Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Lembrei por que eu tinha parado de ler seus posts...
Vide comentário feito à Cameron sobre Moral, Sistema e Hierarquia. [/color
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
negativo! pois o meu exemplo paga a dividida com quem é de direito, enquanto o seu sugere apenas o bem comum aleatório.
sem nenhuma consciência sem existências
aleluia! alguém quase conseguiu entender minha teoria,mas aponte onde ela lhe pareceu confusa ?
eu sei , deve ser mais fácil ficar refutando o Deus bíblico, mas podia se esforçar mais .
ja aprendeu a criticar mas não apresentar uma melhor solução.
Sistemas morais relativos é fácil dizer, convenções humanas, que você diz se tratar de política e não exatamente de moral.
E as absolutas? Qual método elege o axioma da preservação da vida como precedente ao da verdade?
Então isto faz tanto sentido quanto absolver um incendiário sob o compromisso dele de apagar o próximo incêndio em propriedade da vítima.
Nós, Indios.
SE é absoluto é axiomático e não metódico.
Se fosse metódico, produto do metódo, seria relativo ao método e não absoluto.
Nós, Indios.
Que método determina que a soma dos ângulos internos do triângulo DEVE ser 180 graus?
Nenhum.
Os métodos aferem o absoluto, não o determinam.
Nós, Indios.
Acauan,
Compreendo seu ponto de vista - eu estava pensando no ponto de vista do sofrimento das vítimas, mas você, corretamente, levantou a possibilidade enquanto ato MORAL, que permitiria que o criminosos se safasse... de fato, uma boa ação não cancela, necessariamente, uma má ação. Se Hitler tivesse que escolher entre ir para o Inferno direto, ou reencarnar 500 vezes para expiar a culpa, acho que sei o que ele escolheria... mas NÃO resolveria o problema de seis milhões de inocentes mortos!
Certo! Mas, o triângulo é um sistema simples com propriedades mínimas intrínsecas que só podem ser aferidas por nós e aplicadas em outras esferas.
A VIDA é algo tão mais complexo que sequer pudemos aferir todas as sua propriedades, assim como o valor moral aplicada à ela.
Nisso reside a confusão de conceitos acerca do que seja um valor moral absoluto.
Podemos até hierarquizar, estabelecendo um valor primeiro que precede todos os outros, mas ainda assim seria uma escala determinada por nós, segundo nossa forma de ser. Nesse sentido parece ser um absolutismo inerente à nós.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não seria essa a essência das religiões?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Essa é a abordagem que estava esperando (esquece que sou espírita,rs).
Não existe como 'pagar' nada, o que há é aprendizado, desenvolvimento da consciëncia sendo mostrado de forma efetiva por atos.
Sim.
Talvez.
Note que em 100.000 de História da Humanidade, só dominamos os fundamentos matemáticos de modo formal nos últimos seis mil ou menos.
Talvez demore mais para dominar os fundamentos da moral.
Imagine um povo que desconhece a aritmética. Ainda há vários deles pelo mundo.
Estes povos não tem algarismos, desconhecem sintaxe e possuem limitada capacidade de abstração simbólica das quantidades.
Mesmo assim, sabem intuitivamente que 1000 unidades de algo é mais do que 500 unidades, mesmo que não tenham um sistema de contagem.
Do mesmo modo, não possuímos uma sintaxe moral. Ao que tudo indica somos primitivos neste campo, o que no geral nossas ações confirmam.
Isto não nos impede de tirar conclusões intuitivas, com base no que se mostra a nós como autoevidente.
Nós, Indios.
Moral relativa com uma sombra da absoluta?
Moral absoluta rudimentar como o exemplo dos povos sem aritmética?
Outra? Qual?
A Regra de Ouro é aplicação prática dos axiomas morais, não seu enunciado.
Por que devemos "não fazer aos outros o que não desejamos que nos façam"?
Porque neste princípio está contido implicitamente um reconhecimento de empatia e de igualdade fundamental entre os homens.
Do ponto de vista puramente utilitarista a regra seria "não faça aos outros QUE PODEM REVIDAR aquilo que não deseja que lhe façam.
Nós, Indios.
Não vou poder abrir um tópico intitulado "Argumentos contra a existência de Deus: Livre Arbítrio x Onisciência". O Criaturo já abordou o assunto...
Livre Arbítrio x Onisciência
CRIATURO março 2012
Postagens: 3,101Membro
Digamos que um ser volte do futuro e conheça todas as suas futuras escolhas, ou seja ele é onisciente da suas vontades mas, não cause nenhuma interferências externa a elas.
