is imperfection and, so, can’t be considered as a substance, but only as an accident
    of being. Moreover, in Aquino’s thought, evil must be directly linked to the original sin, that is
    the cause for corruption and lust in the human nature.
    Keywords: Evil. Good. Sin. Being. Nonbeing.
  • Azathoth disse: Percival,

Você já leu "Perdendo a fé: de pastor a ateu", de Dan Barker? E "Fundamentos do ateísmo", de André Cancian? São autores que fazem um relato honesto de suas convicções, e que poderiam contribuir para este e outros debates.
    Fiquei contente com as contribuições do emmcri para o debate, ele é honesto, lógico e coerente - e NUNCA agride os outros foristas! Isto prova que você pode ser crente, ateu ou agnóstico e fazer um debate útil e interessante. Já o Criaturo...

Cara! não fale assim que o Percival pode ficar com ciumes......

sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Eu me lembro de ter sido expulso da escola dominical, aos doze anos, quando perguntei "por que Jó sofreu, se ele era justo"? rsrsrs...

seus amigos afirmavam que ele explorava a pobreza alheia, tipo ajiota.
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Ainda não tive oportunidade para esses livros, mas ficarão anotados. Eu tô meio sem tempo de ler atualmente (patroa enjoada, nenem perto de nascer). Mas sim eu me interesso em ler eles futuramente.

vai ser pai de novo?
    Percival disse: Só me apego a idéias que me fazem sentido, e a dele é uma mistureba sem pé nem cabeça.

se a minhas idéias tivessem pés e cabeças seriam iguais as tradicionais

sinto logo existo!
  • Marcio disse: Acauan disse: Se o objetivo era este, por que não criar este mundo sem maldades logo da primeira vez?

Pois é, um deus irrestrito e todo bondoso jamais iria expor suas limitadas criaturas à qualquer tipo de mal, nem à título de teste.

Li em algum lugar uma exposição de Craig sobre o problema do mal onde por fim ele disse que não podemos compreender e nem contestar as razões de deus. Ele é deus e pronto, pode mata-lo (Craig) quando bem quiser, pode dispor de tudo sem que possamos entender suas razões.
    Ou seja, ele não pode explicar satisfatoriamente o problema do mal X bondade divina.

penso que seja instintivo as criaturas sentirem o desejo de voltar para a fonte da sua existencias porem isto causaria a volta ao estado da não criação humana, sendo assim o mal o sofrimento e a ignorancia são fatores essenciais para individualizar o homem de Deus, enquanto a vida humana for eterna eles tambem serão.
    Quanto essa explicaçaõ dogmatica do Craig para tentar justificar o mal criado por Deus, tmabem foi usado no final da historia de Jó: "eu sou deus e faço o que quero e voce não sabe nada".
    Que arbitrariedade divina! não ?
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: Deus não pode ser atingido por nada, e se ele fosse onibondoso de fato teria que resolver esse problema necessariamente pensando em nós.

apesar de Deus ter nos imposto os sentimentos, conforme a Salgueiro colocou se considerarmos que a a vida seja eterna,nada poderá nos atingir porque tambem somos "deuses".
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Quem escolhe o mal é porque foi criado imperfeito

Falou bem! Só pode escolher quem foi criado!
    Fernando_Silva disse: Quem escolhe o mal é porque foi criado imperfeito.
    Negativo! Quem optou pelo mal foi Deus,nós somos o mal que Deus escolheu existir.
    voce pode ser grato por isso ou não!
    sinto logo existo!
    Azathoth disse: O Doutor Angélico, seguindo a leitura
    agostiniana do fenômeno do mal, o compreende também como uma privação, isto é, uma
    deficiência ou carência no ser. O mal é ausência do Bem supremo que é o próprio Deus.
    Bullshit. O mal não é a ausência de algo, o mal é algo, oposto ao bem.
    O bem é +1, o mal é -1. Na ausência dos dois, temos o zero, que não fede nem cheira.
  • Fernando_Silva disse: Deus nos criou humanos e não pode se queixar se agimos como seres humanos.
    e isso eternamente.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.