O conhecimento futuro que ele possuí será a causa das suas próximas ações ?
Talvez o seu presente seja o passado para Deus ?
Ateus dizem: Onisciência é incompatível com um livre arbítrio, pois ela determina o futuro do ser. Mas se Deus não existe é evidente que possuímos o livre arbítrio.
Criaturo diz: O conhecimento de Deus sobre todas as nossas vontades não interfere na vontade das nossas escolhas.
O que determina o futuro são as nossas vontades e escolhas passadas.
Durante este debate foram citados vários exemplos da miséria moral humana tais como estupros, assassinatos, pobrezas ..etc.
Todas essas mazelas humanas tentam justificar a incoerente possibilidade da existência de um Deus onisciente e bom .
Mas refuto essa emocional e repetitiva tentativa de argumento ateísta dizendo que:
Se tudo é Deus! o mal , o sofrimento e principalmente a ignorância causadora da criação, tiveram origem divina.
Sendo a ignorância responsável pelo principio da criação, pois se tudo fosse de fato uma Única onisciência divina, aí sim! Não existiram seres com vontades próprias e tudo continuaria sendo uma Única Consciência Deus.
A ignorância possibilitou vontades "diferentes" da maior consciência Deus,ou seja criou seres com vontades "individuais", mas pela lei da compensação "causou" também os efeitos que denominamos de: "sofrimentos" e "prazeres" gerados pelas nossas escolhas.
Não podemos ser injustos ao ponto de alegarmos um abandono paterno, na falta de um Guia, pois a dor e o prazer estão ai para isso, indicar o caminho correto a seguirmos ou não!
Também não creio na existência de um “total livre arbítrio", pelo menos no sentido do poder absoluto, ja que nossas limitações e dependências são evidentes.
Mas creio que apesar de todas as influencias externas a decisão final é interna e só pertence a nós.
A justiça da criação consiste em que todos foram igualmente criados ignorantes e conforme suas vontades e escolhas foram avançando degraus evolutivos na escala da alma.
Sendo o conhecimento alcançado, proporcional ao poder e a responsabilidade adquirida pela manutenção do bem comum na existência da vida.
Desta forma os que estão acima se vêem na obrigação moral de cuidarem dos abaixo .
“Desde o principio eu os tenho ajuntado, como um galinha protege seus pintinhos debaixo das suas asas.”
Mas como: “Pais são também eternas crianças”, consideram-se mais maduros e mais experientes, ao ponto de se verem com o “poder” e no direito de anularem parte do livre arbítrio dos seus filhos, por considerá-los ainda imaturos.
Agem como se fossem um bom pai obrigando uma "criança birrenta" a tomar uma injeção benéfica que castiga o corpo mas, alivia a sua alma.
Sendo o livre arbítrio divinamente respeitado para todos os seres limitados, os equívocos são inevitáveis gerando erros e acertos, mas são eles que nos “ensinam” a caminharmos "Livremente" em direção ao bem comum e universal em uma “ obrigatória” dependência mutua, onde o livre arbítrio dos outros “causa” interferências no nosso livre arbítrio.
Esse respeito divino a liberdade de ação de todos os seres, é que provoca uma falsa sensação do caos e uma incompressão de uma Consciência Maior dando sentido, controlando e tornando possível a manutenção da vida.
E eu que tinha comprado cinco livros sobre religião, filosofia, e estava conversando com uma professora, que dá aulas no curso de Teologia numa faculdade católica... mas deixa pra lá, a abordagem do Criaturo está melhor do que a minha...
como voce pode absolver alguém e em seguida sentencia-lo ?
Ou simplesmente: não faça merda arbitráriamente, pois você pode atrair problemas para você dependendo de sua ação. Se não é vindo daquela pessoa, pode ser de amigo, parente etc...
― Winston Churchill
Bart D Ehrman encontrou o mesmo problema na página 11:
http://books.google.com.br/books?id=yCqh9xHXtRYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false
― Winston Churchill
se não consegue apresentar uma lógica divina melhor do que as dos outros, então continue adotando a resposta mais simplista e comodista do "isto não existe".
Ao invés de ateísta voce deveria se dizer "Comodista".
E "comodistas" não seria essa a essências dos ateus, se eu fizer de conta que Deus não existe não preciso me dar ao trabalho de tentar encontra-lo.
Tipo a sua da consciência máxima Deus, Gene Egoísta e outras sandices?
― Winston Churchill
isso mesmo continue apenas criticando as teorias dos outros passando de ateista para comodista.
Se bem que voce não me parece ser um ateu.